Mudanças entre as edições de "Aulas - WebGiz Professor"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Incluir Aulas)
(Incluir Aulas)
Linha 48: Linha 48:
  
  
:*'''1º''' - Definir a '''Data da Aula:''' neste campo, o professor deverá preencher a data da aula conforme limite de lançamento configurado pela instituição.
+
:*'''1º''' - Definir a '''Data da Aula:''' neste campo, o professor deverá preencher a data da aula conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
 
::*Esta data deve estar compreendida entre as datas de '''início e fim''' delimitadas conforme as situações a seguir.  
 
::*Esta data deve estar compreendida entre as datas de '''início e fim''' delimitadas conforme as situações a seguir.  
  
Linha 55: Linha 55:
  
  
::1) A instituição definiu o '''período de datas''' considerando a '''sub turma''', ou seja, '''datas inicial e final''' para a sub turma no '''cadastro da turma'''. Através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.
+
::'''Situação 1''' - A instituição trabalha com limite de data para '''subturmas/disciplinas''' e definiu o '''período de datas''' considerando '''datas inicial e final''' para a '''subturma''' no '''cadastro da turma''', através do ERP-AIX no '''módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores''' conforme tela abaixo.
  
  
::[[Arquivo:dataaulax.png]]
+
::[[Arquivo:dataaulax1.png]]
  
  
:*Neste caso, a data do '''período da Etapa''' será ignorada e no '''portal WebGiz''' será apresentada a informação do '''período da subturma''' da seguinte forma:
+
::*Neste caso, o sistema considera o '''período de data da subturma''' e a data '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Etapas do período no cadastro de Etapas]''' será ignorada.
  
::[[Arquivo:dataaulax2.png]]
 
 
  
::2) Ou a instituição realizou a definição do período de '''datas ''' no '''cadastro de Etapas''' do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas.
+
::*No '''portal WebGiz''' será apresentada a informação do '''período da subturma''' da seguinte forma:
  
  
 +
::[[Arquivo:dataaulax2.png]]
 +
  
::*<font size="3" color=#FF0000>'''Importante:'''</font>
+
::'''Situação 2 -''' A instituição realizou a definição do período de '''datas ''' no '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Etapas cadastro de Etapas]''' do ERP-AIX, através módulo '''Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas''' e as datas da '''sub turma''' '''não estão preenchidas'''.
  
:::*Caso as datas da sub turma '''não''' estejam preenchidas, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.  
+
::*Neste caso, o sistema irá se basear no '''período de data da etapa''' e esta será exibida.  
  
  
:*Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:
+
:*Nesta segunda situação, '''portal WebGiz''' apresentará a informação da seguinte forma:
  
  

Edição das 11h25min de 11 de março de 2021


  • Nesta opção, o professor inclui, exclui e altera as aulas de suas turmas.


  • Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Aulas:


Academico.professor2.jpg ou clique no ícone Academico.professor2.atalho.jpg na Barra de Atalhos.


Aulas

Filtros

  • Ao abrir a tela de aulas, o professor deverá:
  • - Definir a Turma.
  • - Informar a Disciplina.
  • - Definir a Subturma: caso não exista subturma o professor terá que selecionar a opção 0 (zero).
  • - Informar a Etapa.
  • Observação: Através do botão Botaoetapas.jpg , localizado ao lado do filtro da etapa, é possível selecionar mais de uma etapa para incluir a aula que será cadastrada.


  • Importante:
  • Filtro Grupo Acadêmico: caso a disciplina selecionada possua Grupo Acadêmico associado no Giz, o sistema irá apresentar o campo Grupo Acadêmico para seleção.


Webprof img 01888x1.jpg


  • Selecionando o grupo acadêmico:


Webprof img 01888xa1.jpg

Incluir Aulas

  • Para cadastrar a aula, o professor deverá:


  • - Definir a Data da Aula: neste campo, o professor deverá preencher a data da aula conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
  • Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.


  • O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.


Situação 1 - A instituição trabalha com limite de data para subturmas/disciplinas e definiu o período de datas considerando datas inicial e final para a subturma no cadastro da turma, através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.


Dataaulax1.png



  • No portal WebGiz será apresentada a informação do período da subturma da seguinte forma:


Dataaulax2.png


Situação 2 - A instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas e as datas da sub turma não estão preenchidas.
  • Neste caso, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.


  • Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:


Dataaulax3.png


  • - Informar a Aula: ou seja, o número da aula do dia da disciplina.
  • - Definir o Conteúdo Ministrado: insira o conteúdo a ser ministrado da aula.
  • - Indicar a Tarefa Extra: pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extraclasse.
  • - Definir a Quantidade de Aulas: a quantidade de aulas será contada a partir do número da aula definido (na sequência).
  • - Clicar em Salvar.


  • Observação: Se desejar replicar o conteúdo da aula e as tarefas extras para as demais aulas da disciplina no dia, marque a opção Replicar conteúdo e tarefa extra desta aula para demais aulas desta disciplina no dia.


Webprof img 0199a.jpg


  Exemplo:
   *O professor terá que dar duas aulas de Matemática das 19:00 às 20:40 e das 21:00 às 22:40 aulas de Português no dia 26/06/2019 para a mesma turma. Neste caso, o professor terá que cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da forma abaixo.
  *Para Matemática basta selecionar os campos turma, disciplina (matemática), subturma e etapa, e preencher: 

   *Data da aula: 26/06/2019
   *Número da aula: 1 
   *Conteúdo Ministrado: Aula de aritmética. 
   *Tarefa extra: Trabalho de campo. 
   *Quantidade de aula: 2
  *O sistema irá adicionar automaticamente a aula 1 e aula 2 da disciplina matemática e para a disciplina português seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).


  • Após o cadastramento da aula é possível, através dos ícones mostrados abaixo, Editar, Excluir e Lançar Faltas:


Webprof img 020.jpg


  • 1 - Editar
  • 2 - Excluir
  • 3 - Lançar Faltas

Criar Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite cadastrar várias aulas ao mesmo tempo no sistema.


Multiplas aulasssa11.jpg


  • Na tela Geração de Aulas deve ser informado o número de aulas que deseja criar e clicar no botão Continuar.


Multiplas aulas1.jpg


  • O sistema exibirá uma nova tela onde deverão ser cadastradas as informações referentes as aulas que serão criadas.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:
  • O sistema irá apresentar a coluna Grupo Acadêmico para seleção.


Multiplas aulas22a.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Multiplas aulas22.jpg


  • Importante:
  • A opção Ocultar Registro permite o NÃO preenchimento da quantidade de aulas informadas anteriormente. Para isso basta ocultar a quantidade que passou do valor, evitando fechar a tela e abrir novamente e assim escolhendo uma nova quantidade de aulas.


Editar Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite que várias aulas sejam editadas simultaneamente no sistema.


Editar multiplas aulasssx1.jpg


  • Para realizar a alteração, marque as aulas que serão alteradas e clique na opção Editar Múltiplas Aulas.


  • O sistema exibirá a tela Geração de Aulas, permitindo a edição de múltiplas aulas instantaneamente.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:


Editar multiplas Aulas1x.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Editar multiplas Aulas1.jpg

Copiar Conteúdo Ministrado

Webprof img 020abbcca1.jpg


  • Atenção:

  • Através do botão Copiar conteúdo ministrado o professor tem a facilidade de duplicar/copiar os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
  • O professores pode ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele apenas fazer as alterações que necessitar.


Webprof img 020abbbc.jpg

Reorganizar Aulas

  • Esta opção permite que a numeração das aulas seja organizada de acordo com a configuração do parâmetro Usar numeração automática no cadastro de aulas.


Reorganizar aulass1.jpg


  • Importante:
  • Para configurar este parâmetro é preciso logar como Administrador, menu Geral| Configurações| aba Configurações gerais.


Reorganizar aulas1.jpg


  • Existem 4 tipos para geração da numeração:
1) Desativado (Manual): No momento do cadastro de aulas a numeração é escolhida, não seguindo nenhum tipo de sequência.
2) Sequencial por dia: A numeração é iniciada em 1 a cada dia cadastrado.
3) Sequencial por etapa: A numeração segue uma sequência dentro da etapa selecionada.
4) Sequencial Único: A numeração tem uma sequência geral dentro do período letivo.


  • Observações importantes:


→ A sequência é por disciplina;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas, as aulas serão organizadas de acordo com o parâmetro, independente da numeração atual;
→ Com o parâmetro marcado e ao tentar cadastrar uma nova aula, independente da numeração escolhida, a sequência gerada será de acordo com o parâmetro;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial Único, independe da etapa selecionada, todas as aulas serão reorganizadas;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial por dia ou Sequencial por etapa, a organização só ocorrerá na etapa selecionada.


Remover Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite excluir uma ou mais aulas ao mesmo tempo.


Removeraulasa.jpg


  • Selecione as aulas que deseja remover.


  • Na tela Remoção de Múltiplas Aulas, o sistema irá apresentar as aulas selecionadas anteriormente somente leitura. Clique no botão Remover para excluir as aulas.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:


Removeraulas1a.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Removeraulas1.jpg

Editar Aulas

  • Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.
  • O sistema permite alterar o conteúdo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.


Webprof img 021a.jpg


  • Exemplo:
  • Alterar Aula


Webprof img 022.jpg

Excluir Aula

  • Para que seja possível ao professor excluir aulas, é preciso que o parâmetro Impedir que o professor remova aulas lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido) esteja DESMARCADO na tela de Configurações do WebGiz.
  • Se a aula precisar ser excluída, você deve clicar no botão |x|. O sistema remove a aula da lista.
  • Tela de confirmação de exclusão da aula.


Webprof img 023.jpg


  • :: Dica:

    Para excluir uma aula, a etapa não pode estar fechada.

Lançamento de Faltas

  • Para lançar as faltas para os alunos clique no ícone no ícone Webprof img 024.jpg.


Webprof img 025aa.jpg