Mudanças entre as edições de "Avaliação Descritiva"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
 
<font face="Verdana">
 
<font face="Verdana">
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
 
 
  '''Disponível somente no Sistema Giz Escola e Faculdade'''
 
  '''Disponível somente no Sistema Giz Escola e Faculdade'''
 +
==Cadastro de Quesitos==
  
==Cadastro de Quesitos==
 
  
 
Este cadastro é direcionado aos quesitos avaliados na avaliação descritiva.
 
Este cadastro é direcionado aos quesitos avaliados na avaliação descritiva.
 
 
   
 
   
  
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]
 
 
 
   
 
   
  
 
Nome: insira o nome do quesito a ser avaliado.
 
Nome: insira o nome do quesito a ser avaliado.
 
 
   
 
   
  
 
Abreviatura: insira uma abreviatura deste quesito. Esta abreviatura aparecerá nos relatórios da avaliação descritiva.
 
Abreviatura: insira uma abreviatura deste quesito. Esta abreviatura aparecerá nos relatórios da avaliação descritiva.
 
 
   
 
   
  
 
Tipo de Resposta: existem dois tipos de respostas: lista e texto. O tipo lista permite criar uma lista de respostas com respectivas respostas e valores das respostas. O tipo texto é para ser digitado uma descrição como resposta ao quesito. Para cada quesito só é permitido um tipo de reposta: lista ou texto.
 
Tipo de Resposta: existem dois tipos de respostas: lista e texto. O tipo lista permite criar uma lista de respostas com respectivas respostas e valores das respostas. O tipo texto é para ser digitado uma descrição como resposta ao quesito. Para cada quesito só é permitido um tipo de reposta: lista ou texto.
 
 
   
 
   
  
Linha 29: Linha 23:
  
 
   
 
   
 
 
sigla ou nome que aparecerá no relatório = resposta completa, que aparecerá no lançamento da avaliação descritiva
 
sigla ou nome que aparecerá no relatório = resposta completa, que aparecerá no lançamento da avaliação descritiva
  
 
  
 
Exemplo: Para o quesito Pontualidade (como na imagem acima), vamos ter três respostas válidas:
 
Exemplo: Para o quesito Pontualidade (como na imagem acima), vamos ter três respostas válidas:
 
 
   
 
   
  
Linha 45: Linha 36:
  
 
   
 
   
 
 
PS, AV e PN são as siglas que descrevem as respectivas respostas: é pontual, às vezes e não é pontual.
 
PS, AV e PN são as siglas que descrevem as respectivas respostas: é pontual, às vezes e não é pontual.
 
 
   
 
   
  
Linha 53: Linha 42:
  
 
   
 
   
 
 
Exemplo: Utilizando o exemplo acima, para a primeira resposta: É Pontual, seria 1, para Às Vezes, seria 0,5 e Não é Pontual, seria 0.
 
Exemplo: Utilizando o exemplo acima, para a primeira resposta: É Pontual, seria 1, para Às Vezes, seria 0,5 e Não é Pontual, seria 0.
  
 
   
 
   
 
+
<p align="justify">
:: Dica: Utilize no máximo 5 caracteres para o campo sigla ou nome que aparecerá no relatório. O sistema permite que você coloque mais caracteres, mas o boletim já está configurado para exibir 5 caracteres. Se for necessário utilizar mais caracteres, altere o layout do boletim para adequar ao tamanho.  
+
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>''' Utilize no máximo 5 caracteres para o campo sigla ou nome que aparecerá no relatório. O sistema permite que você coloque mais caracteres, mas o boletim já está configurado para exibir 5 caracteres. Se for necessário utilizar mais caracteres, altere o layout do boletim para adequar ao tamanho.  
 
+
'''
  
  
Linha 66: Linha 54:
  
 
O cadastro de grupos deve ser feito para agrupar vários quesitos às áreas de avaliações relacionadas.
 
O cadastro de grupos deve ser feito para agrupar vários quesitos às áreas de avaliações relacionadas.
 
 
   
 
   
  
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]
  
 
   
 
   
 
 
O grupo vai ser utilizado para lançar as avaliações descritivas e ser exibido nos relatórios.
 
O grupo vai ser utilizado para lançar as avaliações descritivas e ser exibido nos relatórios.
  
 
   
 
   
 
 
É possível utilizar o mesmo grupo de quesitos para todos os cursos, desde que, todos os cursos avaliem os mesmos quesitos. Se houver um curso que não avalie todos os quesitos do grupo, ou que avalie mais quesitos que possui neste grupo, é necessário criar outro grupo para este curso.
 
É possível utilizar o mesmo grupo de quesitos para todos os cursos, desde que, todos os cursos avaliem os mesmos quesitos. Se houver um curso que não avalie todos os quesitos do grupo, ou que avalie mais quesitos que possui neste grupo, é necessário criar outro grupo para este curso.
  
 
   
 
   
 
+
'''Exemplo:''' Existe um grupo chamado Comportamento que possui os quesitos: assiduidade, pontualidade, participação e interdisciplinaridade.
Exemplo: Existe um grupo chamado Comportamento que possui os quesitos: assiduidade, pontualidade, participação e interdisciplinaridade.
 
  
 
   
 
   
 
 
O curso Ensino Médio avalia os mesmos quesitos do grupo Comportamento, porém o curso Ensino Fundamental não avalia o quesito interdisciplinaridade.
 
O curso Ensino Médio avalia os mesmos quesitos do grupo Comportamento, porém o curso Ensino Fundamental não avalia o quesito interdisciplinaridade.
  
 
   
 
   
 
 
Então, o curso de Ensino Médio utilizará o grupo Comportamento e terá que ser criado outro grupo para o curso Ensino Fundamental, pois este não avalia o quesito interdisciplinaridade.  
 
Então, o curso de Ensino Médio utilizará o grupo Comportamento e terá que ser criado outro grupo para o curso Ensino Fundamental, pois este não avalia o quesito interdisciplinaridade.  
 
  
  
Linha 99: Linha 80:
  
 
   
 
   
 
 
Nesta opção é que se faz os lançamentos da avaliação descritiva.
 
Nesta opção é que se faz os lançamentos da avaliação descritiva.
  
 
   
 
   
 
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
 
  
 
   
 
   
 
 
Selecione a unidade, turma, disciplina, a etapa descritiva e o grupo de quesitos. Lembrando que este grupo de quesitos tem que ser selecionado de acordo com os quesitos que esta turma avalia.
 
Selecione a unidade, turma, disciplina, a etapa descritiva e o grupo de quesitos. Lembrando que este grupo de quesitos tem que ser selecionado de acordo com os quesitos que esta turma avalia.
  
 
   
 
   
 
 
Se esta turma avalia mais quesitos ou menos quesitos do que os deste grupo, você deve selecionar outro grupo. Selecione apenas o grupo que possui exatamente os mesmos quesitos avaliados nesta turma.  
 
Se esta turma avalia mais quesitos ou menos quesitos do que os deste grupo, você deve selecionar outro grupo. Selecione apenas o grupo que possui exatamente os mesmos quesitos avaliados nesta turma.  
  
  
 +
==Boletim==
  
==Boletim==
 
  
 
O boletim visualiza os quesitos lançados para os alunos.
 
O boletim visualiza os quesitos lançados para os alunos.
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]
 
 
 
 
 
   
 
   
  
Linha 129: Linha 104:
  
 
   
 
   
 
 
O boletim visualiza apenas os quesitos que possuem tipo de resposta lista.  
 
O boletim visualiza apenas os quesitos que possuem tipo de resposta lista.  
  
  
 
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
 
 
 
  
 
   
 
   
Linha 142: Linha 114:
  
 
A ficha de avaliação exibe todos os quesitos dos alunos.
 
A ficha de avaliação exibe todos os quesitos dos alunos.
 
 
   
 
   
  
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]
  
 
   
 
   
 
 
O item Mostra Alunos que Não Fazem a Disciplina exibe os alunos cancelados, desistentes, trancados ou transferidos da instituição e também os alunos que não cursam a disciplina.
 
O item Mostra Alunos que Não Fazem a Disciplina exibe os alunos cancelados, desistentes, trancados ou transferidos da instituição e também os alunos que não cursam a disciplina.
 
 
   
 
   
  
Linha 156: Linha 125:
  
 
   
 
   
 
 
Mostra alunos trancados, cancelados, transferidos, remanejados, dispensados e desistentes: Este item habilita a impressão de todos os alunos da turma/disciplina no diário de classe. A identificação da situação do aluno é impressa na frente do nome do mesmo.
 
Mostra alunos trancados, cancelados, transferidos, remanejados, dispensados e desistentes: Este item habilita a impressão de todos os alunos da turma/disciplina no diário de classe. A identificação da situação do aluno é impressa na frente do nome do mesmo.
  
 
   
 
   
 
 
Tipos de Ficha de Avaliações:
 
Tipos de Ficha de Avaliações:
  
 
   
 
   
 
 
Em Branco : Neste tipo é para o preenchimento manual pelo o professor.
 
Em Branco : Neste tipo é para o preenchimento manual pelo o professor.
  
 
   
 
   
 
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
 
 
 
 
   
 
   
  
Linha 176: Linha 140:
  
  
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]
 
 
  
 
   
 
   
 
==Mapa de Avaliação==
 
==Mapa de Avaliação==
 +
  
 
O Mapa de Avaliação exibe os quesitos dos alunos em todas as etapas descritivas.
 
O Mapa de Avaliação exibe os quesitos dos alunos em todas as etapas descritivas.
 
 
   
 
   
  
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]
 
 
 
   
 
   
  
Linha 193: Linha 155:
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_00X.jpg]]

Edição das 16h12min de 2 de dezembro de 2008

Disponível somente no Sistema Giz Escola e Faculdade

Cadastro de Quesitos

Este cadastro é direcionado aos quesitos avaliados na avaliação descritiva.


Arquivo:Sec img 00X.jpg


Nome: insira o nome do quesito a ser avaliado.


Abreviatura: insira uma abreviatura deste quesito. Esta abreviatura aparecerá nos relatórios da avaliação descritiva.


Tipo de Resposta: existem dois tipos de respostas: lista e texto. O tipo lista permite criar uma lista de respostas com respectivas respostas e valores das respostas. O tipo texto é para ser digitado uma descrição como resposta ao quesito. Para cada quesito só é permitido um tipo de reposta: lista ou texto.


Respostas Válidas: este campo deve ser preenchido com as respostas a este quesito. A sintaxe destas respostas deve ser:


sigla ou nome que aparecerá no relatório = resposta completa, que aparecerá no lançamento da avaliação descritiva


Exemplo: Para o quesito Pontualidade (como na imagem acima), vamos ter três respostas válidas:


PS=É Pontual

AV=Às Vezes

PN=Não é Pontual


PS, AV e PN são as siglas que descrevem as respectivas respostas: é pontual, às vezes e não é pontual.


Valores das Repostas: este campo deve ser preenchido com os valores das repostas utilizadas no campo Respostas Válidas. Aceita valores de 0 (zero) a 1 (um).


Exemplo: Utilizando o exemplo acima, para a primeira resposta: É Pontual, seria 1, para Às Vezes, seria 0,5 e Não é Pontual, seria 0.


:: Dica:

Utilize no máximo 5 caracteres para o campo sigla ou nome que aparecerá no relatório. O sistema permite que você coloque mais caracteres, mas o boletim já está configurado para exibir 5 caracteres. Se for necessário utilizar mais caracteres, altere o layout do boletim para adequar ao tamanho.


Cadastro de Grupos de Quesitos

O cadastro de grupos deve ser feito para agrupar vários quesitos às áreas de avaliações relacionadas.


Arquivo:Sec img 00X.jpg


O grupo vai ser utilizado para lançar as avaliações descritivas e ser exibido nos relatórios.


É possível utilizar o mesmo grupo de quesitos para todos os cursos, desde que, todos os cursos avaliem os mesmos quesitos. Se houver um curso que não avalie todos os quesitos do grupo, ou que avalie mais quesitos que possui neste grupo, é necessário criar outro grupo para este curso.


Exemplo: Existe um grupo chamado Comportamento que possui os quesitos: assiduidade, pontualidade, participação e interdisciplinaridade.


O curso Ensino Médio avalia os mesmos quesitos do grupo Comportamento, porém o curso Ensino Fundamental não avalia o quesito interdisciplinaridade.


Então, o curso de Ensino Médio utilizará o grupo Comportamento e terá que ser criado outro grupo para o curso Ensino Fundamental, pois este não avalia o quesito interdisciplinaridade.


Lançamento

É pré-requisito para realizar o lançamento da avaliação descritiva, criar uma etapa do tipo avaliação descritiva.


Nesta opção é que se faz os lançamentos da avaliação descritiva.


Arquivo:Sec img 00X.jpg


Selecione a unidade, turma, disciplina, a etapa descritiva e o grupo de quesitos. Lembrando que este grupo de quesitos tem que ser selecionado de acordo com os quesitos que esta turma avalia.


Se esta turma avalia mais quesitos ou menos quesitos do que os deste grupo, você deve selecionar outro grupo. Selecione apenas o grupo que possui exatamente os mesmos quesitos avaliados nesta turma.


Boletim

O boletim visualiza os quesitos lançados para os alunos.


Arquivo:Sec img 00X.jpg


Selecione o grupo que foi escolhido para lançar os quesitos da turma selecionada para exibir o boletim.


O boletim visualiza apenas os quesitos que possuem tipo de resposta lista.


Arquivo:Sec img 00X.jpg


Ficha de Avaliação

A ficha de avaliação exibe todos os quesitos dos alunos.


Arquivo:Sec img 00X.jpg


O item Mostra Alunos que Não Fazem a Disciplina exibe os alunos cancelados, desistentes, trancados ou transferidos da instituição e também os alunos que não cursam a disciplina.


Considera Sub-turma: Marcando este item, quando a disciplina possuir sub-turmas, o sistema faz a impressão do diário de classe da disciplina para cada um das sub-turmas.


Mostra alunos trancados, cancelados, transferidos, remanejados, dispensados e desistentes: Este item habilita a impressão de todos os alunos da turma/disciplina no diário de classe. A identificação da situação do aluno é impressa na frente do nome do mesmo.


Tipos de Ficha de Avaliações:


Em Branco : Neste tipo é para o preenchimento manual pelo o professor.


Arquivo:Sec img 00X.jpg


Preenchida: Neste tipo a ficha vem preenchida com as informações digitadas anteriormente.


Arquivo:Sec img 00X.jpg


Mapa de Avaliação

O Mapa de Avaliação exibe os quesitos dos alunos em todas as etapas descritivas.


Arquivo:Sec img 00X.jpg


Este relatório visualiza apenas os quesitos que possuem tipo de resposta lista.


Arquivo:Sec img 00X.jpg