Mudanças entre as edições de "Baixa"

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(Boleta sem Débito)
 
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==Baixa Simples==
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==Baixa Múltipla==
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A '''Baixa Múltipla''' é utilizada para realizar o pagamento de mensalidades e taxas extras dos alunos. Através dela é possível realizar a baixa de várias mensalidades e/ou taxas extras na mesma ação.
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===À Vista===
  
A Baixa Simples é uma das formas de quitar o débito de mensalidade ou taxa extra do aluno. Através desta tela é possível realizar a baixa de um débito por vez.
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Para realizar a '''Baixa Múltipla à vista''' o usuário pode selecionar os seguintes filtros: '''Aluno (P. letivo)''', '''Aluno (Arq. morto)''',  '''Responsável''', '''Boleta''', '''Leitora óptica''', '''Resp. reembolso''', '''Usuário da biblioteca''' e '''Pessoa'''.  
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'''Boleta:''' Selecionando a opção de baixa através da boleta, deve-se informar o '''Banco''' e o número da '''Boleta'''.
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::[[Image:beleta_baixa.jpg]]
  
 
   
 
   
Antes de realizar esta rotina, o usuário deve gerar os débitos de mensalidades e/ou taxas extras para os alunos.  
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'''Leitora Óptica:''' Selecionando a opção de baixa através da leitora óptica, esta deve estar conectada ao computador que estiver recebendo as baixas e assim fazer a leitura do '''Código de barra'''.
  
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::[[Image:beleta_leitora.jpg]]
  
[[Image:rec_img_182.jpg]]
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'''Pessoa:''' Selecionando a opção de baixa através da pessoa, deve-se informar o '''Tipo de pessoa''' e a '''Pessoa'''.
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::[[Image:beleta_pessoa.jpg]]
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Realizando a baixa múltipla através da opção '''Responsável por reembolso''' o sistema habilita o campo '''Vencimento de''', que possibilita a verificação dos débitos dentro do período de vencimento selecionado. 
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::[[Image:boleto_resp_reembolso.jpg]]
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::*'''Obs.:''' Para as demais opções de baixa, basta selecionar o usuário referente a opção marcada.
  
 
   
 
   
Para realizar a baixa, deve-se informar primeiramente se o '''tipo de débito''' é mensalidade ou taxa extra.
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É possível realizar a baixa em vários períodos letivos diferentes de uma só vez. Ao lado direito da tela estão disponíveis os períodos letivos da instituição.
  
 
   
 
   
Logo em seguida informar, o '''mês/parcela''' que se refere o débito, o '''aluno''', a '''turma''', a '''taxa''' (se o tipo de débito for taxa extra) e a [[Conta caixa/banco]].
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Informe a '''Data de Pagamento''', '''Data de Crédito''', a [[Conta caixa/banco]] e clique no botão '''Selecionar'''.
  
 
   
 
   
Ao preencher o '''mês/parcela''' e o '''nome do aluno''' os campos de '''data de vencimento''', '''data de tolerância''', '''valor devido''', '''valor desconto''', '''data de pagamento''' e '''valor pago''' já aparecem preenchidos automaticamente. Sendo que apenas os campos de '''data de pagamento''' e '''valor pago''' podem ser alterados.
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Serão listados todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado anteriormente.
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::[[Image:rec_img_098a.jpg]]
  
 
   
 
   
Ao clicar no botão '''Registrar Baixa''' aparece uma outra tela para conferência e alteração (se necessário) dos dados.  
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Marque os débitos que deseja realizar a baixa.  Clicando com o botão direito do mouse sobre o grid de débitos o sistema permite selecionar a opção '''Marcar todos''' e '''Desmarcar todos''', facilitando a seleção dos débitos.
  
  
[[Image:rec_img_183.jpg]]
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::[[Image:rec_img_183a1.jpg]]
  
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Após seleção dos débitos clique no botão '''Baixa à Vista'''.
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::[[Image:rec_img_183.jpg]]
 
   
 
   
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O campo '''Número de Títulos''' significa o número de títulos que o aluno está realizando o pagamento do débito. Por exemplo, se o aluno for realizar o pagamento em cheque, o mesmo pode pagar com dois cheques o mesmo valor. Neste caso seriam dois títulos.
 
O campo '''Número de Títulos''' significa o número de títulos que o aluno está realizando o pagamento do débito. Por exemplo, se o aluno for realizar o pagamento em cheque, o mesmo pode pagar com dois cheques o mesmo valor. Neste caso seriam dois títulos.
  
Linha 35: Linha 67:
 
Os outros campos podem ser editados. Para isso, o usuário deve clicar no botão '''Editar''' (lado direito da tela). Modificar as informações necessárias e clicar no botão '''Confirmar'''. Após a confirmação de todos os campos, deve-se clicar em '''OK''' para executar a baixa.
 
Os outros campos podem ser editados. Para isso, o usuário deve clicar no botão '''Editar''' (lado direito da tela). Modificar as informações necessárias e clicar no botão '''Confirmar'''. Após a confirmação de todos os campos, deve-se clicar em '''OK''' para executar a baixa.
  
 
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Com a opção '''Edição Automática''' marcada, o sistema já preenche automaticamente todos os demais campos após o preenchimento do primeiro registro. Ou seja, ao preencher para o primeiro registro o nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta e clicar no botão '''Confirmar''', o sistema já preenche automaticamente todos os demais registros. Basta conferir e '''Confirmar'''.
 
Com a opção '''Edição Automática''' marcada, o sistema já preenche automaticamente todos os demais campos após o preenchimento do primeiro registro. Ou seja, ao preencher para o primeiro registro o nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta e clicar no botão '''Confirmar''', o sistema já preenche automaticamente todos os demais registros. Basta conferir e '''Confirmar'''.
  
 
   
 
   
'''Exemplo:''' o aluno vai pagar o valor de uma mensalidade com dois cheques.
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::<p><font size="3">'''Exemplo:'''</font></p>
  
Cheque nº 000010 - 385,40 à vista.
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::*O aluno vai pagar o valor da mensalidade com um cheque.
  
Cheque nº 000011 - 385,40 para 30 dias após a data de pagamento do primeiro cheque.
 
  
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::*Cheque nº 000001 - 299,74 à vista.
O usuário deve passar o campo número de títulos para '''2''' clicar no botão '''Gerar'''. Serão criados dois registros, um para cada forma de pagamento.  
 
  
  
O usuário deverá selecionar a primeira linha de registro e clicar no botão '''Editar'''. Mudar o '''tipo de título''' para Cheque. Em seguida preencher o nº do cheque, o banco, o nº da agência e conta corrente. Após realizar as alterações, clicar em '''Confirmar''' para salvar.
+
::*O usuário deve passar o campo número de títulos para '''1''' clicar no botão '''Gerar'''. Serão criado um registro, um a cada forma de pagamento escolhida.  
  
 
   
 
   
O usuário deve seguir as mesmas instruções para o segundo cheque. Modificando a data de vencimento para 30 dias após a data atual que o aluno está pagando a primeira parcela.  
+
::*O usuário deverá selecionar a primeira linha de registro e clicar no botão '''Editar'''. Mudar o '''tipo de título''' para Cheque. Em seguida preencher o nº do cheque, o banco, o nº da agência e conta corrente. Após realizar as alterações, clicar em '''Confirmar''' para salvar.
  
 
   
 
   
Depois de todos os campos alterados e salvos, clicar no botão '''OK''' para realizar a baixa.
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::*O usuário deve seguir as mesmas instruções para o segundo cheque. Modificando a data de vencimento para 30 dias após a data atual que o aluno está pagando a primeira parcela.  
  
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::*Depois de todos os campos alterados e salvos, clicar no botão '''OK''' para realizar a baixa.
  
[[Image:rec_img_184.jpg]]
 
  
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*'''Observação:''' Se o usuário do '''Caixa Autenticador''' aberto na estação for usuário do Giz Biblioteca, o sistema permitirá somente baixa de débitos referentes ao '''Giz Biblioteca''', sendo baixadas por '''Aluno (P Letivo)''', '''Aluno (Arq. Morto)''' e '''Usuário Biblioteca'''.
  
==Baixa Múltipla==
 
  
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Para alterar o abatimento e acréscimo dos valores, clique sobre as colunas e edite os valores.  Com isso o campo valor pago fica bloqueado.
  
A Baixa Múltipla é uma outra forma de realizar o pagamento de mensalidades e taxas extras dos alunos. É uma ferramenta mais otimizada que a Baixa Simples, porque através dela é possível realizar a baixa de várias mensalidades e/ou taxas extras na mesma ação.
 
  
 +
::[[Imagem:rec_img_183a.jpg]]
  
===À Vista===
 
  
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Ao marcar/selecionar um débito e clicar no botão '''Isenção Débitos/Neg.''' é possível isentar o valor devido. Para realizar esta operação é necessário fornecer a senha de supervisor financeiro.
  
Para realizar a '''Baixa Múltipla à vista''' o usuário pode selecionar o filtro através dos alunos no período letivo atual, do arquivo morto,  por responsável, número da boleta, leitora ótica, responsável pelo reembolso e usuário da biblioteca.
 
  
+
::[[Imagem:rec_img_183ab.jpg]]
Se a instituição possuir leitora óptica e esta estiver conectada ao computador que estiver recebendo as baixas, selecione a opção '''Leitora Óptica'''.
 
  
 
É possível realizar a baixa em vários períodos letivos diferentes de uma só vez. Ao lado direito da tela estão disponíveis os períodos letivos da instituição.
 
  
+
::[[Imagem:rec_img_183aa.jpg]]
Informe a '''data de pagamento''', a [[Conta caixa/banco]] e clique no botão '''Selecionar'''.
 
  
 
Será listado todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado anteriormente.
 
  
 +
Na tela '''Isenção de Débitos/Negociações''' descreva o motivo da isenção. Nesta tela também é possível cancelar o processo de isenção.
  
[[Image:rec_img_098.jpg]]
 
  
+
::[[Imagem:rec_img_183ac.jpg]]
Marque os débitos que deseja realizar a baixa e clique no botão '''Baixa à Vista'''.
 
  
  
[[Image:rec_img_183.jpg]]
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Caso o débito escolhido para isenção possua títulos vinculados (boletos), o sistema exibirá uma mensagem para confirmar a isenção dos títulos ou ignorá-los.
  
 
O campo '''Número de Títulos''' significa o número de títulos que o aluno está realizando o pagamento do débito. Por exemplo, se o aluno for realizar o pagamento em cheque, o mesmo pode pagar com dois cheques o mesmo valor. Neste caso seriam dois títulos.
 
  
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::[[Imagem:rec_img_183ad.jpg]]
Os outros campos podem ser editados. Para isso, o usuário deve clicar no botão '''Editar''' (lado direito da tela). Modificar as informações necessárias e clicar no botão '''Confirmar'''. Após a confirmação de todos os campos, deve-se clicar em '''OK''' para executar a baixa.
 
  
+
===Negociada===
Com a opção '''Edição Automática''' marcada, o sistema já preenche automaticamente todos os demais campos após o preenchimento do primeiro registro. Ou seja, ao preencher para o primeiro registro o nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta e clicar no botão '''Confirmar''', o sistema já preenche automaticamente todos os demais registros. Basta conferir e '''Confirmar'''.
 
  
 
'''Exemplo:''' o aluno vai pagar o valor de uma mensalidade com dois cheques.
 
  
 +
A '''Baixa Múltipla Negociada''' é para realizar a negociação de débitos em atraso. Para realizar a '''Baixa Múltipla Negociada''' o usuário pode selecionar os seguintes filtros: '''Aluno (P. letivo)''', '''Aluno (Arq. morto)''',  '''Responsável''', '''Boleta''', '''Leitora óptica''', '''Resp. reembolso''', '''Usuário da biblioteca''' e '''Pessoa'''.
  
Cheque nº 000010 - 385,40 à vista.
 
  
 +
'''Boleta:''' Selecionando a opção de baixa através da boleta, deve-se informar o '''Banco''' e o número da '''Boleta'''.
  
Cheque nº 000011 - 385,40 para 30 dias após a data de pagamento do primeiro cheque.
+
::[[Image:beleta_baixa.jpg]]
  
 
   
 
   
O usuário deve passar o campo número de títulos para '''2''' clicar no botão '''Gerar'''. Serão criados dois registros, um para cada forma de pagamento.  
+
'''Leitora Óptica:''' Selecionando a opção de baixa através da leitora óptica, esta deve estar conectada ao computador que estiver recebendo as baixas e assim fazer a leitura do '''Código de barra'''.
  
+
::[[Image:beleta_leitora.jpg]]
O usuário deverá selecionar a primeira linha de registro e clicar no botão '''Editar'''. Mudar o '''tipo de título''' para Cheque. Em seguida preencher o nº do cheque, o banco, o nº da agência e conta corrente. Após realizar as alterações, clicar em '''Confirmar''' para salvar.
 
  
 
O usuário deve seguir as mesmas instruções para o segundo cheque. Modificando a data de vencimento para 30 dias após a data atual que o aluno está pagando a primeira parcela.
 
  
+
'''Pessoa:''' Selecionando a opção de baixa através da pessoa, deve-se informar o '''Tipo de pessoa''' e a '''Pessoa'''.
Depois de todos os campos alterados e salvos, clicar no botão '''OK''' para realizar a baixa.
 
  
 +
::[[Image:beleta_pessoa.jpg]]
  
[[Image:rec_img_184.jpg]]
 
  
 
+
::*'''Obs.:''' Para as demais opções de baixa, basta selecionar o usuário referente a opção marcada.
===Negociada===
 
 
 
 
 
A '''Baixa Múltipla Negociada''' é para realizar a negociação de débitos em atraso. O filtro pode ser realizado através dos alunos do período letivo atual, do arquivo morto, por responsável, número da boleta, leitora ótica, responsável pelo reembolso e usuário da biblioteca.
 
 
 
 
Se a instituição possuir leitora óptica e esta estiver conectada ao computador que estiver recebendo as baixas, selecione a opção '''Leitora Óptica'''.
 
  
 
   
 
   
Linha 139: Linha 147:
  
 
   
 
   
Informe a '''data de pagamento''', a [[Conta caixa/banco]] e clique no botão '''Selecionar'''.
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Informe a '''Data de Pagamento''', '''Data de Crédito''', a [[Conta caixa/banco]] e clique no botão '''Selecionar'''.
  
 
   
 
   
Será listado todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado anteriormente.
+
Serão listados todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado anteriormente.
  
  
[[Image:rec_img_098.jpg]]
+
::[[Image:rec_img_098.jpg]]
  
 
   
 
   
Linha 151: Linha 159:
  
  
[[Image:rec_img_186.jpg]]
+
::[[Image:rec_img_186.jpg]]
  
 
   
 
   
Linha 190: Linha 198:
  
 
   
 
   
O controle destes débitos quitados e seus respectivos títulos em aberto pode ser realizado através da consulta e dos relatórios de Pagamentos Negociados.
+
O controle destes débitos quitados e seus respectivos títulos em aberto pode ser realizado através da consulta e dos relatórios de '''Pagamentos Negociados'''.
  
  
[[Image:rec_img_098.jpg]]
+
::*'''Veja:''' [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Rela%C3%A7%C3%A3o_de_Pagamentos#Negociados '''Relação de Pagamentos | Negociados''']
  
 +
===Isenção de multas/juros===
  
[[Image:rec_img_188.jpg]]
 
  
+
Ao clicar no botão '''Isenção Multa/Juros''' os valores das colunas multa e juros serão abatidos.
'''Exemplo:''' o aluno vai negociar duas mensalidades em atraso com uma entrada de R$ 150,00 reais e mais 3 chques.
+
 
 +
 
 +
[[Imagem:botao_multas_juros.jpg]]
 +
 
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 +
===Imprimir Resumo dos débitos/negociações===
 +
 
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 +
Clicando no botão '''Imprimir Resumo dos débitos/negociações''' é possível imprimir o resumo das negociações que estão em aberto.
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 +
 
 +
[[Imagem:botao_resumo.jpg]]
 +
 
  
 +
O sistema abre uma tela para a seleção do '''Layout''' para impressão do resumo. Selecione o layout desejado e clique em '''Ok''' para visualizar ou imprimir o resumo.
  
Dinheiro - 200,00 à vista.
 
  
 +
[[Imagem:resumo1.jpg]]
  
Cheque nº 000010 - 446,96 para 30 dias após a data de pagamento da entrada.
+
==Baixa Parcial==
  
  
Cheque nº 000011 - 446,96 para 60 dias após a data de pagamento da entrada.
+
A '''Baixa Parcial''' é utilizada para realizar o pagamento parcial dos débitos. A partir do valor devido menos o valor pago, é criado automaticamente um novo débito referente ao valor restante.
  
  
Cheque nº 000012 - 446,96 para 90 dias após a data de pagamento da entrada.
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:*Para realizar a '''Baixa Parcial''' o usuário pode selecionar o filtro através dos alunos no período letivo atual, do arquivo morto, por responsável, responsável pelo reembolso e usuário da biblioteca.  
  
 
   
 
   
No campo '''valor pago à vista''' o usuário deve colocar o valor de '''150,00'''. Na quantidade de parcelas deve colocar '''3''' e pedir para '''Calcular'''.
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:*É possível realizar a baixa em vários períodos letivos diferentes de uma só vez. Ao lado direito da tela estão disponíveis os períodos letivos da instituição.
  
 
   
 
   
O usuário deverá selecionar a segunda linha de registro e clicar no botão '''Editar'''. Mudar o '''tipo de título''' para Cheque. Em seguida preencher o nº do cheque, o banco, o nº da agência e conta corrente. Após realizar as alterações, clicar em '''Confirmar''' para salvar.
+
:*Informe a '''Data de Pagamento''', '''Data de Crédito''' a [[Conta caixa/banco]] e clique no botão '''Selecionar'''.
  
 
   
 
   
O usuário deve seguir as mesmas instruções para os outros cheques. Se a opção Edição Automática estiver marcada, basta conferir e clicar no botão '''Confirmar'''.
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:*Serão listados todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado.
  
+
 
Depois de todos os campos alterados e salvos, clicar no botão '''OK''' para realizar a negociação.
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::[[Image:REC_BAIXA_PARCIAL_01.jpg]]
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:*Marcando o débito que deseja efetuar parte do pagamento, o sistema exibe na parte inferior da tela: o '''Valor devido''', o '''Valor do Abatimento''' (caso seja preenchido na coluna abatimento) e você deve informar o '''Valor pago''', ou seja, parte do pagamento que vai ser realizado.
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::[[Image:rec_parcial0011.jpg]]
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:*Clique em '''Baixa parcial''' para efetuar a baixa.
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::[[Image:rec_parcial02.jpg]]
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:O campo '''Número de Títulos''' significa o número de títulos que o aluno está realizando o pagamento do débito. Neste caso sempre será 1.
 +
 
 +
 
 +
:Informe o '''Tipo do título''' e confira os demais dados. Se estiver de acordo, clique em '''Confirmar'''. Após confirmar você ainda pode realizar alterações, se necessário. Para isso clique no botão '''Editar''', realize as alterações e confirme novamente.
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 +
 
 +
:Após clique em '''Gerar''' e em '''Ok''' para confirmar os lançamentos.
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 +
:*Após a baixa o sistema cria automaticamente um novo débito referente ao valor restante. Com relação a multa/juros, o sistema cria um novo débito para a taxa definida em parâmetros, com o valor da multa/juros correspondente.
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 +
 
 +
:*Quando o débito original tiver nota fiscal gerada, o sistema leva para o novo débito o número da nota anteriormente gerada.
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 +
 
 +
::[[Image:rec_parcial03.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*Clicando no botão '''Imprimir resumo''' é possível imprimir o resumo dos débitos que estão em aberto.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:rec_imprimir_resumo01.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*Após clicar neste botão, o sistema abre uma tela para a seleção do '''Layout'''. Selecione o layout desejado e clique em ok.  
  
  
[[Image:rec_img_187.jpg]]
+
::[[Imagem:rec_imprimir_resumo1.jpg]]
  
 +
::[[Imagem:rec_imprimir_resumo22.jpg]]
  
 
==Cobrança==
 
==Cobrança==
Linha 238: Linha 299:
  
 
   
 
   
Informe o '''código do banco''', o '''nome do arquivo retorno''' e clique no botão '''OK'''. O sistema quitará o débito dos alunos que pagaram os boletos no banco.  
+
Marque a opção '''Importação'''. Informe o '''código do banco''', o '''código da conta corrente''', o '''nome do arquivo retorno''' e clique no botão '''OK'''. O sistema quitará o débito dos alunos que pagaram os boletos no banco.  
  
 
Caso o usuário tenha selecionado a opção '''Imprimir relação de registro não importados''', após a quitação do débito dos alunos o sistema imprimirá uma relação contendo os registros que não foram importados (baixados) pelo sistema. O usuário poderá selecionar vários períodos letivos para baixar.
 
  
 +
Quando importar um arquivo que tem registro de tarifação cadastro no menu '''Cadastros | [[Bancos]] | Aba Layout de Retorno''', o sistema atualizará a tarifação no registro do boleto.
  
[[Image:rec_img_189.jpg]]
+
 +
::[[Image:rec_img_189.jpg]]
  
 
   
 
   
O parâmetro '''Verifica a existência de conta corrente''' é utilizado quando a instituição trabalha com diversas contas correntes e algumas delas utilizam o '''seu número''' nos arquivos de remessas e outras não.  
+
O parâmetro '''Checa agência/conta-corrente/carteira''' é utilizado quando a instituição trabalha com diversas contas correntes e algumas delas utilizam o '''seu número''' nos arquivos de remessas e outras não.  
  
 
   
 
   
Quando este parâmetro é habilitado o sistema verificará em cada linha de detalhe do arquivo de retonro a posição da conta corrente, verificará no cadastro de [[Contas Correntes]] se opção '''Usa seu número na montagem da boleta''' está habilitada, caso esteja, o sistema irá dar baixa pelo campo '''seu número''', caso não esteja marcada, a baixa será realizada pelo campo '''nosso número''' da boleta.
+
Quando este parâmetro é habilitado o sistema verificará em cada linha de detalhe do arquivo de retorno a posição da conta corrente, verificará no cadastro de [[Contas Correntes]] se opção '''Usa seu número na montagem da boleta''' está habilitada, caso esteja, o sistema irá dar baixa pelo campo '''seu número''', caso não esteja marcada, a baixa será realizada pelo campo '''nosso número''' da boleta.
 +
 
 +
 
 +
Marcando o parâmetro '''Imprimir relação de registros não importados''' após a importação o sistema exibe uma relação dos registros não importados. Com este parâmetro marcado o sistema habilita o parâmetro '''Constar na relação de registros, os registros que foram quitados com sucesso'''.
 +
 
 +
 
 +
Com o parâmetro '''Não constar na relação registros não importados os débitos já quitados, a não ser se tiverem sidos quitados com valor diferente''' marcado, o sistema não exibirá na relação os débitos citados no parâmetro.
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 +
 
 +
Com o parâmetro '''Constar na relação de registros os registros que foram quitados com sucesso''' marcado, o sistema exibirá na relação os registros citados no parâmetro.
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Marcando o parâmetro '''Considerar boleta não identificada na importação do arquivo''' o sistema realiza a importação considerando as boletas não identificadas.
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Após a importação o sistema informa que a operação foi concluída e exibe uma tela com informações referentes a importação.
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::[[Image:rec_img_189a.jpg]]
  
 
   
 
   
Além da importação do arquivo retorno, nesta tela também é possível imprimir uma relação dos registros não importados realizando o filtro por arquivo ou data de importação.
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Além da importação do arquivo retorno, nesta tela também é possível imprimir uma relação dos seguintes registros, podendo ser personalizados:
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 +
 
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::[[Image:impressão.jpg]]
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'''Impressão de relação de registros não importados anteriormente por arquivo:'''
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::[[Image:impressão1.jpg]]
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'''Impressão de relação de registros não importados anteriormente por data:'''
 +
 
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::[[Image:impressão2.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
'''Impressão de relação de registros importados anteriormente por arquivo:'''
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:impressão3.jpg]]
 +
 
  
 +
'''Impressão de relação de registros importados anteriormente por data:'''
 +
 +
 +
::[[Image:impressão4.jpg]]
 +
 +
 +
'''Impressão de relação de registros por arquivo:'''
 +
 +
 +
::[[Image:impressão5.jpg]]
 +
 +
 +
'''Impressão de relação de registros por data:'''
 +
 +
 +
::[[Image:impressão6.jpg]]
  
 
==Débito Automático==
 
==Débito Automático==
Linha 268: Linha 385:
  
  
[[Image:rec_img_190.jpg]]
+
::[[Image:rec_img_190.jpg]]
  
 
   
 
   
Linha 283: Linha 400:
  
  
[[Image:rec_img_191.jpg]]
+
::[[Image:rec_img_191.jpg]]
  
  
Linha 301: Linha 418:
  
  
[[Image:rec_img_192.jpg]]
+
O campo '''Usuário da Baixa''' apresenta a possibilidade de filtrar o usuário que efetuou a baixa.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:rec_img_192.jpg]]
  
 
   
 
   
Aparece uma outra tela com o resultado do filtro. Para modificar a situação do título, o mesmo deve ser selecionado com um '''tick''' do lado esquerdo. Depois deve ser informado para onde será encaminhado o título, para qual '''conta caixa/banco''' o mesmo será enviado. Qual será a nova '''situação deste título''', a '''data''' e o '''histórico'''. Clique em '''OK''' para confirmar a alteração da situação.
+
Após o filtro aparece uma outra tela com o resultado escolhido. Para modificar a situação do título, o mesmo deve ser selecionado com um '''tick''' do lado esquerdo. Depois deve ser informado para onde será encaminhado o título, para qual '''conta caixa/banco''' o mesmo será enviado. Qual será a nova '''situação deste título''', a '''data''' e o '''histórico'''. Clique em '''OK''' para confirmar a alteração da situação.
  
  
[[Image:rec_img_193.jpg]]
+
::[[Image:rec_img_193.jpg]]
  
 
   
 
   
Linha 313: Linha 433:
  
  
[[Image:rec_img_194.jpg]]
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::[[Image:rec_img_194.jpg]]
  
 
   
 
   
 
O usuário poderá por exemplo, alterar a situação de uma parcela que esteja com situação de '''Em aberto''', para a situação de '''Quitado''' caso o cheque tenha sido compensado ou sacado sem nenhum problema ou por exemplo para a situação de '''Cheque Sem Fundo''' para aqueles não compensados. Permite alterar situação de vários títulos ao mesmo tempo e personalizar a visualização destes títulos e seus históricos.
 
O usuário poderá por exemplo, alterar a situação de uma parcela que esteja com situação de '''Em aberto''', para a situação de '''Quitado''' caso o cheque tenha sido compensado ou sacado sem nenhum problema ou por exemplo para a situação de '''Cheque Sem Fundo''' para aqueles não compensados. Permite alterar situação de vários títulos ao mesmo tempo e personalizar a visualização destes títulos e seus históricos.
  
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==Boleta sem Débito==
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Nesta tela é possível realizar a baixa de boletos sem débito. Sendo que este boleto poderá ser pago em várias parcelas ou em uma única parcela.
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'''*Observação''':Quando o boleto a pagar for de valor integral, os boletos emitidos em parcelas que são referentes ao mesmo débito serão cancelados.
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Para realizar a baixa, é necessário selecionar o tipo de baixa, se será por '''Aluno''', '''Responsável''', '''Leitora óptica''', etc.  Feito isso, basta selecionar o período letivo, ou vários períodos letivos ao mesmo tempo, para a seleção do débito. É necessário informar também, a '''Conta/caixa banco'''.
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A baixa destes débitos poderá ser realizada à vista ou negociada. Clicando no botão '''Baixa à vista''', o sistema abre uma tela para a inserção dos dados para a realização da baixa do débito.
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[[Imagem:tela_baixa_sem_debito.jpg]]
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[[Imagem:formas_de_pagamento.jpg]]
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O mesmo acontece quando se clica no botão '''Baixa negociada'''. Preencha a quantidade de parcelas que o débito será dividido. Confira também a data do primeiro vencimento para o pagamento (a data de primeiro vencimento já considera a entrada - valor pago à vista). Clique no botão Calcular.
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O sistema considerará os parâmetros financeiros, o valor pago à vista, a data de referência, a quantidade de parcelas e a data do primeiro vencimento para dividir o valor total da dívida.
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Os valores, datas de vencimento ou nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta corrente podem ser inseridos clicando no botão Editar.
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[[Imagem:botão_baixa_negociada.jpg]]
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Após definir a baixa, o sistema exibe a tela de seleção para a forma de pagamento. Informe os dados do pagamento e clique em '''Gerar''' em seguida em '''OK'''.
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Após o pagamento é possível emitir o recibo do pagamento realizado.
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[[Imagem:recibo_boleto_sem_debito.jpg]]
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==Baixa com Acordo==
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Através desta opção é possível realizar um acordo dos débitos que estão pendentes,  para o aluno ou responsável. Para selecionar o débito é necessário informar o tipo de baixa e a '''Conta/caixa banco'''. Os débitos poderão ser selecionados em todos os períodos letivos, ou apenas um. Após selecionar os filtros, marque o débito para o qual será efetuada a negociação e clique no botão '''Baixa com acordo'''.
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[[Imagem:baixa_com_acordo.jpg]]
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Após selecionar o débito e clicar no botão, o sistema exibe uma tela para a realização da baixa com acordo. Nesta tela devem ser informadas as condições do acordo. Preenchidas as informações, clique no botão '''Ok'''.
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[[Imagem:baixa_com_acordo1.jpg]]
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O sistema permite a impressão do relatório, o termo de confissão de dívida, ou a boleta para o pagamento.
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[[Imagem:baixa_com_acordo2.jpg]]
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Marcando a opção '''Relatório''' ou '''Termo de opção de dívida''' o sistema exibe uma tela para confirmação da impressão do recibo do pagamento. Clique em '''Sim''' para confirmar a impressão.
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Em seguida é aberta esta tela para a configuração do recibo que será emitido. Selecione o '''Layout''' e clique em '''Ok''' para emitir o relatório.
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[[Imagem:relatório_01.jpg]]
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[[Imagem:relatório_02.jpg]]
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Marcando a opção '''Boletas''' o sistema abrirá a tela para negociação que imprimirá as negociações que foram acordadas. Clique em '''Ok'''.
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Nesta tela os campos '''Bancos''', '''Conta corrente''' e '''Tipo de documento''' são de preenchimento obrigatório. Selecione o usuário para o qual será emitido o boleto e clique em '''Ok'''.
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[[Imagem:boleto_01.jpg]]
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[[Imagem:boleto_01a.jpg]]
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As colunas '''Abatimento''' e '''Acréscimo''' poderão ser editadas com os valores, a serem abatidos ou acrescentados ao valor do acordo. Para editá-las, basta clicar sobre elas.
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[[Imagem:baixa_com_acordo3.jpg]]
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No campo '''Honorários''' poderá ser informado, o valor total a ser acrescentado ao acordo realizado.
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[[Imagem:baixa_com_acordo4.jpg]]
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Clicando no botão '''Isenção Multas/Juros''' o sistema abaterá os valores das colunas de multas e juros, jogando o valor abatido na coluna abatimento.
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[[Imagem:baixa_com_acordo5.jpg]]
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Existe a opção de imprimir um resumo com as informações sobre os valores devidos. Isso, poderá ser feito ao clicar no botão '''Imprimir resumo'''.
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[[Imagem:baixa_com_acordo6.jpg]]
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 +
Selecione o '''Layout''' e clique em '''Ok'''.
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[[Imagem:baixa_com_acordo7.jpg]]
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 +
[[Imagem:baixa_com_acordo8.jpg]]
 +
 +
 +
*'''Importante''': Quando realizada a baixa com acordo, as negociações que foram geradas ficarão com a situação do título em aberto. O título aparecerá na tela, para futuras situações caso haja a necessidade de negociá-las.
  
 
==Depósito Identificado==
 
==Depósito Identificado==
Linha 328: Linha 568:
  
 
   
 
   
Informe o '''código do banco''', o '''nome do arquivo retorno''', a '''conta caixa banco''', a '''data de referência''' e clique no botão '''Importar dados'''.  
+
Informe o '''código do banco''', o '''nome do arquivo retorno''', a '''conta caixa banco''', a '''data de referência''' e clique no botão '''Importar dados'''. O campo Data de Referência é utilizado pelo sistema para o cálculo do desconto condicional com o objetivo de atualizar o valor devido.
  
  
[[Image:rec_img_274.jpg]]
+
::[[Image:rec_img_274.jpg]]
  
 
   
 
   
A tela '''Baixa Depósito Identificado''' exibe a listagem dos débitos importados do banco e a aba '''Débitos em Aberto''' exibe todos os débitos em aberto na instituição.
+
Ao clicar no botão '''Importar Dados''' o sistema busca todos os débitos em aberto conforme o período letivo selecionado e exibe os dados do arquivo de retorno informado, conforme a configuração do retorno de depósito identificado realizado no cadastro de bancos. A tela abaixo ilustra o resultado após a leitura.
  
  
[[Image:rec_img_111.jpg]]
+
No grid superior o sistema lista os dados do arquivo e no grid inferior os débitos candidatos a baixa.
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::[[Image:rec_img_111.jpg]]
  
 
   
 
   
Os depósitos importados do banco devem ser vinculados manualmente aos débitos em aberto na instituição. Em seguida clique em '''Confirmar'''.
+
Os depósitos importados do banco devem ser vinculados manualmente aos débitos em aberto na instituição.  
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 +
Para isso o usuário deve a partir das informações existentes nos dois grids, realizar o vínculo do depósito ao débito do aluno. Sendo assim, para cada depósito, selecione o check box do depósito e em seguida selecione o check box do débito que será liquidado com aquele depósito.
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 +
A medida que os depósitos forem vinculados o sistema identifica o status do depósito '''(Registros Importados ou Registros vinculados)''' com uma cor, que pode inclusive ser personalizada.
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 +
 
 +
Após realizar todos os vínculos clique em '''Confirmar'''.
  
 
   
 
   
Linha 346: Linha 597:
  
  
[[Image:rec_img_113.jpg]]
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::[[Image:rec_img_113.jpg]]
  
 
   
 
   
Linha 352: Linha 603:
  
  
[[Image:rec_img_112.jpg]]
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::[[Image:rec_img_112.jpg]]
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== Extrato de Pagamentos PJ Bank==
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:*Através deste menu é possível efetuar a verificação dos '''pagamentos realizados''' pela '''integração bancária online com o PJ Bank'''. Ou seja, visualização das '''baixas''' que foram realizadas de '''forma automática''' através da '''URL''' do '''WebGiz''' configurada no parâmetro '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Par%c3%a2metros_Integra%c3%a7%c3%a3o_-_Sistema_Giz#Par.C3.A2metros_-_Integra.C3.A7.C3.A3o_-_Contas_a_Receber URL para baixa automática de boletos]''' para este processo.
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:*Nesta interface é possível visualizar os títulos ''Quitados, Quitados anteriormente, Boletos cancelados e títulos não encontrados'' (quando o boleto foi removido do sistema via banco de dados).
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:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante:'''</font>
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::*Este menu '''somente''' funciona com a '''integração bancária online do PJ Bank'''.
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::*Além de '''emitir o relatório''', caso a '''baixa automática''', via '''WebGiz''', '''não tenha sido realizada por algum motivo''', ele também realiza a baixa dos '''títulos não quitados''' anteriormente.
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::*Lembrando que após executada a integração, o grid '''somente''' exibirá '''títulos''' que foram '''pagos''' via boleto emitido pela '''integração do PJ Bank'''.
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::[[Image:rec_img_1122.png]]
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  <font size="3" style="background-color: #FFFF00">'''Filtros'''</font>
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:*Para realizar a verificação dos '''pagamentos realizados''', primeiro passo é a realização dos filtros.
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:*Estes filtros são de preenchimento '''obrigatório'''.
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::[[Image:rec_img_1122x.png]]
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:● '''Banco''': selecione o banco para realizar a integração.
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::*'''Observação:''' somente serão exibidos os bancos que estiverem '''credenciados no PJ Bank''' e com o '''Token válido'''.
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:● '''Conta Corrente''': selecione a conta corrente para realizar a integração.
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::*'''Observação:''' somente serão exibidas as contas correntes que estiverem '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Contas_Correntes#Sub_aba_Integra.C3.A7.C3.A3o_Banc.C3.A1ria credenciadas no PJ Bank]''' e com o '''Token válido'''.
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:● '''Data de Pagamento - Inicial''': informe a data inicial no qual deseja iniciar o '''processo de baixa''' dos títulos '''pagos no PJ Bank'''.
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:● '''Data de Pagamento - Final''': informe a data final no qual deseja iniciar o '''processo de baixa''' dos títulos '''pagos no PJ Bank'''.
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  <font size="3" style="background-color: #FFFF00">'''Botões e Processos de verificação de pagamentos'''</font>
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:*Após realizar os filtros, o usuário poderá utilizar os botões a seguir:
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::[[Image:rec_img_1122xx.png]]
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:*Para executar o processamento e consultar os '''pagamentos realizados''' via '''integração online no PJ Bank''', o usuário deverá clicar no botão '''Selecionar'''.
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::● Ao pressionar este botão, o sistema '''valida''' primeiramente se todos os filtros foram preenchidos no qual são de preenchimento obrigatório. E em seguida é efetuada a '''integração bancária de forma online''' no qual os '''pagamentos realizados''' são carregados para a listagem na parte inferior da tela, exibindo as '''informações e realizando a baixa dos títulos no sistema.'''
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:*Botão '''Fechar''': caso o usuário deseja fechar a interface, poderá clicar neste botão.
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:*Botão '''Imprimir''': ao pressionar este botão, é exibido o '''relatório das baixas''' que foram carregadas na listagem na parte inferior da tela. Este botão '''somente é habilitado''' após ter sido '''executada a integração''' pressionando o botão '''Selecionar'''.
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  <font size="3" style="background-color: #FFFF00">'''Listagem/Colunas'''</font>
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:*Após clicar no botão '''Selecionar''', o sistema apresentará uma listagem para a verificação dos '''pagamentos realizados''' via integração online.
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::[[Image:rec_img_1122xxx.png]]
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:*Abaixo, veremos cada coluna da listagem correspondente.
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:● '''Status:''' esta coluna exibe o '''status''' no qual o título se encontra no sistema.
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::○ '''Não encontrado''' - este status será exibido quando o título(boleto) foi '''removido''' da base de dados do cliente.
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::○ '''Quitado''' - este status será exibido quando é realizada a '''baixa(liquidação)''' do título(boleto) no sistema, durante o '''processo da integração bancária online'''.
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::○ '''Quitado anteriormente''' - este status será exibido quando o título(boleto) ''''já se encontra quitado(liquidado)''' na base de dados do cliente.
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 +
::○ '''Boleto cancelado''' - este status será exibido quando o título(boleto) foi pago pelo aluno/responsável financeiro, porém por algum motivo, foi '''cancelado''' no sistema Giz.
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:● '''Número Boleto''': esta coluna exibe o '''número do boleto''' emitido pelo '''sistema Giz''', possibilitando a utilização do mesmo para realizar uma pesquisa, quando necessário, pela interface '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Consulta_de_Boletas Consulta de Boletas]'''.
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:● '''Nosso Número''': esta coluna exibe o '''número do documento(boleto)''' emitido pelo '''PJ Bank'''. A nível de '''suporte''', este é o campo SEUNUMERO da tabela de BOLETAS.
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 +
:● '''Data Vencimento''': esta coluna exibe a '''data de vencimento''' do boleto no sistema Giz.
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:● '''Data Pagamento''': esta coluna exibe a '''data do pagamento''' realizado pelo aluno/responsável financeiro.
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:● '''Data Crédito''': esta coluna exibe a '''data''' no qual o '''valor pag'''o pelo aluno/responsável financeiro '''será creditada''' na conta do cliente.
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:● '''Valor''': esta coluna exibe o '''valor bruto''' do boleto.
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:● '''Valor Pago''': esta coluna exibe o '''valor pago''' pelo aluno/responsável financeiro.
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:● '''Pagador''': esta coluna exibe o nome do '''pagador''' do título(boleto).
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  <font size="3" style="background-color: #FFFF00">'''Resumo e Relatório'''</font>
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:*Após efetuar o '''processo de integração''' clicando no botão '''Selecionar''', o sistema carrega todos os registros na listagem e exibe '''um resumo''' na tela mostrando o '''total de registros''' de acordo com cada status mostrados anteriormente.
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::[[Image:rec_img_11224x2.jpg]]
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:*Em seguida, o sistema emite o '''relatório''' no qual possibilita a impressão e exportação para arquivo, de acordo com as extensões permitidas pelo sistema.
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::[[Image:rec_img_11224xx.png]]
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  <font size="3" style="background-color: #FFFF00">'''Parâmetros e requisitos'''</font>
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:*Para que a instituição de ensino utilize a '''integração bancária online configurada no PJ Bank''', é necessário o preenchimento do parâmetro '''URL para baixa automática de boletos''' através do módulo '''Giz Recebimentos | Cadastros | Parâmetros | Integração |[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Par%c3%a2metros_Integra%c3%a7%c3%a3o_-_Sistema_Giz#Par.C3.A2metros_-_Integra.C3.A7.C3.A3o_-_Contas_a_Receber Contas a receber]'''.
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::*Este campo é utilizado para realização da '''integração automática''' com o '''sistema bancário online do PJ Bank''', para '''baixas dos títulos(boletos)''' quando pagos.
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:*'''Observação:''' além disso, para que este recurso funcione corretamente, é necessário que os sistemas '''Giz''' e '''WebGiz''' estejam atualizados com a '''última versão''' disponível pela AIX Sistemas.
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:*Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de '''suporte''' da '''AIX Sistemas'''.
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::[[Image:rec_img_11224xxx.png]]
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  <font size="3" style="background-color: #FFFF00">'''Considerações'''</font>
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:*Com esta '''integração configurada''', a '''utilização deste relatório''' de extrato de pagamentos passa a ter a função de '''exibição dos títulos''', porém, caso o usuário esteja executando o processamento do extrato e o sistema exiba títulos quitados, pode ser por alguns motivos:
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::'''1.''' O '''WebGiz''' está '''desatualizado''', ou seja, a '''URL''' não está configurada ou configurada de forma incorreta no parâmetro '''URL para baixa automática de boletos''' através do módulo '''Giz Recebimentos | Cadastros | Parâmetros | Integração |[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Par%c3%a2metros_Integra%c3%a7%c3%a3o_-_Sistema_Giz#Par.C3.A2metros_-_Integra.C3.A7.C3.A3o_-_Contas_a_Receber Contas a receber]''';
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:::<font size="2" color=#0000CD>''https://(endereço do seu webgiz)/(contexto)/rest/situacaofinanceira/index.php/boleto/baixar''</font>
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:::<font size="2" color=#0000CD>''https://webgiz.aix.com.br/webgiz/rest/situacaofinanceira/index.php/boleto/baixar''</font>
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::'''2.''' Ou a '''integração bancária'''(API do PJ Bank) ter realizado várias tentativas(3) de baixa '''sem sucesso''' por algum motivo de conexão;
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::'''3.''' ou o servidor do cliente estiver desligado; ou algum outro motivo não identificado.
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:*Para ter certeza de que todos os títulos foram baixados corretamente no sistema, não há problemas executar mais de uma vez o relatório de Extrato de Pagamentos PJ Bank.
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:*Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de '''suporte''' da '''AIX Sistemas'''.
  
  

Edição atual tal como às 16h27min de 10 de julho de 2020


Baixa Múltipla

A Baixa Múltipla é utilizada para realizar o pagamento de mensalidades e taxas extras dos alunos. Através dela é possível realizar a baixa de várias mensalidades e/ou taxas extras na mesma ação.


À Vista

Para realizar a Baixa Múltipla à vista o usuário pode selecionar os seguintes filtros: Aluno (P. letivo), Aluno (Arq. morto), Responsável, Boleta, Leitora óptica, Resp. reembolso, Usuário da biblioteca e Pessoa.


Boleta: Selecionando a opção de baixa através da boleta, deve-se informar o Banco e o número da Boleta.

Beleta baixa.jpg


Leitora Óptica: Selecionando a opção de baixa através da leitora óptica, esta deve estar conectada ao computador que estiver recebendo as baixas e assim fazer a leitura do Código de barra.

Beleta leitora.jpg


Pessoa: Selecionando a opção de baixa através da pessoa, deve-se informar o Tipo de pessoa e a Pessoa.

Beleta pessoa.jpg


Realizando a baixa múltipla através da opção Responsável por reembolso o sistema habilita o campo Vencimento de, que possibilita a verificação dos débitos dentro do período de vencimento selecionado.


Boleto resp reembolso.jpg


  • Obs.: Para as demais opções de baixa, basta selecionar o usuário referente a opção marcada.


É possível realizar a baixa em vários períodos letivos diferentes de uma só vez. Ao lado direito da tela estão disponíveis os períodos letivos da instituição.


Informe a Data de Pagamento, Data de Crédito, a Conta caixa/banco e clique no botão Selecionar.


Serão listados todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado anteriormente.


Rec img 098a.jpg


Marque os débitos que deseja realizar a baixa. Clicando com o botão direito do mouse sobre o grid de débitos o sistema permite selecionar a opção Marcar todos e Desmarcar todos, facilitando a seleção dos débitos.


Rec img 183a1.jpg


Após seleção dos débitos clique no botão Baixa à Vista.


Rec img 183.jpg


O campo Número de Títulos significa o número de títulos que o aluno está realizando o pagamento do débito. Por exemplo, se o aluno for realizar o pagamento em cheque, o mesmo pode pagar com dois cheques o mesmo valor. Neste caso seriam dois títulos.


Os outros campos podem ser editados. Para isso, o usuário deve clicar no botão Editar (lado direito da tela). Modificar as informações necessárias e clicar no botão Confirmar. Após a confirmação de todos os campos, deve-se clicar em OK para executar a baixa.


Com a opção Edição Automática marcada, o sistema já preenche automaticamente todos os demais campos após o preenchimento do primeiro registro. Ou seja, ao preencher para o primeiro registro o nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta e clicar no botão Confirmar, o sistema já preenche automaticamente todos os demais registros. Basta conferir e Confirmar.


Exemplo:

  • O aluno vai pagar o valor da mensalidade com um cheque.


  • Cheque nº 000001 - 299,74 à vista.


  • O usuário deve passar o campo número de títulos para 1 clicar no botão Gerar. Serão criado um registro, um a cada forma de pagamento escolhida.


  • O usuário deverá selecionar a primeira linha de registro e clicar no botão Editar. Mudar o tipo de título para Cheque. Em seguida preencher o nº do cheque, o banco, o nº da agência e conta corrente. Após realizar as alterações, clicar em Confirmar para salvar.


  • O usuário deve seguir as mesmas instruções para o segundo cheque. Modificando a data de vencimento para 30 dias após a data atual que o aluno está pagando a primeira parcela.


  • Depois de todos os campos alterados e salvos, clicar no botão OK para realizar a baixa.


  • Observação: Se o usuário do Caixa Autenticador aberto na estação for usuário do Giz Biblioteca, o sistema permitirá somente baixa de débitos referentes ao Giz Biblioteca, sendo baixadas por Aluno (P Letivo), Aluno (Arq. Morto) e Usuário Biblioteca.


Para alterar o abatimento e acréscimo dos valores, clique sobre as colunas e edite os valores. Com isso o campo valor pago fica bloqueado.


Rec img 183a.jpg


Ao marcar/selecionar um débito e clicar no botão Isenção Débitos/Neg. é possível isentar o valor devido. Para realizar esta operação é necessário fornecer a senha de supervisor financeiro.


Rec img 183ab.jpg


Rec img 183aa.jpg


Na tela Isenção de Débitos/Negociações descreva o motivo da isenção. Nesta tela também é possível cancelar o processo de isenção.


Rec img 183ac.jpg


Caso o débito escolhido para isenção possua títulos vinculados (boletos), o sistema exibirá uma mensagem para confirmar a isenção dos títulos ou ignorá-los.


Rec img 183ad.jpg

Negociada

A Baixa Múltipla Negociada é para realizar a negociação de débitos em atraso. Para realizar a Baixa Múltipla Negociada o usuário pode selecionar os seguintes filtros: Aluno (P. letivo), Aluno (Arq. morto), Responsável, Boleta, Leitora óptica, Resp. reembolso, Usuário da biblioteca e Pessoa.


Boleta: Selecionando a opção de baixa através da boleta, deve-se informar o Banco e o número da Boleta.

Beleta baixa.jpg


Leitora Óptica: Selecionando a opção de baixa através da leitora óptica, esta deve estar conectada ao computador que estiver recebendo as baixas e assim fazer a leitura do Código de barra.

Beleta leitora.jpg


Pessoa: Selecionando a opção de baixa através da pessoa, deve-se informar o Tipo de pessoa e a Pessoa.

Beleta pessoa.jpg


  • Obs.: Para as demais opções de baixa, basta selecionar o usuário referente a opção marcada.


É possível realizar a baixa em vários períodos letivos diferentes de uma só vez. Ao lado direito da tela estão disponíveis os períodos letivos da instituição.


Informe a Data de Pagamento, Data de Crédito, a Conta caixa/banco e clique no botão Selecionar.


Serão listados todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado anteriormente.


Rec img 098.jpg


Marque os débitos que estão em atraso e que deseja negociar e clique no botão Baixa Negociada.


Rec img 186.jpg


Os Parâmetros Financeiros aparecem preenchidos de acordo com o que fora definido anteriormente. É, possível realizar modificações destes parâmetros somente os usuários administrador do sistema.


A data de referência aparece sempre com a data atual. O campo valor pago à vista aparece com o total da dívida, mas deve ser preenchido com o valor que o aluno vai pagar à vista (entrada).


Preencha a quantidade de parcelas que o débito será dividido. Confira também a data do primeiro vencimento para o pagamento (a data de primeiro vencimento já considera a entrada - valor pago à vista).


Clique no botão Calcular.


O sistema vai considerar os parâmetros financeiros, o valor pago à vista, a data de referência, a quantidade de parcelas e a data do primeiro vencimento para dividir o valor total da dívida.


Os valores, datas de vencimento ou nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta corrente podem ser inseridos clicando no botão Editar.


Com a opção Edição Automática marcada, o sistema já preenche automaticamente todos os demais campos após o preenchimento do primeiro registro. Ou seja, ao preencher para o primeiro registro o nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta e clicar no botão Confirmar, o sistema já preenche automaticamente todos os demais registros. Basta conferir e Confirmar.


Após a confirmação de todos os campos, clique no botão OK para realizar a negociação.


Após a negociação


Os débitos que foram marcados para ser negociados (os que estavam em atraso) vão estar como quitados após a realização da negociação, mas as parcelas geradas para quitação desta dívida vão estar em aberto no sistema.


Ou seja, os cheques que foram inseridos com datas a vencer são inseridos no sistema com a situação de títulos que o usuário selecionou como padrão para títulos em aberto.


À medida que estes cheques (títulos) for compensados, o usuário deverá mudar a situação dos mesmos manualmente.


O controle destes débitos quitados e seus respectivos títulos em aberto pode ser realizado através da consulta e dos relatórios de Pagamentos Negociados.


Isenção de multas/juros

Ao clicar no botão Isenção Multa/Juros os valores das colunas multa e juros serão abatidos.


Botao multas juros.jpg


Imprimir Resumo dos débitos/negociações

Clicando no botão Imprimir Resumo dos débitos/negociações é possível imprimir o resumo das negociações que estão em aberto.


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O sistema abre uma tela para a seleção do Layout para impressão do resumo. Selecione o layout desejado e clique em Ok para visualizar ou imprimir o resumo.


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Baixa Parcial

A Baixa Parcial é utilizada para realizar o pagamento parcial dos débitos. A partir do valor devido menos o valor pago, é criado automaticamente um novo débito referente ao valor restante.


  • Para realizar a Baixa Parcial o usuário pode selecionar o filtro através dos alunos no período letivo atual, do arquivo morto, por responsável, responsável pelo reembolso e usuário da biblioteca.


  • É possível realizar a baixa em vários períodos letivos diferentes de uma só vez. Ao lado direito da tela estão disponíveis os períodos letivos da instituição.


  • Informe a Data de Pagamento, Data de Crédito a Conta caixa/banco e clique no botão Selecionar.


  • Serão listados todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado.


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  • Marcando o débito que deseja efetuar parte do pagamento, o sistema exibe na parte inferior da tela: o Valor devido, o Valor do Abatimento (caso seja preenchido na coluna abatimento) e você deve informar o Valor pago, ou seja, parte do pagamento que vai ser realizado.


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  • Clique em Baixa parcial para efetuar a baixa.


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O campo Número de Títulos significa o número de títulos que o aluno está realizando o pagamento do débito. Neste caso sempre será 1.


Informe o Tipo do título e confira os demais dados. Se estiver de acordo, clique em Confirmar. Após confirmar você ainda pode realizar alterações, se necessário. Para isso clique no botão Editar, realize as alterações e confirme novamente.


Após clique em Gerar e em Ok para confirmar os lançamentos.


  • Após a baixa o sistema cria automaticamente um novo débito referente ao valor restante. Com relação a multa/juros, o sistema cria um novo débito para a taxa definida em parâmetros, com o valor da multa/juros correspondente.


  • Quando o débito original tiver nota fiscal gerada, o sistema leva para o novo débito o número da nota anteriormente gerada.


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  • Clicando no botão Imprimir resumo é possível imprimir o resumo dos débitos que estão em aberto.


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  • Após clicar neste botão, o sistema abre uma tela para a seleção do Layout. Selecione o layout desejado e clique em ok.


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Cobrança

O arquivo retorno é o arquivo enviado pelo banco para a unidade escolar que contém informações sobre a movimentação da cobrança processada pelo Banco. Este arquivo informa as liquidações dos Títulos (boletos).


Antes de se processar a importação do arquivo retorno, o usuário deverá se conectar com o banco, copiar o arquivo retorno e colocá-lo no Diretório de Integração localizado no menu Cadastros | Bancos | Aba Gerais.


Marque a opção Importação. Informe o código do banco, o código da conta corrente, o nome do arquivo retorno e clique no botão OK. O sistema quitará o débito dos alunos que pagaram os boletos no banco.


Quando importar um arquivo que tem registro de tarifação cadastro no menu Cadastros | Bancos | Aba Layout de Retorno, o sistema atualizará a tarifação no registro do boleto.


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O parâmetro Checa agência/conta-corrente/carteira é utilizado quando a instituição trabalha com diversas contas correntes e algumas delas utilizam o seu número nos arquivos de remessas e outras não.


Quando este parâmetro é habilitado o sistema verificará em cada linha de detalhe do arquivo de retorno a posição da conta corrente, verificará no cadastro de Contas Correntes se opção Usa seu número na montagem da boleta está habilitada, caso esteja, o sistema irá dar baixa pelo campo seu número, caso não esteja marcada, a baixa será realizada pelo campo nosso número da boleta.


Marcando o parâmetro Imprimir relação de registros não importados após a importação o sistema exibe uma relação dos registros não importados. Com este parâmetro marcado o sistema habilita o parâmetro Constar na relação de registros, os registros que foram quitados com sucesso.


Com o parâmetro Não constar na relação registros não importados os débitos já quitados, a não ser se tiverem sidos quitados com valor diferente marcado, o sistema não exibirá na relação os débitos citados no parâmetro.


Com o parâmetro Constar na relação de registros os registros que foram quitados com sucesso marcado, o sistema exibirá na relação os registros citados no parâmetro.


Marcando o parâmetro Considerar boleta não identificada na importação do arquivo o sistema realiza a importação considerando as boletas não identificadas.


Após a importação o sistema informa que a operação foi concluída e exibe uma tela com informações referentes a importação.


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Além da importação do arquivo retorno, nesta tela também é possível imprimir uma relação dos seguintes registros, podendo ser personalizados:


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Impressão de relação de registros não importados anteriormente por arquivo:


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Impressão de relação de registros não importados anteriormente por data:


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Impressão de relação de registros importados anteriormente por arquivo:


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Impressão de relação de registros importados anteriormente por data:


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Impressão de relação de registros por arquivo:


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Impressão de relação de registros por data:


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Débito Automático

O arquivo retorno de débito automático é o arquivo enviado pelo banco para a unidade escolar que contém informações dos débitos automáticos dos Títulos (boletos), efetuado em conta corrente.


Antes de se processar a importação do arquivo retorno, o usuário deverá se conectar com o banco, copiar o arquivo retorno e colocá-lo no diretório de integração.


Informe o código do banco, o nome do arquivo retorno e clique no botão OK. O sistema quitará o débito dos alunos que efetuaram o pagamento através do débito automático.


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Caso o usuário tenha selecionado a opção Imprimir relação de registro danificados/não importados após a quitação do débito dos alunos o sistema imprimirá uma relação contendo os registros danificados e/ou os registros que não foram importados (baixados) pelo sistema.


Cheque Pré-datado

Os cheques cadastrados como pré-datados na opção de Cadastro de Débitos são baixados através desta tela.


Informe a data de vencimento dos cheques e os mesmos serão listados abaixo. Selecione os cheques que deseja quitar (os cheques compensados) e clique no botão Registrar Baixa.


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Alterar Situação de Títulos

Este procedimento é utilizado para modificar ou controlar a situação dos cheques ou promissórias das parcelas negociadas.


Se os cheques foram compensados, se eles retornaram ou foram enviados para protesto. Todas estas situações são modificadas através desta rotina.


A primeira tela é para realizar o filtro desejado. Pode ser feito através dos alunos do período letivo, os alunos do arquivo morto, através dos responsáveis ou de todos ao mesmo tempo.


O filtro também pode ser realizado através da situação dos títulos, da conta caixa/banco ou data de modificação das situações e data de vencimento.


O campo Usuário da Baixa apresenta a possibilidade de filtrar o usuário que efetuou a baixa.


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Após o filtro aparece uma outra tela com o resultado escolhido. Para modificar a situação do título, o mesmo deve ser selecionado com um tick do lado esquerdo. Depois deve ser informado para onde será encaminhado o título, para qual conta caixa/banco o mesmo será enviado. Qual será a nova situação deste título, a data e o histórico. Clique em OK para confirmar a alteração da situação.


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A aba Histórico mostra todo a trajetória do título.


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O usuário poderá por exemplo, alterar a situação de uma parcela que esteja com situação de Em aberto, para a situação de Quitado caso o cheque tenha sido compensado ou sacado sem nenhum problema ou por exemplo para a situação de Cheque Sem Fundo para aqueles não compensados. Permite alterar situação de vários títulos ao mesmo tempo e personalizar a visualização destes títulos e seus históricos.


Boleta sem Débito

Nesta tela é possível realizar a baixa de boletos sem débito. Sendo que este boleto poderá ser pago em várias parcelas ou em uma única parcela.


*Observação:Quando o boleto a pagar for de valor integral, os boletos emitidos em parcelas que são referentes ao mesmo débito serão cancelados.


Para realizar a baixa, é necessário selecionar o tipo de baixa, se será por Aluno, Responsável, Leitora óptica, etc. Feito isso, basta selecionar o período letivo, ou vários períodos letivos ao mesmo tempo, para a seleção do débito. É necessário informar também, a Conta/caixa banco.


A baixa destes débitos poderá ser realizada à vista ou negociada. Clicando no botão Baixa à vista, o sistema abre uma tela para a inserção dos dados para a realização da baixa do débito.


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O mesmo acontece quando se clica no botão Baixa negociada. Preencha a quantidade de parcelas que o débito será dividido. Confira também a data do primeiro vencimento para o pagamento (a data de primeiro vencimento já considera a entrada - valor pago à vista). Clique no botão Calcular.


O sistema considerará os parâmetros financeiros, o valor pago à vista, a data de referência, a quantidade de parcelas e a data do primeiro vencimento para dividir o valor total da dívida.


Os valores, datas de vencimento ou nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta corrente podem ser inseridos clicando no botão Editar.


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Após definir a baixa, o sistema exibe a tela de seleção para a forma de pagamento. Informe os dados do pagamento e clique em Gerar em seguida em OK.


Após o pagamento é possível emitir o recibo do pagamento realizado.


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Baixa com Acordo

Através desta opção é possível realizar um acordo dos débitos que estão pendentes, para o aluno ou responsável. Para selecionar o débito é necessário informar o tipo de baixa e a Conta/caixa banco. Os débitos poderão ser selecionados em todos os períodos letivos, ou apenas um. Após selecionar os filtros, marque o débito para o qual será efetuada a negociação e clique no botão Baixa com acordo.


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Após selecionar o débito e clicar no botão, o sistema exibe uma tela para a realização da baixa com acordo. Nesta tela devem ser informadas as condições do acordo. Preenchidas as informações, clique no botão Ok.


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O sistema permite a impressão do relatório, o termo de confissão de dívida, ou a boleta para o pagamento.


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Marcando a opção Relatório ou Termo de opção de dívida o sistema exibe uma tela para confirmação da impressão do recibo do pagamento. Clique em Sim para confirmar a impressão.


Em seguida é aberta esta tela para a configuração do recibo que será emitido. Selecione o Layout e clique em Ok para emitir o relatório.


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Marcando a opção Boletas o sistema abrirá a tela para negociação que imprimirá as negociações que foram acordadas. Clique em Ok.


Nesta tela os campos Bancos, Conta corrente e Tipo de documento são de preenchimento obrigatório. Selecione o usuário para o qual será emitido o boleto e clique em Ok.


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Arquivo:Boleto 01a.jpg


As colunas Abatimento e Acréscimo poderão ser editadas com os valores, a serem abatidos ou acrescentados ao valor do acordo. Para editá-las, basta clicar sobre elas.


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No campo Honorários poderá ser informado, o valor total a ser acrescentado ao acordo realizado.


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Clicando no botão Isenção Multas/Juros o sistema abaterá os valores das colunas de multas e juros, jogando o valor abatido na coluna abatimento.


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Existe a opção de imprimir um resumo com as informações sobre os valores devidos. Isso, poderá ser feito ao clicar no botão Imprimir resumo.


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Selecione o Layout e clique em Ok.


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  • Importante: Quando realizada a baixa com acordo, as negociações que foram geradas ficarão com a situação do título em aberto. O título aparecerá na tela, para futuras situações caso haja a necessidade de negociá-las.

Depósito Identificado

O arquivo retorno de depósito identificado é o arquivo enviado pelo banco para a unidade escolar que contém informações dos depósitos identificados dos Títulos (boletos), efetuado em conta corrente.


Antes de se processar a importação do arquivo retorno, o usuário deverá se conectar com o banco, copiar o arquivo retorno e colocá-lo no diretório de integração.


Informe o código do banco, o nome do arquivo retorno, a conta caixa banco, a data de referência e clique no botão Importar dados. O campo Data de Referência é utilizado pelo sistema para o cálculo do desconto condicional com o objetivo de atualizar o valor devido.


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Ao clicar no botão Importar Dados o sistema busca todos os débitos em aberto conforme o período letivo selecionado e exibe os dados do arquivo de retorno informado, conforme a configuração do retorno de depósito identificado realizado no cadastro de bancos. A tela abaixo ilustra o resultado após a leitura.


No grid superior o sistema lista os dados do arquivo e no grid inferior os débitos candidatos a baixa.


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Os depósitos importados do banco devem ser vinculados manualmente aos débitos em aberto na instituição.


Para isso o usuário deve a partir das informações existentes nos dois grids, realizar o vínculo do depósito ao débito do aluno. Sendo assim, para cada depósito, selecione o check box do depósito e em seguida selecione o check box do débito que será liquidado com aquele depósito.

A medida que os depósitos forem vinculados o sistema identifica o status do depósito (Registros Importados ou Registros vinculados) com uma cor, que pode inclusive ser personalizada.


Após realizar todos os vínculos clique em Confirmar.


A aba Débitos Vinculados exibe a relação dos depósitos importados do banco já vinculados aos débitos dos alunos.


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Para fazer a impressão do relatório que lista todos os registro importados marque a opção Imprimir relação de registros importados e clique no botão Confirmar.


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Extrato de Pagamentos PJ Bank

  • Através deste menu é possível efetuar a verificação dos pagamentos realizados pela integração bancária online com o PJ Bank. Ou seja, visualização das baixas que foram realizadas de forma automática através da URL do WebGiz configurada no parâmetro URL para baixa automática de boletos para este processo.
  • Nesta interface é possível visualizar os títulos Quitados, Quitados anteriormente, Boletos cancelados e títulos não encontrados (quando o boleto foi removido do sistema via banco de dados).


  • Importante:
  • Este menu somente funciona com a integração bancária online do PJ Bank.
  • Além de emitir o relatório, caso a baixa automática, via WebGiz, não tenha sido realizada por algum motivo, ele também realiza a baixa dos títulos não quitados anteriormente.
  • Lembrando que após executada a integração, o grid somente exibirá títulos que foram pagos via boleto emitido pela integração do PJ Bank.


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  Filtros


  • Para realizar a verificação dos pagamentos realizados, primeiro passo é a realização dos filtros.


  • Estes filtros são de preenchimento obrigatório.


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Banco: selecione o banco para realizar a integração.
  • Observação: somente serão exibidos os bancos que estiverem credenciados no PJ Bank e com o Token válido.


Conta Corrente: selecione a conta corrente para realizar a integração.
  • Observação: somente serão exibidas as contas correntes que estiverem credenciadas no PJ Bank e com o Token válido.


Data de Pagamento - Inicial: informe a data inicial no qual deseja iniciar o processo de baixa dos títulos pagos no PJ Bank.


Data de Pagamento - Final: informe a data final no qual deseja iniciar o processo de baixa dos títulos pagos no PJ Bank.


  Botões e Processos de verificação de pagamentos


  • Após realizar os filtros, o usuário poderá utilizar os botões a seguir:


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  • Para executar o processamento e consultar os pagamentos realizados via integração online no PJ Bank, o usuário deverá clicar no botão Selecionar.
● Ao pressionar este botão, o sistema valida primeiramente se todos os filtros foram preenchidos no qual são de preenchimento obrigatório. E em seguida é efetuada a integração bancária de forma online no qual os pagamentos realizados são carregados para a listagem na parte inferior da tela, exibindo as informações e realizando a baixa dos títulos no sistema.


  • Botão Fechar: caso o usuário deseja fechar a interface, poderá clicar neste botão.


  • Botão Imprimir: ao pressionar este botão, é exibido o relatório das baixas que foram carregadas na listagem na parte inferior da tela. Este botão somente é habilitado após ter sido executada a integração pressionando o botão Selecionar.


  Listagem/Colunas
  • Após clicar no botão Selecionar, o sistema apresentará uma listagem para a verificação dos pagamentos realizados via integração online.


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  • Abaixo, veremos cada coluna da listagem correspondente.


Status: esta coluna exibe o status no qual o título se encontra no sistema.
Não encontrado - este status será exibido quando o título(boleto) foi removido da base de dados do cliente.
Quitado - este status será exibido quando é realizada a baixa(liquidação) do título(boleto) no sistema, durante o processo da integração bancária online.
Quitado anteriormente - este status será exibido quando o título(boleto) 'já se encontra quitado(liquidado) na base de dados do cliente.
Boleto cancelado - este status será exibido quando o título(boleto) foi pago pelo aluno/responsável financeiro, porém por algum motivo, foi cancelado no sistema Giz.


Número Boleto: esta coluna exibe o número do boleto emitido pelo sistema Giz, possibilitando a utilização do mesmo para realizar uma pesquisa, quando necessário, pela interface Consulta de Boletas.


Nosso Número: esta coluna exibe o número do documento(boleto) emitido pelo PJ Bank. A nível de suporte, este é o campo SEUNUMERO da tabela de BOLETAS.


Data Vencimento: esta coluna exibe a data de vencimento do boleto no sistema Giz.


Data Pagamento: esta coluna exibe a data do pagamento realizado pelo aluno/responsável financeiro.


Data Crédito: esta coluna exibe a data no qual o valor pago pelo aluno/responsável financeiro será creditada na conta do cliente.


Valor: esta coluna exibe o valor bruto do boleto.


Valor Pago: esta coluna exibe o valor pago pelo aluno/responsável financeiro.


Pagador: esta coluna exibe o nome do pagador do título(boleto).


  Resumo e Relatório
  • Após efetuar o processo de integração clicando no botão Selecionar, o sistema carrega todos os registros na listagem e exibe um resumo na tela mostrando o total de registros de acordo com cada status mostrados anteriormente.


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  • Em seguida, o sistema emite o relatório no qual possibilita a impressão e exportação para arquivo, de acordo com as extensões permitidas pelo sistema.


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  Parâmetros e requisitos
  • Para que a instituição de ensino utilize a integração bancária online configurada no PJ Bank, é necessário o preenchimento do parâmetro URL para baixa automática de boletos através do módulo Giz Recebimentos | Cadastros | Parâmetros | Integração |Contas a receber.
  • Este campo é utilizado para realização da integração automática com o sistema bancário online do PJ Bank, para baixas dos títulos(boletos) quando pagos.


  • Observação: além disso, para que este recurso funcione corretamente, é necessário que os sistemas Giz e WebGiz estejam atualizados com a última versão disponível pela AIX Sistemas.


  • Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de suporte da AIX Sistemas.


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  Considerações
  • Com esta integração configurada, a utilização deste relatório de extrato de pagamentos passa a ter a função de exibição dos títulos, porém, caso o usuário esteja executando o processamento do extrato e o sistema exiba títulos quitados, pode ser por alguns motivos:


1. O WebGiz está desatualizado, ou seja, a URL não está configurada ou configurada de forma incorreta no parâmetro URL para baixa automática de boletos através do módulo Giz Recebimentos | Cadastros | Parâmetros | Integração |Contas a receber;
https://(endereço do seu webgiz)/(contexto)/rest/situacaofinanceira/index.php/boleto/baixar
https://webgiz.aix.com.br/webgiz/rest/situacaofinanceira/index.php/boleto/baixar


2. Ou a integração bancária(API do PJ Bank) ter realizado várias tentativas(3) de baixa sem sucesso por algum motivo de conexão;


3. ou o servidor do cliente estiver desligado; ou algum outro motivo não identificado.


  • Para ter certeza de que todos os títulos foram baixados corretamente no sistema, não há problemas executar mais de uma vez o relatório de Extrato de Pagamentos PJ Bank.


  • Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de suporte da AIX Sistemas.