Baixa

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Baixa Simples

A Baixa Simples é uma das formas de quitar o débito de mensalidade ou taxa extra do aluno. Através desta tela é possível realizar a baixa de um débito por vez.


Antes de realizar esta rotina, o usuário deve gerar os débitos de mensalidades e/ou taxas extras para os alunos.


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Para realizar a baixa, deve-se informar primeiramente se o tipo de débito é mensalidade ou taxa extra.


Logo em seguida informar, o mês/parcela que se refere o débito, o aluno, a turma, a taxa (se o tipo de débito for taxa extra) e a Conta caixa/banco.


Ao preencher o mês/parcela e o nome do aluno os campos de data de vencimento, data de tolerância, valor devido, valor desconto, data de pagamento e valor pago já aparecem preenchidos automaticamente. Sendo que apenas os campos de data de pagamento e valor pago podem ser alterados.


Ao clicar no botão Registrar Baixa aparece uma outra tela para conferência e alteração (se necessário) dos dados.


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O campo Número de Títulos significa o número de títulos que o aluno está realizando o pagamento do débito. Por exemplo, se o aluno for realizar o pagamento em cheque, o mesmo pode pagar com dois cheques o mesmo valor. Neste caso seriam dois títulos.


Os outros campos podem ser editados. Para isso, o usuário deve clicar no botão Editar (lado direito da tela). Modificar as informações necessárias e clicar no botão Confirmar. Após a confirmação de todos os campos, deve-se clicar em OK para executar a baixa.


Com a opção Edição Automática marcada, o sistema já preenche automaticamente todos os demais campos após o preenchimento do primeiro registro. Ou seja, ao preencher para o primeiro registro o nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta e clicar no botão Confirmar, o sistema já preenche automaticamente todos os demais registros. Basta conferir e Confirmar.


Exemplo: o aluno vai pagar o valor de uma mensalidade com dois cheques.

Cheque nº 000010 - 385,40 à vista.

Cheque nº 000011 - 385,40 para 30 dias após a data de pagamento do primeiro cheque.


O usuário deve passar o campo número de títulos para 2 clicar no botão Gerar. Serão criados dois registros, um para cada forma de pagamento.


O usuário deverá selecionar a primeira linha de registro e clicar no botão Editar. Mudar o tipo de título para Cheque. Em seguida preencher o nº do cheque, o banco, o nº da agência e conta corrente. Após realizar as alterações, clicar em Confirmar para salvar.


O usuário deve seguir as mesmas instruções para o segundo cheque. Modificando a data de vencimento para 30 dias após a data atual que o aluno está pagando a primeira parcela.


Depois de todos os campos alterados e salvos, clicar no botão OK para realizar a baixa.


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Baixa Múltipla

A Baixa Múltipla é uma outra forma de realizar o pagamento de mensalidades e taxas extras dos alunos. É uma ferramenta mais otimizada que a Baixa Simples, porque através dela é possível realizar a baixa de várias mensalidades e/ou taxas extras na mesma ação.


À Vista



Para realizar a Baixa Múltipla à vista o usuário pode selecionar o filtro através dos alunos no período letivo atual, do arquivo morto, por responsável, número da boleta, leitora ótica, responsável pelo reembolso e usuário da biblioteca.


Se a instituição possuir leitora óptica e esta estiver conectada ao computador que estiver recebendo as baixas, selecione a opção Leitora Óptica.


É possível realizar a baixa em vários períodos letivos diferentes de uma só vez. Ao lado direito da tela estão disponíveis os períodos letivos da instituição.


Informe a data de pagamento, a Conta caixa/banco e clique no botão Selecionar.


Será listado todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado anteriormente.


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Marque os débitos que deseja realizar a baixa e clique no botão Baixa à Vista.


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O campo Número de Títulos significa o número de títulos que o aluno está realizando o pagamento do débito. Por exemplo, se o aluno for realizar o pagamento em cheque, o mesmo pode pagar com dois cheques o mesmo valor. Neste caso seriam dois títulos.


Os outros campos podem ser editados. Para isso, o usuário deve clicar no botão Editar (lado direito da tela). Modificar as informações necessárias e clicar no botão Confirmar. Após a confirmação de todos os campos, deve-se clicar em OK para executar a baixa.


Com a opção Edição Automática marcada, o sistema já preenche automaticamente todos os demais campos após o preenchimento do primeiro registro. Ou seja, ao preencher para o primeiro registro o nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta e clicar no botão Confirmar, o sistema já preenche automaticamente todos os demais registros. Basta conferir e Confirmar.


Exemplo: o aluno vai pagar o valor de uma mensalidade com dois cheques.

Cheque nº 000010 - 385,40 à vista.

Cheque nº 000011 - 385,40 para 30 dias após a data de pagamento do primeiro cheque.


O usuário deve passar o campo número de títulos para 2 clicar no botão Gerar. Serão criados dois registros, um para cada forma de pagamento.


O usuário deverá selecionar a primeira linha de registro e clicar no botão Editar. Mudar o tipo de título para Cheque. Em seguida preencher o nº do cheque, o banco, o nº da agência e conta corrente. Após realizar as alterações, clicar em Confirmar para salvar.


O usuário deve seguir as mesmas instruções para o segundo cheque. Modificando a data de vencimento para 30 dias após a data atual que o aluno está pagando a primeira parcela.


Depois de todos os campos alterados e salvos, clicar no botão OK para realizar a baixa.


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Negociada



A Baixa Múltipla Negociada é para realizar a negociação de débitos em atraso. O filtro pode ser realizado através dos alunos do período letivo atual, do arquivo morto, por responsável, número da boleta, leitora ótica, responsável pelo reembolso e usuário da biblioteca.


Se a instituição possuir leitora óptica e esta estiver conectada ao computador que estiver recebendo as baixas, selecione a opção Leitora Óptica.


É possível realizar a baixa em vários períodos letivos diferentes de uma só vez. Ao lado direito da tela estão disponíveis os períodos letivos da instituição.


Informe a data de pagamento, a Conta caixa/banco e clique no botão Selecionar.


Será listado todos os débitos em aberto de acordo com o filtro realizado anteriormente.


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Marque os débitos que estão em atraso e que deseja negociar e clique no botão Baixa Negociada.


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Os Parâmetros Financeiros aparecem preenchidos de acordo com o que fora definido anteriormente. É, possível realizar modificações destes parâmetros somente os usuários administrador do sistema.


A data de referência aparece sempre com a data atual. O campo valor pago à vista aparece com o total da dívida, mas deve ser preenchido com o valor que o aluno vai pagar à vista (entrada).


Preencha a quantidade de parcelas que o débito será dividido. Confira também a data do primeiro vencimento para o pagamento (a data de primeiro vencimento já considera a entrada - valor pago à vista).


Clique no botão Calcular.


O sistema vai considerar os parâmetros financeiros, o valor pago à vista, a data de referência, a quantidade de parcelas e a data do primeiro vencimento para dividir o valor total da dívida.


Os valores, datas de vencimento ou nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta corrente podem ser inseridos clicando no botão Editar.


Com a opção Edição Automática marcada, o sistema já preenche automaticamente todos os demais campos após o preenchimento do primeiro registro. Ou seja, ao preencher para o primeiro registro o nº do cheque, nome do emitente, banco, agência e conta e clicar no botão Confirmar, o sistema já preenche automaticamente todos os demais registros. Basta conferir e Confirmar.


Após a confirmação de todos os campos, clique no botão OK para realizar a negociação.


Após a negociação


Os débitos que foram marcados para ser negociados (os que estavam em atraso) vão estar como quitados após a realização da negociação, mas as parcelas geradas para quitação desta dívida vão estar em aberto no sistema.


Ou seja, os cheques que foram inseridos com datas a vencer são inseridos no sistema com a situação de títulos que o usuário selecionou como padrão para títulos em aberto.


À medida que estes cheques (títulos) for compensados, o usuário deverá mudar a situação dos mesmos manualmente.


O controle destes débitos quitados e seus respectivos títulos em aberto pode ser realizado através da consulta e dos relatórios de Pagamentos Negociados.


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Exemplo: o aluno vai negociar duas mensalidades em atraso com uma entrada de R$ 150,00 reais e mais 3 chques.

Dinheiro - 200,00 à vista.

Cheque nº 000010 - 446,96 para 30 dias após a data de pagamento da entrada.

Cheque nº 000011 - 446,96 para 60 dias após a data de pagamento da entrada.

Cheque nº 000012 - 446,96 para 90 dias após a data de pagamento da entrada.


No campo valor pago à vista o usuário deve colocar o valor de 150,00. Na quantidade de parcelas deve colocar 3 e pedir para Calcular.


O usuário deverá selecionar a segunda linha de registro e clicar no botão Editar. Mudar o tipo de título para Cheque. Em seguida preencher o nº do cheque, o banco, o nº da agência e conta corrente. Após realizar as alterações, clicar em Confirmar para salvar.


O usuário deve seguir as mesmas instruções para os outros cheques. Se a opção Edição Automática estiver marcada, basta conferir e clicar no botão Confirmar.


Depois de todos os campos alterados e salvos, clicar no botão OK para realizar a negociação.


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Cobrança

O arquivo retorno é o arquivo enviado pelo banco para a unidade escolar que contém informações sobre a movimentação da cobrança processada pelo Banco. Este arquivo informa as liquidações dos Títulos (boletos).


Antes de se processar a importação do arquivo retorno, o usuário deverá se conectar com o banco, copiar o arquivo retorno e colocá-lo no Diretório de Integração localizado no menu Cadastros | Bancos | Aba Gerais.


Informe o código do banco, o nome do arquivo retorno e clique no botão OK. O sistema quitará o débito dos alunos que pagaram os boletos no banco.


Caso o usuário tenha selecionado a opção Imprimir relação de registro não importados, após a quitação do débito dos alunos o sistema imprimirá uma relação contendo os registros que não foram importados (baixados) pelo sistema. O usuário poderá selecionar vários períodos letivos para baixar.


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O parâmetro Verifica a existência de conta corrente é utilizado quando a instituição trabalha com diversas contas correntes e algumas delas utilizam o seu número nos arquivos de remessas e outras não.


Quando este parâmetro é habilitado o sistema verificará em cada linha de detalhe do arquivo de retonro a posição da conta corrente, verificará no cadastro de Contas Correntes se opção Usa seu número na montagem da boleta está habilitada, caso esteja, o sistema irá dar baixa pelo campo seu número, caso não esteja marcada, a baixa será realizada pelo campo nosso número da boleta.


Além da importação do arquivo retorno, nesta tela também é possível imprimir uma relação dos registros não importados realizando o filtro por arquivo ou data de importação.


Débito Automático

O arquivo retorno de débito automático é o arquivo enviado pelo banco para a unidade escolar que contém informações dos débitos automáticos dos Títulos (boletos), efetuado em conta corrente.


Antes de se processar a importação do arquivo retorno, o usuário deverá se conectar com o banco, copiar o arquivo retorno e colocá-lo no diretório de integração.


Informe o código do banco, o nome do arquivo retorno e clique no botão OK. O sistema quitará o débito dos alunos que efetuaram o pagamento através do débito automático.


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Caso o usuário tenha selecionado a opção Imprimir relação de registro danificados/não importados após a quitação do débito dos alunos o sistema imprimirá uma relação contendo os registros danificados e/ou os registros que não foram importados (baixados) pelo sistema.


Cheque Pré-datado

Os cheques cadastrados como pré-datados na opção de Cadastro de Débitos são baixados através desta tela.


Informe a data de vencimento dos cheques e os mesmos serão listados abaixo. Selecione os cheques que deseja quitar (os cheques compensados) e clique no botão Registrar Baixa.


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Alterar Situação de Títulos

Este procedimento é utilizado para modificar ou controlar a situação dos cheques ou promissórias das parcelas negociadas.


Se os cheques foram compensados, se eles retornaram ou foram enviados para protesto. Todas estas situações são modificadas através desta rotina.


A primeira tela é para realizar o filtro desejado. Pode ser feito através dos alunos do período letivo, os alunos do arquivo morto, através dos responsáveis ou de todos ao mesmo tempo.


O filtro também pode ser realizado através da situação dos títulos, da conta caixa/banco ou data de modificação das situações e data de vencimento.


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Aparece uma outra tela com o resultado do filtro. Para modificar a situação do título, o mesmo deve ser selecionado com um tick do lado esquerdo. Depois deve ser informado para onde será encaminhado o título, para qual conta caixa/banco o mesmo será enviado. Qual será a nova situação deste título, a data e o histórico. Clique em OK para confirmar a alteração da situação.


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A aba Histórico mostra todo a trajetória do título.


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O usuário poderá por exemplo, alterar a situação de uma parcela que esteja com situação de Em aberto, para a situação de Quitado caso o cheque tenha sido compensado ou sacado sem nenhum problema ou por exemplo para a situação de Cheque Sem Fundo para aqueles não compensados. Permite alterar situação de vários títulos ao mesmo tempo e personalizar a visualização destes títulos e seus históricos.

Depósito Identificado

O arquivo retorno de depósito identificado é o arquivo enviado pelo banco para a unidade escolar que contém informações dos depósitos identificados dos Títulos (boletos), efetuado em conta corrente.


Antes de se processar a importação do arquivo retorno, o usuário deverá se conectar com o banco, copiar o arquivo retorno e colocá-lo no diretório de integração.


Informe o código do banco, o nome do arquivo retorno, a conta caixa banco, a data de referência e clique no botão Importar dados.


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A tela Baixa Depósito Identificado exibe a listagem dos débitos importados do banco e a aba Débitos em Aberto exibe todos os débitos em aberto na instituição.


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Os depósitos importados do banco devem ser vinculados manualmente aos débitos em aberto na instituição. Em seguida clique em Confirmar.


A aba Débitos Vinculados exibe a relação dos depósitos importados do banco já vinculados aos débitos dos alunos.


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Para fazer a impressão do relatório que lista todos os registro importados marque a opção Imprimir relação de registros importados e clique no botão Confirmar.


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