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(Responsável - 2ª Via)
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==Boletas por Reembolsável==
 
==Boletas por Reembolsável==
  
:*A impressão de boletas por reembolsável é realizada quando se utiliza o tipo de desconto reembolsável, ou seja, ela é emitida ao responsável pelo reembolso de um desconto atribuído ao aluno.
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:*A impressão de boletas por '''reembolsável''' é realizada quando se utiliza o tipo de desconto reembolsável, ou seja, ela é emitida ao responsável pelo reembolso de um desconto atribuído ao aluno.
  
  
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:*A opção '''Agrupar mensalidades''' deve ser marcada quando o usuário deseja que todas as mensalidades de determinado responsável por um reembolso, sejam agrupadas em uma '''única boleta'''.
 
:*A opção '''Agrupar mensalidades''' deve ser marcada quando o usuário deseja que todas as mensalidades de determinado responsável por um reembolso, sejam agrupadas em uma '''única boleta'''.
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::*No sistema '''ERP-AIX''' é possível verificar se o banco ao qual o boleto está sendo impresso, possui '''''cobrança registrada ou não'''''.
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::*Caso o usuário deseja que o '''aluno/responsável''' fique ciente que o boleto '''''não está registrado''''', e indicar esta informação no boleto, será necessário adicionar o campo '''TITULO_REGISTRADO''' no '''pipImpressao''' dentro da personalização do '''layout''' de impressão no menu '''Cadastros''' | [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Bancos#Giz_Recebimentos '''bancos'''].
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::*Caso a cobrança registrada '''não tenha sido realizada''' junto ao banco, após a configuração acima, o sistema irá exibir no boleto a mensagem '''Não Registrado'''.
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:*Caso o usuário '''não''' deseja imprimir o boleto ''com a mensagem acima'', o checkbox '''Não exibir mensagem de alerta para boletas não registradas''' deverá ser marcado na tela de filtros.
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Edição das 10h12min de 10 de outubro de 2019


A emissão dos boletos para cobrança no sistema Giz pode ser efetuada de maneiras diversas. Cada instituição precisa avaliar qual a melhor opção capaz de atender todos os critérios financeiros estipulados. A seguir serão apresentadas as opções disponíveis no sistema e a funcionalidade de cada uma delas.


Laser por Aluno

  • A impressão da boleta laser por aluno é realizada de acordo com as especificações do banco utilizado criadas cadastro de bancos.


  • Antes de realizar esta rotina, o usuário deve gerar os débitos.


Rec img 161a.jpg


  • A opção Até o Mês deve ser marcada quando o usuário deseja imprimir uma única boleta com todos os valores dos débitos anteriores, quando deseja imprimir as boletas com a taxa de multa/juros ou diferença do valor pago a menor ou ainda quando quiser realizar a impressão de todas as boletas até o mês especificado no campo Mês/Parcela.


  • O checkbox Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários será habilitado somente quando marcada a 2ª via da boleta. Marcando esse parâmetro será enviada uma mensagem para o aluno. Neste caso, o sistema só realizará o registro de mensagem de eventos para geração de boleto para os números de boletos que ainda não foram enviados. Para verificar o precedimento de forma detalhada, clique AQUI.


  • O checkbox Apenas para boletos sem mensagem enviada é habilitado somente no caso de marcada a opção 2ª via.


      Observação
  • No sistema ERP-AIX é possível verificar se o banco ao qual o boleto está sendo impresso, possui cobrança registrada ou não.
  • Caso o usuário deseja que o aluno/responsável fique ciente que o boleto não está registrado, e indicar esta informação no boleto, será necessário adicionar o campo TITULO_REGISTRADO no pipImpressao dentro da personalização do layout de impressão no menu Cadastros | bancos.


   Importante:


  • Caso a cobrança registrada não tenha sido realizada junto ao banco, após a configuração acima, o sistema irá exibir no boleto a mensagem Não Registrado.


Boletonaoregistrado.jpg


  • Caso o usuário não deseja imprimir o boleto com a mensagem acima, o checkbox Não exibir mensagem de alerta para boletas não registradas deverá ser marcado na tela de filtros.


Boletonaoregistrado2.jpg




  • Ao marcar o botão 2ª via para realizar a impressão de boletos já impressos, a opção Considerar mensagem a 1ª via fica ativa. Se a opção for marcada, o boleto é impresso exatamente como foi da primeira vez, com a mesma mensagem. Não marcando esta opção, o boleto é impresso com a mensagem que se encontra no botão Mensagem.


  • O campo Ordenação serve para o usuário informar a ordem de impressão dos boletos.


  • O campo Selecionar modelo boleto de 2ª via habilita a opção Modelo e permite selecionar o modelo para a 2ª via do boleto.


  • O campo Modelo é para o usuário escolher o layout a ser utilizado na impressão conforme definido no cadastro de bancos na Aba Gerais.


  • O campo Considera alunos não regulares: Cancelados, transferidos e outros deve ser marcado quando a instituição considerar os alunos que estão nesta situação para a cobrança de taxas.


  • O campo Considera somente devedores, se marcado, permite que apenas os boletos com data de tolerância maior que a data atual sejam emitidos, respeitando os filtros principais.


Exemplo:

   Aluno A - Débito de 100,00 | Data de vencimento: 10/05/2019
   Aluno B - Débito de 200,00 | Data de vencimento: 15/10/2019
   Marcando o parâmetro Considera somente devedores e colocando a data de Atualizar até dia 25/09/2019, o sistema irá imprimir somente o boleto do Aluno A. O boleto do Aluno B NÃO será impresso, pois a data 
   de vencimento está marcada para depois do dia 25/09/2019.


  • Se a opção Atualizar situação financeira ao emitir boleta estiver marcada no cadastro de parâmetros o sistema vai atualizar automaticamente a situação financeira sempre que o usuário for emitir os boletos. Esta opção provoca um processamento um pouco mais lento na emissão dos boletos.


  • Campo Tabela Genérica: O campo Banco 2 é uma tabela genérica, disposta aqui como mais uma opção de filtro na geração de boletos, para todos alunos que possuírem vínculo com a mesma.


  • :: Dica:

  • É possível imprimir um extrato dos débitos dos alunos na boleta. Para isto basta no layout da boleta do cadastro de bancos, incluir um sub-relatório de tamanho fixo utilizando o condutor de dados pipextrato. Consulte o Suporte Técnico da AIX Sistemas para realizar esta operação.


Agrupar mensalidade + taxa

  • Ao marcar o parâmetro Agrupar mensalidade + taxa em Cadastros | Parâmetros | Recebimentos | Emissões de boletas, todos os boletos independente da turma, serão gerados agrupando a Mensalidade + taxa. Se o parâmetro estiver desmarcado, você tem a opção de agrupar a Mensalidade + taxa de acordo com o filtro realizado.


Mensagem

O botão Mensagem é dividido em dois tipos de mensagens:


  • O campo de Mensagem padrão com sete linhas (com 65 caracteres cada linha) para a personalização da mensagem comum a todos os alunos.


  • O campo de Mensagem p/ devedores faz com que o sistema exiba a mensagem apenas para os alunos que têm débitos de mensalidades ou taxas extras em aberto.


Rec img 162.jpg

Aluno - 2ª Via

  • Esta opção é específica para a impressão de 2ª via dos boletos impressos através das opções por aluno, e receitas diversas. O diferencial é que através desta tela é possível verificar todos os boletos impressos para o aluno no mês/parcela especificado.


  • No campo Multa e Juros o sistema disponibiliza os seguintes parâmetros:


  • Não imprime: marcando esta opção o sistema realiza a impressão sem o cálculo multa e juros.
  • Altera vencimentos com multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros e possibilita a alteração da data de vencimento.


Por Aluno

Rec img 2via boletoa1.jpg


  • Nota: Na listagem, na parte inferior da tela de filtros, aparecerão todos os boletos impressos anteriormente, assim o usuário deverá marcar somente o boleto para o qual deseja imprimir a 2ª via.


  • Ao marcar o checkbox Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários será enviada uma mensagem para o aluno. Neste caso, o sistema só realizará o registro de mensagem de eventos para geração de boleto para os números de boletos que ainda não foram enviados. Para verificar o precedimento de forma detalhada, clique AQUI.


      Observação
  • No sistema ERP-AIX é possível verificar se o banco ao qual o boleto está sendo impresso, possui cobrança registrada ou não.
  • Caso o usuário deseja que o aluno/responsável fique ciente que o boleto não está registrado, e indicar esta informação no boleto, será necessário adicionar o campo TITULO_REGISTRADO no pipImpressao dentro da personalização do layout de impressão no menu Cadastros | bancos.


   Importante:


  • Caso a cobrança registrada não tenha sido realizada junto ao banco, após a configuração acima, o sistema irá exibir no boleto a mensagem Não Registrado.


Boletonaoregistrado3.jpg


  • Caso o usuário não deseja imprimir o boleto com a mensagem acima, o checkbox Não exibir mensagem de alerta para boletas não registradas deverá ser marcado na tela de filtros.


Boletonaoregistrado4.jpg

Por Receitas Diversas

  • Ao marcar a opção Receita diversa, o sistema exibe as opções:


  • Tipo de pessoa: neste campo deve ser selecionado o tipo de pessoa para o qual será emitido o boleto.
  • Pessoa: Neste campo deve ser selecionado a pessoa relacionado ao tipo de pessoa selecionado.
  • Mês/Parcela: Neste campo deve ser informada o mês parcela do boleta que se deseja emitir.


  • Observação: Os campos em negrito nesta tela são de preenchimento obrigatório.


Rec img 2via boleto receitasdiversas1aa.jpg


  • Nota: Na listagem, na parte inferior da tela de filtros, aparecerão todos os boletos impressos anteriormente, assim o usuário deverá marcar somente o boleto para o qual deseja imprimir a 2ª via.


  • Ao marcar o checkbox Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários será enviada uma mensagem para o aluno. Neste caso, o sistema só realizará o registro de mensagem de eventos para geração de boleto para os números de boletos que ainda não foram enviados. Para verificar o precedimento de forma detalhada, clique AQUI.


      Observação
  • No sistema ERP-AIX é possível verificar se o banco ao qual o boleto está sendo impresso, possui cobrança registrada ou não.
  • Caso o usuário deseja que o aluno/responsável fique ciente que o boleto não está registrado, e indicar esta informação no boleto, será necessário adicionar o campo TITULO_REGISTRADO no pipImpressao dentro da personalização do layout de impressão no menu Cadastros | bancos.


   Importante:


  • Caso a cobrança registrada não tenha sido realizada junto ao banco, após a configuração acima, o sistema irá exibir no boleto a mensagem Não Registrado.


Boletonaoregistrado.jpg


  • Caso o usuário não deseja imprimir o boleto com a mensagem acima, o checkbox Não exibir mensagem de alerta para boletas não registradas deverá ser marcado na tela de filtros.


Boletonaoregistrado2.jpg

Envio por e-mail

  • Marcando a opção E-mail é possível realizar o envio da boleta para o aluno por e-mail, sendo que este e-mail poderá ser enviado com o boleto em PDF e o link para impressão do mesmo. Alterações poderão ser efetuadas no boleto, caso o usuário queira imprimir o mesmo pelo portal, neste caso utilizando o link.


  • Importante: Para o funcionamento desta opção é necessário antes efetuar a Configuração do email e a configuração do Tipo de comunicação. Feitas estas configurações e marcada a opção e-mail, clique no botão Mensagem email para digitar a mensagem que será encaminhada para o aluno junto com o boleto. E marque a opção Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários.


Observação:A opção de envio do link poderá ser utilizada somente se a instituição possuir o módulo Portal do Aluno Recebimentos.


Rec img 2via responsável2AA.jpg

Laser por Responsável

  • A impressão da boleta laser por responsável é realizada de acordo com as especificações do banco utilizado criadas no cadastro de bancos.


  • Antes de realizar esta rotina, o usuário deve gerar os débitos.


  • Os boletos são impressos em nome do responsável do aluno. Além dos filtros comuns (Unidade, Curso, Turma) é possível realizar o filtro através dos responsáveis.


Rec img 164a.jpg


  • A opção Até o Mês deve ser marcada quando o usuário desejar imprimir uma única boleta com todos os valores dos débitos anteriores, quando desejar imprimir as boletas com a taxa de multa/juros ou diferença do valor pago a menor ou ainda quando quiser realizar a impressão de todas as boletas até o mês especificado no campo Mês/Parcela.


  • O checkbox Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários será habilitado somente quando marcada a 2ª via da boleta. Marcando esse parâmetro será enviada uma mensagem para responsável. Para verificar o precedimento de forma detalhada, clique AQUI.


  • O campo Apenas para boleto sem mensagem enviada funciona na forma de um validador de boletos já enviados via mensagem, ou seja, limita o envio dos boletos via mensagem apenas para aqueles que ainda não foram enviados. Esta opção só é habilitada ao marcar Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários.


  • A opção Gerar somente para boletos sem código de barras permite que o usuário emita apenas os boletos que não possuem código de barras.


      Observação
  • No sistema ERP-AIX é possível verificar se o banco ao qual o boleto está sendo impresso, possui cobrança registrada ou não.
  • Caso o usuário deseja que o aluno/responsável fique ciente que o boleto não está registrado, e indicar esta informação no boleto, será necessário adicionar o campo TITULO_REGISTRADO no pipImpressao dentro da personalização do layout de impressão no menu Cadastros | bancos.


   Importante:


  • Caso a cobrança registrada não tenha sido realizada junto ao banco, após a configuração acima, o sistema irá exibir no boleto a mensagem Não Registrado.


Boletonaoregistradoa1bc.jpg


  • Caso o usuário não deseja imprimir o boleto com a mensagem acima, o checkbox Não exibir mensagem de alerta para boletas não registradas deverá ser marcado na tela de filtros.


Boletonaoregistradoa2.jpg




  • O botão Mensagem é dividido em dois campos. O campo de Mensagem padrão com cinco linhas (com 65 caracteres cada linha) para a personalização da mensagem comum a todos os alunos.


  • O campo de Mensagem para alunos com desconto que aparecerá apenas para os alunos que possuem descontos. Este campo fica ativo apenas quando a opção Aluno perde desconto após tolerância está marcado no cadastro de parâmetros.


Rec img 162.jpg


  • Se a opção Atualizar situação financeira ao emitir boleta estiver marcada no cadastro de parâmetros, o sistema vai atualizar automaticamente a situação financeira sempre que o usuário emitir os boletos. Esta opção provoca um processamento mais lento na emissão dos boletos.

Responsável - 2ª Via

  • Esta opção é específica para a impressão de 2ª via dos boletos pela opção Responsável. Para emissão do boleto, deve ser informado o responsável, o mês/parcela, o banco e a conta-corrente.


  • No campo Multa e Juros o sistema disponibiliza os seguintes parâmetros:


  • Não imprime: marcando esta opção o sistema realiza a impressão sem o cálculo multa e juros.
  • Imprime multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros.
  • Altera vencimentos com multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros e possibilita a alteração da data de vencimento.


  • Na listagem, parte inferior da tela de filtros, aparecerão todos os boletos impressos anteriormente, assim o usuário deverá marcar apenas o boleto para o qual deseja imprimir a 2ª via.


Rec img 2via responsável1a.jpg


  • Ao marcar o checkbox Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários será enviada uma mensagem para o aluno. Neste caso, o sistema só realizará o registro de mensagem de eventos para geração de boleto para os números de boletos que ainda não foram enviados. Para verificar o precedimento de forma detalhada, clique AQUI.


      Observação
  • No sistema ERP-AIX é possível verificar se o banco ao qual o boleto está sendo impresso, possui cobrança registrada ou não.
  • Caso o usuário deseja que o aluno/responsável fique ciente que o boleto não está registrado, e indicar esta informação no boleto, será necessário adicionar o campo TITULO_REGISTRADO no pipImpressao dentro da personalização do layout de impressão no menu Cadastros | bancos.


   Importante:


  • Caso a cobrança registrada não tenha sido realizada junto ao banco, após a configuração acima, o sistema irá exibir no boleto a mensagem Não Registrado.


Boletonaoregistrado.jpg


  • Caso o usuário não deseja imprimir o boleto com a mensagem acima, o checkbox Não exibir mensagem de alerta para boletas não registradas deverá ser marcado na tela de filtros.


Boletonaoregistrado2.jpg

Envio por e-mail

  • Marcando a opção E-mail é possível realizar o envio da boleta para o aluno por e-mail, sendo que este e-mail poderá ser enviado com o boleto em PDF e o link para impressão do mesmo. Alterações poderão ser efetuadas no boleto, caso o usuário queira imprimir o mesmo pelo portal, neste caso utilizando o link.


  • Importante: Para o funcionamento desta opção é necessário antes efetuar a Configuração do email e a configuração do Tipo de comunicação. Feitas estas configurações e marcada a opção e-mail, clique no botão Mensagem email para digitar a mensagem que será encaminhada para o aluno junto com o boleto. E marque a opção Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários.


  • Observação:A opção de envio do link poderá ser utilizada somente se a instituição possuir o módulo Portal do Aluno Recebimentos.


Rec img 2via responsável2a.jpg

Boletas por Reembolsável

  • A impressão de boletas por reembolsável é realizada quando se utiliza o tipo de desconto reembolsável, ou seja, ela é emitida ao responsável pelo reembolso de um desconto atribuído ao aluno.


  • Antes de realizar esta rotina, o usuário deve gerar os débitos para os alunos que possuem desconto do tipo reembolsável.


  • Os boletos são impressos em nome do responsável pelo reembolso. Além dos filtros comuns (unidade, curso, turma) é possível realizar o filtro através dos responsáveis.


Rec img 106a.jpg


  • A opção Até o Mês deve ser marcada quando o usuário deseja imprimir uma única boleta com todos os valores dos débitos anteriores, quando quiser realizar a impressão de todas as boletas até o mês especificado no campo Mês/Parcela.


  • A opção Agrupar mensalidades deve ser marcada quando o usuário deseja que todas as mensalidades de determinado responsável por um reembolso, sejam agrupadas em uma única boleta.


      Observação
  • No sistema ERP-AIX é possível verificar se o banco ao qual o boleto está sendo impresso, possui cobrança registrada ou não.
  • Caso o usuário deseja que o aluno/responsável fique ciente que o boleto não está registrado, e indicar esta informação no boleto, será necessário adicionar o campo TITULO_REGISTRADO no pipImpressao dentro da personalização do layout de impressão no menu Cadastros | bancos.


   Importante:


  • Caso a cobrança registrada não tenha sido realizada junto ao banco, após a configuração acima, o sistema irá exibir no boleto a mensagem Não Registrado.


Boletonaoregistrado3a.jpg


  • Caso o usuário não deseja imprimir o boleto com a mensagem acima, o checkbox Não exibir mensagem de alerta para boletas não registradas deverá ser marcado na tela de filtros.


Boletonaoregistrado2AB.jpg




  • O botão Mensagem é dividido em dois campos. O campo de Mensagem padrão com cinco linhas (com 65 caracteres cada linha) para a personalização da mensagem comum a todos os alunos.


  • O campo de Mensagem para devedores que exibe a mensagem apenas para os alunos que têm débitos de mensalidades ou taxas extras em aberto.


Rec img 107.jpg

Reembolsável - 2ª Via

Esta opção é específica para a impressão de 2ª via dos boletos impressos através da opção responsável.


No campo Multa e Juros o sistema disponibiliza os seguintes parâmetros:


  • Não imprime: marcando esta opção o sistema realiza a impressão sem o cálculo multa e juros.
  • Imprime multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros.
  • Altera vencimentos com multa e juros: marcando esta opção o sistema realiza a impressão com o cálculo de multa e juros e possibilita a alteração da data de vencimento.


Rec img 2via boleto reembolsavél1.jpg


No grid aparecerão todos os boletos impressos anteriormente, assim o usuário deverá marcar apenas o boleto para o qual deseja imprimir a 2ª via.


Marcando a opção E-mail é possível realizar o envio da boleta para o aluno por e-mail, sendo que este e-mail poderá ser enviado com o boleto em PDF e o link para impressão do mesmo. Alterações poderão ser efetuadas no boleto, caso o usuário queira imprimir o mesmo pelo portal, neste caso utilizando o link.


  • Importante: Para o funcionamento desta opção é necessário antes efetuar a Configuração do email e a configuração do Tipo de comunicação. Feitas estas configurações e marcada a opção e-mail, clique no botão Mensagem email para digitar a mensagem que será encaminhada para o aluno junto com o boleto.


Observação: A opção de envio do link poderá ser utilizada somente se a instituição possuir o módulo Portal do Aluno Recebimentos.


Rec img 2via boleto reembolsavél2.jpg

Laser para Negociações

  • Utilizando esta opção o usuário poderá emitir boletos para os títulos de negociações para Aluno, Responsável, Usuário Biblioteca, Todos, Alunos (Arq. Morto) e Pessoa. Os campos Banco, Conta corrente, e Tipo de documento são de preenchimento obrigatório.


  • Marcando a opção, 2ª via, o sistema libera as opções Considerar mensagem de 1ªvia, e Alterar vencimento. Este último permite a alteração da data de vencimento da negociação, quando marcado.


  • Quando a data de vencimento da negociação é alterada, o sistema libera as opções Não calcular multas e juros e Calcular multas e juros. Marcando a opção para calcular multas e juros, o sistema corrige o valor do boleto, a partir do valor e da data de vencimento do título.


Rec img 107b.jpg

Laser para Receitas

  • Por meio desta opção, o usuário poderá emitir boletos do tipo receita. Para emitir o boleto, os campos Banco e Conta corrente devem ser preenchidos.


  • Marcando a opção, 2ª via, o sistema libera as opções Considerar mensagem de 1ªvia, e Alterar vencimento. Este último permite a alteração da data de vencimento do boleto, quando marcado.


  • Quando a data de vencimento é alterada, o sistema libera as opções Não calcular multas e juros e Calcular multas e juros. Marcando a opção calcular multas e juros, o sistema corrige o valor do boleto, a partir do valor e da data de vencimento do título.


Observação: O layout utilizado nessa tela, vai ser o mesmo utilizado na tela de Negociação.


Rec img 01.jpg

Livres

  • Esta opção é específica para a impressão de boletos livres, ou seja, você determina qual o valor do boleto que será impresso.


Rec livre.jpg


Rec livre1.jpg


Laser sem Débitos

  • Através desta opção é possível gerar boletos sem débitos. Nela é possível optar pela emissão de um boleto com o valor total ou parcelado, neste último caso, serão emitidos boletos de acordo com a quantidade de parcelas desejada.


  • Através do checkbox Utilizar descontos do cadastro do aluno, é possível gerar o boleto com desconto na tabela DESCALU (descontos do aluno) previamente cadastrado para um aluno. Não serão gerados boletos para os alunos que possuírem desconto de 100%, neste caso será gerado um débito, devido a necessidade de se emitir a nota fiscal.


  • O checkbox Considerar apenas os descontos de 100%, quando marcado, faz com que o sistema desconsidere o parâmetro Utilizar descontos do cadastro do aluno. Assim, para os alunos que possuírem um desconto diferente de 100%, será gerado um boleto sem desconto, com valor integral.


  • Caso a instituição queira fornecer um desconto especial para o aluno, é necessário marcar o parâmetro Aplicar desconto para pagamento até a tolerância e informar o valor em reais, ou percentual se for o caso.


  • O checkbox Registrar mensagem para eventos de geração de boletos bancários será habilitado somente quando a opção 2ª via do boleto for marcado. Se marcado, será enviada uma mensagem para o aluno e/ou responsável financeiro. Para verificar o precedimento de forma detalhada, clique AQUI.


  • Observação: As datas de Vencimento e Tolerância não podem ser menores que a data atual.


Tela laser sem débito.jpg

Relação Boletas Emitidas

  • Este relatório permite a verificação dos boletos já emitidos pelo sistema.


Rec img 168.jpg


  • Algumas das opções de impressão:
  • Boletas emitidas e pagas: são listados débitos com boletas geradas e quitadas;


  • Boletas emitidas e não pagas: são listados débitos com boletas geradas, mas não quitadas;


  • Boletas não geradas e com débitos pagos: são listados somente débitos gerados e pagos;


  • Boletas não geradas e com débitos não pagos: são listados somente débitos gerados e não pagos;


  • Boletas emitidas e sem débitos: são listadas as boletas emitidas sem débito gerado, quando o sistema lista algum dado nesta opção, significa que a base de dados está com problemas;


  • Boletas recusadas: são listadas as boletas recusadas e motivo da recusa. Para cobrança com registros;


  • Boletas com nosso número pendente: significa que as boletas foram geradas e enviadas através do arquivo remessa para a instituição bancária, mas não foi feita a importação do arquivo retorno para atualizar o nosso número das boletas da instituição de ensino;


  • Boletas com nosso número gerado pelo banco: significa que as boletas foram geradas e enviadas através do arquivo remessa para a instituição bancária, mas já foi feita a importação do arquivo retorno e o nosso número das boletas da instituição de ensino está atualizado.


Rec img 168a.jpg

Relação Boletas Livres

  • Este relatório permite a verificação dos boletos Livres já emitidos pelo sistema.


  • Os campos Tipo e Layout são de preenchimento obrigatório.


Rec livre boleto.jpg


Rec livre boleto1.jpg

Cancelamento

  • Esta rotina é utilizada para cancelar os boletos que foram impressos anteriormente na emissão do boleto a laser ou na emissão da boleto formulário contínuo.


  • Ao realizar o cancelamento, o sistema excluirá todos os Nosso número (identificação do boleto do aluno na instituição) do boleto dos alunos. Ou seja, exclui a identificação do boleto dos alunos.


  • O filtro para o cancelamento pode ser realizado através do nome do aluno, nome do responsável ou número da boleta, usuário biblioteca, responsável pelo reembolso, data de emissão da boleta e pessoa.


  • Em Tipo de boletos informe se o mesmo é um boleto Sem débito, de Negociações ou Livre.


Rec img 166.jpg


  • Selecione a(s) boleta(s) que deseja cancelar e clique em Cancelar Boletas.


Rec img 167.jpg


  • ATENÇÃO: Mesmo escolhendo as opções Aluno ou Responsável no campo Cancelar por, o campo Sacado sempre irá exibir o nome de acordo com a informação emitida no boleto.
Exemplo: O boleto foi emitido em nome do aluno, mas no campo Cancelar por foi selecionada a opção Responsável = O nome exibido no campo Sacado será o nome do aluno.


:: Dica:

  • Este procedimento pode ser realizado apenas quando os boletos ainda não tiverem sido entregues aos alunos.