Mudanças entre as edições de "Configuração VoIP para Cliente SIP"

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O '''Agente do Utilizador''' é o terminal '''SIP''' ou o '''software de estação final'''. (O Software que será utilizado pelo usuário em sua máquina para estabelecer uma ligação telefônica VoIP.)
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O '''Agente do Utilizador''' é o terminal '''SIP''' ou o '''software de estação final'''. (O software que será utilizado pelo usuário em sua máquina para estabelecer uma ligação telefônica VoIP.)
  
  
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'''Fonte:''' [http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Iniciação_de_Sessão '''Protocolo de Iniciação de Sessão''']
 
'''Fonte:''' [http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Iniciação_de_Sessão '''Protocolo de Iniciação de Sessão''']
 
  
 
==Clientes SIP Disponíveis==
 
==Clientes SIP Disponíveis==

Edição das 15h06min de 16 de abril de 2012


Requisitos Básicos para Uso do Recurso VoIP

ATENÇÃO: Os equipamentos abaixo são imprescindivéis para o uso do recurso; Solicitamos ao usuário que confira a existência dos mesmos em sua máquina (PC), antes de prosseguir com os procedimentos de  
configuração descritos nesta página.


  • 1) Placa de som (no computador);


O que é um cliente SIP?

SIP, que significa em inglês Session Initiation Protocol (Protocolo de Inicialização de Sessão), é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP. O SIP foi desenvolvido pela IETF e publicado como RFC 3261.


O SIP descreve a comunicação necessária para estabelecer uma ligação telefônica. Os detalhes são, então, descritos no protocolo SDP.


O SIP tomou a VoIP de uma forma impressionante. O protocolo se assemelha ao HTTP, é baseado em texto, e é bastante aberto e flexível. Portanto, substituiu amplamente o padrão H323.


Fonte: Sobre SIP.


O que é o Agente do Utilizador?

O Agente do Utilizador é o terminal SIP ou o software de estação final. (O software que será utilizado pelo usuário em sua máquina para estabelecer uma ligação telefônica VoIP.)


O Agente do Utilizador funciona como um cliente no pedido de inicialização de sessão e também age como um servidor quando responde a um pedido de sessão. Dessa forma, a arquitectura básica é cliente/servidor.


O Agente do Utilizador é “inteligente”, com isso ele armazena e gerencia situações de chamada. O Agente do Utilizador faz chamadas com um endereço parecido com o de e-mail ou número de telefone (E.164).


Como por exemplo: SIP:user@proxy.university.edu


Isso faz URLs SIP fáceis de associar com o endereço de e-mail do usuário. O Agente do Utilizador pode aceitar e receber chamadas de outro Agente do Utilizador sem requerer nenhum componente adicional do SIP. Os componentes restantes fornecem gerenciamento e funcionalidades adicionais.


Fonte: Protocolo de Iniciação de Sessão

Clientes SIP Disponíveis

   Softwares para utilizar como cliente SIP
   


  • Todos os softwares podem ser encontrados em \\srvsuporte\voip


Configuração do Cliente SIP (Interno ou Externo)
Para configurar um cliente SIP internamente na empresa ou dentro da rede da empresa (192.168.0.0/24) o endereço do servidor VoIP é 192.168.0.5
A configuração do cliente SIP para cliente externo o endereço é sip.eduline.com.br


Parâmetros gerais
O usuário e senha do cliente SIP são os mesmos inicialmente, em breve colocaremos opção no intraix para o cliente e colaborador alterar a senha do acesso ao SIP.


Para saber qual seu endereço SIP, veja na barra de informação de login do Intraix para colaboradores internos o texto "Ramal SIP".
O cliente externo terá essa informação no momento que abrir um atendimento na fila e quando um atendente receber o atendimento também será exibido o endereço SIP do atendente.

Local de visualização do colaborador do endereço SIP

Img sip intraix.jpg


Local de visualização do cliente dos endereços SIP

Img sip cliente intraix.jpg

Configuração do Software Ekiga como cliente SIP


Img sip ekiga.jpg

Instalar o software seguindo o wizard de instalação básico
Após a instalação será necessário criar a conta SIP para acesso à central VoIP, para isso selecione a opção de menu "Editar | Contas"


Img sip ekiga contas.jpg

Na janela de edição de contas selecione o menu "Contas | Adicionar uma conta SIP"


Inserir as informações a seguir:


* Nome: = corresponde a identificação do usuário na chamada
* Servidor de registro: = endereço interno ou externo da central VoIP, pode ser 192.168.0.5 para clientes internos ou sip.eduline.com.br para clientes externos
* Usuário: = código do endereço SIP
* Usuário para autenticação: = código do endereço SIP
* Senha: = senha para acesso ao registro do endereço SIP. Inicialmente é o mesmo código

Confirmar e verificar se na janela de contas aparece registrado. Se houver falha no registro provavelmente o cliente ainda não está registrado e será necessário entrar no cadastro de "Pessoas Cliente" do intraix e criar a conta.


Exemplo de janela de conta SIP

Img sip ekiga editar.jpg