Configuração VoIP para Cliente SIP

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Apresentação

Esta página tem como objetivo orientar os clientes da AIX (quando solicitados) na configuração VoIP para Cliente SIP em seus computadores.


O Cliente SIP é uma ferramenta para conexão de voz via IP (VoIP). A maioria dos equipamentos VoIP disponíveis atualmente no mercado seguem o padrão SIP como protoloco.


Requisitos Básicos para Uso do Recurso VoIP

ATENÇÃO: Os equipamentos abaixo são imprescindivéis para o uso do recurso; Solicitamos ao usuário que confira a existência dos mesmos em sua máquina (PC), antes de prosseguir com os procedimentos de  
configuração descritos nesta página.


Você deve ter em seu computador:
  • 1) Placa de som (no computador);


O que é um cliente SIP?

SIP, que significa em inglês Session Initiation Protocol (Protocolo de Inicialização de Sessão), é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP. O SIP foi desenvolvido pela IETF e publicado como RFC 3261.


O SIP descreve a comunicação necessária para estabelecer uma ligação telefônica. Os detalhes são, então, descritos no protocolo SDP.


O SIP tomou a VoIP de uma forma impressionante. O protocolo se assemelha ao HTTP, é baseado em texto, e é bastante aberto e flexível. Portanto, substituiu amplamente o padrão H323.


Fonte: Sobre SIP.


O que é o Agente do Utilizador?

O Agente do Utilizador é o terminal SIP ou o software de estação final. (O software que será utilizado pelo usuário em sua máquina para estabelecer uma ligação telefônica VoIP.)


O Agente do Utilizador funciona como um cliente no pedido de inicialização de sessão e também age como um servidor quando responde a um pedido de sessão. Dessa forma, a arquitectura básica é cliente/servidor.


O Agente do Utilizador é inteligente, com isso ele armazena e gerencia situações de chamada. O Agente do Utilizador faz chamadas com um endereço parecido com o de e-mail ou número de telefone (E.164).



Isso faz URLs SIP fáceis de associar com o endereço de e-mail do usuário. O Agente do Utilizador pode aceitar e receber chamadas de outro Agente do Utilizador sem requerer nenhum componente adicional do SIP. Os componentes restantes fornecem gerenciamento e funcionalidades adicionais.


Fonte: Protocolo de Iniciação de Sessão


Clientes SIP Disponíveis

Abaixo indicamos 02 softwares (Clientes SIP) que podem ser baixados para serem utilizados na comunicação VoIP junto a AIX Sistemas.

Softwares para utilizar como cliente SIP:


Colaborador da AIX: Todos os softwares podem ser encontrados em \\srvsuporte\voip


Configuração do Cliente SIP (Interno ou Externo)

Cliente (usuário) Interno:
  • 1) Para configurar um Cliente SIP internamente na empresa ou dentro da rede da empresa (192.168.0.0/24) o endereço do servidor VoIP é: 192.168.0.5;
  • 2) Para saber qual seu endereço SIP, veja na barra de informação de login do Intraix para colaboradores internos o texto Ramal SIP.


Local de visualização do colaborador do endereço SIP
Img sip intraix.jpg


Cliente (usuário) Externo:
  • 1) A configuração do Cliente SIP para cliente externo o endereço é: sip.eduline.com.br;
  • 2) O cliente externo terá essa informação no momento que abrir um atendimento na fila e quando um atendente receber o atendimento também será exibido o endereço SIP do atendente.


Local de visualização do cliente dos endereços SIP
Img sip cliente intraix.jpg


Parâmetros Gerais

Informação sobre Usúario e Senha:
  • O usuário e senha do Cliente SIP serão os mesmos inicialmente;
  • Em breve colocaremos opção no Intraix para o cliente e colaborador alterar a senha do acesso ao SIP.


Configuração do Software Ekiga como cliente SIP

Img sip ekiga.jpg


  • 1) Instalar o software seguindo o wizard de instalação básico;


  • 2) Após a instalação será necessário criar a conta SIP para acesso à central VoIP, para isso selecione a opção de menu Editar | Contas;


Img sip ekiga contas.jpg


  • 3) Na janela de edição de contas selecione o menu Contas | Adicionar uma conta SIP;


  • 4) Inserir as informações a seguir:


  • a)Nome: corresponde a identificação do usuário na chamada;
  • b)Servidor de registro: endereço interno ou externo da central VoIP, pode ser 192.168.0.5 para clientes internos ou sip.eduline.com.br para clientes externos;
  • c)Usuário: código do endereço SIP;
  • d)Usuário para autenticação:código do endereço SIP;
  • e)Senha:senha para acesso ao registro do endereço SIP. Inicialmente é o mesmo código;


  • Confirmar e verificar se na janela de contas aparece registrado. Se houver falha no registro provavelmente o cliente ainda não está registrado e será necessário entrar no cadastro de Pessoas Cliente do intraix e criar a conta.


Exemplo de janela de conta SIP
Img sip ekiga editar.jpg