Mudanças entre as edições de "Disciplinas por Professor"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 2: Linha 2:
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
 
==Escola e EP==
 
==Escola e EP==
 
 
  '''Disponível somente no Sistema Giz Escola e Ensino Profissionalizante'''
 
  '''Disponível somente no Sistema Giz Escola e Ensino Profissionalizante'''
 +
===Aba Disciplinas===
  
 
===Aba Disciplinas===
 
  
 
Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.  
 
Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.  
 
 
   
 
   
  
Caso a disciplina esteja caracterizada como uma disciplina de estágio, parâmetro marcado na Grade Curricular, deve ser informado para esta disciplina a empresa e o responsável técnico do estágio. Ao clicar no botão Alterar, é aberta a tela Cadastrar Professor da Turma/ Disciplina.
+
Caso a disciplina esteja caracterizada como uma disciplina de estágio, parâmetro marcado na '''Grade Curricular''', deve ser informado para esta disciplina a empresa e o responsável técnico do estágio. Ao clicar no botão Alterar, é aberta a tela '''Cadastrar Professor da Turma/ Disciplina'''.
 
 
 
   
 
   
  
Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos diários de classes e conseqüentemente a realização da digitação de notas e faltas.
+
Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a '''matrícula''' dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a '''impressão dos diários de classes''' e conseqüentemente a realização da '''digitação de notas e faltas.'''
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_029.jpg]]
 
 
 
 
 
   
 
   
  
 
As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.  
 
As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.  
 
 
   
 
   
  
Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.   
+
Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção '''Possui sub-turma.'''  
 
 
 
   
 
   
  
Linha 35: Linha 27:
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_030.jpg]]
 
 
 
 
 
   
 
   
  
Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:
+
'''Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:'''
  
 
  
Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.
+
'''Livre:''' Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.
  
 
   
 
   
 
+
'''Sexo:''' Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
 
  
 
   
 
   
 
+
'''Número:''' Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
 
 
 
 
   
 
   
  
Linha 59: Linha 45:
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_031.jpg]]
  
  
Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.
+
'''Vagas Disponíveis (WebGiz):''' Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.
  
 
   
 
   
 
 
Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:
 
Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_032.jpg]]
 
 
 
 
 
   
 
   
  
Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.
+
'''Aulas Previstas:''' No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.
 
 
 
   
 
   
  
Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.
+
'''Aulas Dadas:''' No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário''' tenha''' ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.
  
 
   
 
   
 +
Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de '''aulas previstas e aulas dadas''' pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de notas por turma.
  
Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de notas por turma.
 
  
 +
'''Máximo de Alunos:''' Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.
  
Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.
 
  
 +
'''Quantidade de Alunos Enturmados:''' Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.
  
Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.
 
  
 +
'''Vagas Disponíveis (WebGiz):''' Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.
  
Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.
 
  
 +
===Aba Horários===
  
 
 
===Aba Horários===
 
  
 
Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.
 
Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_033.jpg]]
 
   
 
   
  
O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, clicar no horário desejado e pressionar o botão Incluir.
+
O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, clicar no horário desejado e pressionar o botão '''Incluir.'''
 
 
 
   
 
   
  
Linha 111: Linha 90:
  
 
   
 
   
 
 
Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.  
 
Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.  
 
  
  
Linha 122: Linha 99:
  
  
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_034.jpg]]
  
  
 
----
 
----
 
 
 
<font face="Verdana">
 
<font face="Verdana">
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
 
==Faculdade==
 
==Faculdade==
 
  '''Disponível somente no Sistema Giz Faculdade'''
 
  '''Disponível somente no Sistema Giz Faculdade'''
 +
===Aba Turmas/Disciplinas===
  
===Aba Turmas/Disciplinas===
 
  
 
Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.
 
Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.
  
 
   
 
   
 
+
Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a '''impressão dos diários de classes''' e conseqüentemente a realização da '''digitação de notas e faltas.'''
Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos diários de classes e conseqüentemente a realização da digitação de notas e faltas.
 
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_035.jpg]]
 
 
  
 
  
 
As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.
 
As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.
  
 
  
 
Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.   
 
Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.   
 
 
   
 
   
  
Linha 158: Linha 128:
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_036.jpg]]
 
 
  
 
  
 
Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:
 
Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:
  
 
   
 
   
 
+
'''Livre:''' Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.
Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.
 
 
 
 
   
 
   
  
Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
+
'''Sexo:''' Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
  
 
   
 
   
 
+
'''Número:''' Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.
 
  
 
   
 
   
 
 
Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.  
 
Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.  
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_037.jpg]]
  
  
 +
'''Máximo de Alunos:''' Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.
 
   
 
   
  
Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.  
+
'''Quantidade de Alunos Enturmados:''' Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.
 
 
 
   
 
   
  
Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.
+
'''Vagas Disponíveis (WebGiz):''' Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.
  
 
   
 
   
 
Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.
 
 
 
 
 
Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:
 
Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:
  
 
   
 
   
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_032.jpg]]
 
 
 
 
 
   
 
   
  
Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.
+
'''Aulas Previstas:''' No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.
 
 
 
   
 
   
  
Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.
+
'''Aulas Dadas:''' No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.
 
 
 
   
 
   
  
Linha 218: Linha 173:
  
  
 +
===Aba Horários===
  
===Aba Horários===
 
  
 
Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.
 
Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.
 
 
   
 
   
  
[[Imagem:Exemplo.jpg]]  
+
[[Image:sec_img_038.jpg]]
  
 
   
 
   
 
 
O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.
 
O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.
  
 
   
 
   
 
 
A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.  
 
A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.  
  
 
   
 
   
 
 
Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.  
 
Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.  
  
  
 
===Aba Professores Adicionais===
 
===Aba Professores Adicionais===
 +
  
 
Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor. Para associar os professores basta clicar no professor deseja e arrastá-lo para a esquerda e solta.
 
Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor. Para associar os professores basta clicar no professor deseja e arrastá-lo para a esquerda e solta.
 
 
   
 
   
  
[[Imagem:Exemplo.jpg]]
+
[[Image:sec_img_039.jpg]]

Edição das 10h29min de 1 de dezembro de 2008

Escola e EP

Disponível somente no Sistema Giz Escola e Ensino Profissionalizante

Aba Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Caso a disciplina esteja caracterizada como uma disciplina de estágio, parâmetro marcado na Grade Curricular, deve ser informado para esta disciplina a empresa e o responsável técnico do estágio. Ao clicar no botão Alterar, é aberta a tela Cadastrar Professor da Turma/ Disciplina.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos diários de classes e conseqüentemente a realização da digitação de notas e faltas.


Sec img 029.jpg


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.


Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Arquivo:Sec img 030.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Arquivo:Sec img 031.jpg


Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Arquivo:Sec img 032.jpg


Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.


Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de notas por turma.


Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 033.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, clicar no horário desejado e pressionar o botão Incluir.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Nesta opção o usuário poderá adicionar mais professores para mesma disciplina, que tenha mais de dois professores lecionando.


Arquivo:Sec img 034.jpg



Faculdade

Disponível somente no Sistema Giz Faculdade

Aba Turmas/Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos diários de classes e conseqüentemente a realização da digitação de notas e faltas.


Arquivo:Sec img 035.jpg


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.


Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Sec img 036.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Sec img 037.jpg


Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Arquivo:Sec img 032.jpg


Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.


Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de notas por turma.


Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 038.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor. Para associar os professores basta clicar no professor deseja e arrastá-lo para a esquerda e solta.


Sec img 039.jpg