Disciplinas por Professor

De Wiki AIX
Revisão de 10h29min de 1 de dezembro de 2008 por Admin (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Escola e EP

Disponível somente no Sistema Giz Escola e Ensino Profissionalizante

Aba Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Caso a disciplina esteja caracterizada como uma disciplina de estágio, parâmetro marcado na Grade Curricular, deve ser informado para esta disciplina a empresa e o responsável técnico do estágio. Ao clicar no botão Alterar, é aberta a tela Cadastrar Professor da Turma/ Disciplina.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos diários de classes e conseqüentemente a realização da digitação de notas e faltas.


Sec img 029.jpg


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.


Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Arquivo:Sec img 030.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Arquivo:Sec img 031.jpg


Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Arquivo:Sec img 032.jpg


Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.


Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de notas por turma.


Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 033.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, clicar no horário desejado e pressionar o botão Incluir.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Nesta opção o usuário poderá adicionar mais professores para mesma disciplina, que tenha mais de dois professores lecionando.


Arquivo:Sec img 034.jpg



Faculdade

Disponível somente no Sistema Giz Faculdade

Aba Turmas/Disciplinas

Nesta opção são associadas a cada turma, as disciplinas que serão oferecidas e os respectivos professores que lecionam tais disciplinas. São associados também os horários das aulas através de cada professor.


Somente após a realização deste cadastro o sistema estará apto a permitir a matrícula dos alunos nas disciplinas das turmas, a fazer a impressão dos diários de classes e conseqüentemente a realização da digitação de notas e faltas.


Arquivo:Sec img 035.jpg


As turmas/disciplinas não cadastradas nesta opção não aparecerão nos filtros de lançamento de notas por turma e impressão do diário de classe.


Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível dividir uma turma/disciplina para dois professores. Se a turma precisar ser dividida em duas, a instituição deve utilizar a opção Possui sub-turma.


Ao marcar esta opção, deve ser escolhido o Tipo de sub-turma. O usuário deve escolher o tipo de sub-turma que será utilizado para separar os alunos nas mesmas.


Sec img 036.jpg


Existem três formas distintas para dividir a turma/disciplina:


Livre: Quando a sub-turma for do tipo livre o usuário deve matricular também o aluno manualmente em alguma das sub-turmas no momento da enturmação do aluno na turma principal.


Sexo: Quando uma sub-turma for do tipo sexo o sistema irá separar a turma/disciplina pelo tipo de sexo do aluno (masculino/feminino) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Número: Quando uma sub-turma for do tipo número o sistema irá separar a turma/disciplina pelo número de classe do aluno na turma principal (par ou impar) e a divisão é realizada de forma automática pelo sistema após a matrícula do aluno na turma principal.


Após marcar o tipo de sub-turma tem que ser adicionado os dois professores, um para cada parte da turma.


Sec img 037.jpg


Máximo de Alunos: Este campo valida a quantidade de vagas na disciplina quando a instituição oferece o número de vagas por disciplina.


Quantidade de Alunos Enturmados: Este campo é atualizado pelo sistema à medida que os alunos são enturmados.


Vagas Disponíveis (WebGiz): Informe a quantidade de vagas disponíveis nesta disciplina para a matrícula on-line através do WebGiz.


Ao definir o professor, a uma turma/disciplina, também podem ser cadastrado as quantidades de aulas previstas da disciplina. Estes dados são inseridos através do gride de Carga horária destacado na tela abaixo:


Arquivo:Sec img 032.jpg


Aulas Previstas: No campo número de aulas previstas digite o número total das aulas previstas para cada etapa. Caso o número de aulas previstas informado seja 0 (zero) e o usuário não tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais" no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.


Aulas Dadas: No campo número de aulas dadas digite o número total das aulas dadas para cada etapa. Caso o número de aulas dadas informado seja 0 (zero) e o usuário tenha ativado a caixa de verificação "aulas dadas reais", no cadastro de cursos, o sistema colocará todos os alunos que tenham pelo menos uma falta no sistema, como reprovado por freqüência; já que é através deste valor que o sistema calcula a freqüência dos alunos.


Como ao fazer a definição dos professores nas turmas/disciplinas ainda não existe o número de aulas dadas na turma/disciplina, os lançamentos de aulas previstas e aulas dadas pode ser realizado no sistema pela tela de digitação de notas por turma.


Aba Horários

Na aba Horários é definido a cada professor cadastrado nas disciplinas/turmas seu horário de aula em todos os dias da semana.


Sec img 038.jpg


O cadastro de horários serve para gerar a folha de ponto e para consistência de choques de horários na tela de matrícula. Para associar os horários a turma/professor/disciplina basta o usuário selecionar o dia da semana, e arrastar o horário para a esquerda da tela.


A folha de ponto é a relação de aulas e horários de cada disciplina lecionada pelo professor durante um certo período, e ela fica disponível após a definição dos horários de aulas.


Este documento pode ser usado pela instituição como o registro de ponto do professor, pois para cada horário lecionado pelo professor existe o espaço para assinatura.


Aba Professores Adicionais

Normalmente uma disciplina em uma turma é lecionada por um único professor. Entretanto, é possível associar uma turma/disciplina para mais de um professor. Para associar os professores basta clicar no professor deseja e arrastá-lo para a esquerda e solta.


Sec img 039.jpg