Iniciando um Novo Período Letivo - Educador.net

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Após o fechamento das notas e a entrega dos relatórios à Secretaria Escolar, será necessário a abertura de um novo Período Letivo.

Que poderá ser um semestre ou um ano, dependendo da forma de trabalho das Instituições de Ensino.


Para atender a esta necessidade, algumas considerações devem ser levantadas:


1- Como um novo semestre ou ano, estará começando e entende-se que os dados referentes ao semestre ou ano que finalizou devam ser necessários para consultas futuras. Deve-se fazer uma cópia de segurança dos dados para que esta consulta seja possível.


A cópia de segurança dos dados deverá ser feita pela opção existente na barra de ferramentas - Cópia de segurança do banco de dados


2- Após a realização da cópia de segurança do banco de dados, deve-se apagar os dados do período letivo que se encerra, através da opção existente na barra de ferramentas - Opções de banco de dados >> Apagar banco de dados, seguindo os seguintes critérios:


Se o professor desejar manter os mesmos alunos cadastrados e enturmados nas mesmas turmas já existentes, ele deverá marcar as seguintes opções no momento de apagar banco de dados:




Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados referentes a provas e notas cadastradas e a aulas e faltas também cadastradas no sistema.



Se o professor não for lecionar para os mesmos alunos já cadastrados e enturmados e desejar cadastrar os novos alunos para o qual irá lecionar, ele deverá marcar as seguintes opções no momento de apagar banco de dados:




Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados referentes a provas e notas cadastradas, a aulas e faltas também cadastradas no sistema e apagará também todos os alunos cadastrados no sistema.



Atenção: Nos dois casos acima, os cadastros referentes a professor, unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas e etapas permanecerão intactos. Sendo assim teremos que ter o cuidado de irmos até o cadastro de etapas e alterarmos as datas referentes a início e fim das mesmas. Isto deverá ser feito na aba cursos >> sub-aba Etapas, como mostrado abaixo:





Se no novo período letivo, o professor estiver mudando de instiruição e não for aproveitar nenhum dos cadastros já efetuados, deverá marcar todas as opções no momento de apagar banco de dados:




Pois desta forma o sistema irá apagar todos os dados, mantendo apenas os dados referentes a aba Professor. Esta opção implicará em ter que refazer todos os cadastros referentes a unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas etapas e alunos.


3- De acordo com a forma como foram apagados os dados, o próximo passo será fazer os cadastros necessários ao novo Período Letivo.

E caso tenha-se optado por não apagar as configurações de unidades escolares, cursos, disciplinas, turmas e etapas deve-se atentar para as datas de início e fim das etapas.