Mudanças entre as edições de "Instalando WebGiz"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 416: Linha 416:
  
  
:'''Licença do cliente'''
+
'''Licença do cliente'''
  
  
Linha 424: Linha 424:
  
  
:Configuração no arquivo configuration.php da pasta com_aixgen com a entrada:  
+
::Configuração no arquivo configuration.php da pasta com_aixgen com a entrada:  
  
  

Edição das 15h45min de 27 de abril de 2009


Visão Geral

O conjunto de aplicativos envolvidos no WebGiz são fundamentados na ferramenta Joomla, ou seja, o sistema WebGiz é a soma de módulos e componentes para o Joomla.


Vocabulário


  • IIS : servidor de páginas html da Microsoft;





  • Componentes: Aplicativos completos que utilizam o Joomla como container e são completamente independentes;


  • Módulos: Pequenos aplicativos do Joomla, capaz de interagir na interface com o usuário.


  • Templates: Forma do joomla de organizar os desenho da tela, exibindo os módulos e/ou componentes.


  • CRM: Software gerenciador de conteúdo seja informação, interação, aplicativos, etc.


  • DAO: Data Access Object ou Objeto de acesso a dados. Utilizado para concentrar toda a regra de negócio para acesso a tabelas de banco de dados.


Requisitos Mínimos para o WebGiz

  • Apache 2.0
  • MySQL 5.0.x
  • PHP 5.2.X


Observação: Caso o cliente já tenha IIS instalado e queira integrar o pacote do WebGiz, deverá ser instalado os aplicativos PHP e MySQL separadamente e realizando as devidas modificações de integração entre IIS e PHP através de ISAPI Filter.


Alterações

PHP 5.2.X


Alterações necessárias ao arquivo php.ini:


short_open_tag = On
error_reporting = E_ALL & ~E_NOTICE & ~E_WARNING
display_errors = On
register_globals = Off
file_uploads = On
upload_max_filesize = 20M (tamanho máximo definido pelo cliente)
session.save_path = “${path}/tmp“
extension=php_gd2.dll (utilizada nos gráficos)
extension=php_mbstring.dll (utilizada no login)
extension=php_mcrypt.dll (utilizada no login)
extension=php_mssql.dll (conector para MS-SQL)
extension=php_mysql.dll (conector para MySQL)
extension=php_xmlrpc.dll (tradutor de XML)
extension=php_zip.dll (compactador/descompactador)


Estrutura de Diretórios

Components: Diretório com os componentes do Joomla. Nesta pasta estarão também os componentes da aix com a seguinte nomenclatura. com_aix*****


Somente as pastas com a nomenclatura acima são da AIX, as demais são do pacote do Joomla.


Html: Diretório com os arquivos html personalizáveis de boletos, contrato de matrícula e diário de classe.


Modules: Diretório com os módulos de interação com o usuário do Joomla. Nesta pasta também estão os módulos da AIX com a seguinte nomenclatura. mod_aix****


Templates: Diretório com os templates (apresentação) utilizados para o “layout” de saída. Por padrão a pasta aix terá sempre o modelo de apresentação definido pela AIX, sendo quando necessário personalização por parte do cliente, esta pasta deverá ser duplicada e modificada. Em breve tópico relacionado a templates explicará como modificar a aplicar o template.


Installation: Diretório com os arquivos de instalação do Joomla. Aqui contem o script de criação do banco de dados MySQL necessário para funcionamento do Joomla.


Esta pasta não deverá existir uma vez que tenha instalado corretamente e criado o arquivo configuration.php, sendo assim será necessário renomeá-la ou excluí-la logo após terminar a instalação.


A última interface de instalação é o local onde os banco de dados da AIX, instituições e configurações de acesso deverão ser postados.


Arquivos de Configuração

webgiz/configuration.php


Este arquivo é de uso exclusivo do gerenciador de conteúdo Joomla. Nele são configurados acesso ao banco de dados MySQL, servidor FTP, servidor SMTP (envio de email), etc.


L1.jpg


webgiz/components/com_aixgen/configuration.php


Este arquivo contem as configurações utilizadas pela AIX para o comportamento dos módulos e componentes do pacote;


Dentre as principais configurações, destaca-se a do banco de dados e instituições.


As demais configurações referem-se a:


  • Menus
  • Nomenclatura dos itens de interação com o usuário.


L2.jpg


Módulos da Aix

webgiz/modules/


  • mod_aixlogin= módulo responsável por exibir a caixa de diálogo para solicitar o usuário, senha, instituição e tipo de usuário.


L3.jpg


  • mod_aixinfologin= módulo responsável por exibir uma lista de informações do usuário ativo. Geralmente contém informações de nome, curso, período.


Administrador, Aluno, Professor, Responsável, Coordenador.


L4.jpg


  • mod_aixmenu= módulo responsável por exibir as opções de menu de acordo com as licenças e o tipo de usuário. Aqui estão as regras e formatação dos menus que foram configurados como ativos no arquivo configuration.php


L5.jpg


Menu do administrador: L6.jpg


  • mod_aixmensagem= módulo responsável por exibir mensagens cadastradas para visitante ou específica para alunos e professores.


L7.jpg


L8.jpg


  • mod_aixsurvey= módulo responsável por exibir os convites pendentes gerados pelo sistema de avaliação institucional (AIXSurvey).


Apresenta os convites específicos armazenados na tabela AVD_CONVITES. Para que seja exibida a caixa, a licença do módulo deve existir na pasta com_aixgen/lic


L9.jpg


webgiz/components/


  • com_aixgen= De fundamental importância, este componente é responsáel por conter os arcabouços de terceiros utilizados no sistema WebGiz. Podemos destacar o ADODB, XAjax, Barcode25, dentre outros.


Nele também encontra-se os DAO’s utilizados para obter as informações (SQL) do banco de dados do Giz. Geralmente tem o mesmo nome da entidade de banco de dados com o sufixo dao no final. Exemplo: alunodao.php


L10.jpg


webgiz/components/com_aixgen/lic


Neste diretório devem ficar os arquivos de licença do cliente.


L11.jpg


  • com_aixaluno= componente que é responsável por todos os links relativos ao registro acadêmico.


Nele as interfaces de notas/frequência, histórico resumido, avaliações dentre outras são processados.


L12.jpg


  • com_aixbiblioteca= componente que é responsável por todos os links relativos ao módulo de biblioteca.


L13.jpg


  • com_aixprofessor= componente com todas as funcionalidades do módulo professor.


L14.jpg


  • com_aixprotocolo= componente com todas as funcionalidades do módulo protocolo.


L15.jpg


  • com_aixrecebimentos= componente com as funcionalidades do módulo recebimentos.


  • com_aixrematricula= componente responsável pela re-matrícula online e seus agregados.


L16.jpg


Administrador do Joomla!

A função do administrador do Joomla é gerenciar o conteúdo específico dos módulos, componentes, plugins, usuários, templates.


Para entrar como administrador deve-se acessar o caminho http://localhost/webgiz/administrator


Usuário : admin Senha: total


L17.jpg


Para gerenciar templates, isto é, aplicar um template novo como layout do webgiz deve-se selecionar a opção Extensões | Administrar Tema


Lembre-se: O layout deve ser criado na pasta templates antes de utilizar esta opção.


Templates


Como alterar o layout com o modelo do cliente ?


A pasta “webgiz/template” contêm os possíveis templates a serem utilizados com o gerenciador de conteúdo Joomla.


Como sugestão, a pasta aix deve ser copiada para outro diretório e dentro deste diretório editar o arquivo: templateDetails.xml


Este arquivo contêm a descrição do arquivo que aparecerá na lista de templates disponíveis no Administrador de Temas do Joomla.


L18.jpg


<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

<!DOCTYPE install PUBLIC "-//Joomla! 1.5//DTD template 1.0//PT" "http://dev.joomla.org/xml/1.5

/template-install.dtd">

<install version="1.5" type="template">

<name>AIX</name>

<creationDate>15/07/2008</creationDate>

<author>AIX Sistemas</author>

<authorEmail>diego@aix.com.br</authorEmail>

<authorUrl>www.aix.com.br</authorUrl>

<copyright></copyright>

<license></license>

<version>1.0</version>

<description>Template AIX</description>

<positions>

<position>top</position>

<position>left</position>

</positions>

<params>

</params>

</install>


Um arquivo de template é formado por “tags” HTML e PHP;


Ainda existem tags específicas do Joomla, as quais gerenciam o local onde os módulos aparecerão e regras para aparecer ou não.


Todo o layout é formatado utilizando regras CSS para apresentar cores, formatos, posição, etc.


O arquivo CSS está dentro da pasta do template separadamente para melhor organização. (Este template foi criado pelo setor de Marketing).


Personalizando WebGiz

  • Personalizando boletos bancários


Na pasta “webgiz/html/boletos” existe o arquivo boleta.htm que corresponde ao modelo padrão adotado pela AIX.


Para personalizar de acordo com o modelo do cliente, deve-se criar um arquivo boleta<codbacen>.htm com a devida formatação aceita pelo banco. Exemplo: boleta104.htm para caixa econômica.


  • Personalizando contrato de matrícula


Na pasta “webgiz/html/contratomatricula” existe o arquivo default.php que corresponde ao modelo padrão adotado pela AIX.


Para personalizar de acordo com o modelo do cliente, deve-se criar um arquivo default_<curso>.php com a devida formatação. Exemplo: default_enf.php para o curso enf.


  • Personalizando o diário de classe


Na pasta “webgiz/html/diarioclasse” existe uma subpasta de nome “default” que corresponde ao modelo padrão adotado pela AIX.


Nela todos os modelos de diário estão sob forma de arquivos html separados por diretórios específicos.


  • Personalizando o diário de classe


Para personalizar para um curso específico, a pasta “default” deve ser copiada com o nome do curso.


Exemplo: “webgiz/html/diarioclasse/enf” e dentro desta pasta deve conter todos os arquivos da pasta default.


  • Personalizando o diário de classe


Dentro de cada arquivo modelo de diário existe um conjunto de tags criadas para personalizar qual etapa deve aparecer, quantas aulas, quantas avaliações.


<configuracoes>

<numcolsdiario>70</numcolsdiario>

<numregdiario>25</numregdiario>

</configuracoes>


Regras de Negócio (Básicas)

Entrada (login)


Será considerado no login de usuário na caixa de seleção de tipo de usuário as regras:


Licença do cliente


Os arquivos de licença são conjugados para habilitar ou não um determinado tipo de usuário, por exemplo:
Um cliente tem somente protocolo, mas aparece login de professor e aluno.


Configuração no arquivo configuration.php da pasta com_aixgen com a entrada:


var $tiposUsuarios = array('A', 'P', 'R', 'B', 'D');


Sendo A = Aluno, P = Professor, R = Responsável, B = Biblioteca, D = Outros


Recebimentos


Não existe mais opção separada para emitir segunda via de boleto bancário.


No formulário de situação financeira, aparecerá para os registros em aberto e com código de barras e número de boletos preenchidos um ícone para emissão do boleto.


L19.jpg


Coordenador


Existe nesta versão o login de coordenador.


Isto é, o professor que estiver relacionado no cadastro de departamentos e o departamento em questão estiver relacionado a uma disciplina. O professor coordenador visualizará todos os professores que estão vinculados à disciplina do departamento dele.


Uma caixa de seleção com o nome de todos os professores será exibida no topo do layout e aquele professor escolhido será o visualizador das informações pertinentes a cada opção de menu.


Responsável


Existe nesta opção o login de responsável.


Esta funcionalidade permitirá aos responsáveis acompanhamento individual dos dependentes. Com o mesmo princípio do coordenador, uma caixa de seleção com o nome dos dependentes será exibida e após a escolha de um os dados exibidos nos menus pertinentes serão daquele escolhido.


O local para cadastro da senha do responsável será no seu próprio cadastro no módulo Giz e estará disponível a partir da versão 3.57.0


OBS: Somente o responsável financeiro estará disponível para Faculdade e para Escola todos os demais.


Aluno Egresso


Para aparecer as opções de aluno egresso, na tabela CURALGER o campo DATACOLACAO deve estar preenchido.


L20.jpg


Os registros serão gravados na tabela DADOSPROFISSIONAL


L21.jpg


Mensagens


Uma nova forma de comunicação foi criada no módulo Web Giz;


Todas as mensagens que não sejam direcionadas para tipo “Interno” serão gravadas nas tabelas REGMENSAGEM e USUMENSAGEM RESPECTIVAMENTE.


REGMENSAGEM = Registro com o texto da mensagem e origem (matricula, cod_resp, cod_prof, codusuario)


USUMENSAGEM = Registro do destino da mensagem, tendo uma relação de dependência com a tabela REGMENSAGEM.


Os tipos de comunicação devem ser cadastrados no módulo Giz opção Utilitários | Mensagens | Tipo de Comunicação.


L22.jpg


Aluno pode comunicar somente a professor e interno;


Responsável pode comunicar somente a professor e interno;


Professor pode comunicar a responsável, aluno, interno;


Coordenador sempre ficará desabilitado até o módulo estar disponível;


Observação: A funcionalidade “Centro de Mensagens” que pode ser acessada no módulo Giz na opção Utilitários | Mensagens | Centro de Mensagens foi criada para que a instituição tenha um canal mais rápido para registrar mensagens e consultar mensagens.


  • Filtros serão desabilitados de acordo com o tipo de comunicação.


  • Somente nesta opção é possível registrar mensagem para visitantes. Estas mensagens são visualizadas na tela de login.


  • Não é possível encaminhar mensagem para tipo de comunicação interno


L23.jpg


  • A validade é uma entrada obrigatória, pois ela irá limitar o tempo de visualização por parte do usuário do destino.


L24.jpg


  • Ao escolher registrar mensagem uma tela com a seleção dos dados do filtro será exibida;


  • O usuário deverá informar o título e texto da mensagem;


  • É possível colocar texto html na mensagem, como por exemplo links para arquivos, páginas externas, imagens, etc.


Plano de Ensino – (Professor)


  • Esta opção estará disponível no módulo professor para registro de informações pertinentes à disciplinas lecionadas por ele.


  • Serão gravados registros na tabela WPF_PLANOENSINO.


L25.jpg


Plano de Estudo – (Aluno)


  • Serão exibidas as disciplinas da grade curricular do aluno;


  • Para cada disciplina será exibido um ícone para consultar o plano de ensino da disciplina.


  • Outra opção disponível nesta consulta é a visualização de pré-requisitos da disciplina.


L26.jpg


L27.jpg


Visualizar conteúdo ministrado.


  • Esta funcionalidade deve exibir informações das aulas cadastradas do aluno;

Tabela RELAULA.


Existe duas formas de visualização:


  • Calendário: grade com os dias do mês selecionado
  • Lista: listagem com descrição das aulas do mês selecionado.


Quando existir no conteúdo ministrado o campo “Atividade Extra” preenchido, um ícone será exibido indicando.


  • Links rápidos são utilizados para visualização completa do conteúdo ministrado.


L28.jpg


L29.jpg