Instalando WebGiz

De Wiki AIX
Revisão de 11h13min de 28 de abril de 2009 por Pinguim (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Configurando ambiente para WebGiz

Será necessário acertar algumas configurações no PHP.INI para que o contexto funcione adequadamente, para conferir a situação atual dos parâmetros de configuração do PHP é possível utilizar uma função do PHP que exibe como tais parâmetros estão configurados.


A função citada é a PHPinfo(), esta função pode ser acionada a partir da área de administração do EasyPHP. O acesso a área de administração do programa pode ser facilmente acessada a partir do endereço HTTP://localhost:8080/home (considerando que a porta do apache foi alterada para 8080, conforme indicação deste manual).


Bruno01.jpg


Clique sobre a opção PHPINFO


D2.jpg


A pagina acima exibe a situação atual dos parâmetros de configuração do PHP.INI, dentre estes parâmetros alguns nos interessam. São eles:


Extensões


Por padrão apenas as extensões mais comuns vem habilitadas no PHP.INI, será necessário ativar algumas extensões para o funcionamento do WebGiz.


Esta tarefa é realizada editando o arquivo PHP.INI, o arquivo pode ser aberto clicando com o botão direito sobre o ícone do EasyPHP(conforme a imagem abaixo) ou ainda manualmente pelo caminho C:\AIXPHP\EasyPHP 2.0b1\conf_files.


D3.jpg


Para ativar as extensões basta remover o ponto e virgula (;) que precede a linha da extensão (caso a linha iniciar com ;). As seguintes extensões devem ser ativadas:


  • extension=PHP_fdf.dll
  • extension=PHP_gd2.dll
  • extension=PHP_mbstring.dll
  • extension=PHP_mssql.dll
  • extension=PHP_mysql.dll


Nota: as extensões citadas não esta agrupadas como exibido ao lado, devem ser localizadas uma a uma no PHP.INI.

Algumas destas extensões podem já estar ativadas, neste estarão sem o sinal de ponto e vírgula (;) e estarão visíveis no PHPINFO


Apos remover o sinal de ponto e vírgula (;) que precede a linha (caso exista) basta salvar as alterações.


D4.jpg


Nota: O sinal de ponto e vírgula (;) no PHP.INI indica um comentário, a linha vem comentada porque não é a biblioteca mssql padrão de instalação.


Para ativar a biblioteca basta retirar o sinal de ponto e vírgula (;) no inicio da linha, e Reiniciar o servidor.


Após realizar a alteração e reiniciar o servidor, já é possível localizar (CTRL+F) as extensões citadas na pagina PHPINFO.


1. Parâmetros de configuração

Alguns parâmetros de configuração devem ser verificados e alterados (também no PHP.INI), localize as linhas abaixo, e altere conforme indicado:


1.1.short_open_tag (permite declarações simplificadas nos trechos com codidifação php), por padrão de instalação o PHP.INI vem com o parâmetro desativado. Alterar para ON. short_open_tag = ON


1.2. register_globals (ativa o uso de variáveis globais), por padrão vem configurado para ON. Altere para OFF register_globals = OFF


1.3. mssql.allow_persistent, deve ser configurado como On


1.4. ;mssql.charset = "ISO-8859-1", por padrão a linha vem comentada. Apenas remova o sinal de ponto e vírgula (;) que precede a mesma.


1.5. error_reporting (define que tipos de erro serão reportados, e se serão reportados ao usuário no navegador.) Por padrão a exibição de erros vem configurada como: error_reporting = E_ALL, no PHPINFO este nível de exibição de erros vem indicado numericamente conforme pode ser verificado abaixo.


D15.jpg


Devemos alterar esta configuração no PHP.INI, localize e altere a linha error_reporting conforme abaixo:


error_reporting  =  E_ALL  D16.jpg  error_reporting  =  E_ALL & ~E_NOTICE & ~E_WARNING


Após realizar a edição e reiniciar o servidor, o PHPINFO já exibe a informação atualizada (numericamente), conforme pode ser visto abaixo:


D17.jpg


1.6. UPLOAD_MAX_FILESIZE (define tamanho máximo de arquivos enviados via upload) Só é necessário alterar este parâmetro caso o tamanho Maximo de arquivos para upload configurado no WebGiz for superior aos 8M definidos por padrão da instalação. Será comentado quando formos tratar a instalação do WebGiz.


1.7. allow_url_fopen, deve ser configurado como On


1.8. session.save_path, por padrão esta diretiva vem comentada e com valor “/tmp”. Deve ser descomentada a linha e alterado o diretório para C:\AIIXPHP\tmp.


D5.jpgD16.jpgD6.jpg


Após realizar as alterações é interessante reiniciar o EasyPhp


Neste ponto já temos o ambiente configurado e pronto para a instalação do WebGiz, os arquivos de configuração que foram alterados neste manual (httpd.conf, php.ini) estão disponíveis em: \\pequim\instalawin\easyphp\arquivos


As configurações tratadas acima devem ser conhecidas apenas caso exista a necessidade de configurar um outro servidor que não o EasyPhp (visto que em outras instalações do apache os arquivos não possuem a mesma estrutura). Durante o processo de instalação do EasyPhp basta copiar os arquivos já configurados (\\pequim\instalawin\easyphp\arquivos) e substituir os originais da instalação (C:\AIXPHP\conf_files).


Instalação WebGiz


O contexto esta disponível em \\pequim\instalawin\webgiz-php A pasta webgiz deve ser copiada pra a pasta www do easyphp (c:\AIXPHP\www).


Após copiar a pasta webgiz para o local indicado basta acessar o endereço: http://localhost:8080/webgiz


É possível que seja exibido a mensagem: The installation directory is unwritable or unable to create cjc.dat file in it. Caso ocorra o problema basta acessar as propriedades da pasta Installation (botão direito sobre a pasta > propriedades), desmarcar o atributo somente leitura e aplicar a modificação para todas os arquivos internos. A pasta installation pode ser encontrada no diretório: C:\AIXPHP\www\webgiz


Com as configurações descritas até este ponto, ao iniciar a instalação do WebGiz os requerimentos devem ser apresentados como a seguir. Caso algum destes esteja deferente será necessário checar as configurações indicadas até aqui.


D7.jpg


Observação: A instalação indica variáveis globais como ON, porem como pode ser verificado pelo PHPINFO a diretiva se encontra desativada. Deve ser corrigido nos próximos pacotes de instalação.


D8.jpg


D9.jpg


Caso um dos diretórios acima esteja em vermelho, verifique se o mesmo existe na pasta do WebGiz Com os requerimentos de acordo, avance para o próximo passo.


D10.jpg


Esta tela exibe apenas a licença de utilização do Joomla. Avance ao próximo passo


D11.jpg


Após definir as configurações informadas acima clique no botão Start Restoring para criar o banco.


D12.jpg


Concluído o processo avance ao próximo passo.


A tela abaixo deve ser preenchida pelo cliente, informando os dados da instituição. Verificar utilidade do Email do administrador e senha do administrador


As informações referente a permissão de arquivos e diretórios não tem efeito sobre servidores Windows. Em caso de instalação em Linux pode ser mantido o padrão indicado. Os parâmetros ao final da tela (camada de FTP) não tem sido configurados até então.


Na tela abaixo será configurado local onde os arquivos enviados pelo sistema serão armazenados, email da secretaria e os dados para conexão do WebGiz com o banco de dados SqlServer (é importante ter verificado se o drive mssql foi carregado, para isso basta verificar se o drive mssql aparece no PHPINFO – como fora descrito anteriormente).


D13.jpg


Efetuado o processo de configuração basta avançar ao próximo passo


D14.jpg


Após este processo a própria instalação renomeia o diretório Installation para –- Installation. Já é possível acessar o sistema pelo endereço: http://localhost:8080/webgiz

Alterações

PHP 5.2.X


Alterações necessárias ao arquivo php.ini:


short_open_tag = On
error_reporting = E_ALL & ~E_NOTICE & ~E_WARNING
display_errors = On
register_globals = Off
file_uploads = On
upload_max_filesize = 20M (tamanho máximo definido pelo cliente)
session.save_path = “${path}/tmp“
extension=php_gd2.dll (utilizada nos gráficos)
extension=php_mbstring.dll (utilizada no login)
extension=php_mcrypt.dll (utilizada no login)
extension=php_mssql.dll (conector para MS-SQL)
extension=php_mysql.dll (conector para MySQL)
extension=php_xmlrpc.dll (tradutor de XML)
extension=php_zip.dll (compactador/descompactador)


Estrutura de Diretórios

Components: Diretório com os componentes do Joomla. Nesta pasta estarão também os componentes da aix com a seguinte nomenclatura. com_aix*****


Somente as pastas com a nomenclatura acima são da AIX, as demais são do pacote do Joomla.


Html: Diretório com os arquivos html personalizáveis de boletos, contrato de matrícula e diário de classe.


Modules: Diretório com os módulos de interação com o usuário do Joomla. Nesta pasta também estão os módulos da AIX com a seguinte nomenclatura. mod_aix****


Templates: Diretório com os templates (apresentação) utilizados para o “layout” de saída. Por padrão a pasta aix terá sempre o modelo de apresentação definido pela AIX, sendo quando necessário personalização por parte do cliente, esta pasta deverá ser duplicada e modificada. Em breve tópico relacionado a templates explicará como modificar a aplicar o template.


Installation: Diretório com os arquivos de instalação do Joomla. Aqui contem o script de criação do banco de dados MySQL necessário para funcionamento do Joomla.


Esta pasta não deverá existir uma vez que tenha instalado corretamente e criado o arquivo configuration.php, sendo assim será necessário renomeá-la ou excluí-la logo após terminar a instalação.


A última interface de instalação é o local onde os banco de dados da AIX, instituições e configurações de acesso deverão ser postados.


Arquivos de Configuração

webgiz/configuration.php


Este arquivo é de uso exclusivo do gerenciador de conteúdo Joomla. Nele são configurados acesso ao banco de dados MySQL, servidor FTP, servidor SMTP (envio de email), etc.


L1.jpg


webgiz/components/com_aixgen/configuration.php


Este arquivo contem as configurações utilizadas pela AIX para o comportamento dos módulos e componentes do pacote;


Dentre as principais configurações, destaca-se a do banco de dados e instituições.


As demais configurações referem-se a:


  • Menus
  • Nomenclatura dos itens de interação com o usuário.


L2.jpg


Módulos da Aix

webgiz/modules/


  • mod_aixlogin= módulo responsável por exibir a caixa de diálogo para solicitar o usuário, senha, instituição e tipo de usuário.


L3.jpg


  • mod_aixinfologin= módulo responsável por exibir uma lista de informações do usuário ativo. Geralmente contém informações de nome, curso, período.


Administrador, Aluno, Professor, Responsável, Coordenador.


L4.jpg


  • mod_aixmenu= módulo responsável por exibir as opções de menu de acordo com as licenças e o tipo de usuário. Aqui estão as regras e formatação dos menus que foram configurados como ativos no arquivo configuration.php


L5.jpg


Menu do administrador: L6.jpg


  • mod_aixmensagem= módulo responsável por exibir mensagens cadastradas para visitante ou específica para alunos e professores.


L7.jpg


L8.jpg


  • mod_aixsurvey= módulo responsável por exibir os convites pendentes gerados pelo sistema de avaliação institucional (AIXSurvey).


Apresenta os convites específicos armazenados na tabela AVD_CONVITES. Para que seja exibida a caixa, a licença do módulo deve existir na pasta com_aixgen/lic


L9.jpg


webgiz/components/


  • com_aixgen= De fundamental importância, este componente é responsáel por conter os arcabouços de terceiros utilizados no sistema WebGiz. Podemos destacar o ADODB, XAjax, Barcode25, dentre outros.


Nele também encontra-se os DAO’s utilizados para obter as informações (SQL) do banco de dados do Giz. Geralmente tem o mesmo nome da entidade de banco de dados com o sufixo dao no final. Exemplo: alunodao.php


L10.jpg


webgiz/components/com_aixgen/lic


Neste diretório devem ficar os arquivos de licença do cliente.


L11.jpg


  • com_aixaluno= componente que é responsável por todos os links relativos ao registro acadêmico.


Nele as interfaces de notas/frequência, histórico resumido, avaliações dentre outras são processados.


L12.jpg


  • com_aixbiblioteca= componente que é responsável por todos os links relativos ao módulo de biblioteca.


L13.jpg


  • com_aixprofessor= componente com todas as funcionalidades do módulo professor.


L14.jpg


  • com_aixprotocolo= componente com todas as funcionalidades do módulo protocolo.


L15.jpg


  • com_aixrecebimentos= componente com as funcionalidades do módulo recebimentos.


  • com_aixrematricula= componente responsável pela re-matrícula online e seus agregados.


L16.jpg


Administrador do Joomla!

A função do administrador do Joomla é gerenciar o conteúdo específico dos módulos, componentes, plugins, usuários, templates.


Para entrar como administrador deve-se acessar o caminho http://localhost/webgiz/administrator


L17.jpg


Para gerenciar templates, isto é, aplicar um template novo como layout do webgiz deve-se selecionar a opção Extensões | Administrar Tema


Lembre-se: O layout deve ser criado na pasta templates antes de utilizar esta opção.


Templates


Como alterar o layout com o modelo do cliente ?


A pasta “webgiz/template” contêm os possíveis templates a serem utilizados com o gerenciador de conteúdo Joomla.


Como sugestão, a pasta aix deve ser copiada para outro diretório e dentro deste diretório editar o arquivo: templateDetails.xml


Este arquivo contêm a descrição do arquivo que aparecerá na lista de templates disponíveis no Administrador de Temas do Joomla.


L18.jpg


<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

<!DOCTYPE install PUBLIC "-//Joomla! 1.5//DTD template 1.0//PT" "http://dev.joomla.org/xml/1.5

/template-install.dtd">

<install version="1.5" type="template">

<name>AIX</name>

<creationDate>15/07/2008</creationDate>

<author>AIX Sistemas</author>

<authorEmail>diego@aix.com.br</authorEmail>

<authorUrl>www.aix.com.br</authorUrl>

<copyright></copyright>

<license></license>

<version>1.0</version>

<description>Template AIX</description>

<positions>

<position>top</position>

<position>left</position>

</positions>

<params>

</params>

</install>


Um arquivo de template é formado por “tags” HTML e PHP;


Ainda existem tags específicas do Joomla, as quais gerenciam o local onde os módulos aparecerão e regras para aparecer ou não.


Todo o layout é formatado utilizando regras CSS para apresentar cores, formatos, posição, etc.


O arquivo CSS está dentro da pasta do template separadamente para melhor organização. (Este template foi criado pelo setor de Marketing).

Personalizando WebGiz

  • Personalizando boletos bancários


Na pasta “webgiz/html/boletos” existe o arquivo boleta.htm que corresponde ao modelo padrão adotado pela AIX.


Para personalizar de acordo com o modelo do cliente, deve-se criar um arquivo boleta<codbacen>.htm com a devida formatação aceita pelo banco. Exemplo: boleta104.htm para caixa econômica.


  • Personalizando contrato de matrícula


Na pasta “webgiz/html/contratomatricula” existe o arquivo default.php que corresponde ao modelo padrão adotado pela AIX.


Para personalizar de acordo com o modelo do cliente, deve-se criar um arquivo default_<curso>.php com a devida formatação. Exemplo: default_enf.php para o curso enf.


  • Personalizando o diário de classe


Na pasta “webgiz/html/diarioclasse” existe uma subpasta de nome “default” que corresponde ao modelo padrão adotado pela AIX.


Nela todos os modelos de diário estão sob forma de arquivos html separados por diretórios específicos.


  • Personalizando o diário de classe


Para personalizar para um curso específico, a pasta “default” deve ser copiada com o nome do curso.


Exemplo: “webgiz/html/diarioclasse/enf” e dentro desta pasta deve conter todos os arquivos da pasta default.


  • Personalizando o diário de classe


Dentro de cada arquivo modelo de diário existe um conjunto de tags criadas para personalizar qual etapa deve aparecer, quantas aulas, quantas avaliações.


<configuracoes>

<numcolsdiario>70</numcolsdiario>

<numregdiario>25</numregdiario>

</configuracoes>


Regras de Negócio (Básicas)

Entrada (login)


Será considerado no login de usuário na caixa de seleção de tipo de usuário as regras:


Licença do cliente


Os arquivos de licença são conjugados para habilitar ou não um determinado tipo de usuário, por exemplo:
Um cliente tem somente protocolo, mas aparece login de professor e aluno.


Configuração no arquivo configuration.php da pasta com_aixgen com a entrada:


var $tiposUsuarios = array('A', 'P', 'R', 'B', 'D');


Sendo A = Aluno, P = Professor, R = Responsável, B = Biblioteca, D = Outros


Recebimentos


Não existe mais opção separada para emitir segunda via de boleto bancário.


No formulário de situação financeira, aparecerá para os registros em aberto e com código de barras e número de boletos preenchidos um ícone para emissão do boleto.


L19.jpg


Coordenador


Existe nesta versão o login de coordenador.


Isto é, o professor que estiver relacionado no cadastro de departamentos e o departamento em questão estiver relacionado a uma disciplina. O professor coordenador visualizará todos os professores que estão vinculados à disciplina do departamento dele.


Uma caixa de seleção com o nome de todos os professores será exibida no topo do layout e aquele professor escolhido será o visualizador das informações pertinentes a cada opção de menu.


Responsável


Existe nesta opção o login de responsável.


Esta funcionalidade permitirá aos responsáveis acompanhamento individual dos dependentes. Com o mesmo princípio do coordenador, uma caixa de seleção com o nome dos dependentes será exibida e após a escolha de um os dados exibidos nos menus pertinentes serão daquele escolhido.


O local para cadastro da senha do responsável será no seu próprio cadastro no módulo Giz e estará disponível a partir da versão 3.57.0


OBS: Somente o responsável financeiro estará disponível para Faculdade e para Escola todos os demais.


Aluno Egresso


Para aparecer as opções de aluno egresso, na tabela CURALGER o campo DATACOLACAO deve estar preenchido.


L20.jpg


Os registros serão gravados na tabela DADOSPROFISSIONAL


L21.jpg


Mensagens


Uma nova forma de comunicação foi criada no módulo Web Giz;


Todas as mensagens que não sejam direcionadas para tipo “Interno” serão gravadas nas tabelas REGMENSAGEM e USUMENSAGEM RESPECTIVAMENTE.


REGMENSAGEM = Registro com o texto da mensagem e origem (matricula, cod_resp, cod_prof, codusuario)


USUMENSAGEM = Registro do destino da mensagem, tendo uma relação de dependência com a tabela REGMENSAGEM.


Os tipos de comunicação devem ser cadastrados no módulo Giz opção Utilitários | Mensagens | Tipo de Comunicação.


L22.jpg


Aluno pode comunicar somente a professor e interno;


Responsável pode comunicar somente a professor e interno;


Professor pode comunicar a responsável, aluno, interno;


Coordenador sempre ficará desabilitado até o módulo estar disponível;


Observação: A funcionalidade “Centro de Mensagens” que pode ser acessada no módulo Giz na opção Utilitários | Mensagens | Centro de Mensagens foi criada para que a instituição tenha um canal mais rápido para registrar mensagens e consultar mensagens.


  • Filtros serão desabilitados de acordo com o tipo de comunicação.


  • Somente nesta opção é possível registrar mensagem para visitantes. Estas mensagens são visualizadas na tela de login.


  • Não é possível encaminhar mensagem para tipo de comunicação interno


L23.jpg


  • A validade é uma entrada obrigatória, pois ela irá limitar o tempo de visualização por parte do usuário do destino.


L24.jpg


  • Ao escolher registrar mensagem uma tela com a seleção dos dados do filtro será exibida;


  • O usuário deverá informar o título e texto da mensagem;


  • É possível colocar texto html na mensagem, como por exemplo links para arquivos, páginas externas, imagens, etc.


L130.jpg


Plano de Ensino – (Professor)


  • Esta opção estará disponível no módulo professor para registro de informações pertinentes à disciplinas lecionadas por ele.


  • Serão gravados registros na tabela WPF_PLANOENSINO.


L25.jpg


Plano de Estudo – (Aluno)


  • Serão exibidas as disciplinas da grade curricular do aluno;


  • Para cada disciplina será exibido um ícone para consultar o plano de ensino da disciplina.


  • Outra opção disponível nesta consulta é a visualização de pré-requisitos da disciplina.


L26.jpg


L27.jpg


Visualizar conteúdo ministrado.


  • Esta funcionalidade deve exibir informações das aulas cadastradas do aluno;

Tabela RELAULA.


Existe duas formas de visualização:


  • Calendário: grade com os dias do mês selecionado
  • Lista: listagem com descrição das aulas do mês selecionado.


Quando existir no conteúdo ministrado o campo “Atividade Extra” preenchido, um ícone será exibido indicando.


  • Links rápidos são utilizados para visualização completa do conteúdo ministrado.


L28.jpg


L29.jpg