Lançando Notas e Faltas/Diário Eletrônico - Educador.net

De Wiki AIX
Revisão de 11h47min de 22 de dezembro de 2008 por Paula (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa


Diário Eletrônico

:: Atenção:

Para lançar Notas/Faltas é necessário ter etapas cadastradas para o curso em questão.


Caso você tenha passado pela aba Cursos sem definir as etapas, agora chegou o momento de retornar a ela e usar o assistente para geração de etapas para defini-las, pois enquanto as etapas não forem definidas você não poderá lançar as notas e faltas de seus alunos.


  • Na área da árvore de visualização, selecionar a turma para a qual serão lançadas as notas e faltas;


  • Acessar o menu para turma selecionada, como mostrado abaixo:


Edu img 148.jpg


  • Escolher a opção: Lançar notas/faltas - Diário Eletrônico;


  • Ao escolher esta opção, automaticamente o Diário Eletrônico é aberto. Esta tela é semelhante aos modelos padrões de diários de classes, visando facilitar o trabalho dos professores;


Edu img 063.jpg


O Diário acima é dividido em duas abas:


  • Presença: Para digitação de faltas e registro de conteúdos ministrados;


  • Notas: Para cadastro de avaliações e digitação de notas;


A opção Visualizar todos os alunos funcionará da seguinte forma:


  • Se selecionada: Mostrará todos os alunos que estejam enturmados na turma selecionada e que se enquadrem nas seguintes situações acadêmicas: Transferido, Remanejado para, Remanejado de, Cancelado, Desistente, Trancado, Dispensado, Matrícula posterior e Normal


  • Não selecionada: Mostrará apenas os alunos que estejam na situação Normal;


:: Atenção:

Todas estas situações acadêmicas serão representadas por cores distintas que poderão ser alteradas diretamente na legenda de cores.


Sendo que, para os alunos que estejam nas situações de Transferido, Remanejado para, Cancelado, Desistente, Trancado e Dispensado o sistema só permitirá a digitação de faltas e notas nos períodos que antecedam a data em que os mesmos tiveram suas situações alteradas de normal para uma das citadas acima. (Isto pode ser verificado na aba Alunos).


Por exemplo: Se temos uma etapa de 1º Bimestre que seja de 01 de janeiro a 30 de maio e a situação acadêmica de um determinado aluno alterou de Normal para Desistente no dia 15 de maio. O sistema só permitirá lançamento de faltas para as aulas anteriores a 15 de maio e o mesmo acontecerá com as avaliações que tenham acontecido antes dessa data.


E os alunos que estejam nas situações de Remanejado de, Matrícula posterior o sistema só permitirá a digitação de faltas e notas a partir da data de enturmação desses alunos na turma em questão. (Isto pode ser verificado na aba Alunos).


Por exemplo: Se temos uma etapa de 1º Bimestre que seja de 01 de janeiro a 30 de maio e um determinado aluno foi enturmado na turma no dia 15 de maio. O sistema só permitirá lançamento de faltas para as aulas a partir de 15 de maio (inclusive) e o mesmo acontecerá com as avaliações.


Legenda de situações acadêmicas


Edu img 099.jpg


Transf. - Transferido: Se o aluno estiver com esta situação definida na aba Alunos, o Sistema irá preencher a linha do diário eletrônico com a cor referente a esta situação. E só permitirá lançamentos de faltas e notas das avaliações que acontecerem antes da data em que o mesmo foi transferido.


Rem. p/ - Remanejado para: Se o aluno estiver com esta situação definida na aba Alunos, o Sistema irá preencher a linha do diário eletrônico com a cor referente a esta situação. E só permitirá lançamentos de faltas e notas das avaliações que acontecerem antes da data em que o mesmo foi remanejado da turma selecionada para outra turma.


Rem. de - Remanejado de: Se o aluno estiver com esta situação definida na aba Alunos, o Sistema irá preencher a linha do diário eletrônico com a cor referente a esta situação. E só permitirá lançamentos de faltas e notas das avaliações que acontecerem depois da data em que o mesmo foi remanejado de uma outra turma para a turma selecionada.


Canc. - Cancelado: Se o aluno estiver com esta situação definida na aba Alunos, o Sistema irá preencher a linha do diário eletrônico com a cor referente a esta situação. E só permitirá lançamentos de faltas e notas das avaliações que acontecerem antes da data em que o mesmo foi cancelado.


Desist. - Desistente: Se o aluno estiver com esta situação definida na aba Alunos, o Sistema irá preencher a linha do diário eletrônico com a cor referente a esta situação. E só permitirá lançamentos de faltas e notas das avaliações que acontecerem antes da data em que o mesmo foi colocado na situação de desistente.


Tranc. - Trancado: Se o aluno estiver com esta situação definida na aba Alunos, o Sistema irá preencher a linha do diário eletrônico com a cor referente a esta situação. E só permitirá lançamentos de faltas e notas das avaliações que acontecerem antes da data em que o mesmo foi colocado na situação de trancado.


Disp. - Dispensado: Se o aluno estiver com esta situação definida na aba Alunos, o Sistema irá preencher a linha do diário eletrônico com a cor referente a esta situação. E só permitirá lançamentos de faltas e notas das avaliações que acontecerem antes da data em que o mesmo foi dispensado.


Mat. posterior - Matrícula posterior: Se a Data de Enturmação do aluno na aba Alunos for posterior a data de início da etapa selecionada, o Sistema irá preencher a linha do diário eletrônico com a cor referente a esta situação. E só permitirá lançamentos de faltas e notas das avaliações que acontecerem depois da data de enturmação do aluno em questão.


Cadastro de Aulas

Para cadastrar aulas no diário eletrônico deve-se:


  • Na aba Presença, escolher a turma, disciplina e etapa que se deseja trabalhar;


  • Clicar no botão Edu img 083.jpg, para que todos os alunos que cursam a disciplina, na turma selecionada, sejam exibidos;


Edu img 066.jpg


  • Clicar no botão Edu img 081.jpg, para cadastrar as avaliações;


  • Após clicar no botão inserir, o campo Data da Aula, será automaticamente preenchido com a data atual e o campo Num. aula será preenchido com 1, caso esta seja a primeira aula da data informada;


  • O conteúdo ministrado da aula que está sendo inserida, deverá ser digitado no campo Conteúdo Ministrado;


  • Para gravar os dados, clicar no botão Edu img 080.jpg.


:: Atenção:

O campo Conteúdo Ministrado é de preenchimento obrigatório. A situação acadêmica do aluno será explorada através de uma legenda de situações acadêmicas na parte superior do diário eletrônico.


Exclusão de Aulas

Para se excluir aulas no diário eletrônico deve-se:


  • Na aba Presença, selecionar a aula que se deseja excluir;


Edu img 068.jpg


  • Clicar no botão Edu img 079.jpg;


  • Confirmar a mensagem de exclusão e a aula selecionada será excluida.


:: Atenção:

Antes de excluir uma aula, ficar atento às informações mostradas na parte inferior do diário eletrônico, referentes a aula selecionada ( Data da aula, Num. aula e Conteúdo ministrado) para certificar-se de não fazer uma exclusão indesejada. Ao excluir uma aula e o seu conteúdo , o sistema eliminará todas as faltas lançadas para os alunos na referida aula.


Ordenar Aulas

Toda nova aula inserida pelo professor será incluída na última coluna do gride independentemente da data do lançamento, até que a tela do diário eletrônico seja aberta novamente, e neste momento as colunas das aulas serão ordenadas por data.


Mas o professor pode desejar forçar a ordenação das aulas, para isto deve-se:


  • Na aba Presença, clicar no botão Edu img 082.jpg;


Lançamento de Faltas

Para lançar faltas no diário eletrônico deve-se:


  • Ter cadastrado as aulas;


  • Selecionar a interseção entre o aluno que se deseja lançar a falta e a aula correspondente;


Edu img 074.jpg


  • Dar um duplo clique do mouse sobre a interseção ou pressionar a barra de espaço do teclado para que a falta seja lançada.


Edu img 072.jpg


:: Atenção:

Se após o lançamento da falta for dado um duplo clique, do mouse, sobre a interseção ou pressionar-se a barra de espaço do teclado, no lugar do F irá aparecer um asterisco - representa que o aluno esteve presente naquela aula. É importante frisar que não é necessário que todos os alunos estejam com asterisco para estarem com suas presenças registradas, o sistema também representa o vazio, como presença.


Edu img 076.jpg


Cálculo de Faltas

Este procedimento irá totalizar as faltas dos alunos na etapa selecionada.


O sistema fará o somatório das faltas lançadas e exibirá estes valores na última coluna do gride de aulas.


Para isto, deve-se:


  • Ter cadastrado as aulas;


  • Ter lançado as faltas;


  • Na aba Presença, clicar no botão Edu img 077.jpg;


:: Atenção:

O total de aulas cadastradas será exibido no campo total de aulas dadas na parte superior do diário eletrônico.


Cadastro de Avaliações

Para cadastrar avaliações no diário eletrônico deve-se:


  • Na aba Notas, escolher a turma, disciplina e etapa que se deseja trabalhar;


  • Clicar no botão Edu img 083.jpg, para que todos os alunos que cursam a disciplina na turma selecionada sejam exibidos;


Edu img 067.jpg


  • Clicar no botão Edu img 081.jpg, para cadastrar as avaliações;


  • Após clicar no botão inserir, o campo Cód. Avaliação, será automaticamente preenchido com um número sequencial e o campo Data assumirá a data atual;


  • Preencher o campo Valor, com a quantidade de pontos que será distribuida para a avaliação em questão;


  • Preencher o campo Descrição, com uma pequena descrição sobre a avaliação;


  • Preencher o campo Peso, caso seja necessário definir um peso diferente de 1 para a avaliação;


:: Atenção:

O sistema permite que o professor crie avaliações substitutivas, para isto basta marcar o parâmetro esta avaliação substitui a menor nota. Com este parâmetro marcado o sistema descartará a menor nota das avaliações do aluno, dentro da etapa selecionada, caso a nota da avaliação substitutiva seja maior que as notas das avaliações anteriores.


Para trabalhar com avaliações substitutivas, todas as notas das avaliações de uma mesma etapa devem ter o mesmo valor.


A data das avaliações devem estar dentro da faixa de duração da etapa selecionada.


Exclusão de Avaliações

Para excluir avaliações no diário eletrônico deve-se:


  • Na aba Notas, selecionar a avaliação que deseja excluir;


Edu img 069.jpg


  • Clicar no botão Edu img 079.jpg;


  • Confirmar a mensagem de exclusão e a avaliação selecionada será excluida.


Atenção: Antes de excluir uma avaliação, ficar atento às informações mostradas na parte inferior do diário eletrônico, referentes a avaliação selecionada, para certificar-se de não fazer uma exclusão indesejada.


Ao excluir uma avaliação, o sistema eliminará todas as notas lançadas para os alunos na referida avaliação.


Lançamento de Notas

Para lançar notas no diário eletrônico deve-se:


  • Ter cadastrado as avaliações;


  • Selecionar a coluna correspondente à avaliação que se deseja lançar as notas;


Edu img 073.jpg


  • Lançar as notas.


Edu img 075.jpg


Cálculo de Notas

Este procedimento irá totalizar as notas das avaliações dos alunos na etapa selecionada.


O sistema fará o somatório das notas lançadas e exibirá estes valores na última coluna do gride de avaliações.


Para isto, deve-se:


  • Ter cadastrado as avaliações;


  • Ter lançado as notas;


  • Na aba Notas, clicar no botão Edu img 078.jpg;


:: Atenção:

O Somatório das notas lançadas será exibido no campo Res. Etapa/Conceito.


Relatórios e Gráficos a partir do Diário Eletrônico

O sistema disponibiliza alguns relatórios e gráficos que o auxiliarão no seu dia a dia. Para acessá-los deve-se:


  • A partir do diário eletrônico, selecionar a turma para a qual deseja emitir os relatórios e gráficos;


  • Acessar o menu do diário eletrônico, como mostrado abaixo:


Edu img 071.jpg


Gráfico de Desenvolvimento da Turma por Avaliação

Neste gráfico você terá a representação do desenvolvimento dos alunos da turma selecionada, nas avaliações compreendidas no intervalo de data da etapa informada, sendo que, é obrigatório selecionar uma etapa para obter o gráfico.


Para imprimir o gráfico, clicar no botão visualizar e escolher o ícone da impressora na parte superior da tela.


Gráfico de Alunos em Relação a Média Mínima Exigida

Neste gráfico você terá a representação comparativa da média dos alunos e a média mínima exigida, é obrigatório selecionar uma etapa para se obter o gráfico.


Para imprimir o gráfico, clicar no botão visualizar e escolher o ícone da impressora na parte superior da tela.


Histograma da Avaliação Selecionada

Neste gráfico você terá a representação das notas dos alunos por avaliação e em forma de histograma, é obrigatório selecionar uma etapa e uma avaliação, para obter o gráfico.


Para imprimir o gráfico, clicar no botão visualizar e escolher o ícone da impressora na parte superior da tela.


Gráfico de Desenvolvimento do Aluno Selecionado

Neste gráfico você terá a representação do desenvolvimento do aluno nas avaliações compreendidas no intervalo de data da etapa selecionada, sendo que é obrigatório selecionar uma etapa para se obter o gráfico.


Para imprimir o gráfico, clicar no botão visualizar e escolher o ícone da impressora na parte superior da tela.


Lista de Presença da Avaliação Selecionada

Nesse relatório você terá uma relação de alunos da turma selecionada. Para compor este relatório as seguintes opções devem ser exploradas:


  • Transferidos/Cancelados/Desistentes/Trancados: Se estiver marcado todos os alunos que atenderem as condições acima, serão incluidos neste relatório.


  • Remanejados: Se estiver marcado todos os alunos que foram remanejados da turma em questão, serão incluidos neste relatório.


  • Adaptação: Se estiver marcado todos os alunos que estiverem na situação de adaptação na turma em questão, serão incluidos neste relatório.


  • Dependência: Se estiver marcado todos os alunos que estiverem na situação de dependência na turma em questão, serão incluidos neste relatório.


  • Dispensado: Se estiver marcado todos os alunos que estiverem na situação de dispensado na turma em questão, serão incluidos neste relatório.


:: Atenção:

É permitido escolher uma, duas ou todas as opções acima para compor a relação de alunos.


  • Tipo: Esta opção influenciará no formato do relatório.


  • Se a opção marcada for relação, o relatório gerado apresentará informações relativas a nome do aluno e situação.


  • Se a opção marcada for Assinatura o relatório gerado apresentará informações relativas a nome do aluno, situação e ainda terá uma coluna para a assinatura do aluno. Este relatório é muito útil em dia de prova.


  • Se a opção marcada for Nota o relatório gerado apresentará informações relativas a nome do aluno, situação e ainda terá uma coluna referente a nota e outra para a assinatura do aluno.


  • Título: Este campo irá variar de acordo com o tipo acima, sendo que o título aqui digitado aparecerá no cabeçalho dos relatórios. É muito útil na personalização dos relatórios.


Listagem de Avaliações da Turma

Listagem de Avaliações do Aluno Selecionado

Diário de Classe