Mudanças entre as edições de "Manual do Aplicativo para Professores"

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A SALA DE AULA NA PALMA DA MÃO
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'''A SALA DE AULA NA PALMA DA MÃO'''
  
O Aplicativo +Docente permite que professores façam lançamentos de:
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O aplicativo '''+Docente''' desenvolvido pela '''AIX SISTEMAS''' é voltado para o professores e totalmente integrado ao ERP AIX.
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Com ele, os professores podem lançar aulas, ocorrências disciplinares e realizar a chamada na sala de aula, utilizando celular ou tablet.
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==Instalação==
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:*O download do aplicativo poderá ser realizado via '''Android''': na loja do Google procure pelo aplicativo do '''+Docente''' conforme imagem abaixo.
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::[[Arquivo:docente1.jpg]]
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:*Via '''Iphone''': Na Apple Store também é possível encontrar o aplicativo.
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::[[Arquivo:docente3.jpg]]
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==Acesso==
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:*Ao acessar o aplicativo, insira as informações de acordo com a instituição usuário que estiver acessando.
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:*Os campos '''Instituição, Usuário e Senha''' serão inseridos manualmente.
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:*Clique no botão '''Entrar''' para acessar o aplicativo '''+Docente'''.
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:*Caso o usuário habilite o campo '''Lembrar usuário''', quando ele acessar novamente a tela de login do '''+ Docente''', não será solicitado o preenchimento do campo '''usuário''' novamente.
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::[[Arquivo:docente2a.jpg]]      [[Arquivo:docente2b.jpg]]
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==Menu/tela principal==
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:*Após efetuar o login no sistema, o(a) professor(a) poderá navegar com agilidade no aplicativo clicando no menu [[Arquivo:menudocentex.jpg]] na parte inferior da tela.
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:* O sistema irá habilitar as opções: '''Aulas''', '''Faltas''', '''Ocorrências''' e '''Avaliações'''.
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::[[Arquivo:menudocente222a.jpg]]
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:*Já na parte superior da tela do aplicativo, serão apresentados dois ícones: [[Arquivo:menudocente222.jpg]]
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::*O ícone [[Arquivo:menudocente.jpg]] atualizará as informações da página.
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::*E o ícone [[Arquivo:menudocente2x.jpg]] exibirá duas opções para seleção: [[Arquivo:menudocente33a.jpg]]
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::*'''Configurações:''' Exibe parâmetro '''Permite carga de fotos em rede móvel''' no qual o usuário poderá definir se as fotos dos alunos, registradas no Giz, serão carregadas também no aplicativo.
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:::*Caso o usuário deseje carregar as fotos de imediato, poderá clicar no botão '''Atualizar fotos'''.
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::[[Arquivo:menudocente4a.jpg]]
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::*'''Minha Conta:''' Exibirá informações a respeito do aplicativo - '''Instituição''', '''Professor''', '''Login de Usuário''', '''Informações do Desenvolvedor''' e '''Versão'''.
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:::*Caso o usuário deseja encerrar a sessão, poderá clicar no botão '''Sair'''.
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::[[Arquivo:menudocente5a.jpg]]
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==Turmas==
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:*Nesta tela, o(a) professor(a) visualizará as turmas e disciplinas que leciona.
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:*<font size="3" color=#088A08>'''Dica:'''</font>
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::*Para realizar os demais processos do aplicativo é necessário '''selecionar a turma desejada''' na listagem.
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:::*'''Observação:''' Ao selecionar, a turma será exibida na cor cinza conforme abaixo.
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::*Após selecionar a turma, o usuário deverá clicar no menu [[Arquivo:menudocentex.jpg]] para selecionar a rotina a ser realizada.
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::[[Arquivo:menudocente67a.jpg]]  [[Arquivo:menudocente67ab.jpg]] [[Arquivo:menudocente67abc.jpg]]
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==Aulas==
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:*Nesta rotina, serão exibidas as aulas já cadastradas para consulta, além de permitir o cadastro de novas aulas e edição delas.
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::[[Arquivo:menudocente7a.jpg]]
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===Criar===
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:*Caso o(a) professor(a) deseja efetuar a inclusão de aulas, deverá clicar no ícone [[Arquivo:menudocente2xc.jpg]].
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:*Após selecionar, o sistema redirecionará para tela que o(a) professor(a) poderá registrar a data da aula, número da aula, o conteúdo ministrado, a tarefa extra e quantidade de aulas.
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:*Para salvar as informações, basta clicar no ícone [[Arquivo:menudocente999.jpg]].
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::[[Arquivo:menudocente9a.jpg]]  [[Arquivo:menudocente9ab.jpg]]  [[Arquivo:menudocente9ac.jpg]]
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:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante'''</font>
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::* Para selecionar a '''etapa''' no qual deseja criar a(s) aula(s), o professor poderá selecionar:
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::::* o ícone [[Arquivo:Exemplox1.jpg]] na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
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::::*ou poderá clicar sobre o '''nome da etapa''' para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é '''Nota 1º Bimestre'''.
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::::*E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones '''<''' e '''>'''  ao lado do nome da etapa.
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::[[Arquivo:menudocente9ad.jpg]]
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===Editar===
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:*Para editar a aula, o professor irá selecionar, clicando sobre ela, e depois clicar no ícone [[Arquivo:Ediçãoa.jpg]].
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:*O sistema irá abrir a tela com as informações da aula para edição.
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:*Para salvar as alterações, basta clicar no ícone [[Arquivo:menudocente999.jpg]].
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::[[Arquivo:Docente1x.jpg]]  [[Arquivo:Docente1xx.jpg]]
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:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante'''</font>
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::* Para selecionar a '''etapa''' no qual deseja editar a(s) aula(s), o professor poderá selecionar:
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::::* o ícone [[Arquivo:Exemplox1.jpg]] na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
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::::*ou poderá clicar sobre o '''nome da etapa''' para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é '''Nota 1º Bimestre'''.
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::::*E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones '''<''' e '''>'''  ao lado do nome da etapa.
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::[[Arquivo:menudocente9ad.jpg]]
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==Faltas==
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:*Nesta opção, o professor irá realizar a '''chamada''' e registro de '''faltas''' com agilidade.
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:*Serão listados todos os alunos da turma.
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:*Para lançar a falta para o aluno, basta o(a) professor(a) marcar o quadrado, à frente do nome do aluno conforme tela abaixo.
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:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante'''</font>
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::*Ao marcar o quadrado dos alunos selecionados, o sistema '''irá lançar a falta''' e '''computar o percentual''' automaticamente. Os demais alunos, '''não marcados''', o sistema considera presentes na chamada.
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::*O(a) professor(a) poderá '''visualizar a foto''' dos alunos durante a chamada. Lembrando que ficará a critério da instituição apresentar ou não a foto do estudante.
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::[[Arquivo:menudocente8a.jpg]]  [[Arquivo:menudocente8ab.jpg]]
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:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante'''</font>
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::* Para selecionar a '''etapa''' no qual deseja registrar a(s) falta(s), o professor poderá selecionar:
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::::* o ícone [[Arquivo:Exemplox1.jpg]] na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
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::::*ou poderá clicar sobre o '''nome da etapa''' para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é '''Nota 1º Bimestre'''.
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::::*E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones '''<''' e '''>'''  ao lado do nome da etapa.
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::[[Arquivo:falta1ac.jpg]] [[Arquivo:falta1abd.jpg]]
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::* E para selecionar a '''data''' da aula no qual deseja registrar a(s) faltas(s), o professor poderá selecionar:
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::::*clicando nos ícones '''<''' e '''>'''  ao lado da data e número da aula.
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::::*No exemplo abaixo, o professor estava na '''aula 28''', clicou na seta e chegou à '''aula 24''' para verificação e lançamento das faltas.
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::[[Arquivo:falta1a.jpg]] [[Arquivo:falta1ab.jpg]]
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==Ocorrências==
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:*Nesta menu é possível efetuar o registro da(s) ocorrência (s) para o '''aluno''' ou '''turma'''. Além de realizar a consulta rápida das ocorrências já registradas.
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::[[Arquivo:ocorrenciax1.jpg]]
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===Registro===
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:*Caso o(a) professor(a) deseja registrar nova ocorrência, deverá selecionar o aluno na listagem e clicar no ícone [[Arquivo:menudocente2xc.jpg]].
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::[[Arquivo:ocorrenciax2.jpg]]
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:*O sistema redirecionará para tela no qual o(a) professor(a) irá selecionar:
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:::►'''Tipo Ocorrência''', ou seja, se é '''Pedagógica''' ou '''Atividade''';
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:::►'''Ocorrência''': o sistema irá listar os itens de ocorrências previamente cadastros no Giz. Exemplo: brincadeiras durante a aula, falta de material, não entregou o trabalho, sem uniforme entre outras ocorrências.
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:*Logo, irá preencher o campo '''Anotações''' com observações e informações sobre a ocorrência.
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::[[Arquivo:ocorrenciax.jpg]]
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:*O aplicativo permite ao professor(a) anexar fotos a respeito da ocorrência. Basta clicar em [[Arquivo:menudocente2xc.jpg]] na campo '''Fotos''' na parte inferior da tela.
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::*O professor poderá anexar fotos salvas na galeria do próprio celular/tablet ou utilizar a câmera para tirar foto(s).
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::[[Arquivo:ocorrenciax3a.jpg]] [[Arquivo:ocorrenciax3b.jpg]]
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:*Para salvar as informações, basta clicar no ícone [[Arquivo:menudocente999.jpg]].
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:*Nota-se que ao voltar para a listagem de alunos, o sistema apresentará o número de ocorrências registradas atualizado conforme tela abaixo.
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::[[Arquivo:ocorrenciax3.jpg]]
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===Consulta/Edição===
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:*Para consultar ocorrência(s) já registradas, o(a) professor(a) deverá clicar sobre o '''nome do aluno''' na listagem e logo depois clicar no ícone [[Arquivo:edicaob.jpg]].
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:*Assim, o aplicativo exibirá tela com o '''resumo''' das ocorrências do aluno.
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:: [[Arquivo:menudocente13aaax.jpg]] [[Arquivo:menudocente13aaa.jpg]]
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:*Logo abaixo serão apresentadas as abas:
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::*Aba '''Lista''': nesta aba será apresentada a listagem com todas as ocorrências do aluno com suas respectivas datas.
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:::*Além de consultar, nesta aba é possível realizar a '''edição''' da ocorrência. Basta o professor selecionar a ocorrência clicando sobre ela e logo depois clicar no ícone [[Arquivo:edicaob.jpg]].
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::[[Arquivo:menudocente13a.jpg]]  [[Arquivo:menudocente13ax1.jpg]]
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:*Para salvar as alterações, basta clicar no ícone [[Arquivo:menudocente999.jpg]].
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::*Aba '''Anotação''': o professor poderá consultar as anotações registradas na ocorrência.
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::[[Arquivo:menudocente13ab.jpg]]
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::*Aba '''Fotos''': poderá consultar as fotos anexas à ocorrência.
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::[[Arquivo:menudocente13ac.jpg]]
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==Avaliações==
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:*Através deste menu é possível o docente '''criar, consultar e editar''' avaliações, além de '''lançar as notas''' e visualizar '''gráfico''' com média da turma.
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::[[Arquivo:menudocente14.jpg]]
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===Criar===
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:*Para o(a) professor(a) criar nova avaliação, deverá selecionar a etapa desejada e clicar no ícone [[Arquivo:menudocente2xc.jpg]].
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:*O sistema redirecionará para tela no qual o(a) professor(a) irá preencher:
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::► o '''Bloco''' da avaliação, caso a instituição trabalhe com '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/De_Avalia%C3%A7%C3%B5es Blocos de Avaliações]'''.
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::► a '''Data''' de aplicação da avaliação.
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:::*'''Observação''': ao clicar no campo '''Data''', o sistema apresentará o calendário para seleção.
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::► o '''Valor''' e o '''Peso''' (1,2,3....),
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::► a '''Descrição''' da avaliação,  e no campo '''Conteúdo da Avaliação''' será definido o conteúdo da mesma.
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::[[Arquivo:menudocente14a.jpg]]
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:*Ao marcar o parâmetro '''Subst. Menor Nota''', a nota da avaliação registrada irá substituir nota menor, caso o aluno possua.
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:*A opção '''Entrega de atividade online''' poderá ser marcada caso a atividade possa ser entregue ao professor virtualmente.
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:*'''Observação:'''
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::*Ao marcar o parâmetro '''Entrega de atividade online''', no campo '''Data''' deverá ser informada a data da entrega da atividade. O campo '''Data limite para entrega''' será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web. 
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:*Para salvar as informações, basta clicar no ícone [[Arquivo:menudocente999.jpg]].
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:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante'''</font>
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::* Para selecionar a '''etapa''' no qual deseja criar a(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
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::::* o ícone [[Arquivo:Exemplox1.jpg]] na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
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::::*ou poderá clicar sobre o '''nome da etapa''' para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é '''Nota 1º Bimestre'''.
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::::*E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones '''<''' e '''>'''  ao lado do nome da etapa.
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::[[Arquivo:docenteavaliacaob.jpg]]
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===Editar===
  
Aulas;
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:*Para editar a avaliação, o docente irá selecionar, clicando sobre ela, e depois clicar no ícone [[Arquivo:Ediçãoa.jpg]].
Notas;
 
Faltas e Ocorrências.
 
  
O aplicativo '''+Docente''' desenvolvido pela '''AIX SISTEMAS''' é voltado para o professores e totalmente integrado ao ERP AIX.
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:*O sistema irá abrir a tela com as informações da avaliação para edição.
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:*Para salvar as alterações, basta clicar no ícone [[Arquivo:menudocente999.jpg]].
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::[[Arquivo:docenteavaliacao.jpg]]
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:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante'''</font>
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::* Para selecionar a '''etapa''' no qual deseja editar a(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
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::::* o ícone [[Arquivo:Exemplox1.jpg]] na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
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::::*ou poderá clicar sobre o '''nome da etapa''' para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é '''Nota 1º Bimestre'''.
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::::*E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones '''<''' e '''>'''  ao lado do nome da etapa.
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::[[Arquivo:docenteavaliacaob.jpg]]
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===Lançar notas===
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:*Para realizar o lançamento de notas, o docente irá selecionar a avaliação clicando sobre ela, e depois clicar no ícone [[Arquivo:Ediçãoab.jpg]].
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:*O sistema irá abrir a tela com a listagem de alunos para o lançamento das notas.
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:*Para salvar as alterações, basta clicar no ícone [[Arquivo:menudocente999.jpg]].
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:*'''Observação''': caso a instituição trabalhe com '''dispensa''' de alunos das avaliações e tenha habilitado parâmetro o '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz Permitir dispensar aluno de avaliações]''' no '''WebGiz''', o aplicativo apresentará a opção para realizar a dispensa do estudante. Para isto, basta o docente marcar o quadrado à frente do nome do aluno para a dispensa.
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::[[Arquivo:docenteavaliacao1.jpg]]
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:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante'''</font>
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::* Para selecionar a '''etapa''' no qual deseja realizar o lançamento das notas da(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
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::::* o ícone [[Arquivo:Exemplox1.jpg]] na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
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::::*ou poderá clicar sobre o '''nome da etapa''' para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é '''Nota 1º Bimestre'''.
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::::*E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones '''<''' e '''>'''  ao lado do nome da etapa.
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::[[Arquivo:docenteavaliacaob.jpg]]
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===Gráfico===
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:*Para emitir o gráfico com a média da turma, o docente irá selecionar a avaliação clicando sobre ela, e depois clicar no ícone [[Arquivo:Ediçãoabc.jpg]].
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::[[Arquivo:docenteavaliacaobc.jpg]]
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:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante'''</font>
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::* Para selecionar a '''etapa''' no qual deseja gerar o gráfico, o professor poderá selecionar:
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::::* o ícone [[Arquivo:Exemplox1.jpg]] na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  
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::::*ou poderá clicar sobre o '''nome da etapa''' para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é '''Nota 1º Bimestre'''.
  
Com ele os professores podem lançar aulas, ocorrências disciplinares e realizar a chamada na sala de aula, utilizando celular ou tablet.  
+
::::*E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones '''<''' e '''>'''  ao lado do nome da etapa.
  
  
Sendo é 100% integrado ao '''ERP AIX''', ou seja, ele incorpora dados de todos os sistemas das escolas que o utilizam, garantindo uma completa informatização da comunicação com pais e alunos.  
+
::[[Arquivo:docenteavaliacaob.jpg]]
  
  
 
[[Category:Aplicativo +Docente - Manual]]
 
[[Category:Aplicativo +Docente - Manual]]

Edição atual tal como às 12h18min de 25 de março de 2020

+docente.jpg


A SALA DE AULA NA PALMA DA MÃO

O aplicativo +Docente desenvolvido pela AIX SISTEMAS é voltado para o professores e totalmente integrado ao ERP AIX.


Com ele, os professores podem lançar aulas, ocorrências disciplinares e realizar a chamada na sala de aula, utilizando celular ou tablet.


Instalação

  • O download do aplicativo poderá ser realizado via Android: na loja do Google procure pelo aplicativo do +Docente conforme imagem abaixo.


Docente1.jpg


  • Via Iphone: Na Apple Store também é possível encontrar o aplicativo.


Docente3.jpg

Acesso

  • Ao acessar o aplicativo, insira as informações de acordo com a instituição usuário que estiver acessando.


  • Os campos Instituição, Usuário e Senha serão inseridos manualmente.


  • Clique no botão Entrar para acessar o aplicativo +Docente.


  • Caso o usuário habilite o campo Lembrar usuário, quando ele acessar novamente a tela de login do + Docente, não será solicitado o preenchimento do campo usuário novamente.


Docente2a.jpg Docente2b.jpg

Menu/tela principal

  • Após efetuar o login no sistema, o(a) professor(a) poderá navegar com agilidade no aplicativo clicando no menu Menudocentex.jpg na parte inferior da tela.
  • O sistema irá habilitar as opções: Aulas, Faltas, Ocorrências e Avaliações.


Menudocente222a.jpg


  • Já na parte superior da tela do aplicativo, serão apresentados dois ícones: Menudocente222.jpg


  • O ícone Menudocente.jpg atualizará as informações da página.


  • E o ícone Menudocente2x.jpg exibirá duas opções para seleção: Menudocente33a.jpg


  • Configurações: Exibe parâmetro Permite carga de fotos em rede móvel no qual o usuário poderá definir se as fotos dos alunos, registradas no Giz, serão carregadas também no aplicativo.
  • Caso o usuário deseje carregar as fotos de imediato, poderá clicar no botão Atualizar fotos.


Menudocente4a.jpg


  • Minha Conta: Exibirá informações a respeito do aplicativo - Instituição, Professor, Login de Usuário, Informações do Desenvolvedor e Versão.
  • Caso o usuário deseja encerrar a sessão, poderá clicar no botão Sair.


Menudocente5a.jpg

Turmas

  • Nesta tela, o(a) professor(a) visualizará as turmas e disciplinas que leciona.


  • Dica:
  • Para realizar os demais processos do aplicativo é necessário selecionar a turma desejada na listagem.
  • Observação: Ao selecionar, a turma será exibida na cor cinza conforme abaixo.


  • Após selecionar a turma, o usuário deverá clicar no menu Menudocentex.jpg para selecionar a rotina a ser realizada.


Menudocente67a.jpg Menudocente67ab.jpg Menudocente67abc.jpg

Aulas

  • Nesta rotina, serão exibidas as aulas já cadastradas para consulta, além de permitir o cadastro de novas aulas e edição delas.


Menudocente7a.jpg


Criar

  • Caso o(a) professor(a) deseja efetuar a inclusão de aulas, deverá clicar no ícone Menudocente2xc.jpg.
  • Após selecionar, o sistema redirecionará para tela que o(a) professor(a) poderá registrar a data da aula, número da aula, o conteúdo ministrado, a tarefa extra e quantidade de aulas.
  • Para salvar as informações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


Menudocente9a.jpg Menudocente9ab.jpg Menudocente9ac.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja criar a(s) aula(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Menudocente9ad.jpg

Editar

  • Para editar a aula, o professor irá selecionar, clicando sobre ela, e depois clicar no ícone Ediçãoa.jpg.
  • O sistema irá abrir a tela com as informações da aula para edição.
  • Para salvar as alterações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


Docente1x.jpg Docente1xx.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja editar a(s) aula(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Menudocente9ad.jpg

Faltas

  • Nesta opção, o professor irá realizar a chamada e registro de faltas com agilidade.
  • Serão listados todos os alunos da turma.
  • Para lançar a falta para o aluno, basta o(a) professor(a) marcar o quadrado, à frente do nome do aluno conforme tela abaixo.


  • Importante
  • Ao marcar o quadrado dos alunos selecionados, o sistema irá lançar a falta e computar o percentual automaticamente. Os demais alunos, não marcados, o sistema considera presentes na chamada.
  • O(a) professor(a) poderá visualizar a foto dos alunos durante a chamada. Lembrando que ficará a critério da instituição apresentar ou não a foto do estudante.


Menudocente8a.jpg Menudocente8ab.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja registrar a(s) falta(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Falta1ac.jpg Falta1abd.jpg


  • E para selecionar a data da aula no qual deseja registrar a(s) faltas(s), o professor poderá selecionar:
  • clicando nos ícones < e > ao lado da data e número da aula.
  • No exemplo abaixo, o professor estava na aula 28, clicou na seta e chegou à aula 24 para verificação e lançamento das faltas.


Falta1a.jpg Falta1ab.jpg

Ocorrências

  • Nesta menu é possível efetuar o registro da(s) ocorrência (s) para o aluno ou turma. Além de realizar a consulta rápida das ocorrências já registradas.


Ocorrenciax1.jpg


Registro

  • Caso o(a) professor(a) deseja registrar nova ocorrência, deverá selecionar o aluno na listagem e clicar no ícone Menudocente2xc.jpg.
Ocorrenciax2.jpg


  • O sistema redirecionará para tela no qual o(a) professor(a) irá selecionar:
Tipo Ocorrência, ou seja, se é Pedagógica ou Atividade;
Ocorrência: o sistema irá listar os itens de ocorrências previamente cadastros no Giz. Exemplo: brincadeiras durante a aula, falta de material, não entregou o trabalho, sem uniforme entre outras ocorrências.


  • Logo, irá preencher o campo Anotações com observações e informações sobre a ocorrência.


Ocorrenciax.jpg


  • O aplicativo permite ao professor(a) anexar fotos a respeito da ocorrência. Basta clicar em Menudocente2xc.jpg na campo Fotos na parte inferior da tela.
  • O professor poderá anexar fotos salvas na galeria do próprio celular/tablet ou utilizar a câmera para tirar foto(s).


Ocorrenciax3a.jpg Ocorrenciax3b.jpg


  • Para salvar as informações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


  • Nota-se que ao voltar para a listagem de alunos, o sistema apresentará o número de ocorrências registradas atualizado conforme tela abaixo.


Ocorrenciax3.jpg


Consulta/Edição

  • Para consultar ocorrência(s) já registradas, o(a) professor(a) deverá clicar sobre o nome do aluno na listagem e logo depois clicar no ícone Edicaob.jpg.
  • Assim, o aplicativo exibirá tela com o resumo das ocorrências do aluno.


Menudocente13aaax.jpg Menudocente13aaa.jpg


  • Logo abaixo serão apresentadas as abas:
  • Aba Lista: nesta aba será apresentada a listagem com todas as ocorrências do aluno com suas respectivas datas.
  • Além de consultar, nesta aba é possível realizar a edição da ocorrência. Basta o professor selecionar a ocorrência clicando sobre ela e logo depois clicar no ícone Edicaob.jpg.


Menudocente13a.jpg Menudocente13ax1.jpg


  • Para salvar as alterações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


  • Aba Anotação: o professor poderá consultar as anotações registradas na ocorrência.


Menudocente13ab.jpg


  • Aba Fotos: poderá consultar as fotos anexas à ocorrência.


Menudocente13ac.jpg


Avaliações

  • Através deste menu é possível o docente criar, consultar e editar avaliações, além de lançar as notas e visualizar gráfico com média da turma.


Menudocente14.jpg


Criar

  • Para o(a) professor(a) criar nova avaliação, deverá selecionar a etapa desejada e clicar no ícone Menudocente2xc.jpg.
  • O sistema redirecionará para tela no qual o(a) professor(a) irá preencher:
► o Bloco da avaliação, caso a instituição trabalhe com Blocos de Avaliações.
► a Data de aplicação da avaliação.
  • Observação: ao clicar no campo Data, o sistema apresentará o calendário para seleção.
► o Valor e o Peso (1,2,3....),
► a Descrição da avaliação, e no campo Conteúdo da Avaliação será definido o conteúdo da mesma.


Menudocente14a.jpg


  • Ao marcar o parâmetro Subst. Menor Nota, a nota da avaliação registrada irá substituir nota menor, caso o aluno possua.
  • A opção Entrega de atividade online poderá ser marcada caso a atividade possa ser entregue ao professor virtualmente.


  • Observação:
  • Ao marcar o parâmetro Entrega de atividade online, no campo Data deverá ser informada a data da entrega da atividade. O campo Data limite para entrega será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.


  • Para salvar as informações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja criar a(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Docenteavaliacaob.jpg

Editar

  • Para editar a avaliação, o docente irá selecionar, clicando sobre ela, e depois clicar no ícone Ediçãoa.jpg.
  • O sistema irá abrir a tela com as informações da avaliação para edição.
  • Para salvar as alterações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


Docenteavaliacao.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja editar a(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Docenteavaliacaob.jpg

Lançar notas

  • Para realizar o lançamento de notas, o docente irá selecionar a avaliação clicando sobre ela, e depois clicar no ícone Ediçãoab.jpg.
  • O sistema irá abrir a tela com a listagem de alunos para o lançamento das notas.
  • Para salvar as alterações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


  • Observação: caso a instituição trabalhe com dispensa de alunos das avaliações e tenha habilitado parâmetro o Permitir dispensar aluno de avaliações no WebGiz, o aplicativo apresentará a opção para realizar a dispensa do estudante. Para isto, basta o docente marcar o quadrado à frente do nome do aluno para a dispensa.


Docenteavaliacao1.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja realizar o lançamento das notas da(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Docenteavaliacaob.jpg


Gráfico

  • Para emitir o gráfico com a média da turma, o docente irá selecionar a avaliação clicando sobre ela, e depois clicar no ícone Ediçãoabc.jpg.


Docenteavaliacaobc.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja gerar o gráfico, o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Docenteavaliacaob.jpg