Manual do Aplicativo para Professores

De Wiki AIX
Revisão de 15h41min de 4 de abril de 2019 por Lorenac (discussão | contribs) (Instalação)
Ir para: navegação, pesquisa

+docente.jpg

A SALA DE AULA NA PALMA DA MÃO

O aplicativo +Docente desenvolvido pela AIX SISTEMAS é voltado para o professores e totalmente integrado ao ERP AIX.


Com ele, os professores podem lançar aulas, ocorrências disciplinares e realizar a chamada na sala de aula, utilizando celular ou tablet.


Instalação

  • O download do aplicativo poderá ser realizado via Android: na loja do Google procure pelo aplicativo do +Docente conforme imagem abaixo.


Docente1.jpg


  • Via Iphone: Na Apple Store também é possível encontrar o aplicativo.


Docente3.jpg

Acesso

  • Ao abrir o aplicativo, insira as informações de acordo com a instituição e com a pessoa que estiver acessando.
  • Os campos Instituição, Usuário e Senha são inseridos manualmente.
  • Clique no botão Entrar para acessar o aplicativo +Docente.


Docente2.jpg


Menu/tela principal

  • Após efetuar o login no sistema, o(a) professor(a) poderá navegar com agilidade no aplicativo clicando nas abas: Turma, Aulas/Faltas e Ocorrências na parte superior da tela.
  • Após acessar o aplicativo, normalmente a aba Turma" é apresentado automaticamente.
  • Na parte superior da tela do aplicativo, também são apresentados dois ícones: Menudocente22.jpg


  • O ícone Menudocente.jpg atualiza as informações da página.


  • E o ícone Menudocente2.jpg apresenta duas opções para seleção: Menudocente33.jpg


  • Configurações: Exibe parâmetro Uso da Rede no qual poderá permitir carga de fotos em rede móvel ou não.


Menudocente4.jpg


  • Minha Conta: Apresenta informações a respeito do aplicativo: instituição, usuário, tipo, identificador, o desenvolvedor e versão do aplicativo.


Menudocente5.jpg


Turmas

  • Nesta tela, o(a) professor(a) visualiza as turmas e disciplinas no qual leciona.
  • Dica:
  • Para realizar os demais processos do aplicativo é necessário selecionar a turma desejada neste menu. Ao selecionar, a turma será apresentará na cor cinza claro conforme tela abaixo.


Menudocente6.jpg


Aulas/Faltas

  • Após selecionar a disciplina e turma, acessando a aba de Aulas/Faltas, o aplicativo exibe as aulas já cadastradas permitindo o registro de faltas ou então o cadastro de novas aulas.


Menudocente7.jpg


Faltas

  • Para lançar a falta para o aluno, basta o(a) professor(a) marcar o quadrado, na coluna 'Falta à frente do nome do aluno conforme tela abaixo.


  • Importante
  • Ao marcar o quadrado dos alunos selecionados, o sistema irá lançar a falta e computar o percentual da mesma automaticamente. Os demais alunos, não marcados, o sistema considera presentes na chamada.
  • O(a) professor(a) poderá visualizar a foto dos alunos durante a chamada. Lembrando que ficará a critério da instituição apresentar ou não a foto do estudante.


Menudocente8.jpg


Criar e editar aulas

  • Durante o acesso à aba Aulas/Faltas, caso o(a) professor(a) deseja efetuar a inclusão ou edição de aulas já criadas, deverá clicar no ícone Menudocente2.jpg e selecionar uma das duas opções para processo:
Menudocente99.jpg.


  • Após selecionar, o sistema irá redirecionar para tela no qual o(a) professor(a) poderá registrar/ alterar a data da aula, o conteúdo ministrado. Para salvar as informações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


Menudocente9.jpg


Ocorrências

  • Nesta aba, é possível efetuar o registro de ocorrências e visualizar as ocorrências já registradas.
  • Observação:
  • A inclusão e edição das ocorrências poderá ser realizada por aluno ou em grupo.


  • O(a) professor(a) irá selecionar o aluno na listagem e depois clicar no ícone Menudocente10.jpg para o processo.


  • Selecionar o Tipo Ocorrência e Ocorrência e preencher o campo Anotações com observações e informações caso deseja detalhar a ocorrência.


  • O aplicativo permite ao professor(a) anexar fotos a respeito da ocorrência. Basta clicar em Menudocente11.jpg na campo Fotos na parte inferior da tela.


  • Nota-se que ao voltar para a listagem de alunos, o sistema apresenta o número de ocorrências registradas atualizado conforme tela abaixo.


  • Importante
  • Para consultar ocorrência(s) já registradas, o(a) professor(a) deverá clicar sobre o número de ocorrências apresentado na listagem. Assim, o aplicativo irá direcionar para tela que apresentará o resumo das ocorrências do aluno com suas respectivas datas.
  • Caso haja necessidade de edição, ao consultar, poderá clicar no ícone Menudocente12.jpg e o sistema irá direcionar para a tela de edição da ocorrência.


Menudocente13.jpg