Manual do Aplicativo para Professores

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+docente.jpg


A SALA DE AULA NA PALMA DA MÃO

O aplicativo +Docente desenvolvido pela AIX SISTEMAS é voltado para o professores e totalmente integrado ao ERP AIX.


Com ele, os professores podem lançar aulas, ocorrências disciplinares e realizar a chamada na sala de aula, utilizando celular ou tablet.


Instalação

  • O download do aplicativo poderá ser realizado via Android: na loja do Google procure pelo aplicativo do +Docente conforme imagem abaixo.


Docente1.jpg


  • Via Iphone: Na Apple Store também é possível encontrar o aplicativo.


Docente3.jpg

Acesso

  • Ao acessar o aplicativo, insira as informações de acordo com a instituição usuário que estiver acessando.


  • Os campos Instituição, Usuário e Senha serão inseridos manualmente.


  • Clique no botão Entrar para acessar o aplicativo +Docente.


  • Caso o usuário habilite o campo Lembrar usuário, quando ele acessar novamente a tela de login do + Docente, não será solicitado o preenchimento do campo usuário novamente.


Docente2a.jpg Docente2b.jpg

Menu/tela principal

  • Após efetuar o login no sistema, o(a) professor(a) poderá navegar com agilidade no aplicativo clicando no menu Menudocentex.jpg na parte inferior da tela.
  • O sistema irá habilitar as opções: Aulas, Faltas, Ocorrências e Avaliações.


Menudocente222a.jpg


  • Já na parte superior da tela do aplicativo, serão apresentados dois ícones: Menudocente222.jpg


  • O ícone Menudocente.jpg atualizará as informações da página.


  • E o ícone Menudocente2x.jpg exibirá duas opções para seleção: Menudocente33a.jpg


  • Configurações: Exibe parâmetro Permite carga de fotos em rede móvel no qual o usuário poderá definir se as fotos dos alunos, registradas no Giz, serão carregadas também no aplicativo.
  • Caso o usuário deseje carregar as fotos de imediato, poderá clicar no botão Atualizar fotos.


Menudocente4a.jpg


  • Minha Conta: Exibirá informações a respeito do aplicativo - Instituição, Professor, Login de Usuário, Informações do Desenvolvedor e Versão.
  • Caso o usuário deseja encerrar a sessão, poderá clicar no botão Sair.


Menudocente5a.jpg

Turmas

  • Nesta tela, o(a) professor(a) visualizará as turmas e disciplinas que leciona.


  • Dica:
  • Para realizar os demais processos do aplicativo é necessário selecionar a turma desejada na listagem.
  • Observação: Ao selecionar, a turma será exibida na cor cinza conforme abaixo.


  • Após selecionar a turma, o usuário deverá clicar no menu Menudocentex.jpg para selecionar a rotina a ser realizada.


Menudocente67a.jpg Menudocente67ab.jpg Menudocente67abc.jpg

Aulas

  • Nesta rotina, serão exibidas as aulas já cadastradas para consulta, além de permitir o cadastro de novas aulas e edição delas.


Menudocente7a.jpg


Criar

  • Caso o(a) professor(a) deseja efetuar a inclusão de aulas, deverá clicar no ícone Menudocente2xc.jpg.
  • Após selecionar, o sistema redirecionará para tela que o(a) professor(a) poderá registrar a data da aula, número da aula, o conteúdo ministrado, a tarefa extra e quantidade de aulas.
  • Para salvar as informações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


Menudocente9a.jpg Menudocente9ab.jpg Menudocente9ac.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja criar a(s) aula(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Menudocente9ad.jpg

Editar

  • Para editar a aula, o professor irá selecionar, clicando sobre ela, e depois clicar no ícone Ediçãoa.jpg.
  • O sistema irá abrir a tela com as informações da aula para edição.
  • Para salvar as alterações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


Docente1x.jpg Docente1xx.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja editar a(s) aula(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Menudocente9ad.jpg

Faltas

  • Nesta opção, o professor irá realizar a chamada e registro de faltas com agilidade.
  • Serão listados todos os alunos da turma.
  • Para lançar a falta para o aluno, basta o(a) professor(a) marcar o quadrado, à frente do nome do aluno conforme tela abaixo.


  • Importante
  • Ao marcar o quadrado dos alunos selecionados, o sistema irá lançar a falta e computar o percentual automaticamente. Os demais alunos, não marcados, o sistema considera presentes na chamada.
  • O(a) professor(a) poderá visualizar a foto dos alunos durante a chamada. Lembrando que ficará a critério da instituição apresentar ou não a foto do estudante.


Menudocente8a.jpg Menudocente8ab.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja registrar a(s) falta(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Falta1ac.jpg Falta1abd.jpg


  • E para selecionar a data da aula no qual deseja registrar a(s) faltas(s), o professor poderá selecionar:
  • clicando nos ícones < e > ao lado da data e número da aula.
  • No exemplo abaixo, o professor estava na aula 28, clicou na seta e chegou à aula 24 para verificação e lançamento das faltas.


Falta1a.jpg Falta1ab.jpg

Ocorrências

  • Nesta menu é possível efetuar o registro da(s) ocorrência (s) para o aluno ou turma. Além de realizar a consulta rápida das ocorrências já registradas.


Ocorrenciax1.jpg


Registro

  • Caso o(a) professor(a) deseja registrar nova ocorrência, deverá selecionar o aluno na listagem e clicar no ícone Menudocente2xc.jpg.
Ocorrenciax2.jpg


  • O sistema redirecionará para tela no qual o(a) professor(a) irá selecionar:
Tipo Ocorrência, ou seja, se é Pedagógica ou Atividade;
Ocorrência: o sistema irá listar os itens de ocorrências previamente cadastros no Giz. Exemplo: brincadeiras durante a aula, falta de material, não entregou o trabalho, sem uniforme entre outras ocorrências.


  • Logo, irá preencher o campo Anotações com observações e informações sobre a ocorrência.


Ocorrenciax.jpg


  • O aplicativo permite ao professor(a) anexar fotos a respeito da ocorrência. Basta clicar em Menudocente2xc.jpg na campo Fotos na parte inferior da tela.
  • O professor poderá anexar fotos salvas na galeria do próprio celular/tablet ou utilizar a câmera para tirar foto(s).


Ocorrenciax3a.jpg Ocorrenciax3b.jpg


  • Para salvar as informações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


  • Nota-se que ao voltar para a listagem de alunos, o sistema apresentará o número de ocorrências registradas atualizado conforme tela abaixo.


Ocorrenciax3.jpg


Consulta/Edição

  • Para consultar ocorrência(s) já registradas, o(a) professor(a) deverá clicar sobre o nome do aluno na listagem e logo depois clicar no ícone Edicaob.jpg.
  • Assim, o aplicativo exibirá tela com o resumo das ocorrências do aluno.


Menudocente13aaax.jpg Menudocente13aaa.jpg


  • Logo abaixo serão apresentadas as abas:
  • Aba Lista: nesta aba será apresentada a listagem com todas as ocorrências do aluno com suas respectivas datas.
  • Além de consultar, nesta aba é possível realizar a edição da ocorrência. Basta o professor selecionar a ocorrência clicando sobre ela e logo depois clicar no ícone Edicaob.jpg.


Menudocente13a.jpg Menudocente13ax1.jpg


  • Para salvar as alterações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


  • Aba Anotação: o professor poderá consultar as anotações registradas na ocorrência.


Menudocente13ab.jpg


  • Aba Fotos: poderá consultar as fotos anexas à ocorrência.


Menudocente13ac.jpg


Avaliações

  • Através deste menu é possível o docente criar, consultar e editar avaliações, além de lançar as notas e visualizar gráfico com média da turma.


Menudocente14.jpg


Criar

  • Para o(a) professor(a) criar nova avaliação, deverá selecionar a etapa desejada e clicar no ícone Menudocente2xc.jpg.
  • O sistema redirecionará para tela no qual o(a) professor(a) irá preencher:
► o Bloco da avaliação, caso a instituição trabalhe com Blocos de Avaliações.
► a Data de aplicação da avaliação.
  • Observação: ao clicar no campo Data, o sistema apresentará o calendário para seleção.
► o Valor e o Peso (1,2,3....),
► a Descrição da avaliação, e no campo Conteúdo da Avaliação será definido o conteúdo da mesma.


Menudocente14a.jpg


  • Ao marcar o parâmetro Subst. Menor Nota, a nota da avaliação registrada irá substituir nota menor, caso o aluno possua.
  • A opção Entrega de atividade online poderá ser marcada caso a atividade possa ser entregue ao professor virtualmente.


  • Observação:
  • Ao marcar o parâmetro Entrega de atividade online, no campo Data deverá ser informada a data da entrega da atividade. O campo Data limite para entrega será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.


  • Para salvar as informações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja criar a(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Docenteavaliacaob.jpg

Editar

  • Para editar a avaliação, o docente irá selecionar, clicando sobre ela, e depois clicar no ícone Ediçãoa.jpg.
  • O sistema irá abrir a tela com as informações da avaliação para edição.
  • Para salvar as alterações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


Docenteavaliacao.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja editar a(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Docenteavaliacaob.jpg

Lançar notas

  • Para realizar o lançamento de notas, o docente irá selecionar a avaliação clicando sobre ela, e depois clicar no ícone Ediçãoab.jpg.
  • O sistema irá abrir a tela com a listagem de alunos para o lançamento das notas.
  • Para salvar as alterações, basta clicar no ícone Menudocente999.jpg.


  • Observação: caso a instituição trabalhe com dispensa de alunos das avaliações e tenha habilitado parâmetro o Permitir dispensar aluno de avaliações no WebGiz, o aplicativo apresentará a opção para realizar a dispensa do estudante. Para isto, basta o docente marcar o quadrado à frente do nome do aluno para a dispensa.


Docenteavaliacao1.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja realizar o lançamento das notas da(s) avaliações(s), o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Docenteavaliacaob.jpg


Gráfico

  • Para emitir o gráfico com a média da turma, o docente irá selecionar a avaliação clicando sobre ela, e depois clicar no ícone Ediçãoabc.jpg.


Docenteavaliacaobc.jpg


  • Importante
  • Para selecionar a etapa no qual deseja gerar o gráfico, o professor poderá selecionar:
  • o ícone Exemplox1.jpg na parte superior da tela, assim o sistema irá listar as etapas para seleção;
  • ou poderá clicar sobre o nome da etapa para apresentação das etapas. No exemplo abaixo o nome da etapa é Nota 1º Bimestre.
  • E outra opção para seleção das etapas: o usuário clicar nos ícones < e > ao lado do nome da etapa.


Docenteavaliacaob.jpg