Mudanças entre as edições de "Parâmetros - WGiz"

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*Para que o sistema se adapte às características de funcionamento de cada instituição, é necessário realizar uma configuração, informando parâmetros de referências de funcionamento, ou seja, informações que identificam e personificam a instituição.
  
*Para que o sistema se adapte às características de funcionamento de cada instituição é necessário realizar uma configuração, informando parâmetros de referências de funcionamento, ou seja, informações que identificam e personificam a instituição.
 
  
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*Os '''Parâmetros''' têm a função de viabilizar ao usuário estabelecer regras às quais o sistema adaptará seu funcionamento. A fidelidade do sistema está sujeita às informações corretas no cadastro de parâmetros.
  
::[[Imagem:wgiz_parametros.jpg]]
 
  
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=='''Dados de Cadastro'''==
  
*'''Parâmetros''' tem a função de viabilizar ao usuário estabelecer regras das quais o sistema adaptará seu funcionamento. A fidelidade do sistema está sujeita às informações corretas nos parâmetros.
 
  
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::[[Imagem:wgiz_parametros2a.jpg]]
  
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::*'''Acrescentar desconto de matrícula para enturmação no mesmo período:'''
  
::Acrescentar taxa de matrícula para enturmação no mesmo período:
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:::Informe se o sistema deve acrescentar desconto de matrícula para enturmação no mesmo período.
  
  
::Mascára Plano de Contas:
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::*'''Máscara Plano de Contas:'''
  
  
'''Campos padrões para matrícula:'''
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:::► A máscara do Plano de Contas é utilizada na exportação das informações cadastradas no WGiz para o sistema de contabilidade que a instituição utiliza.
  
  
::Inserir valor da matricula na primeira parcela:
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:::► Esta máscara é o formato em que o código de uma conta é apresentado. Uma máscara para o plano de contas pode ser criada utilizando os caracteres "9" (número nove) e "." (sinal de ponto).
  
  
::Primeira parcela a vista:
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::*Como um plano de contas é criado por meio da exposição das contas com seus títulos, códigos, funções, agrupamentos e relacionamento entre as contas e os grupos, a máscara do plano de contas é definida conforme a estrutura do plano de contas utilizado pela instituição.
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::<p><font size="4">'''Exemplo:'''</font></p>
  
::Tipo de título:
 
  
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::300  Despesas
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::Impedir matricular se houver negociações pendentes:
 
  
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::Considerando a classificação acima, o código para a conta Internet por cabo é 300.310.312. Para que seja possível cadastrar esta conta neste formato, é preciso definir a máscara do plano de contas no seguinte formato: 999.999.999, onde cada agrupamento representa os níveis da classificação da conta.
  
'''Períodos:'''
 
  
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<p align="justify"><font color="#008000">'''Atenção:'''</font></p>
  
'''Parâmetros do Período:'''
 
  
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::Uma vez que a máscara do plano de contas for definida e existir algum [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Plano_de_Contas_-_WGiz '''Plano de Contas'''] com o formato da máscara, a mesma não poderá mais ser alterada. Tal alteração implica em riscos de  problemas nos lançamentos das contas.
  
::Usa matrícula por unidade:
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=='''Fórmula para Cálculo'''==
  
  
::Situação para débito pago:
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::[[Imagem:wgiz_parametros3.jpg]]
  
  
::Situação para débito cancelado:
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::*Nestes campos devem ser informadas as '''fórmulas''' que serão utilizadas para o cálculo de '''Multa''', '''Juros''' e '''Honorário Advocatício''' no caso de débitos em atraso.
  
  
::Situação para títulos em aberto:
+
::*A legenda indica o que significam as abreviações das fórmulas.
  
  
::Situação para títulos em resgate:
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:*'''Exemplo:'''
  
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::1) '''Multa:''' imagine que a instituição realize cobrança de '''3% de multa''' após o vencimento.
  
::Mês referência matrícula:
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::*Neste caso, o usuário deverá registrar a fórmula para cálculo colocando esta condição.
  
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::*A fórmula será: '''IF(|DAV|>0;(|V|*3,0))'''
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::*Onde:
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:::*O '''IF''' representa uma condição '''Se'''.
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:::*'''DAV''' : dias após vencimento.
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:::*'''>''' : maior.
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:::*''';''' : símbolo separação de condições.
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:::*'''V''' : valor do título.
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:::*'''*''': símbolo de multiplicação.
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::*Sendo assim, podemos interpretar:
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:::'''IF(|DAV|>0;''' Se o número de '''dias após o vencimento''' for '''maior''' que '''(0) zero''';
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:::'''(|V|*3,0))''' o sistema irá pegar o '''valor do título''' e '''multiplicar por 3''', sendo este último, o percentual da multa.
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=='''Índices Financeiros'''==
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:*Este parâmetro deverá ser preenchido '''somente''' por instituições que irão fazer integração com o '''PJBANK''', ou seja, Conta Digital para Empresas. Para mais informações sobre o '''PJBANK''' gentileza entrar em contato com '''setor comercial da AIX Sistemas.'''
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:*Nesta parte, serão informados os '''percentuais de Juros/Multa''' que deverão ser aplicados pelo '''PJBANK''' na cobrança quando houver atraso de pagamento.
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::[[Imagem:wgiz_parametros3333.jpg]]
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=='''Portal do Aluno'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros4.jpg]]
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::Ao marcar o parâmetro '''Bloquear acesso ao portal à alunos inadimplentes''', o aluno que estiver com débitos em atraso não poderá acessar o portal do aluno.
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::Quando este box é selecionado, dois novos campos ficam disponíveis para preenchimento:
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::*'''A partir:''' Informe a quantidade de dias de tolerância antes do bloqueio do acesso.
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::*'''Mensagem:''' Insira a mensagem que será exibida para o aluno em caso de bloqueio.
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=='''Parâmetros Financeiros'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros5.jpg]]
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::*'''Permite realizar baixa com data retroativa:''' Marcando esta opção será possível realizar a baixa de débitos com data anterior à do efetivo pagamento.
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::*'''Ao utilizar a opção gerar débitos não gerar automaticamente o boleto:''' Marcando esta opção, ao gerar um débito para o aluno por meio da tela [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Gerar_Debitos_-_WGiz Gerar Débitos] não será gerado o boleto.
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::*'''Utiliza tela Gerar Débitos (Lançamentos [Financeiros] >> Gerar Débitos):''' Marcando esta opção, será utilizada a tela [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Gerar_Debitos_-_WGiz Gerar Débitos] para a geração de boletos para o aluno.
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=='''Campos Padrões para Matrícula:'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros6.jpg]]
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::*'''Tipo de título:'''
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::Neste campo você deve definir o tipo de título utilizado.
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::*'''Inserir valor da matrícula na primeira parcela:'''
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::Marcando este parâmetro, o sistema insere o valor da matrícula na 1ª parcela do aluno.
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::*'''E-mail:''' Aqui deve ser inserido o valor padrão para o e-mail do aluno quando este não for informado.
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::*'''Primeira parcela à vista:'''
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::Marcando este parâmetro, o sistema determina que a 1ª parcela deve ser realizada com pagamento à vista.
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::*'''Impedir matricular se houver negociações pendentes:'''
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::Informe se o sistema deve impedir a matrícula de alunos com negociações pendentes.
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=='''Parâmetros Carta de Crédito'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros7.jpg]]
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::Neste bloco são definidas condições para a emissão da [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Carta_de_Credito_-_WGiz Carta de Cédito].
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::*'''Gerar carta de crédito na evasão:''' Se esta opção for selecionada, caso o aluno abandone o curso e possua crédito junto à instituição, poderá ser gerada carta de crédito para abatimento.
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::*'''Validade da carta de crédito (em dias):''' Informe por quantos dias a carta de crédito será válida.
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::*'''Mínimo e Máximo início de dias para a data de vencimento:'''Informe a quantidade de dias mínima e a quantidade máxima para a data de vencimento da carta de crédito.
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=='''Configuração de Senhas para Aluno'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros8.jpg]]
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::*Neste campo você deve definir qual informação irá compor a senha inicial do aluno: '''Matrícula''', '''Data de Nascimento''', '''CPF''', '''Texto Padrão''' ou '''CPF do Responsável Financeiro'''.
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=='''Configuração de Senhas para Responsável'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros9.jpg]]
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::*Neste campo defina qual informação irá compor a senha inicial do responsável: '''Código''', '''Data de Nascimento''', '''CPF''' ou '''Texto Padrão'''.
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=='''Configuração de Senha para Funcionário'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros10.jpg]]
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::*Neste campo você deve definir se será '''Obrigatório informar login e senha no cadastro de funcionário'''.
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=='''Cenário Padrão'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros11.jpg]]
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:::*Nesta seção, selecione o '''perfil padrão''' para cada tipo de usuário do sistema, ou seja qual cenário será padrão para professor, aluno e funcionário.
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:::*O sistema irá apresentar para seleção, os papéis cadastrados no menu [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Papel_-_WGiz '''Administração | Permissão | Papel'''] conforme cada tipo de papel (Administrador, Aluno, Funcionário, Professor, Responsável, Fornecedor).
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=='''Máscara de Matrícula'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros12.jpg]]
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::*Neste campo é definida a utilização da máscara de matrícula por unidade e a quantidade de dígitos que irão compor a matrícula.
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::*Irá impactar no momento da geração do número de [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Matr%c3%adcula_-_WGiz matrícula do aluno]. '''Exemplo:''' se preencher quantidade de dígitos número 9, a matrícula será gerada com 9 dígitos.
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=='''Carteirinha'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros12a.jpg]]
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:*Neste campo deve ser informada a '''quantidade de dígitos''' do '''código de barras''' da carteirinha do estudante. A opção de preenchimento da quantidade de dígitos segue um funcionamento básico:
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::*O número de preenchimento deverá sempre ser uma unidade menor do que a do tamanho do código de barras, já que, internamente, o sistema inclui um dígito para diferenciar aluno/funcionário.
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::*A numeração deverá sempre ser ímpar, para seguir o funcionamento padrão da catraca.
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::*Quando em branco, o sistema considera 9 dígitos para a leitura na catraca.
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=='''Baixa Automática de Cheques'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros13.jpg]]
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:*Neste campo o usuário deve escolher se irá ou não '''Permitir a baixa automática de cheques'''. Caso marque o parâmetro para utilizar a baixa automática, deve selecionar a '''Situação Origem''' do cheque e a '''Situação Destino''', ou seja, deve informar como o cheque será identificado quando der entrada na instituição e qual será a sua situação ao ser baixado.
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=='''Tela Principal'''==
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:*'''Exibir o DashBoard Acadêmico:''' ao marcar esta opção, será exibido o '''painel de controle acadêmico''' para o usuário quando ele estiver na tela principal do '''WGiz.'''
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=='''Parâmetros de E-mail'''==
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::Neste campo são definidas em que situações serão enviados e-mails para os alunos e responsáveis e a '''Quantidade de e-mails enviados por hora''' pelo sistema.
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=='''Parâmetros Emissão de Boletos'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros16.jpg]]
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:*Neste campo é definida a '''quantidade de boletos''' que serão emitidos '''por página''', no caso de emissão em massa.
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=='''Períodos''' e '''Parâmetros do Perí­odo:'''==
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::[[Imagem:wgiz_parametros17a.jpg]]
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::*'''Situação para débito pago:''' de acordo com cada período letivo cadastrado, informe a '''situação''' que indicará '''débito pago'''.
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::*'''Situação para débito cancelado:''' conforme cada período letivo cadastrado, defina a '''situação''' que indicará '''débito cancelado'''.
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::*'''Situação para títulos em aberto:''' de acordo com cada período letivo cadastrado, indique a '''situação''' para '''títulos em aberto'''.
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::*'''Situação para títulos em resgate:''' conforme cada período letivo cadastrado, informe a '''situação''' para '''títulos em resgate'''.
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::*'''Situação para cartão quitado:''' de acordo com cada período letivo cadastrado, defina a '''situação''' que indicará '''parcelas de cartão de crédito quitadas'''.
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::*'''Situação para cartão baixado:''' conforme cada período letivo cadastrado, informe a '''situação''' para '''parcelas de cartão de crédito baixadas'''.
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::*'''Situação para título pendente:''' de acordo com cada período letivo cadastrado, indique a '''situação''' para '''títulos pendentes'''.
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::*'''Situação para honorário advocatício:''' conforme cada período letivo cadastrado, informe a '''situação''' no caso de '''pagamento de honorários advocatícios'''.
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::*'''Situação liquidado por baixa parcial:''' De acordo com cada período letivo cadastrado, defina a '''situação''' no caso de títulos liquidados de forma '''parcial'''.
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::*'''Mês referência matrícula:''' informe o mês de referência para a matrícula.
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'''Matrícula Online'''
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:*Neste campo são definidos parâmetros para a matrícula on-line.
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::*'''Aplicar desconto no pagamento à vista:''' Defina em que situações será concedido desconto para pagamento da matrícula à vista.
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::*'''Aplicar desconto no pagamento parcelado:'''  Defina em que situações será concedido desconto para pagamento parcelado.
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::*'''Usuário para baixa:''' Selecione o usuário que será autorizado a realizar a baixa dos títulos referentes a matrículas.
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::*'''Aplicar desconto na 1ª parcela do parcelado:''' Se selecionada esta opção, será concedido ao aluno desconto no pagamento da primeira parcela do pagamento.
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::*'''Operação para pagamento com boleto:''' Defina a operação considerada para pagamentos no boleto bancário.
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::*'''Operação para pagamento com cartão:''' Defina a operação considerada para pagamentos no parcelados no cartão de crédito.
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::*'''Link para concluir matrícula:''' Informe o link que o usuário deverá acessar para concluir a matrícula.
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::*'''Interromper matrícula a alunos inadimplentes:''' Se marcada esta opção o aluno inadimplente não poderá realizar a matrícula on-line a partir do número de dias de atraso informados no campo '''A partir'''. 
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::*'''Mensagem:''' Neste campo deve ser informada a mensagem que será exibida ao aluno inadimplente quando ele for tentar realizar a matrícula on-line.
  
  

Edição atual tal como às 09h58min de 1 de abril de 2020

  • Para que o sistema se adapte às características de funcionamento de cada instituição, é necessário realizar uma configuração, informando parâmetros de referências de funcionamento, ou seja, informações que identificam e personificam a instituição.


  • Os Parâmetros têm a função de viabilizar ao usuário estabelecer regras às quais o sistema adaptará seu funcionamento. A fidelidade do sistema está sujeita às informações corretas no cadastro de parâmetros.


Dados de Cadastro

Wgiz parametros2a.jpg


  • Acrescentar desconto de matrícula para enturmação no mesmo período:
Informe se o sistema deve acrescentar desconto de matrícula para enturmação no mesmo período.


  • Máscara Plano de Contas:


► A máscara do Plano de Contas é utilizada na exportação das informações cadastradas no WGiz para o sistema de contabilidade que a instituição utiliza.


► Esta máscara é o formato em que o código de uma conta é apresentado. Uma máscara para o plano de contas pode ser criada utilizando os caracteres "9" (número nove) e "." (sinal de ponto).


  • Como um plano de contas é criado por meio da exposição das contas com seus títulos, códigos, funções, agrupamentos e relacionamento entre as contas e os grupos, a máscara do plano de contas é definida conforme a estrutura do plano de contas utilizado pela instituição.


Exemplo:


300 Despesas
     |
     +------310      Despesas Pessoais
     |   |
     |   +-------311  Despesas Energia
     |   |
     |   +-------312  Internet por Cabo
     |
     +-------320     Despesas Profissionais
     |   |
     |   +-------321  Deslocações


Considerando a classificação acima, o código para a conta Internet por cabo é 300.310.312. Para que seja possível cadastrar esta conta neste formato, é preciso definir a máscara do plano de contas no seguinte formato: 999.999.999, onde cada agrupamento representa os níveis da classificação da conta.


Atenção:


Uma vez que a máscara do plano de contas for definida e existir algum Plano de Contas com o formato da máscara, a mesma não poderá mais ser alterada. Tal alteração implica em riscos de problemas nos lançamentos das contas.

Fórmula para Cálculo

Wgiz parametros3.jpg


  • Nestes campos devem ser informadas as fórmulas que serão utilizadas para o cálculo de Multa, Juros e Honorário Advocatício no caso de débitos em atraso.


  • A legenda indica o que significam as abreviações das fórmulas.


  • Exemplo:
1) Multa: imagine que a instituição realize cobrança de 3% de multa após o vencimento.
  • Neste caso, o usuário deverá registrar a fórmula para cálculo colocando esta condição.
  • A fórmula será: IF(|DAV|>0;(|V|*3,0))


  • Onde:


  • O IF representa uma condição Se.
  • DAV : dias após vencimento.
  • > : maior.
  • ; : símbolo separação de condições.
  • V : valor do título.
  • *: símbolo de multiplicação.


  • Sendo assim, podemos interpretar:
IF(|DAV|>0; Se o número de dias após o vencimento for maior que (0) zero;
(|V|*3,0)) o sistema irá pegar o valor do título e multiplicar por 3, sendo este último, o percentual da multa.

Índices Financeiros

  • Este parâmetro deverá ser preenchido somente por instituições que irão fazer integração com o PJBANK, ou seja, Conta Digital para Empresas. Para mais informações sobre o PJBANK gentileza entrar em contato com setor comercial da AIX Sistemas.
  • Nesta parte, serão informados os percentuais de Juros/Multa que deverão ser aplicados pelo PJBANK na cobrança quando houver atraso de pagamento.


Wgiz parametros3333.jpg

Portal do Aluno

Wgiz parametros4.jpg


Ao marcar o parâmetro Bloquear acesso ao portal à alunos inadimplentes, o aluno que estiver com débitos em atraso não poderá acessar o portal do aluno.


Quando este box é selecionado, dois novos campos ficam disponíveis para preenchimento:
  • A partir: Informe a quantidade de dias de tolerância antes do bloqueio do acesso.
  • Mensagem: Insira a mensagem que será exibida para o aluno em caso de bloqueio.


Parâmetros Financeiros

Wgiz parametros5.jpg


  • Permite realizar baixa com data retroativa: Marcando esta opção será possível realizar a baixa de débitos com data anterior à do efetivo pagamento.


  • Ao utilizar a opção gerar débitos não gerar automaticamente o boleto: Marcando esta opção, ao gerar um débito para o aluno por meio da tela Gerar Débitos não será gerado o boleto.


  • Utiliza tela Gerar Débitos (Lançamentos [Financeiros] >> Gerar Débitos): Marcando esta opção, será utilizada a tela Gerar Débitos para a geração de boletos para o aluno.


Campos Padrões para Matrícula:

Wgiz parametros6.jpg


  • Tipo de título:
Neste campo você deve definir o tipo de título utilizado.


  • Inserir valor da matrícula na primeira parcela:
Marcando este parâmetro, o sistema insere o valor da matrícula na 1ª parcela do aluno.


  • E-mail: Aqui deve ser inserido o valor padrão para o e-mail do aluno quando este não for informado.


  • Primeira parcela à vista:
Marcando este parâmetro, o sistema determina que a 1ª parcela deve ser realizada com pagamento à vista.


  • Impedir matricular se houver negociações pendentes:
Informe se o sistema deve impedir a matrícula de alunos com negociações pendentes.


Parâmetros Carta de Crédito

Wgiz parametros7.jpg


Neste bloco são definidas condições para a emissão da Carta de Cédito.


  • Gerar carta de crédito na evasão: Se esta opção for selecionada, caso o aluno abandone o curso e possua crédito junto à instituição, poderá ser gerada carta de crédito para abatimento.


  • Validade da carta de crédito (em dias): Informe por quantos dias a carta de crédito será válida.


  • Mínimo e Máximo início de dias para a data de vencimento:Informe a quantidade de dias mínima e a quantidade máxima para a data de vencimento da carta de crédito.


Configuração de Senhas para Aluno

Wgiz parametros8.jpg


  • Neste campo você deve definir qual informação irá compor a senha inicial do aluno: Matrícula, Data de Nascimento, CPF, Texto Padrão ou CPF do Responsável Financeiro.

Configuração de Senhas para Responsável

Wgiz parametros9.jpg


  • Neste campo defina qual informação irá compor a senha inicial do responsável: Código, Data de Nascimento, CPF ou Texto Padrão.

Configuração de Senha para Funcionário

Wgiz parametros10.jpg


  • Neste campo você deve definir se será Obrigatório informar login e senha no cadastro de funcionário.

Cenário Padrão

Wgiz parametros11.jpg


  • Nesta seção, selecione o perfil padrão para cada tipo de usuário do sistema, ou seja qual cenário será padrão para professor, aluno e funcionário.
  • O sistema irá apresentar para seleção, os papéis cadastrados no menu Administração | Permissão | Papel conforme cada tipo de papel (Administrador, Aluno, Funcionário, Professor, Responsável, Fornecedor).

Máscara de Matrícula

Wgiz parametros12.jpg


  • Neste campo é definida a utilização da máscara de matrícula por unidade e a quantidade de dígitos que irão compor a matrícula.
  • Irá impactar no momento da geração do número de matrícula do aluno. Exemplo: se preencher quantidade de dígitos número 9, a matrícula será gerada com 9 dígitos.

Carteirinha

Wgiz parametros12a.jpg


  • Neste campo deve ser informada a quantidade de dígitos do código de barras da carteirinha do estudante. A opção de preenchimento da quantidade de dígitos segue um funcionamento básico:
  • O número de preenchimento deverá sempre ser uma unidade menor do que a do tamanho do código de barras, já que, internamente, o sistema inclui um dígito para diferenciar aluno/funcionário.
  • A numeração deverá sempre ser ímpar, para seguir o funcionamento padrão da catraca.
  • Quando em branco, o sistema considera 9 dígitos para a leitura na catraca.

Baixa Automática de Cheques

Wgiz parametros13.jpg


  • Neste campo o usuário deve escolher se irá ou não Permitir a baixa automática de cheques. Caso marque o parâmetro para utilizar a baixa automática, deve selecionar a Situação Origem do cheque e a Situação Destino, ou seja, deve informar como o cheque será identificado quando der entrada na instituição e qual será a sua situação ao ser baixado.

Tela Principal

Wgiz parametros14.jpg


  • Exibir o DashBoard Acadêmico: ao marcar esta opção, será exibido o painel de controle acadêmico para o usuário quando ele estiver na tela principal do WGiz.

Parâmetros de E-mail

Wgiz parametros15.jpg


Neste campo são definidas em que situações serão enviados e-mails para os alunos e responsáveis e a Quantidade de e-mails enviados por hora pelo sistema.


Parâmetros Emissão de Boletos

Wgiz parametros16.jpg


  • Neste campo é definida a quantidade de boletos que serão emitidos por página, no caso de emissão em massa.

Períodos e Parâmetros do Perí­odo:

Wgiz parametros17a.jpg


  • Situação para débito pago: de acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação que indicará débito pago.


  • Situação para débito cancelado: conforme cada período letivo cadastrado, defina a situação que indicará débito cancelado.


  • Situação para títulos em aberto: de acordo com cada período letivo cadastrado, indique a situação para títulos em aberto.


  • Situação para títulos em resgate: conforme cada período letivo cadastrado, informe a situação para títulos em resgate.


  • Situação para cartão quitado: de acordo com cada período letivo cadastrado, defina a situação que indicará parcelas de cartão de crédito quitadas.


  • Situação para cartão baixado: conforme cada período letivo cadastrado, informe a situação para parcelas de cartão de crédito baixadas.


  • Situação para título pendente: de acordo com cada período letivo cadastrado, indique a situação para títulos pendentes.


  • Situação para honorário advocatício: conforme cada período letivo cadastrado, informe a situação no caso de pagamento de honorários advocatícios.


  • Situação liquidado por baixa parcial: De acordo com cada período letivo cadastrado, defina a situação no caso de títulos liquidados de forma parcial.


  • Mês referência matrícula: informe o mês de referência para a matrícula.


Matrícula Online


Wgiz parametros18.jpg


  • Neste campo são definidos parâmetros para a matrícula on-line.


  • Aplicar desconto no pagamento à vista: Defina em que situações será concedido desconto para pagamento da matrícula à vista.


  • Aplicar desconto no pagamento parcelado: Defina em que situações será concedido desconto para pagamento parcelado.


  • Usuário para baixa: Selecione o usuário que será autorizado a realizar a baixa dos títulos referentes a matrículas.


  • Aplicar desconto na 1ª parcela do parcelado: Se selecionada esta opção, será concedido ao aluno desconto no pagamento da primeira parcela do pagamento.


  • Operação para pagamento com boleto: Defina a operação considerada para pagamentos no boleto bancário.


  • Operação para pagamento com cartão: Defina a operação considerada para pagamentos no parcelados no cartão de crédito.


  • Link para concluir matrícula: Informe o link que o usuário deverá acessar para concluir a matrícula.


  • Interromper matrícula a alunos inadimplentes: Se marcada esta opção o aluno inadimplente não poderá realizar a matrícula on-line a partir do número de dias de atraso informados no campo A partir.


  • Mensagem: Neste campo deve ser informada a mensagem que será exibida ao aluno inadimplente quando ele for tentar realizar a matrícula on-line.