Mudanças entre as edições de "Processo de Cobrança"

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*'''Email Simples''': No encaminhamento da carta de cobrança através da opção '''Email simples''' será preciso descrever a mensagem que se pretende enviar ao aluno, sendo possível anexar um documento.
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Edição das 13h01min de 20 de julho de 2015

Esta página apresenta as ferramentas utilizadas para a confecção e envio das cartas de cobrança para os clientes inadimplentes. Nesta página também serão apresentados os processos para envolvidos na cobrança, como a inclusão e exclusão dos dados de um cliente inadimplente junto aos órgãos de proteção ao crédito.


Gerador de Documentos

Esta ferramenta é utilizada para a criação dos modelos de documentos de cobrança, que poderão ser impressos através do sistema, de acordo com as necessidades da instituição. A interface do [Gerador de Documentos], é parecida com a de um editor de texto, com recursos de formatação padrão e com as opções de inclusão dos campos do banco de dados.


Imagem 02 – 2ª imagem do Help Básico – Utilitários – Gerador de Documentos


Emitir carta de cobrança

O processo de Emissão da Carta de Cobrança, requer bastante atenção, por isso recomenda-se que antes da emissão seja atualizada a situação financeira do aluno, para que as cartas de cobrança não sejam enviadas sem a existência de um débito. Este procedimento poderá ser executado através da função [Atualizar Situação Financeira], que está disponível no Giz Recebimentos em Emissões | Atualizar Situação Financeira.


Imagem 08 – Atualizar Situação Financeira.jpg


Após a atualização o sistema identificará a situação financeira dos alunos, então será possível a emissão das cartas de cobrança sem riscos. A emissão das cartas de cobrança é realizada através da opção Mensalidades | Impressão de Documentos, para emiti-las o usuário deverá selecionar na opção Tipo de Relatóriocriado no Gerador de Documentos, realizando o filtro dos alunos ou turmas que se deseja imprimir a carta de cobrança.


Imagem 09 – Impressão de Documentos.jpg


A carta de cobrança poderá ser encaminhada por email aos alunos através do módulo Básico no menu Utilitários | Enviar E-mail. Lembrando que para utilizar esta opção é necessária a configuração do servidor de email no cadastro de parâmetros, no menu Cadastros | Parâmetros | Integração | E-mail.


Imagem 10 – Utilitários – Enviar E-mail.jpg

Existem duas opções que permitem o envio da carta de cobrança por email aos alunos.


  • Email Simples: No encaminhamento da carta de cobrança através da opção Email simples será preciso descrever a mensagem que se pretende enviar ao aluno, sendo possível anexar um documento.


Imagem 11 – Utilitários – Enviar E-mail.jpg


  • Doc-Mail: