Processo de Cobrança

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Esta página apresenta as ferramentas utilizadas para a confecção e envio das cartas de cobrança para os clientes inadimplentes. Nesta página também serão apresentados os processos para envolvidos na cobrança, como a inclusão e exclusão dos dados de um cliente inadimplente junto aos órgãos de proteção ao crédito.


Gerador de Documentos

Esta ferramenta é utilizada para a criação dos modelos de documentos de cobrança, que poderão ser impressos através do sistema, de acordo com as necessidades da instituição. A interface do [Gerador de Documentos], é parecida com a de um editor de texto, com recursos de formatação padrão e com as opções de inclusão dos campos do banco de dados.


Imagem 02 – 2ª imagem do Help Básico – Utilitários – Gerador de Documentos.jpg


  • 1: Código
  • 2: Título do Documento
  • 3: Tipo
  • 4: Descrição do Documento
  • 5: Campos de Edição da Mensagem
  • 6: Local para inserção de novo campo
  • 7: Insere o novo campo no documento
  • 8: Mesclar o documento
  • 9: Tipo de Documento
  • 10: SQL Mestre
  • 11: SQL Detalhe

Emitir carta de cobrança

O processo de Emissão da Carta de Cobrança, requer bastante atenção, por isso recomenda-se que antes da emissão seja atualizada a situação financeira do aluno, para que as cartas de cobrança não sejam enviadas sem a existência de um débito. Este procedimento poderá ser executado através da função [Atualizar Situação Financeira], que está disponível no Giz Recebimentos em Emissões | Atualizar Situação Financeira.


Imagem 08 – Atualizar Situação Financeira.jpg


Após a atualização o sistema identificará a situação financeira dos alunos, então será possível a emissão das cartas de cobrança sem riscos. A emissão das cartas de cobrança é realizada através da opção Mensalidades | Impressão de Documentos, para emiti-las o usuário deverá selecionar na opção Tipo de Relatóriocriado no Gerador de Documentos, realizando o filtro dos alunos ou turmas que se deseja imprimir a carta de cobrança.


Imagem 09 – Impressão de Documentos.jpg


A carta de cobrança poderá ser encaminhada por email aos alunos através do módulo Básico no menu Utilitários | Enviar E-mail. Lembrando que para utilizar esta opção é necessária a configuração do servidor de email no cadastro de parâmetros, no menu Cadastros | Parâmetros | Integração | E-mail.

Obs: Quando a opção Servidor requer conexão de segurança (SSL) estiver marcada está dependerá das seguintes DLL´s: libeay32.dll e ssleay32.dll atualizadas para a garantia de seu uso. Caso não tenha estas DLL´s entre em contato com o Suporte Técnico da AIX Sistemas.


Imagem 10 – Utilitários – Enviar E-mail.jpg


Existem duas opções que permitem o envio da carta de cobrança por email aos alunos.


  • Email Simples: No encaminhamento da carta de cobrança através da opção Email simples será preciso descrever a mensagem que se pretende enviar ao aluno, sendo possível anexar um documento.


Imagem 11 – Utilitários – Enviar E-mail.jpg


  • Doc-Mail: Nesta opção é que são utilizados os modelos personalizados de cartas de cobrança criados no Gerador de Documentos. Será preciso realizar um filtro, que poderá ser realizado através da seleção por Unidade, Curso, Turma, Série/período, para designar os destinatários do Doc-Mail. Abaixo um exemplo de envio de um Doc-Mail.


Imagem 13 - 5ª imagem do Help Básico – Utilitários – Enviar E-mail.jpg