Mudanças entre as edições de "Tipo Requerimento - WebGiz Protocolo"

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:*O cadastro de '''Tipo de Requerimento''' definirá quais tipos de solicitações serão disponibilizadas no sistema para os usuários.
  
Para visualizar essa opção, acesse o menu '''Protocolo | Tipo de Requerimento'''.
 
  
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:*Para cadastrar os tipos de requerimento clique no menu '''Protocolo | Tipo de Requerimento'''.
  
[[Imagem:protocolo13.jpg]]
 
  
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Este cadastro determina o tipo de requerimentos que vão ser utilizado pelos os usuários.
 
  
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==Informações iniciais==
  
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:*Este cadastro determina o tipo de requerimento que vai ser utilizado pelos usuários.
  
'''Nome:''' É o nome dado ao requerimento.
 
  
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'''Tipos de requerimento:''' 
 
  
:'''Livre:''' É necessário definir somente um trâmite, pois o órgão definido será o próprio responsável por receber a solicitação assim que o solicitante realizar o requerimento.
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:*'''Nome:''' é o nome dado ao requerimento.
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:*'''Tipo de requerimento:''' defina se o requerimento será do tipo '''Livre''' ou '''Sugerido.'''
 
   
 
   
:'''Sugerido:''' Deve-se selecionar pelo menos um órgão para o requerimento. Para cada órgão selecionado para o trâmite, deverá ser selecionado pelo menos um responsável pelos requerimentos solicitados.
 
  
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::*'''Sugerido:''' neste tipo de requerimento, o sistema permite que apenas setores previamente associados ao trâmite do requerimento possam dar andamento à solicitação.
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::*'''Livre:''' Quando o requerimento é do tipo '''Livre''', no momento de realizar o andamento do trâmite, o solicitante pode direcioná-lo a qualquer setor da instituição, mesmo que este não esteja associado ao trâmite do requerimento. A imagem abaixo ilustra um tipo de requerimento que possui dois trâmites, para dois órgão distintos.
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::[[Imagem:FAQ_Protocolo_TipoReq1a.jpg]]
  
  
'''Requerimento de Remessa:'''
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:*Já a janela abaixo, representa um andamento sendo realizado em um tipo de requerimento do tipo '''Livre'''. Observe que o sistema lista todos os órgãos existentes no sistema, mesmo que não sejam os órgãos vinculados no cadastro de trâmite do tipo de requerimento.
  
:'''Sim:''' Será utilizado lote de remessa de requerimentos.
 
  
:'''Não:''' Não será utilizado lote de remessa de requerimentos.
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::[[Imagem:FAQ_Protocolo_TipoReq1b.jpg]]
 
   
 
   
  
'''Texto explicativo:''' Explicação detalhada do requerimento.
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:*No campo '''Não exibir no portal do aluno''' defina se o requerimento estará disponível ou não para os alunos.
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:*Marcando a opção '''Bloquear para alunos com pendências financeiras''' é possível bloquear o requerimento para alunos inadimplentes.
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:*'''Requerimento de Remessa:''' 
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::*'''Sim:''' será utilizado lote de remessa de requerimentos.
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::*'''Não:''' não será utilizado lote de remessa de requerimentos.
  
  
'''Situação (Padrão)''', '''Situação (Rejeitado)''' e '''Situação (Cancelado)'''. Informe a situação referente a cada um.  
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:*O lote de '''remessa de requerimentos''' é um agrupamento de documentos e solicitações. É utilizado quando uma unidade externa à sede da instituição, como um polo ou uma filial por exemplo, precisa enviar um lote de solicitações para a sede para que lá elas tenham andamento, ou seja, sejam direcionadas para os setores responsáveis. A '''remessa de requerimentos''' é a garantia de que os processos foram recebidos pela matriz, já que utiliza o rastreio por código de barras.
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::*'''Exemplo:''' Uma escola oferece um curso supletivo a distância em polos espalhados por diversas cidades. Quando um desses polos solicita os diplomas dos alunos formandos, precisa enviar à escola os documentos de cada um dos alunos. O polo utilizará então o lote de remessa para enviar todos os documentos via malote para a escola.
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::[[Imagem:FAQ_Protocolo_TipoReq1bcd.jpg]]
 
   
 
   
  
'''Associar documentos:''' Nesta opção é associado os documentos junto ao requerimento.
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:*'''Texto explicativo:''' explicação detalhada do requerimento.
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:*'''Situação Padrão''', '''Rejeitado''' e '''Cancelado''': informe a situação que aparecerá para o solicitante durante o andamento do requerimento.
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:*'''Associar documentos:''' Em alguns casos é necessário que o solicitante envie determinado documento para que a solicitação seja atendida, como foto 3x4, identidade, etc. Nesta opção serão associados os documentos que deverão ser anexados à solicitação quando ela for aberta pelo solicitante.
  
  
'''Disponíveis para:'''  São os tipo de usuários (Alunos, Professores, Funcionários, Usuários, Responsável e Ex-alunos) que poderam ter acesso ao requerimento. Marcando terão acesso restrito, caso contrário todos vão esta disponível.
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::[[Imagem:FAQ_Protocolo_TipoReq1bcde.jpg]]
  
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:*'''Disponíveis para:''' são os tipos de usuários (Alunos, Professores, Funcionários, Usuários, Responsável e Ex-alunos) que poderão ter acesso ao requerimento, ou seja, neste campo são definidos os perfis para os quais o requerimento estará disponível.
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::*Caso nenhum perfil seja marcado, o requerimento ficará disponível para todos os perfis.
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:*'''Observação:'''
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::*Ao selecionar a opção '''Alunos''' em '''Disponíveis para''', o campo '''Situações''' é habilitado. Neste campo é preciso definir para quais categorias de alunos aquele requerimento que está sendo cadastrado estará disponível (regular, cancelado, transferido, etc.).
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::<font size="3" color=#FF0000>'''Atenção:'''</font> para habilitar o campo '''Situações''' é preciso que no campo Disponíveis para '''apenas a opção Alunos''' esteja selecionada. Se for selecionada qualquer outra opção além ou junto com esta o campo não será habilitado.
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::[[Imagem:FAQ_Protocolo_TipoReq1bcdef.jpg]]
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:*'''Notificação:''' neste campo, irá definir a forma como o solicitante irá receber os avisos sobre o requerimento, se será por e-mail, telefone ou os dois.
 
   
 
   
'''Notificação:''' De que forma deseja receber as notificação do requerimnto se é por e-mail, telefone ou as duas. Há também uma opção para informar se haverá a opção de anexar ou não um arquivo no formato zip através do campo '''Permitir anexar arquivos zip'''.
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:*Além disso, também uma opção para informar se haverá a opção de anexar ou não um arquivo no formato zip através do campo '''Permitir anexar arquivos zip'''.
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::[[Imagem:FAQ_Protocolo_TipoReq1bcdefg.jpg]]
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==Relacionar Disciplinas==
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:*O usuário pode relacionar disciplinas ao tipo de requerimento. Isso significa que um determinado tipo de requerimento poderá ser atrelado às disciplinas que o aluno está cursando, vai cursar ou ainda àquelas que ele já concluiu.
  
  
[[Imagem:protocolo41.jpg]]
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::[[Imagem:protocolo41.jpg]]
  
  
'''Para relacionar as disciplinas ao tipo de requerimento, o usuário precisa marcar a opção:'''  
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:*'''Para relacionar as disciplinas ao tipo de requerimento, o usuário precisa marcar a opção:'''  
  
'''SIM:''' então será habilitado as opções de quais disciplinas serão associadas: Em curso, Cursadas, Não Cursadas ou Outras.  
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::*'''SIM:''' o sistema habilitará as opções de quais disciplinas serão associadas: '''Em curso, Cursadas, Não Cursadas ou Outras'''.  
  
Caso não seja necessário informar as disciplinas para o tipo de requerimento marque '''NÃO''', automaticamente o sistema desabilita esta opção.
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::*Caso não seja necessário informar as disciplinas para o tipo de requerimento marque '''NÃO''', automaticamente o sistema desabilita esta opção.
  
 
   
 
   
'''Opção para o usuário relacionar as disciplinas:'''
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:*'''Opções para o usuário relacionar as disciplinas:'''
 
   
 
   
  
'''Em curso:''' Disciplinas que o aluno esta enturmado;
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::*'''Em curso:''' disciplinas que estão sendo cursadas pelo aluno.
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::*'''Cursadas:''' disciplinas que o aluno já foi aprovado no curso, ou seja, disciplinas concluídas.
  
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::*'''Não cursadas:''' disciplinas da grade que ainda não foram cursadas, ou que o aluno não esteja enturmado.
'''Cursadas:''' Disciplinas que o aluno já foi aprovado no curso;
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::*'''Outras:''' disciplinas de outros cursos, inclusive o dele.
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:*Se o parâmetro '''Gera um requerimento por disciplina''' for marcado, o sistema gerará um requerimento para cada disciplina.
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::*Caso não seja necessário informar as disciplinas para o tipo de requerimento marque '''Não''', e essas opções serão desabilitadas.
  
 
   
 
   
'''Não cursadas:''' Disciplinas da grade que ainda foram cursadas, ou que o aluno não esteja enturmado;
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==Cobrança==
  
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::*Na parte de '''Cobrança''', defina como será realizado o pagamento de taxas relacionadas ao requerimento.
'''Outras:''' Disciplinas de outros cursos, inclusive o dele.
 
  
  
[[Imagem:protocolo42.jpg]]
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::[[Imagem:protocolo422.jpg]]
 
  
Para selecionar qual o tipo de débito, somente se o tipo for diferente de '''isento.''' Para utilizar os tipos de débitos é necessário que esteja cadastrado no módulo Recebimentos ou em Cadastro Taxas Extras.
 
  
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:*'''Isento:''' trata-se da isenção de pagamento para solicitação do requerimento.
 
   
 
   
'''Tipos de Débitos:'''
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:*'''Prévio:''' o pagamento deverá ser efetuado antes da solicitação do requerimento.
  
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:*'''Pós-pago:''' o solicitante só pagará a taxa depois de ter a solicitação atendida.
  
'''Isento:''' Trata-se da isenção de pagamento para solicitação do requerimento;
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:*'''Tipo de débito:''' nesse campo, especifica-se o tipo de débito conforme cadastro de taxas extras do módulo Giz '''Recebimentos.'''
 
'''Prévio:''' É o pagamento efetuado antes da solicitação do requerimento;
 
  
'''Pós-pago:''' É o pagamento realizado após o recebimento do documento pelo solicitante.
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:*'''Validade da boleta:''' define-se nesse campo o número de dias de validade da boleta após sua emissão.
  
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:*'''Permite gerar boleto''': a instituição irá definir se o requerimento permitirá ou não a emissão de boleto. Caso a opção seja Não, o sistema gerará apenas um débito sem boleto para o aluno. Desta forma, o solicitante poderá pagar o débito na própria instituição, por exemplo.
  
'''Validade da boleta:''' Define-se nesse campo o número de dias de validade da boleta.
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:*No campo '''Mensagem de Instrução de Cobrança''' insira as informações de instrução sobre o pagamento que sairão impressas no boleto.
  
  
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==Previsão/Prazo==
  
[[Imagem:protocolo43.jpg]]
 
  
  
'''Prazo de cancelamento:''' É o prazo que o solicitante terá para cancelar o requerimento após ter efetuado o pedido;
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::[[Imagem:protocolo43.jpg]]
  
  
'''Previsão de entrega:''' É o tempo sugerido para a conclusão da solicitação;
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:*'''Prazo de cancelamento:''' deverá ser informado o número de dias que o solicitante terá para cancelar a solicitação após ter feito o pedido.
  
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:*'''Previsão de entrega:''' é o tempo sugerido para a conclusão da solicitação.
 
   
 
   
'''Prazo de solicitação:''' Deverá ser adicionado pelo menos um registro com data inicial e final para a visibilidade do requerimento.
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:*'''Prazo de solicitação:'''caso este parâmetro seja habilitado, o requerimento poderá ser solicitado apenas durante períodos específicos. Neste caso, deverá ser adicionado pelo menos um registro com data inicial e final para a visibilidade do requerimento.
  
  
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:''':: Dica:''' caso deseja incluir um período de datas ou excluir um período informado, faz necessário clicar no botão [[Image:protoc_img_001.jpg]] .'''
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> '''Faz necessário clicar no botão [[Image:protoc_img_001.jpg]] para adicionar ou excluir a data dentro do campo texto.'''
 
  
  
[[Imagem:protocolo44.jpg]]
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==Caminho/trâmite==
  
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::*Será descrito o passo a passo para o caminho do requerimento, ou seja, por quais setores ele passará e qual a função de cada setor em seu atendimento, até a sua conclusão.
  
'''Orgão:''' É necessário informar pelo menos um orgão para cada trâmite que efetuará o requerimento;
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::[[Imagem:webgizcaminhotramite.png]]
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:*'''Órgão:''' é necessário informar pelo menos um órgão para cada trâmite que efetuará o requerimento.
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:*'''Pessoas responsáveis:''' é necessário informar pelo menos um responsável dentro do setor para requerimento.
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:*'''Previsão de entrega:''' é o prazo em dias para entrega do requerimento.
 
   
 
   
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:*'''Descrição da tarefa:''' são os procedimentos que serão executados para atender a solicitação do requerimento.
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:*'''Inativo:''' está opção torna inativo o requerimento. Ou seja, não será necessário que o requerimento realize todo o trâmite para ser concluído.
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:*'''Situações disponíveis:''' são as situações criadas para que aquele setor possa dar andamento ao processo de solicitação de requerimento. Neste campo serão marcadas as situações no qual o setor poderá escolher para realizar o andamento.
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:*Clicar em '''Inserir''' para salvar o requerimento; '''Pesquisar''' para consultar todos os requerimentos salvos; e '''Limpar''' para limpar os campos preenchidos.
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:*No momento em que for salvo o tipo de requerimento, os trâmites serão salvos usando uma lista encadeada, seguindo a ordem de cadastro.
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:*'''Observações:'''
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::*Através das setas de navegação é possível organizar, por ordem para qual, '''Órgão/setor''', o requerimento será direcionado até a sua conclusão. 
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::*Caso exista algum solicitação cadastrada para este requerimento, não será possível excluir um órgão da relação estabelecida em '''Órgão/tramite'''. 
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:''':: Dica:''' Caso necessário, clicar no botão [[Image:webgiziconescaminhotramitre.png]] para '''adicionar, remover ou editar''' órgão da lista das tarefas dentro do campo texto. Para que as tarefas sejam incluídas no campo texto, deve-se clicar na tarefa no campo descrição da tarefa e adicionar conforme sua ordem de execução.
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::*Utilizando as setas de navegação é possível organizar a ordem dos setores que será percorrida pelo requerimento até sua conclusão.
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::*Após concluir o cadastro basta clicar em '''Inserir.'''
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::[[Imagem:protocolo444.jpg]]
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'''Pessoas responsáveis:''' É necessário informar pelo menos um responsável para requerimento;
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:*Após finalizar as alterações, basta clicar no ícone '''Alterar trâmite''' para salvar. Caso não queira fazer alterações, clique no ícone '''Cancelar alteração no trâmite''' e voltará para a página de Cadastro de tipo de requerimento.
 
  
'''Previsão de entrega:''' É o prazo em dias e horas para entrega do requerimento.;
 
 
  
'''Descrição da tarefa:''' São os procedimentos que serão executados para atender a solicitação do requerimento;
+
::[[Imagem:WebgizEditarCaminhotramite.png]]
  
  
'''Situações disponíveis:''' São as situações criadas para dar andamento ao processo de solicitação de requerimento;
 
 
  
'''Conclusivo:''' Esta opção é utilizada para definir o andamento das tarefas a serem executadas, devendo informar a cada uma das tarefas sua situação, se é conclusiva '''SIM ou NÃO.'''
 
 
  
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<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> '''Faz necessário clicar no botão [[Image:protoc_img_001.jpg]] para adicionar ou excluir as tarefas dentro do campo texto, para que as tarefas seja incluida no campo texto, deve clicar na tarefa no campo descrição da tarefa e adicionar conforme sua ordem de execução.'''
 
 
  
No momento em que for salvo o tipo de requerimento os trâmites serão salvos usando uma lista encadeada, seguindo a ordem de cadastro.
 
  
  

Edição atual tal como às 15h51min de 28 de janeiro de 2022

  • O cadastro de Tipo de Requerimento definirá quais tipos de solicitações serão disponibilizadas no sistema para os usuários.


  • Para cadastrar os tipos de requerimento clique no menu Protocolo | Tipo de Requerimento.


Protocolo13.jpg


Informações iniciais

  • Este cadastro determina o tipo de requerimento que vai ser utilizado pelos usuários.


Protocolo400.jpg


  • Nome: é o nome dado ao requerimento.
  • Tipo de requerimento: defina se o requerimento será do tipo Livre ou Sugerido.


  • Sugerido: neste tipo de requerimento, o sistema permite que apenas setores previamente associados ao trâmite do requerimento possam dar andamento à solicitação.
  • Livre: Quando o requerimento é do tipo Livre, no momento de realizar o andamento do trâmite, o solicitante pode direcioná-lo a qualquer setor da instituição, mesmo que este não esteja associado ao trâmite do requerimento. A imagem abaixo ilustra um tipo de requerimento que possui dois trâmites, para dois órgão distintos.


FAQ Protocolo TipoReq1a.jpg


  • Já a janela abaixo, representa um andamento sendo realizado em um tipo de requerimento do tipo Livre. Observe que o sistema lista todos os órgãos existentes no sistema, mesmo que não sejam os órgãos vinculados no cadastro de trâmite do tipo de requerimento.


FAQ Protocolo TipoReq1b.jpg


  • No campo Não exibir no portal do aluno defina se o requerimento estará disponível ou não para os alunos.
  • Marcando a opção Bloquear para alunos com pendências financeiras é possível bloquear o requerimento para alunos inadimplentes.
  • Requerimento de Remessa:
  • Sim: será utilizado lote de remessa de requerimentos.
  • Não: não será utilizado lote de remessa de requerimentos.


  • O lote de remessa de requerimentos é um agrupamento de documentos e solicitações. É utilizado quando uma unidade externa à sede da instituição, como um polo ou uma filial por exemplo, precisa enviar um lote de solicitações para a sede para que lá elas tenham andamento, ou seja, sejam direcionadas para os setores responsáveis. A remessa de requerimentos é a garantia de que os processos foram recebidos pela matriz, já que utiliza o rastreio por código de barras.
  • Exemplo: Uma escola oferece um curso supletivo a distância em polos espalhados por diversas cidades. Quando um desses polos solicita os diplomas dos alunos formandos, precisa enviar à escola os documentos de cada um dos alunos. O polo utilizará então o lote de remessa para enviar todos os documentos via malote para a escola.


FAQ Protocolo TipoReq1bcd.jpg


  • Texto explicativo: explicação detalhada do requerimento.
  • Situação Padrão, Rejeitado e Cancelado: informe a situação que aparecerá para o solicitante durante o andamento do requerimento.
  • Associar documentos: Em alguns casos é necessário que o solicitante envie determinado documento para que a solicitação seja atendida, como foto 3x4, identidade, etc. Nesta opção serão associados os documentos que deverão ser anexados à solicitação quando ela for aberta pelo solicitante.


FAQ Protocolo TipoReq1bcde.jpg


  • Disponíveis para: são os tipos de usuários (Alunos, Professores, Funcionários, Usuários, Responsável e Ex-alunos) que poderão ter acesso ao requerimento, ou seja, neste campo são definidos os perfis para os quais o requerimento estará disponível.
  • Caso nenhum perfil seja marcado, o requerimento ficará disponível para todos os perfis.


  • Observação:
  • Ao selecionar a opção Alunos em Disponíveis para, o campo Situações é habilitado. Neste campo é preciso definir para quais categorias de alunos aquele requerimento que está sendo cadastrado estará disponível (regular, cancelado, transferido, etc.).


Atenção: para habilitar o campo Situações é preciso que no campo Disponíveis para apenas a opção Alunos esteja selecionada. Se for selecionada qualquer outra opção além ou junto com esta o campo não será habilitado.
FAQ Protocolo TipoReq1bcdef.jpg


  • Notificação: neste campo, irá definir a forma como o solicitante irá receber os avisos sobre o requerimento, se será por e-mail, telefone ou os dois.
  • Além disso, há também uma opção para informar se haverá a opção de anexar ou não um arquivo no formato zip através do campo Permitir anexar arquivos zip.
FAQ Protocolo TipoReq1bcdefg.jpg


Relacionar Disciplinas

  • O usuário pode relacionar disciplinas ao tipo de requerimento. Isso significa que um determinado tipo de requerimento poderá ser atrelado às disciplinas que o aluno está cursando, vai cursar ou ainda àquelas que ele já concluiu.


Protocolo41.jpg


  • Para relacionar as disciplinas ao tipo de requerimento, o usuário precisa marcar a opção:
  • SIM: o sistema habilitará as opções de quais disciplinas serão associadas: Em curso, Cursadas, Não Cursadas ou Outras.
  • Caso não seja necessário informar as disciplinas para o tipo de requerimento marque NÃO, automaticamente o sistema desabilita esta opção.


  • Opções para o usuário relacionar as disciplinas:


  • Em curso: disciplinas que estão sendo cursadas pelo aluno.
  • Cursadas: disciplinas que o aluno já foi aprovado no curso, ou seja, disciplinas concluídas.
  • Não cursadas: disciplinas da grade que ainda não foram cursadas, ou que o aluno não esteja enturmado.
  • Outras: disciplinas de outros cursos, inclusive o dele.


  • Se o parâmetro Gera um requerimento por disciplina for marcado, o sistema gerará um requerimento para cada disciplina.
  • Caso não seja necessário informar as disciplinas para o tipo de requerimento marque Não, e essas opções serão desabilitadas.


Cobrança

  • Na parte de Cobrança, defina como será realizado o pagamento de taxas relacionadas ao requerimento.


Protocolo422.jpg


  • Isento: trata-se da isenção de pagamento para solicitação do requerimento.
  • Prévio: o pagamento deverá ser efetuado antes da solicitação do requerimento.
  • Pós-pago: o solicitante só pagará a taxa depois de ter a solicitação atendida.
  • Tipo de débito: nesse campo, especifica-se o tipo de débito conforme cadastro de taxas extras do módulo Giz Recebimentos.
  • Validade da boleta: define-se nesse campo o número de dias de validade da boleta após sua emissão.
  • Permite gerar boleto: a instituição irá definir se o requerimento permitirá ou não a emissão de boleto. Caso a opção seja Não, o sistema gerará apenas um débito sem boleto para o aluno. Desta forma, o solicitante poderá pagar o débito na própria instituição, por exemplo.
  • No campo Mensagem de Instrução de Cobrança insira as informações de instrução sobre o pagamento que sairão impressas no boleto.


Previsão/Prazo

Protocolo43.jpg


  • Prazo de cancelamento: deverá ser informado o número de dias que o solicitante terá para cancelar a solicitação após ter feito o pedido.
  • Previsão de entrega: é o tempo sugerido para a conclusão da solicitação.
  • Prazo de solicitação:caso este parâmetro seja habilitado, o requerimento poderá ser solicitado apenas durante períodos específicos. Neste caso, deverá ser adicionado pelo menos um registro com data inicial e final para a visibilidade do requerimento.


:: Dica: caso deseja incluir um período de datas ou excluir um período informado, faz necessário clicar no botão Protoc img 001.jpg .


Caminho/trâmite

  • Será descrito o passo a passo para o caminho do requerimento, ou seja, por quais setores ele passará e qual a função de cada setor em seu atendimento, até a sua conclusão.


Webgizcaminhotramite.png


  • Órgão: é necessário informar pelo menos um órgão para cada trâmite que efetuará o requerimento.
  • Pessoas responsáveis: é necessário informar pelo menos um responsável dentro do setor para requerimento.
  • Previsão de entrega: é o prazo em dias para entrega do requerimento.
  • Descrição da tarefa: são os procedimentos que serão executados para atender a solicitação do requerimento.
  • Inativo: está opção torna inativo o requerimento. Ou seja, não será necessário que o requerimento realize todo o trâmite para ser concluído.
  • Situações disponíveis: são as situações criadas para que aquele setor possa dar andamento ao processo de solicitação de requerimento. Neste campo serão marcadas as situações no qual o setor poderá escolher para realizar o andamento.


  • Clicar em Inserir para salvar o requerimento; Pesquisar para consultar todos os requerimentos salvos; e Limpar para limpar os campos preenchidos.
  • No momento em que for salvo o tipo de requerimento, os trâmites serão salvos usando uma lista encadeada, seguindo a ordem de cadastro.


  • Observações:
  • Através das setas de navegação é possível organizar, por ordem para qual, Órgão/setor, o requerimento será direcionado até a sua conclusão.
  • Caso exista algum solicitação cadastrada para este requerimento, não será possível excluir um órgão da relação estabelecida em Órgão/tramite.


:: Dica: Caso necessário, clicar no botão Webgiziconescaminhotramitre.png para adicionar, remover ou editar órgão da lista das tarefas dentro do campo texto. Para que as tarefas sejam incluídas no campo texto, deve-se clicar na tarefa no campo descrição da tarefa e adicionar conforme sua ordem de execução.
  • Utilizando as setas de navegação é possível organizar a ordem dos setores que será percorrida pelo requerimento até sua conclusão.
  • Após concluir o cadastro basta clicar em Inserir.


Protocolo444.jpg


  • Após finalizar as alterações, basta clicar no ícone Alterar trâmite para salvar. Caso não queira fazer alterações, clique no ícone Cancelar alteração no trâmite e voltará para a página de Cadastro de tipo de requerimento.


WebgizEditarCaminhotramite.png