Mudanças entre as edições de "Unidades - Giz Módulo Básico/Giz Registro Acadêmico"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Parâmetros Matrícula On-Line)
(Parâmetros Matrícula On-Line)
Linha 98: Linha 98:
  
 
:::*'''Quantidade máxima de dependências''' nesse campo define-se quantas dependências o aluno poderá cursar: '''Exemplo:''' se no cadastro do curso foi informado 3, e aqui foi informado 2, significa que o aluno pode ter até 3 dependências para cursar no próximo período, mas que pode escolher para re-matricula somente 2 devido ao horário das aulas.
 
:::*'''Quantidade máxima de dependências''' nesse campo define-se quantas dependências o aluno poderá cursar: '''Exemplo:''' se no cadastro do curso foi informado 3, e aqui foi informado 2, significa que o aluno pode ter até 3 dependências para cursar no próximo período, mas que pode escolher para re-matricula somente 2 devido ao horário das aulas.
:::'''Obs:''' A informação de 'máximo de dependências' do cadastro de cursos do GIZ, só serve para o período letivo em questão.
+
::::'''Obs:''' A informação de 'máximo de dependências' do cadastro de cursos do GIZ, só serve para o período letivo em questão.
  
 
:::*'''Quantidade disciplinas em dependência que interrompe progressão regular:''' neste campo define-se a quantidade de disciplinas que o aluno poderá ter no máximo, para que possa se matricular no próximo período. Caso se ultrapasse a quantidade definida nesse parâmetro, o aluno só poderá se matricular nas dependências.
 
:::*'''Quantidade disciplinas em dependência que interrompe progressão regular:''' neste campo define-se a quantidade de disciplinas que o aluno poderá ter no máximo, para que possa se matricular no próximo período. Caso se ultrapasse a quantidade definida nesse parâmetro, o aluno só poderá se matricular nas dependências.

Edição das 10h53min de 21 de dezembro de 2012


Aba Unidade

  • É neste local que o usuário cadastra a unidade da instituição. É possível cadastrar várias unidades acadêmicas e trabalhar normalmente com todas elas.
  • A aba Unidades possui as informações gerais da unidade acadêmica. A logomarca da unidade deve ser inserida clicando no botão Logo. É permitido os formatos bitmap (*.bmp) e Jpeg (*.jpg).


Bas img 273.jpg


Aba Dados Gerais

  • A aba Dados Gerais possui informações referente ao registro de documentação da instituição e nome/cargo do diretor(a), secretário(a). O Logotipo do Estado deve ser inserido clicando no botão Logo. É permitido os formatos bitmap (*.bmp) e Jpeg (*.jpg).
Bas img 277.jpg

Aba NFS-e

  • Na aba NFS-e são definidos os parâmetros para a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.


Bas NFSE.jpg

Curso

  • A aba Curso é dividida em três subabas:


Bas img 275a.jpg



Cursos

  • A subaba Cursos lista todos os cursos pertencentes a cada unidade escolar. Nesta aba você também pode definir um Coordenador do curso na unidade.


Bas img 275.jpg

Parâmetros Matrícula On-Line

  • A subaba Parâmetros Matrícula On-Line possui informações referente aos parâmetros que serão adotados na unidade acadêmica durante a matrícula on-line. Esta opção é utilizada apenas para quem possui o Módulo WebGiz.


Bas img 276.jpg


  • Opções
  • Permitir aluno alterar matrícula: este parâmetro propicia ao aluno, após ter adicionado as disciplinas que deseja cursar, reverter a situação e acrescentar ou escolher outras. Caso contrário, o que foi salvo não poderá ser alterado.
  • Obrigar aluno matricular na turma sucessora: marcada esta opção, o aluno não poderá escolher outra turma que não seja a sucessora definida no cadastro da turma atual.
  • Impedir aluno de matricular em turma de outro turno: se marcado este parâmetro, só aparecerão para o aluno as turmas de mesmo turno para selecionar. Ou seja, se o aluno estava estudando no turno da tarde, permanecerá no turno da tarde.
  • Enviar comprovante de matrícula via e-mail para secretaria: procedimento realizado automaticamente pelo sistema desde que o e-mail da secretaria tenha sido informado no arquivo configuration do Webgiz e que os parâmetros de internet tenham sido devidamente configurados.
  • Enviar comprovante de matrícula via e-mail para aluno: procedimento automático realizado pelo sistema desde que os e-mails dos alunos tenham sido informados no cadastro de matrícula e que os parâmetros de internet tenham sido devidamente configurados no Webgiz.


  • Pacote de disciplinas (grade curricular)
  • Obrigar: obriga o aluno a escolher todas as disciplinas que aparecem marcadas na rematrícula online (Webgiz), que são as disciplinas obrigatórias da grade curricular atribuídas à turma sucessora.
  • Não obrigar: marcada esta opção, o aluno fica livre para escolher as disciplinas que irá cursar.
  • Sugerir: o sistema sugere as disciplinas que o aluno pode escolher deixando-as marcadas. No entanto, é possível desmarcá-las, caso se deseje.


  • Situação aluno após matrícula on-line
  • Normal: aluno em situação normal.
  • Pendente: esta opção normalmente é a mais usada, pois após a matrícula, a secretaria verifica toda a situação do aluno e então o coloca como normal manualmente, já que pode haver pendências financeiras.


  • Matricular em dependências
  • Obrigar: as dependências aparecem marcadas e deverão ser cursadas, não sendo possível desmarcá-las.
  • Não obrigar: o aluno poderá optar por escolher ou não as dependências.
  • Proibir: o aluno não pode escolher disciplinas de dependência para cursar.
  • Somente: o aluno só poderá se matricular em disciplinas de dependência.


  • Quantidade máxima de dependências nesse campo define-se quantas dependências o aluno poderá cursar: Exemplo: se no cadastro do curso foi informado 3, e aqui foi informado 2, significa que o aluno pode ter até 3 dependências para cursar no próximo período, mas que pode escolher para re-matricula somente 2 devido ao horário das aulas.
Obs: A informação de 'máximo de dependências' do cadastro de cursos do GIZ, só serve para o período letivo em questão.
  • Quantidade disciplinas em dependência que interrompe progressão regular: neste campo define-se a quantidade de disciplinas que o aluno poderá ter no máximo, para que possa se matricular no próximo período. Caso se ultrapasse a quantidade definida nesse parâmetro, o aluno só poderá se matricular nas dependências.


  • Regras de disciplinas
  • Qtde mínima de disciplinas: Define a quantidade mínima de disciplinas que o aluno deverá escolher.
  • Qtde mínima de créditos: define a quantidade mínima de créditos das disciplinas a serem escolhidas.
  • Qtde mínima de carga horária: define a quantidade mínima de carga horária das disciplinas a serem escolhidas.
  • Período mínimo para optativas:
  • Qtde máxima de créditos: define a quantidade máxima de créditos das disciplinas a serem escolhidas.
  • Qtde máxima de carga horária: define a quantidade máxima de carga horária das disciplinas a serem escolhidas.
  • Qtde máxima de optativas: define a quantidade máxima de disciplinas optativas que o aluno poderá escolher.

Parâmetros Financeiros

  • Através da subaba Parâmetros Financeiros é possível fazer a associação da conta corrente ao curso. Com esta associação, o sistema imprime boletos relativos a determinada conta (por aluno ou por responsável) de uma só vez, não necessitando informar o filtro de unidade e curso, somente a conta corrente. Estas informações serão aproveitadas no Giz Recebimentos.


Bas img 274.jpg