Mudanças entre as edições de "Unidades - Giz Módulo Básico/Giz Registro Acadêmico"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Aba Curso)
(Parâmetros Matrícula OnLine)
Linha 106: Linha 106:
 
   
 
   
  
Para que seja possível utilizar o recurso de Matrícula Online é necessário antes [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Per%C3%ADodo_Letivo criar um novo período letivo]. Uma vez criado o novo período letivo, deve-se marcar no [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Banco_de_Dados#Per.C3.ADodo_Letivos Módulo Básico/Utilitários/Períodos Letivos] os parâmetros '''padrão matrícula''' e '''visível ao usuário'''.
+
:*Para que seja possível utilizar o recurso de '''Matrícula Online''' é necessário antes [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Per%C3%ADodo_Letivo criar um '''novo período letivo''']. Uma vez criado o novo período letivo, deve-se marcar no [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Banco_de_Dados#Per.C3.ADodo_Letivos '''Módulo Básico| Utilitários| Períodos Letivos'''] os parâmetros '''padrão matrícula''' e '''visível ao usuário'''.
  
  
:*A subaba '''Parâmetros Matrícula OnLine''' possui informações referente aos parâmetros que serão adotados na unidade acadêmica durante a matrícula on-line. Esta opção é utilizada apenas para quem possui o '''Módulo WebGiz'''.
+
:*A sub aba '''Parâmetros Matrícula OnLine''' possui informações referente aos parâmetros que serão adotados na unidade acadêmica durante a '''matrícula online'''. Esta opção é utilizada '''somente''' para quem possui o '''Módulo WebGiz'''.
  
  
::[[Imagem:bas_img_276.jpg]]
+
::[[Imagem:bas_img_276a.jpg]]
  
  
::*'''Opções'''
+
  '''Opções'''
  
 
:::*'''Permitir aluno alterar matrícula:''' este parâmetro propicia ao aluno, após ter adicionado as disciplinas que deseja cursar, reverter a situação e acrescentar ou escolher outras. Caso contrário, o que foi salvo não poderá ser alterado.
 
:::*'''Permitir aluno alterar matrícula:''' este parâmetro propicia ao aluno, após ter adicionado as disciplinas que deseja cursar, reverter a situação e acrescentar ou escolher outras. Caso contrário, o que foi salvo não poderá ser alterado.
Linha 132: Linha 132:
  
  
::*'''Pacote de disciplinas (grade curricular)'''
+
  '''Pacote de disciplinas (grade curricular)'''
  
 
:::*'''Obrigar:''' obriga o aluno a escolher todas as disciplinas que aparecem marcadas na rematrícula online (Webgiz), que são as disciplinas obrigatórias da grade curricular atribuídas à turma sucessora.  
 
:::*'''Obrigar:''' obriga o aluno a escolher todas as disciplinas que aparecem marcadas na rematrícula online (Webgiz), que são as disciplinas obrigatórias da grade curricular atribuídas à turma sucessora.  
Linha 143: Linha 143:
  
  
::*'''Situação aluno após matrícula on-line'''
+
  '''Situação aluno após matrícula on-line'''
  
 
:::*'''Normal:''' aluno em situação normal.
 
:::*'''Normal:''' aluno em situação normal.
Linha 151: Linha 151:
  
  
::*'''Matricular em dependências'''
+
  '''Matricular em dependências'''
  
 
:::*'''Obrigar:''' as dependências aparecem marcadas e deverão ser cursadas, não sendo possível desmarcá-las.
 
:::*'''Obrigar:''' as dependências aparecem marcadas e deverão ser cursadas, não sendo possível desmarcá-las.
Linha 163: Linha 163:
  
 
:::*'''Somente:''' o aluno só poderá se matricular em disciplinas de dependência.
 
:::*'''Somente:''' o aluno só poderá se matricular em disciplinas de dependência.
 +
 +
----
  
  
Linha 170: Linha 172:
 
:::*'''Quantidade máxima de dependências:''' nesse campo define-se quantas dependências o aluno poderá cursar: '''Exemplo:''' se no cadastro do curso foi informado 3, e aqui foi informado 2, significa que o aluno pode ter até 3 dependências para cursar no próximo período, mas que pode escolher para rematricula somente 2 devido ao horário das aulas.
 
:::*'''Quantidade máxima de dependências:''' nesse campo define-se quantas dependências o aluno poderá cursar: '''Exemplo:''' se no cadastro do curso foi informado 3, e aqui foi informado 2, significa que o aluno pode ter até 3 dependências para cursar no próximo período, mas que pode escolher para rematricula somente 2 devido ao horário das aulas.
  
::::'''Obs:''' A informação de 'máximo de dependências' do cadastro de cursos do GIZ, só serve para o período letivo em questão.
+
::::'''Observação:''' A informação de '''máximo de dependências''' do cadastro de cursos do GIZ, só serve para o período letivo em questão.
  
  
Linha 176: Linha 178:
  
  
::*'''Regras de disciplinas'''
+
  '''Regras de disciplinas'''
  
 
:::*'''Qtde mínima de disciplinas:''' Define a quantidade mínima de disciplinas que o aluno deverá escolher.
 
:::*'''Qtde mínima de disciplinas:''' Define a quantidade mínima de disciplinas que o aluno deverá escolher.
Linha 199: Linha 201:
  
  
::*'''Parâmetros Financeiros'''
+
  '''Parâmetros Financeiros'''
  
 
:::*'''Datas (vencimento/tolerância):''' informar estas datas quando o cliente utilizar tabela de preço. Estes campos só serão habilitados caso se utilize a geração de débitos por Tabela de Preços.  
 
:::*'''Datas (vencimento/tolerância):''' informar estas datas quando o cliente utilizar tabela de preço. Estes campos só serão habilitados caso se utilize a geração de débitos por Tabela de Preços.  
Linha 209: Linha 211:
 
::*'''Plano de pagamento:''' necessário informar caso seja utilizado plano de pagamento. Este campo só será habilitado caso se utilize a geração de débitos por Plano de Pagamento.
 
::*'''Plano de pagamento:''' necessário informar caso seja utilizado plano de pagamento. Este campo só será habilitado caso se utilize a geração de débitos por Plano de Pagamento.
  
::::'''Obs:''' mesmo que seja criado um plano de parcela única para a matrícula, após o aluno realizar a rematrícula online, o sistema irá listar em situação financeira do aluno tanto o débito de matrícula, quanto os débitos que se encontram em aberto independente do período letivo.
+
::::'''Observação:''' mesmo que seja criado um plano de parcela única para a matrícula, após o aluno realizar a rematrícula online, o sistema irá listar em situação financeira do aluno tanto o débito de matrícula, quanto os débitos que se encontram em aberto independente do período letivo.
  
  
Linha 216: Linha 218:
  
 
::*'''Centro de custos para contas a receber do interessado:''' centro de custos do qual a taxa extra se refere.
 
::*'''Centro de custos para contas a receber do interessado:''' centro de custos do qual a taxa extra se refere.
 
  
 
===Parâmetros Financeiros===
 
===Parâmetros Financeiros===

Edição das 11h51min de 8 de janeiro de 2020


Aba Unidade

  • As instituições que possuem outras unidades de oferta, podem cadastrá-las e trabalhar com todas elas individualmente no sistema.


  • A aba Unidade possui as informações gerais da unidade acadêmica. A logomarca da unidade deve ser inserida clicando no botão Logo. É permitido os formatos bitmap (*.bmp) e Jpeg (*.jpg).


  • Observações:
1) Através do checkbox Unidade Mantenedora é possível definir uma única Unidade como a principal para a realização do Censo.
2) É possível pesquisar o endereço da Unidade utilizando o número do CEP, através do botão localizado ao lado do campo de inserção do CEP.


Bas img 273a.jpg


Conta Contábil Caixa (Ativo):


Esta unidade é um polo: marcando este parâmetro, indicará que a unidade que está sendo cadastrada é um polo educacional.


INTEGRAÇÃO BANCÁRIA
  • Esta opção será preenchida somente por instituições que desejam fazer integração com o PJBANK, ou seja, Conta Digital para Empresas, a fim de facilitar a parte de cobrança, principalmente na geração de boleto e conciliando as informações com o WGiz e ERP-AIX. Para mais informações sobre o PJBANK gentileza entrar em contato com setor comercial da AIX Sistemas.


  • Token: através do Token que a unidade será credenciada pelo banco. Clique no botão Credenciar para geração de Token de credenciamento e para realizar a integração.
  • Será criado e inserido um token/código automaticamente.
  • Este campo permanecerá desabilitado e bloqueado, pois qualquer alteração deste token/código poderá comprometer o processo da integração.


  • Importante:
  • Para a unidade ser credenciada, é obrigatório o preenchimento dos dados de endereço no cadastro da mesma.

Aba Dados Gerais

  • A aba Dados Gerais possui informações referente ao registro de documentação da instituição e nome/cargo do diretor(a) acadêmico, diretor(a) administrativo e secretário(a).
  • O Logotipo do Estado deve ser inserido clicando no botão Logo. É permitido os formatos bitmap (*.bmp) e Jpeg (*.jpg).


 Assinatura Digital do Diretor Acadêmico - Somente disponível para Faculdade
  • Caso a instituição possua foto com a assinatura eletrônica do diretor acadêmico, poderá anexar ao campo Assinatura Digital do Diretor Acadêmico. É permitido os formatos bitmap (*.bmp) e Jpeg (*.jpg).
  • Observação:A imagem da assinatura do diretor será exibida nos relatórios de Estágio.


Bas img 277a.jpg

Aba NFS-e

  • Na aba NFS-e são definidos os parâmetros para a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.


  • Observação: O modelo de exportação da nota fiscal eletrônica utilizado pela prefeitura como o padrão, poderá ser exportado nesta tela através da opção Modelo de exportação de notas fiscais eletrônicas.


Bas NFSE.jpg

Aba Curso

  • A aba Curso é dividida em três subabas:
  • Cursos
  • Parâmetros Matrícula OnLine
  • Parâmetros Financeiros


  • Veremos abaixo o processo de cada uma delas.


Bas img 275a.jpg


Cursos

  • A subaba Cursos lista todos os cursos pertencentes a cada unidade escolar. Nesta aba você também pode definir um Coordenador do curso na unidade.


  • No campo Limite de atrasos/esquecimentos de crachá define-se quantos atrasos e esquecimentos de crachá são permitidos na entrada do aluno.


  • Os campos Coordenador de Tutoria EAD e Regime de contratação do coordenador de tutoria EAD têm como função o preenchimento do Censo para as instituições que oferecem cursos na modalidade a distância.


Bas img 275.jpg


Parâmetros Matrícula OnLine


  • A sub aba Parâmetros Matrícula OnLine possui informações referente aos parâmetros que serão adotados na unidade acadêmica durante a matrícula online. Esta opção é utilizada somente para quem possui o Módulo WebGiz.


Bas img 276a.jpg


  Opções
  • Permitir aluno alterar matrícula: este parâmetro propicia ao aluno, após ter adicionado as disciplinas que deseja cursar, reverter a situação e acrescentar ou escolher outras. Caso contrário, o que foi salvo não poderá ser alterado.


  • Obrigar aluno matricular na turma sucessora: marcada esta opção, o aluno não poderá escolher outra turma que não seja a sucessora definida no cadastro da turma atual.


  • Impedir aluno de matricular em turma de outro turno: se marcado este parâmetro, só aparecerão para o aluno as turmas de mesmo turno para selecionar. Ou seja, se o aluno estava estudando no turno da tarde, permanecerá no turno da tarde.


  • Enviar comprovante de matrícula via e-mail para secretaria: procedimento realizado automaticamente pelo sistema desde que o e-mail da secretaria tenha sido informado no arquivo configuration do Webgiz e que os parâmetros de internet tenham sido devidamente configurados.


  • Enviar comprovante de matrícula via e-mail para aluno: procedimento automático realizado pelo sistema desde que os e-mails dos alunos tenham sido informados no cadastro de matrícula e que os parâmetros de internet tenham sido devidamente configurados no Webgiz.


  Pacote de disciplinas (grade curricular)
  • Obrigar: obriga o aluno a escolher todas as disciplinas que aparecem marcadas na rematrícula online (Webgiz), que são as disciplinas obrigatórias da grade curricular atribuídas à turma sucessora.


  • Não obrigar: marcada esta opção, o aluno fica livre para escolher as disciplinas que irá cursar.


  • Sugerir: o sistema sugere as disciplinas que o aluno pode escolher deixando-as marcadas. No entanto, é possível desmarcá-las, caso se deseje.


  Situação aluno após matrícula on-line
  • Normal: aluno em situação normal.


  • Pendente: esta opção normalmente é a mais usada, pois após a matrícula, a secretaria verifica toda a situação do aluno e então o coloca como normal manualmente, já que pode haver pendências financeiras.


  Matricular em dependências
  • Obrigar: as dependências aparecem marcadas e deverão ser cursadas, não sendo possível desmarcá-las.


  • Não obrigar: o aluno poderá optar por escolher ou não as dependências.


  • Proibir: o aluno não pode escolher disciplinas de dependência para cursar.


  • Somente: o aluno só poderá se matricular em disciplinas de dependência.


  • Mensagem de boleta: Neste campo, o usuário poderá digitar uma mensagem de boleta diferente para cada curso.


  • Quantidade máxima de dependências: nesse campo define-se quantas dependências o aluno poderá cursar: Exemplo: se no cadastro do curso foi informado 3, e aqui foi informado 2, significa que o aluno pode ter até 3 dependências para cursar no próximo período, mas que pode escolher para rematricula somente 2 devido ao horário das aulas.
Observação: A informação de máximo de dependências do cadastro de cursos do GIZ, só serve para o período letivo em questão.


  • Quantidade disciplinas em dependência que interrompe progressão regular: neste campo define-se a quantidade de disciplinas que o aluno poderá ter no máximo, para que possa se matricular no próximo período. Caso se ultrapasse a quantidade definida nesse parâmetro, o aluno só poderá se matricular nas dependências.


 Regras de disciplinas
  • Qtde mínima de disciplinas: Define a quantidade mínima de disciplinas que o aluno deverá escolher.


  • Qtde mínima de créditos: define a quantidade mínima de créditos das disciplinas a serem escolhidas.


  • Qtde mínima de carga horária: define a quantidade mínima de carga horária das disciplinas a serem escolhidas.


  • Período mínimo para optativas: define-se nesse campo o período (série) mínimo para as disciplinas optativas.


  • Qtde máxima de créditos: define a quantidade máxima de créditos das disciplinas a serem escolhidas.


  • Qtde máxima de carga horária: define a quantidade máxima de carga horária das disciplinas a serem escolhidas.


  • Qtde máxima de optativas: define a quantidade máxima de disciplinas optativas que o aluno poderá escolher.


  Parâmetros Financeiros
  • Datas (vencimento/tolerância): informar estas datas quando o cliente utilizar tabela de preço. Estes campos só serão habilitados caso se utilize a geração de débitos por Tabela de Preços.


  • Tipo de taxa: taxa utilizada para reserva de vaga no curso.


  • Plano de pagamento: necessário informar caso seja utilizado plano de pagamento. Este campo só será habilitado caso se utilize a geração de débitos por Plano de Pagamento.
Observação: mesmo que seja criado um plano de parcela única para a matrícula, após o aluno realizar a rematrícula online, o sistema irá listar em situação financeira do aluno tanto o débito de matrícula, quanto os débitos que se encontram em aberto independente do período letivo.


  • Classificação para contas a receber do interessado: plano de contas do qual a taxa extra se refere.


  • Centro de custos para contas a receber do interessado: centro de custos do qual a taxa extra se refere.

Parâmetros Financeiros

  • Através da subaba Parâmetros Financeiros é possível fazer a associação da conta corrente ao curso. Com esta associação, o sistema imprime boletos relativos a determinada conta (por aluno ou por responsável) de uma só vez, não necessitando informar o filtro de unidade e curso, somente a conta corrente. Estas informações serão aproveitadas no Giz Recebimentos.


Bas img 274.jpg

Aba Bibliotecas vinculadas

A aba Bibliotecas vinculadas tem o objetivo de vincular uma biblioteca à unidade. Quando houver esse vínculo, ao matricular o aluno o sistema fará o vínculo automático do aluno com a biblioteca da unidade.


Bib vinculada.jpg