Mudanças entre as edições de "Unidades - Giz Módulo Básico/Giz Registro Acadêmico"

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(Parâmetros Matrícula OnLine)
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'''1)'''Através do checkbox '''Unidade Mantenedora''' é possível definir uma única Unidade como a principal para a realização do Censo.  
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'''1)''' Através do checkbox '''Unidade Mantenedora''' é possível definir uma única Unidade como a principal para a realização do Censo.  
  
'''2)'''É possível pesquisar o endereço da Unidade utilizando o número do CEP, através do botão localizado ao lado do campo de inserção do CEP.
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'''2)''' É possível pesquisar o endereço da Unidade utilizando o número do CEP, através do botão localizado ao lado do campo de inserção do CEP.
  
  

Edição das 11h32min de 16 de janeiro de 2019


Aba Unidade

As instituições que possuem outras unidades de oferta, podem cadastrá-las e trabalhar com todas elas individualmente no sistema.


A aba Unidades possui as informações gerais da unidade acadêmica. A logomarca da unidade deve ser inserida clicando no botão Logo. É permitido os formatos bitmap (*.bmp) e Jpeg (*.jpg).


Observação:

1) Através do checkbox Unidade Mantenedora é possível definir uma única Unidade como a principal para a realização do Censo.

2) É possível pesquisar o endereço da Unidade utilizando o número do CEP, através do botão localizado ao lado do campo de inserção do CEP.


Bas img 273.jpg

Aba Dados Gerais

  • A aba Dados Gerais possui informações referente ao registro de documentação da instituição e nome/cargo do diretor(a), secretário(a). O Logotipo do Estado deve ser inserido clicando no botão Logo. É permitido os formatos bitmap (*.bmp) e Jpeg (*.jpg).


Bas img 277.jpg

Aba NFS-e

  • Na aba NFS-e são definidos os parâmetros para a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.


Observação: O modelo de exportação da nota fiscal eletrônica utilizado pela prefeitura como o padrão, poderá ser exportado nesta tela através da opção Modelo de exportação de notas fiscais eletrônicas.


Bas NFSE.jpg

Aba Curso

  • A aba Curso é dividida em três subabas:


Bas img 275a.jpg



Cursos

  • A subaba Cursos lista todos os cursos pertencentes a cada unidade escolar. Nesta aba você também pode definir um Coordenador do curso na unidade.


  • No campo Limite de atrasos/esquecimentos de crachá define-se quantos atrasos e esquecimentos de crachá são permitidos na entrada do aluno.


  • Os campos Coordenador de Tutoria EAD e Regime de contratação do coordenador de tutoria EAD têm como função o preenchimento do Censo para as instituições que oferecem cursos na modalidade a distância.


Bas img 275.jpg

Parâmetros Matrícula OnLine

Para que seja possível utilizar o recurso de Matrícula Online é necessário antes criar um novo período letivo. Uma vez criado o novo período letivo, deve-se marcar no Módulo Básico/Utilitários/Períodos Letivos os parâmetros padrão matrícula e visível ao usuário.


  • A subaba Parâmetros Matrícula OnLine possui informações referente aos parâmetros que serão adotados na unidade acadêmica durante a matrícula on-line. Esta opção é utilizada apenas para quem possui o Módulo WebGiz.


Bas img 276.jpg


  • Opções
  • Permitir aluno alterar matrícula: este parâmetro propicia ao aluno, após ter adicionado as disciplinas que deseja cursar, reverter a situação e acrescentar ou escolher outras. Caso contrário, o que foi salvo não poderá ser alterado.


  • Obrigar aluno matricular na turma sucessora: marcada esta opção, o aluno não poderá escolher outra turma que não seja a sucessora definida no cadastro da turma atual.


  • Impedir aluno de matricular em turma de outro turno: se marcado este parâmetro, só aparecerão para o aluno as turmas de mesmo turno para selecionar. Ou seja, se o aluno estava estudando no turno da tarde, permanecerá no turno da tarde.


  • Enviar comprovante de matrícula via e-mail para secretaria: procedimento realizado automaticamente pelo sistema desde que o e-mail da secretaria tenha sido informado no arquivo configuration do Webgiz e que os parâmetros de internet tenham sido devidamente configurados.


  • Enviar comprovante de matrícula via e-mail para aluno: procedimento automático realizado pelo sistema desde que os e-mails dos alunos tenham sido informados no cadastro de matrícula e que os parâmetros de internet tenham sido devidamente configurados no Webgiz.


  • Pacote de disciplinas (grade curricular)
  • Obrigar: obriga o aluno a escolher todas as disciplinas que aparecem marcadas na rematrícula online (Webgiz), que são as disciplinas obrigatórias da grade curricular atribuídas à turma sucessora.


  • Não obrigar: marcada esta opção, o aluno fica livre para escolher as disciplinas que irá cursar.


  • Sugerir: o sistema sugere as disciplinas que o aluno pode escolher deixando-as marcadas. No entanto, é possível desmarcá-las, caso se deseje.


  • Situação aluno após matrícula on-line
  • Normal: aluno em situação normal.


  • Pendente: esta opção normalmente é a mais usada, pois após a matrícula, a secretaria verifica toda a situação do aluno e então o coloca como normal manualmente, já que pode haver pendências financeiras.


  • Matricular em dependências
  • Obrigar: as dependências aparecem marcadas e deverão ser cursadas, não sendo possível desmarcá-las.


  • Não obrigar: o aluno poderá optar por escolher ou não as dependências.


  • Proibir: o aluno não pode escolher disciplinas de dependência para cursar.


  • Somente: o aluno só poderá se matricular em disciplinas de dependência.


  • Mensagem de boleta: Neste campo, o usuário poderá digitar uma mensagem de boleta diferente para cada curso.


  • Quantidade máxima de dependências: nesse campo define-se quantas dependências o aluno poderá cursar: Exemplo: se no cadastro do curso foi informado 3, e aqui foi informado 2, significa que o aluno pode ter até 3 dependências para cursar no próximo período, mas que pode escolher para rematricula somente 2 devido ao horário das aulas.
Obs: A informação de 'máximo de dependências' do cadastro de cursos do GIZ, só serve para o período letivo em questão.


  • Quantidade disciplinas em dependência que interrompe progressão regular: neste campo define-se a quantidade de disciplinas que o aluno poderá ter no máximo, para que possa se matricular no próximo período. Caso se ultrapasse a quantidade definida nesse parâmetro, o aluno só poderá se matricular nas dependências.


  • Regras de disciplinas
  • Qtde mínima de disciplinas: Define a quantidade mínima de disciplinas que o aluno deverá escolher.


  • Qtde mínima de créditos: define a quantidade mínima de créditos das disciplinas a serem escolhidas.


  • Qtde mínima de carga horária: define a quantidade mínima de carga horária das disciplinas a serem escolhidas.


  • Período mínimo para optativas: define-se nesse campo o período (série) mínimo para as disciplinas optativas.


  • Qtde máxima de créditos: define a quantidade máxima de créditos das disciplinas a serem escolhidas.


  • Qtde máxima de carga horária: define a quantidade máxima de carga horária das disciplinas a serem escolhidas.


  • Qtde máxima de optativas: define a quantidade máxima de disciplinas optativas que o aluno poderá escolher.


  • Parâmetros Financeiros
  • Datas (vencimento/tolerância): informar estas datas quando o cliente utilizar tabela de preço. Estes campos só serão habilitados caso se utilize a geração de débitos por Tabela de Preços.


  • Tipo de taxa: taxa utilizada para reserva de vaga no curso.


  • Plano de pagamento: necessário informar caso seja utilizado plano de pagamento. Este campo só será habilitado caso se utilize a geração de débitos por Plano de Pagamento.
Obs: mesmo que seja criado um plano de parcela única para a matrícula, após o aluno realizar a rematrícula online, o sistema irá listar em situação financeira do aluno tanto o débito de matrícula, quanto os débitos que se encontram em aberto independente do período letivo.


  • Classificação para contas a receber do interessado: plano de contas do qual a taxa extra se refere.


  • Centro de custos para contas a receber do interessado: centro de custos do qual a taxa extra se refere.

Parâmetros Financeiros

  • Através da subaba Parâmetros Financeiros é possível fazer a associação da conta corrente ao curso. Com esta associação, o sistema imprime boletos relativos a determinada conta (por aluno ou por responsável) de uma só vez, não necessitando informar o filtro de unidade e curso, somente a conta corrente. Estas informações serão aproveitadas no Giz Recebimentos.


Bas img 274.jpg


Aba Bibliotecas vinculadas

A aba Bibliotecas vinculadas tem o objetivo de vincular uma biblioteca à unidade. Quando houver esse vínculo, ao matricular o aluno o sistema fará o vínculo automático do aluno com a biblioteca da unidade.


Bib vinculada.jpg