Usuários - Giz Biblioteca

De Wiki AIX
Revisão de 08h51min de 15 de outubro de 2010 por Lorenac (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa


A biblioteca, pertencendo à uma instituição de ensino, poderá ter como usuários: alunos, professores e os usuários da comunidade.


Para incluir um novo usuário da biblioteca, selecione o tipo de usuário e clique no filtro do campo identificador, caso o usuário a ser selecionado seja do tipo aluno ou professor. Será exibida uma listagem com todos os usuários de acordo com o tipo selecionado. Selecione o nome do usuário na listagem e clique em OK.


O sistema preenche o campo identificador automaticamente assim como os outros dados cadastrais referentes ao usuário selecionado.


Bib img 035.jpg


Caso o usuário da biblioteca não seja aluno, professor ou funcionário da instituição, selecione o tipo: USUÁRIO, e preencha as abas Dados, Endereço e Filiação, Tel/Fax e Outros.


Um exemplo para a utilização do tipo USUÁRIO, é o cadastramento de um membro da comunidade para a utilização da biblioteca da instituição.


Aba Dados

Nesta aba você deve informar os dados do usuário.


Bib img 035.jpg


Ainda, no Cadastro de Usuários, é possivel o cadastro e a limpeza das digitais dos usuários da biblioteca, caso a mesma opte em utilizar uma Leitora digital biométrica.


Cadastro das digitais


Bib img 186.jpg


Limpeza das digitais


Bib img 189.jpg


A leitora digital biométrica compatível com Giz Biblioteca é a Microsoft Fingerprint.


A opção Usuário Inativo define a situação do usuário na biblioteca. O usuário inativo não poderá fazer movimentações de empréstimos, reservas, consulta de empréstimos, consulta de reservas, emissão de carteirinhas e empréstimos simplificados.


As informações dos usários inativos utilizadas no sistema apenas para históricos de consultas e relatórios.


Aba Endereço e Filiação

Nesta aba você deve informar os dados referentes ao endereço e filiação do novo usuário.


Modulo 01 imagem13.jpg


Aba Tel/Fax

Nesta aba informe os dados referentes aos telefones de contato do usuário e e-mail.


Modulo 01 imagem14.jpg


  • Os campos - Deseja receber confirmação de reserva por email e Deseja receber confirmação de reserva por SMS - devem ser marcados para que o usuário receba email e SMS de confirmação e cancelamento de uma reserva realizada.


Aba Documentos

Nesta aba você deve informar os dados referentes aos documentos do usuário.


Modulo 01 imagem15.jpg