Utilitários - Giz Frequência

De Wiki AIX
Revisão de 14h05min de 4 de dezembro de 2008 por Pinguim (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Parâmetros - Frequência

Geral


Usa Fotos: O sistema habilita no monitor o campo foto, para identificação do aluno.


::Dica: As fotos pode ser no formato BMP, JPG ou PCX.


Impedir Alunos de Entrar: Ativando está opção o sistema emite mensagens de impedimento para alunos com algum tipo de ocorrência disciplinar ou débitos.


Impedir Devedor: Ativando esta opção o sistema vai travar a entrada do aluno.


Mensagem do monitor: O usuário define a mensagem que vai aparecer para o aluno no monitor, caso a catraca ou leitora não possa identificá-lo.


::Dica: Pode ser digitada a mensagem com no máximo 40 caracteres.


Espera de Mensagens: O tempo da mensagem na tela do monitor.


Arquivo:Img 064.jpg


Primeiro digito do Crachá (Identificador)


Nesta opção o usuário informa para cada tipo de usuário (Aluno, Professor, Funcionário e Visitante), qual vai ser o identificador inicial no crachá.


Dados p/ visitantes


Nesta opção o usuário informa a númeração inicial e final dos crachas dos visitantes.


Faixa de Horários de Entrada: Informe a faixa de horários permita aos visitantes, cadastrada anteriormente em Cadastros Faixas de Horários de Entrada.


Ident. Movimento


O usuário define a forma de identificar a entrada e saida dos alunos.


Exemplo: Entrada (E) Saída (S)


Leitora de Barras


A instituição pode opte em utilizar a leitora de barras, é necessário informar a comunicação da leitora Teclado ou Serial.


Sendo serial deve parametrizar informando a porta de comunicação.


Arquivo:Img 064B.jpg


Parâmetros - Layouts de Arquivos

Os quadros de layout serão necessariamente preenchidos quando o usuário já possuir um cadastro de alunos e de freqüência.


Layout Arquivo Texto (*.txt)


O arquivo de freqüência possuir o formato texto, informe a posição, tamanho e formato de data e hora para que o sistema faça a importação correta dos dados.


Layout Arquivo de dados (*db/*.dbf)


O arquivo já se encontrar em formato de banco de dados (db ou dbf), será necessário apenas indicar o nome dos arquivos de dados solicitados.


Arquivo:Img 064a.jpg


Integração - Importação de Cadastro

O controle de freqüência permite uma integração com outros softwares através de uma importação e conversão de dados, seja de dados cadastrais como de dados de controle de freqüência.


Caso sua escola utilize outro sistema de informatização escolar que não seja o GIZ for Windows, o usuário pode importar os dados cadastrais deste sistema para formar a base de dados do Giz Freqüência.


Informe o nome do(s) arquivo(s) que contem as informações cadastrais.


Arquivo:Img 067.jpg


Integração - Importação de Frequência

O controle de freqüência permite uma integração com outros softwares através de uma importação e conversão de dados, seja de dados cadastrais como de dados de controle de freqüência.


Caso sua escola utilizava outro sistema de Controle de freqüência , pode ser importados os dados de freqüência do antigo sistema para o GIZ freqüência.


Informe o nome do arquivo que contem as informações de freqüência.


Este arquivo poderá estar no formato texto *.txt ou formato de banco de dados *.dbf. Selecione o tipo de arquivo e depois clique na pasta amarela para localizar o arquivo.



Arquivo:Img 069.jpg


Integração - Geração de Lista

No cadastro de alunos existe o campo situação que informar qual o tipo de situação em que o aluno se encontra em relação à escola. Esta informação é necessária para justificar o impedimento de alunos na escola. Para sistemas que não utilizam leitora ótica, o Giz freqüência pode gerar uma lista dos alunos que têm permissão para ingressar na escola, ou seja, os alunos que não estão na lista negra que identifica situações de débito ou ocorrência disciplinares graves.


Arquivo:Img 070.jpg


Gerar faltas para o Giz

Nesta opção as faltas é gerado no Giz Secretaria, buscando da tela do monitor de entrada do frequência. A opção é para cursos que utilizam faltas globalizadas, ou seja, cursos do Ensino Infantil, Fundamental ou cursos livres.


Arquivo:Img 071.jpg