Mudanças entre as edições de "WebGiz Menu Principal - Aluno"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Como fazer?)
Linha 23: Linha 23:
  
  
A –
+
:'''Item 1'''- são apresentados: 
Matrícula e Nome do Aluno
+
Informações do último acesso ao sistema (explicar a configuração do Configuration para essa opção)
+
:*'''Matrícula e Nome do Aluno'''.
Curso do aluno (pode ser atual ou que ele já frequentou)
 
  
B -
+
:*'''Informações do último acesso ao sistema.'''
Dados sobre a versão do WebGiz
 
Período letivo selecionado
 
Botão Sair
 
  
C -  
+
::'''Observações:''' para ser apresentado este item deverá ser configurado o parâmetro '''Ativar log de acessos (requerido para exibição do último acesso do usuário na barra de informações)'''nas configurações do portal WebGiz.
Lista de documentos que o aluno está em débito com a instituição (explicar a possibilidade de fazer upload e de arquivos que já foram enviados mas que estão em Análise pela secretaria da escola.)
+
 
 +
::*Lembrando que para habilitar este parâmetro, o usuário deverá acessar o '''portal WebGiz''' com '''perfil de Administrador''' do sistema, clicar no '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%c3%a7%c3%b5es_-_WebGiz#Par.C3.A2metros_gerais_do_portal menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Parâmetros gerais do portal]''' e marcá-lo.
 +
 
 +
:*'''Curso do aluno''', podendo ser '''atual''' ou que ele '''já frequentou'''.
 +
 
 +
 
 +
:'''Item 2'''
 +
 
 +
:*'''Dados sobre a versão do WebGiz.'''
 +
 
 +
:*'''Período letivo selecionado.'''
 +
 
 +
::*'''Observação''': o sistema apresenta o período configurado como '''padrão''' para exibição web parametrizado no sistema Giz (ERP-AIX). Caso o usuário deseja alterar o período letivo a ser consultado e/ou trabalhado, basta clicar na seta ao lado do período e selecionar o desejado.
 +
 
 +
:*'''Botão Sair.'''
 +
 
 +
 
 +
:'''Item 3'''
 +
 +
:*'''Alerta com a lista de documentos pendentes''' no qual o aluno está em débito com a instituição de ensino.
 +
 
 +
::*Além de apresentar a listagem, o sistema possibilita realizar o anexo de documentos pendentes para envio à secretaria acadêmica e também poderá fazer o upload e de arquivos que já foram enviados, mas que estão '''em análise''' junto a secretaria. Para saber mais como anexar e consultar estes documentos clique '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Envio_de_Documentos_-_WebGiz aqui]'''.
 +
 
 +
 
 +
:'''Item 4'''
 +
 
 +
:*São apresentadas as informações do '''Boletim''' do aluno.
 +
 
 +
::*Caso a instituição de ensino deseja ocultar a apresentação do boletim na tela principal do WebGiz poderá habilitar o parâmetro '''Não exibir boletim inicial para alunos''' nas configurações do portal WebGiz.
 +
 
 +
::*Lembrando que para habilitar este parâmetro, o usuário deverá acessar o '''portal WebGiz''' com '''perfil de Administrador''' do sistema, clicar no '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%c3%a7%c3%b5es_-_WebGiz#Autentica.C3.A7.C3.A3o menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação]''' e marcá-lo.
 +
 
 +
 
 +
:'''Item 5'''
 +
 
 +
:*Será apresentada barra lateral com os '''menus disponíveis''' para o aluno.
 +
 
 +
::'''Observação:''' estes menus são configuráveis conforme os '''módulos''' adquiridos pela instituição. Além disso, a instituição poderá escolher se deseja apresentar ou não determinado menu/funcionalidade para os alunos.
 +
 
 +
 
 +
:'''Item 6'''
 +
 +
::*Apresentação das Bibliotecas virtuais disponíveis.
 +
 
 +
 
 +
::'''Observação''': o link destas bibliotecas serão apresentadas caso a instituição trabalhe com as seguintes bibliotecas virtuais: '''Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual Saraiva e Biblioteca Virtual Pearson''' e estas estejam integradas ao nosso sistema. Lembrando que a integração com a biblioteca virtual é um serviço adquirido junto à AIX Sistemas.
  
D –
 
Menus disponíveis para o aluno (explicar que os menus são configuráveis conforme os produtos adquiridos pela instituição além de poder disponibilizar ou não uma determinada funcionalidade para os alunos)
 
  
E -
 
Bibliotecas virtuais disponíveis
 
  
F -
 
Explicação sobre a apresentação do Boletim do aluno (com possibilidade de ocultar pelo COnfiguration)
 
  
  

Edição das 12h23min de 13 de maio de 2021

Para que serve?

Ao acessar o portal WebGiz, o aluno terá acesso a uma tela principal no qual são apresentados itens, menus e alerta para consultar informações e realizar processos no WebGiz conforme a seguir.

Como fazer?

1) Acesse ao portal WebGiz com perfil de aluno.

2) Após login, o sistema irá direcionar para a tela principal.


Telaprincipalwebgizaluno.png


3) Nesta tela são apresentadas os seguintes itens:


Telaprincipalwebgizaluno2.png


Item 1- são apresentados:
  • Matrícula e Nome do Aluno.
  • Informações do último acesso ao sistema.
Observações: para ser apresentado este item deverá ser configurado o parâmetro Ativar log de acessos (requerido para exibição do último acesso do usuário na barra de informações)nas configurações do portal WebGiz.
  • Curso do aluno, podendo ser atual ou que ele já frequentou.


Item 2
  • Dados sobre a versão do WebGiz.
  • Período letivo selecionado.
  • Observação: o sistema apresenta o período configurado como padrão para exibição web parametrizado no sistema Giz (ERP-AIX). Caso o usuário deseja alterar o período letivo a ser consultado e/ou trabalhado, basta clicar na seta ao lado do período e selecionar o desejado.
  • Botão Sair.


Item 3
  • Alerta com a lista de documentos pendentes no qual o aluno está em débito com a instituição de ensino.
  • Além de apresentar a listagem, o sistema possibilita realizar o anexo de documentos pendentes para envio à secretaria acadêmica e também poderá fazer o upload e de arquivos que já foram enviados, mas que estão em análise junto a secretaria. Para saber mais como anexar e consultar estes documentos clique aqui.


Item 4
  • São apresentadas as informações do Boletim do aluno.
  • Caso a instituição de ensino deseja ocultar a apresentação do boletim na tela principal do WebGiz poderá habilitar o parâmetro Não exibir boletim inicial para alunos nas configurações do portal WebGiz.


Item 5
  • Será apresentada barra lateral com os menus disponíveis para o aluno.
Observação: estes menus são configuráveis conforme os módulos adquiridos pela instituição. Além disso, a instituição poderá escolher se deseja apresentar ou não determinado menu/funcionalidade para os alunos.


Item 6
  • Apresentação das Bibliotecas virtuais disponíveis.


Observação: o link destas bibliotecas serão apresentadas caso a instituição trabalhe com as seguintes bibliotecas virtuais: Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual Saraiva e Biblioteca Virtual Pearson e estas estejam integradas ao nosso sistema. Lembrando que a integração com a biblioteca virtual é um serviço adquirido junto à AIX Sistemas.