Cadastro - WGiz

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  • Na tela de Cadastro de Contas a Pagar/Receber são exibidas todas as contas cadastradas no sistema. Por meio desta tela é possível visualizar as seguintes informações sobre as contas:
  • Unidade
  • Número do documento
  • Emissão
  • Classificação
  • Pessoa
  • Tipo de Operação
  • Data de lançamento
  • Histórico
  • Parcelas
  • Valor total
  • Nas colunas Não Pago e Pago você poderá visualizar a quantidade de parcelas pagas e não pagas do débito.


  • Para realizar a busca, no campo Filtrar selecione se deseja visualizar as contas Pagas, Não Pagas ou Ambas.


  • Também é possível realizar filtros por Unidade, Nº Documento, Emissão, Classificação, Pessoa, Tipo Operação, Data Lançamento ou Histórico.


Cadastro contas wgiz.jpg


Cadastro de Contas a Pagar/Receber

  • Para cadastrar uma nova conta, clique em Adicionar Novo.


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  • Neste cadastro, todos os campos em negrito são de preenchimento OBRIGATÓRIO.


  • Bloco Dados Cadastro
  • Tipo: Selecione se trata-se de uma conta a pagar ou a receber.
  • Doc. Fornecedor: Digite o documento do fornecedor, se for o caso.
  • Data de Emissão: Informe a data de emissão da conta.
  • Unidade: Selecione a unidade.
  • Classificação: Selecione a classificação da conta, ou seja, o plano de contas ao qual ela pertence.
  • Tipo Pessoa: Informe se a pessoa que irá pagar ou receber é Fornecedor/Cliente, Aluno, Funcionário, Responsável ou Professor.
  • 'Pessoa: Selecione a pessoa que irá pagar ou receber.
  • Tipo de Operação: Selecione o tipo de operação monetária que será utilizada para pagamento ou recebimento da conta.
  • Tipo de Documento: Selecione o o formato de documento da conta.
  • Histórico: Insira informações sobre a conta neste campo.
  • Data Lançamento: A data de lançamento é preenchida automaticamente com a data presente em que o lançamento está sendo efetivado.


  • Bloco Parcelas
  • Quantidade de Parcelas: Informe a quantidade de parcelas que a conta possui.
  • Valor Total das Parcelas: Informe o valor total de todas as parcelas somadas.
  • Data do 1º Vencimento: Selecione a data em que o primeiro pagamento deve ser efetuado.


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  • Para concluir, clique em Salvar.


Visualizar Parcelas

  • Para visualizar as parcelas de uma conta, selecione-a na aba Pesquisar.


  • Na aba Dados, clique em Parcelas.


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  • Serão exibidas todas as parcelas daquela conta. Para visualizar informações sobre uma determinada parcela, clique sobre ela.


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  • Caso deseje, você pode editar informações sobre a parcela. Basta fazer as modificações desejadas e clicar em Salvar. Para excluir a parcela, clique em Remover.


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  • Para adicionar uma nova parcela, clique no botão Adiciona novo.jpg.


  • Preencha os campos com as informações sobre a parcela. Os campos em negrito são de preenchimento OBRIGATÓRIO.


  • Para concluir, clique em Salvar.


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Baixar Contas

  • Para registrar a baixa de uma conta, na aba Pesquisar selecione a conta desejada.


  • Na aba Dados clique em Baixar Conta.


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  • Selecione a conta desejada, informe a Data de Pagamento, a Conta Caixa/Banco e o Tipo de Operação. Depois, clique em Registrar Baixa.


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