Encerramento do Período Letivo

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa

Encerramento do Período Letivo


O tema desta página explica como o Sistema Giz trata o Encerramento do Período Letivo de uma instituição de ensino, seus requisitos e possibilidades de configuração.


O que é o Encerramento do Período Letivo?

Encerramento do Período Letivo é quando a instituição finaliza suas atividades escolares, lança as notas e faltas dos alunos, realiza os cálculos de notas e resultados e confere os lançamentos de aulas geradas após a apuração acadêmica dos mesmos.


Os lançamentos de notas e faltas no Giz podem ser realizados na secretaria da instituição ou pelos professores. A forma escolhida dependerá de como a escola trabalha e dos recursos tecnológicos que são por ela disponibilizados, para facilitar os processos destas rotinas.


  • No caso da secretaria os dados são lançados: Giz Registro Acadêmico.


  • No caso dos professores no: Giz Professor e/ou Web Professor.


Notas Digitadas na Secretaria

A secretaria utiliza o Giz Registro Acadêmico para lançamento de faltas e notas.


Para isso, todos os cadastros obrigatórios deverão ser definidos corretamente conforme o regimento acadêmico da instituição:



Digitação de notas e faltas: Por turma



Sec img 101.jpg


Para as disciplinas que não apuram faltas e nem notas, suas quantidades não são requisitadas.


Atenção:


  • Se os números de aulas dadas ou previstas não forem lançadas e o aluno tiver alguma falta, o mesmo será reprovado pelo sistema.


O que são as Etapas?
  • São as formas de avaliação do aluno para a instituição saber o aproveitamento dele nas disciplinas. A forma de avaliação varia de instituição para instituição.


  • Para saber mais clique: Etapas.


Digitação de notas: Por aluno


Sec img 102.jpg


Importante:




Semnota alunos.jpg


Digitação de Faltas Globalizadas

Ativando este campo o sistema totalizará as faltas diárias dos alunos, registrando-as em todas as matérias do dia letivo, caso o aluno se ausente de pelo menos uma. Esta opção somente será acionada para registrar faltas de cursos como os de 1a à 4a série do ensino fundamental.


  • Esta opção está disponível no Giz Registro Acadêmico somente para escolas e cursos que não possuem grade curricular.



Observação:


  • Para que a turma apareça nesta forma de digitação, é necessário que na tela do curso a opção Faltas Globalizadas esteja habilitada para uso.


Faltasglobalizadas.jpg


Relatório Aulas Previstas e Aulas Dadas

Este relatório exibe a quantidade de aulas dadas e previstas de cada disciplina/professor detalhadas por etapas e exibe um somatório de aulas dadas e previstas.


Esta conferência antes de realizar o cálculo de notas e resultados é imprescindível para evitar reprovações indevidas por frequência.



Sec img 213.jpg


Notas Digitadas pelo Professor

No final do período letivo, após os professores terem lançados as notas e faltas, a secretaria encerra as atividades realizando os cálculos necessários para a aprovação ou não dos alunos.


  • Entre os vários procedimentos a serem feitos um é o Cálculo de Resultado de Etapa.


Cálculo de Resultado de Etapa


Relatório Quantidade de Notas de Avaliações Lançadas (Pedagógico)

Para visualizar a quantidade de notas lançadas de cada avaliação, o usuário deve acessar no Giz Pedagógico o relatório Quantidade de Notas de Avaliações Lançadas.


  • Este relatório compara a quantidade de alunos da turma; o percentual que a avaliação corresponde ao valor da etapa; a média da turma e o total de pontos perdidos pelos alunos que tiveram ocorrências disciplinares.



Sup img 095.jpg


Diário Eletrônico para manutenção e conferência das notas pelo professor

O Diário Eletrônico é a ferramenta utilizada pelo professor para o lançamento de Notas e Frequências dos alunos, para cada uma das disciplinas ministradas por este.


  • Quando é ele quem está "conectado" ao sistema para efetuar o lançamento, o mesmo tem acesso apenas as disciplinas que estão vinculadas as suas turmas, não permitindo assim, o lançamento de Notas e Frequências nas disciplinas que pertencem a outros professores.



DiárioEletrônicop.jpg


Cálculos

Após a digitação das notas e da conferência destes lançamentos, outra rotina importante do Registro Acadêmico é a execução dos cálculos das Etapas, onde foram registrados os resultados referentes ao aproveitamento dos alunos nas avaliações aplicadas pelos professores.


É através deles que o sistema apura os resultados finais dos alunos nos cursos. É essencial realizar estes cálculos para o sistema finalizar os cursos e poder emitir os relatórios finais dos discentes.


Com os Cálculos das Etapas realizados o sistema mensura as notas e faltas dos alunos e apura os desempenhos destes durante os períodos (semestres/bimestres/etc.) e o Resultado Final (aprovação/recuperação/reprovação) atingido por cada um.


Cálculos de notas e resultados

Este cálculo realiza o somatório e/ou média das notas e faltas dos alunos.


Calcula também quais alunos estão na situação de Recuperação, Aprovado e Reprovado.


Calculonotasresultados.jpg



Importante:


  • Conforme forem estruturadas as Etapas dos cursos na instituição este cálculo deverá ser realizado:






Ainda, ao calcular notas e resultados, a secretaria pode na execução do Resultado Final - na tela de  Cálculos de notas e resultados - gerar o histórico 
escolar e calcular Coeficiente de Rendimento Escolar.


Coeficiente de rendimento escolar

O coeficiente de rendimento escolar é um importante instrumento de medida de rendimento sobre os alunos de melhor aproveitamento nos cursos oferecidos pela instituição de ensino e pode usado por ela para várias ações gerenciais, como de marketing e premiações.


  • O cálculo é aplicado somente quando o histórico escolar é gerado e para as disciplinas que possuem notas lançadas.


  • Para calcular o coeficiente de rendimento escolar marque a opção na tela de Cálculos de notas e resultados, após escolher a opção Resultado Final como resultado a ser gerado.


Calculonotasresultados2.jpg


Para maiores detalhes veja: Coeficiente de Rendimento Escolar


Conferência dos resultados finais dos alunos (Relatórios)

Para conferência dos resultados finais dos alunos, o sistema disponibiliza diversos relatórios.


São eles:


Relação de alunos sem notas

Depois de digitar as notas, é possível conferir quais alunos ficaram sem notas no relatório Relação de alunos sem notas.


Para exibir a Relação de alunos sem notas, acesse o menu Outros Relatórios | Relação de alunos | Sem notas.


Este relatório é muito importante neste processo de encerramento de período letivo. Através dele pode-se conferir todas as turmas, de todos os cursos.


Boletim

O Boletim é o relatório que mostra todo o aproveitamento do aluno.


Para exibir o Boletim, acesse o menu Relatórios Oficiais | Boletim | Folha Solta | Personalizado.


Ata de Resultado

Além de ser utilizado para gerar as folhas do livro de resultado final, este relatório pode auxiliar em muito o(a) secretario(a) acadêmico(a) durante o fase de encerramento do período letivo, na realização das conferências dos resultados de cálculos de notas e resultado finais dos alunos.


A cada cálculo realizado para encerrar os resultados das turmas, este relatório é emitido para ter uma visão geral do resultado do cálculo de notas de cada turma.


Para exibir a Ata de Resultado, acesse o menu Relatórios Oficiais | Ata de Resultado | Personalizada.


Ficha do Aluno

A ficha do aluno tem como objetivo oferecer aos alunos um documento detalhado com os resultados acadêmicos (notas frequência) de cada disciplina.


Porém, este documento também é muito importante para uso interno. Por ele, é possível verificar ou acompanhar as notas e faltas parciais que geraram o resultado acadêmico dos alunos.


A diferença entre a Ficha do Aluno e a Ata de Resultado Final, é que a Ata de Resultado Final exibe o resultado resumido de todos os alunos da turma e a Ficha do aluno exibe os resultados detalhados de cada um dos alunos.


Para exibir o Ficha do Aluno, acesse o menu Relatórios Oficiais | Ficha do Aluno | Personalizada.


Aulas previstas e Aulas dadas

O relatório de Aulas previstas e aulas dadas permite conferir estes dados digitados e verificar se está faltando em alguma disciplina.


Para exibir a relação de Aulas previstas e Aulas dadas, acesse o menu Outros Relatórios | Aulas previstas e Aulas dadas.


Este relatório exibe a quantidade de aulas dadas e previstas de cada disciplina/professor detalhadas por etapas e exibe um somatório de aulas dadas e previstas.


Fazer esta conferência antes de realizar o cálculo de notas e resultados é imprescindível para evitar reprovações indevidas por frequência.


Registro de Transferências

Este relatório exibe todas as transferências recebidas ou enviadas na instituição durante o período letivo atual.


Para emitir este relatório é preciso que tenham ocorrido transferências de entrada e/ou saída dos alunos. Assim é possível verificar as transferências ocorridas na instituição, dentro do período letivo.


Para exibir a relação dos registros de transferências, acesse o menu Relatórios Oficiais | Registro de Transferências.


Relatórios Oficiais | Formandos/Formados | Relatório

Antes de emitir o Histórico Escolar você deve emitir a relação dos alunos Formandos e Formados.


Este relatório exibe a lista dos alunos formados e dos alunos que ainda vão formar.


Para exibir a relação dos alunos Formandos e Formados, acesse o menu Relatórios Oficiais | Formados/Formandos.


Históricos escolares

Os históricos escolares do sistema são automaticamente gerados quando o período letivo é encerrado através do cálculo de notas e resultado.


Entretanto, existem situações de ingresso de alunos vindos por transferências de outras instituições que acabam exigindo a digitação das disciplinas cursadas por estes alunos no histórico escolar.


Para incluir o histórico escolar, acesse o menu Histórico Escolar | Alunos.


No cadastro de alunos encontram-se todos os alunos já matriculados na instituição, independente se ainda estão estudando, formados, cancelados etc.


Este cadastro é automaticamente alimentado quando a matrícula inicial do aluno é realizada na tela de matrícula do sistema.


A parte inferior do cadastro exibe uma grade com os cursos já matriculados pelo aluno na instituição. Para a realização da digitação de histórico escolar o aluno precisa estar associado a um curso.


A exclusão de um curso do aluno pelo botão Remover só será permitida se não existir histórico escolar, ou disciplinas matriculadas para o aluno em nenhum dos períodos letivos.


Depois de acertar os cursos, deve-se realizar a digitação do histórico, através do menu Histórico Escolar | Digitação.


Na digitação das disciplinas, o sistema já exibe as disciplinas que existem na grade curricular, para facilitar o trabalho.


Para impressão do Histórico Escolar, acesse o menu Histórico Escolar | Impressão de Histórico.