Parâmetros - WGiz

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  • Para que o sistema se adapte às características de funcionamento de cada instituição, é necessário realizar uma configuração, informando parâmetros de referências de funcionamento, ou seja, informações que identificam e personificam a instituição.


  • Os Parâmetros têm a função de viabilizar ao usuário estabelecer regras às quais o sistema adaptará seu funcionamento. A fidelidade do sistema está sujeita às informações corretas no cadastro de parâmetros.


Dados de Cadastro

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  • Acrescentar desconto de matrícula para enturmação no mesmo período:
Informe se o sistema deve acrescentar desconto de matrícula para enturmação no mesmo período.


  • Máscara Plano de Contas:


► A máscara do Plano de Contas é utilizada na exportação das informações cadastradas no WGiz para o sistema de contabilidade que a instituição utiliza.


► Esta máscara é o formato em que o código de uma conta é apresentado. Uma máscara para o plano de contas pode ser criada utilizando os caracteres "9" (número nove) e "." (sinal de ponto).


  • Como um plano de contas é criado por meio da exposição das contas com seus títulos, códigos, funções, agrupamentos e relacionamento entre as contas e os grupos, a máscara do plano de contas é definida conforme a estrutura do plano de contas utilizado pela instituição.


Exemplo:


300 Despesas
     |
     +------310      Despesas Pessoais
     |   |
     |   +-------311  Despesas Energia
     |   |
     |   +-------312  Internet por Cabo
     |
     +-------320     Despesas Profissionais
     |   |
     |   +-------321  Deslocações


Considerando a classificação acima, o código para a conta Internet por cabo é 300.310.312. Para que seja possível cadastrar esta conta neste formato, é preciso definir a máscara do plano de contas no seguinte formato: 999.999.999, onde cada agrupamento representa os níveis da classificação da conta.


Atenção:


Uma vez que a máscara do plano de contas for definida e existir algum Plano de Contas com o formato da máscara, a mesma não poderá mais ser alterada. Tal alteração implica em riscos de problemas nos lançamentos das contas.

Fórmula para Cálculo

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  • Nestes campos devem ser informadas as fórmulas que serão utilizadas para o cálculo de Multa, Juros e Honorário Advocatício no caso de débitos em atraso.


  • A legenda indica o que significam as abreviações das fórmulas.


  • Exemplo:
1) Multa: imagine que a instituição realize cobrança de 3% de multa após o vencimento.
  • Neste caso, o usuário deverá registrar a fórmula para cálculo colocando esta condição.
  • A fórmula será: IF(|DAV|>0;(|V|*3,0))


  • Onde:


  • O IF representa uma condição Se.
  • DAV : dias após vencimento.
  • > : maior.
  • ; : símbolo separação de condições.
  • V : valor do título.
  • *: símbolo de multiplicação.


  • Sendo assim, podemos interpretar:
IF(|DAV|>0; Se o número de dias após o vencimento for maior que (0) zero;
(|V|*3,0)) o sistema irá pegar o valor do título e multiplicar por 3, sendo este último, o percentual da multa.

Índices Financeiros

  • Este parâmetro deverá ser preenchido somente por instituições que irão fazer integração com o PJBANK, ou seja, Conta Digital para Empresas. Para mais informações sobre o PJBANK gentileza entrar em contato com setor comercial da AIX Sistemas.
  • Nesta parte, serão informados os percentuais de Juros/Multa que deverão ser aplicados pelo PJBANK na cobrança quando houver atraso de pagamento.


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Portal do Aluno

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Ao marcar o parâmetro Bloquear acesso ao portal à alunos inadimplentes, o aluno que estiver com débitos em atraso não poderá acessar o portal do aluno.


Quando este box é selecionado, dois novos campos ficam disponíveis para preenchimento:
  • A partir: Informe a quantidade de dias de tolerância antes do bloqueio do acesso.
  • Mensagem: Insira a mensagem que será exibida para o aluno em caso de bloqueio.


Parâmetros Financeiros

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  • Permite realizar baixa com data retroativa: Marcando esta opção será possível realizar a baixa de débitos com data anterior à do efetivo pagamento.


  • Ao utilizar a opção gerar débitos não gerar automaticamente o boleto: Marcando esta opção, ao gerar um débito para o aluno por meio da tela Gerar Débitos não será gerado o boleto.


  • Utiliza tela Gerar Débitos (Lançamentos [Financeiros] >> Gerar Débitos): Marcando esta opção, será utilizada a tela Gerar Débitos para a geração de boletos para o aluno.


Campos Padrões para Matrícula:

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  • Tipo de título:
Neste campo você deve definir o tipo de título utilizado.


  • Inserir valor da matrícula na primeira parcela:
Marcando este parâmetro, o sistema insere o valor da matrícula na 1ª parcela do aluno.


  • E-mail: Aqui deve ser inserido o valor padrão para o e-mail do aluno quando este não for informado.


  • Primeira parcela à vista:
Marcando este parâmetro, o sistema determina que a 1ª parcela deve ser realizada com pagamento à vista.


  • Impedir matricular se houver negociações pendentes:
Informe se o sistema deve impedir a matrícula de alunos com negociações pendentes.


Parâmetros Carta de Crédito

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Neste bloco são definidas condições para a emissão da Carta de Cédito.


  • Gerar carta de crédito na evasão: Se esta opção for selecionada, caso o aluno abandone o curso e possua crédito junto à instituição, poderá ser gerada carta de crédito para abatimento.


  • Validade da carta de crédito (em dias): Informe por quantos dias a carta de crédito será válida.


  • Mínimo e Máximo início de dias para a data de vencimento:Informe a quantidade de dias mínima e a quantidade máxima para a data de vencimento da carta de crédito.


Configuração de Senhas para Aluno

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  • Neste campo você deve definir qual informação irá compor a senha inicial do aluno: Matrícula, Data de Nascimento, CPF, Texto Padrão ou CPF do Responsável Financeiro.

Configuração de Senhas para Responsável

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  • Neste campo defina qual informação irá compor a senha inicial do responsável: Código, Data de Nascimento, CPF ou Texto Padrão.

Configuração de Senha para Funcionário

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  • Neste campo você deve definir se será Obrigatório informar login e senha no cadastro de funcionário.

Cenário Padrão

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  • Nesta seção, selecione o perfil padrão para cada tipo de usuário do sistema, ou seja qual cenário será padrão para professor, aluno e funcionário.
  • O sistema irá apresentar para seleção, os papéis cadastrados no menu Administração | Permissão | Papel conforme cada tipo de papel (Administrador, Aluno, Funcionário, Professor, Responsável, Fornecedor).

Máscara de Matrícula

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  • Neste campo é definida a utilização da máscara de matrícula por unidade e a quantidade de dígitos que irão compor a matrícula.
  • Irá impactar no momento da geração do número de matrícula do aluno. Exemplo: se preencher quantidade de dígitos número 9, a matrícula será gerada com 9 dígitos.

Carteirinha

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  • Neste campo deve ser informada a quantidade de dígitos do código de barras da carteirinha do estudante. A opção de preenchimento da quantidade de dígitos segue um funcionamento básico:
  • O número de preenchimento deverá sempre ser uma unidade menor do que a do tamanho do código de barras, já que, internamente, o sistema inclui um dígito para diferenciar aluno/funcionário.
  • A numeração deverá sempre ser ímpar, para seguir o funcionamento padrão da catraca.
  • Quando em branco, o sistema considera 9 dígitos para a leitura na catraca.

Baixa Automática de Cheques

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  • Neste campo o usuário deve escolher se irá ou não Permitir a baixa automática de cheques. Caso marque o parâmetro para utilizar a baixa automática, deve selecionar a Situação Origem do cheque e a Situação Destino, ou seja, deve informar como o cheque será identificado quando der entrada na instituição e qual será a sua situação ao ser baixado.

Tela Principal

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  • Exibir o DashBoard Acadêmico: ao marcar esta opção, será exibido o painel de controle acadêmico para o usuário quando ele estiver na tela principal do WGiz.

Parâmetros de E-mail

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Neste campo são definidas em que situações serão enviados e-mails para os alunos e responsáveis e a Quantidade de e-mails enviados por hora pelo sistema.


Parâmetros Emissão de Boletos

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  • Neste campo é definida a quantidade de boletos que serão emitidos por página, no caso de emissão em massa.

Períodos e Parâmetros do Perí­odo:

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  • Situação para débito pago: de acordo com cada período letivo cadastrado, informe a situação que indicará débito pago.


  • Situação para débito cancelado: conforme cada período letivo cadastrado, defina a situação que indicará débito cancelado.


  • Situação para títulos em aberto: de acordo com cada período letivo cadastrado, indique a situação para títulos em aberto.


  • Situação para títulos em resgate: conforme cada período letivo cadastrado, informe a situação para títulos em resgate.


  • Situação para cartão quitado: de acordo com cada período letivo cadastrado, defina a situação que indicará parcelas de cartão de crédito quitadas.


  • Situação para cartão baixado: conforme cada período letivo cadastrado, informe a situação para parcelas de cartão de crédito baixadas.


  • Situação para título pendente: de acordo com cada período letivo cadastrado, indique a situação para títulos pendentes.


  • Situação para honorário advocatício: conforme cada período letivo cadastrado, informe a situação no caso de pagamento de honorários advocatícios.


  • Situação liquidado por baixa parcial: De acordo com cada período letivo cadastrado, defina a situação no caso de títulos liquidados de forma parcial.


  • Mês referência matrícula: informe o mês de referência para a matrícula.


Matrícula Online


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  • Neste campo são definidos parâmetros para a matrícula on-line.


  • Aplicar desconto no pagamento à vista: Defina em que situações será concedido desconto para pagamento da matrícula à vista.


  • Aplicar desconto no pagamento parcelado: Defina em que situações será concedido desconto para pagamento parcelado.


  • Usuário para baixa: Selecione o usuário que será autorizado a realizar a baixa dos títulos referentes a matrículas.


  • Aplicar desconto na 1ª parcela do parcelado: Se selecionada esta opção, será concedido ao aluno desconto no pagamento da primeira parcela do pagamento.


  • Operação para pagamento com boleto: Defina a operação considerada para pagamentos no boleto bancário.


  • Operação para pagamento com cartão: Defina a operação considerada para pagamentos no parcelados no cartão de crédito.


  • Link para concluir matrícula: Informe o link que o usuário deverá acessar para concluir a matrícula.


  • Interromper matrícula a alunos inadimplentes: Se marcada esta opção o aluno inadimplente não poderá realizar a matrícula on-line a partir do número de dias de atraso informados no campo A partir.


  • Mensagem: Neste campo deve ser informada a mensagem que será exibida ao aluno inadimplente quando ele for tentar realizar a matrícula on-line.