Realização de matricula

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Após a realização de todos os cadastros anteriores, que devem está corretos, para que nessa fase do treinamento possamos começar a fazer o ingresso dos alunos na instituição de ensino em um dos cursos que a instituição oferece. É aqui onde iremos inserir todos os dados de informações pessoais que irão facilitar a identificação do aluno, os mesmos devem ser devidamente preenchidos para que possamos obter no sistema relatórios com todos esses dados fornecidos. Todo esse processo deve ser feito para que a matrícula dos alunos sejam efetivadas e nos permita obter informações transparentes e concretas a respeito dos ingressantes no sistema Giz. Não podemos nós esquecer de informar, quem é o Responsável pelo aluno, pois essa informação poderá ser obtida em relatórios e irão determinar se o mesmo, será o responsável pelo pagamento das mensalidades do aluno, tendo influência direta no módulo recebimentos. Após efetivar a matrícula, devemos verificar se o aluno entregou a documentação que é exigida pela instituição, caso não tenha entregue algum documento, nos podemos fazer essa conferência no relatório de Documentos Pendentes.


Logo após todas as definições anteriores, teremos que determinar as disciplinas que os alunos irão cursar, de acordo com a oferta de vagas definida em processos anteriores, que chamamos de enturmação. Nesse processo existem tipos de enturmações que podem variar de aluno para aluno, devemos selecionar em qual situação o aluno será enturmado.


Dentre os tipos, existe um processo no qual podemos realizar a enturmações de alunos em disciplinas de um outros cursos, sem que seja o de origem do aluno. Esse processo faz com que o ingressante possa fazer a antecipação da Matriz Curricular em horários diferentes do escolhido primeiramente, ou seja, se existem disciplinas comuns em vários cursos, a mesma pode ser cursada em diferentes horários para que o aluno possa concluir de forma mais rápida o seu currículo e assim antecipar a sua conclusão, esse precedimento no sistema Giz e chamado de multi-curso. Além dessa função, o sistema Giz nos permite criar turmas multi-série onde serão lecionadas disciplinas de diferentes períodos em uma única. Depois de definida a turma que será utilizada para efetuar essa função no programa, devemos fazer o vínculo das disciplinas no Cadastro de Disciplinas por Professor.


Um processo que acontece em muitas instituições e o aluno solicitar a transferência entre cursos. Geralmente quando isso ocorre, o aluno já tem disciplinas cursadas e concluídas, onde o mesmo irá solicitar a isenção dessas disciplinas já concluídas, para que possamos realizar esse procedimento, temos que montar toda a estrutura de Equivalência de Disciplinas que será definida pela instituição. Essa equivalência ficará disponível no ato da enturmação para que a instituição possa realizar todo procedimento.


Logo após a utilização do sistema Giz em seu primeiro semestre, ao iniciar o próximo período letivo, o Giz vai nós permitir fazer a Re-Matrícula dos alunos, onde nesse processo não serão mais necessários os preenchimentos das informações dos alunos, pois as mesmas serão importadas do ano letivo cursado anteriormente pelo aluno, sendo necessário fornecer apenas a nova enturmação do aluno nesse novo semestre.