WebGiz - Tela de Login

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Ao acessar o portal WebGiz através do link disponibilizado conforme instituição de ensino, o sistema irá apresentar a tela de login.


Loginwebgizx1.png

Como fazer?

Login no sistema

Tipo de usuário

1) Selecione no campo Tipo de usuário, o perfil que irá acessar o portal.

2) Existem 5 tipos de usuários no portal WebGiz: Aluno, Professor, Responsável, Biblioteca e Outros.


Loginwebgiz2.png


  • Aluno: ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao aluno.
  • Professor: selecionando esta opção, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao professor.
  • Responsável: ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao(s) responsável(eis) pelo aluno.
  • Biblioteca: selecionando esta opção, terá acesso às funcionalidades dedicadas a interação com a biblioteca.
  • Outros: ao selecionar esse perfil, terá acesso às funcionalidades dedicadas ao(s) coordenador(es) de curso e também aos usuários administradores do sistema.

Parâmetro Tipos de Usuário

  • Caso a instituição deseja definir quais tipos de usuário o portal WebGiz apresentará para efetuar o Login, deverá acessar a seção Tipos de Usuário nas configurações do WebGiz e marcar os tipos de usuários desejados que poderão utilizar o portal.
  • Caso deseja definir o(s) usuário(s) que não poderá(ão) utilizar o portal, deverá desmarcá-lo(s).


Loginwebgiz8.png

Usuário e Senha

3) Em seguida, preencha o login de acesso no campo Usuário.


4) Logo, preencha o campo Senha com a senha de acesso informada pela instituição.


Loginwebgiz3.png


Observação: caso o utilizador deseja esconder os caracteres digitados no campo Usuário deverá clicar no ícone Iconecadeadousuário.png ao lado do campo. Caso deseja reapresentar os caracteres novamente, basta clicar novamente sobre o ícone e irá reapresentá-los.


Loginwebgiz6.png


Clicando novamente:


Loginwebgiz7.png


Instituição

5) No campo Instituição, o sistema apresenta listagem com as unidades associadas à instituição de ensino.

► Selecione a instituição de ensino no qual deseja visualizar as informações no portal.


Loginwebgiz4.png


Loginwebgiz5.png


Login

6) Clique no botão Login para acesso ao portal.


Loginwebgiz5ax1.png


Esqueceu a senha?

7) Caso o usuário não se lembre da senha utilizada para acessar o portal WebGiz, na tela de Login deverá clicar no atalho Esqueceu a senha?.


Loginwebgiz5ax1b.png


O sistema irá direcioná-lo para a tela a seguir.


Esqueceusenha1.png


Após preencher os dados solicitados na interface e selecionar o botão Enviar, será enviado um e-mail para o endereço de e-mail do usuário selecionado na interface Esqueceu a senha?.


Esqueceusenha2.png


Ao receber o e-mail, o usuário irá selecionar o link clique aqui no texto do e-mail recebido, e ele será redirecionado para a tela de alteração de senha.


Parâmetro Exibir matrícula no esqueceu a senha

  • Caso a instituição deseja que seja solicitado também a matrícula do aluno na interface Esqueceu a senha, deverá habilitar o parâmetro Exibir matrícula no esqueceu a senha nas configurações do WebGiz.


Parametroexibirmatriculax.png


  • Parâmetro MARCADO:


Parametroexibirmatricula2.png


  • Parâmetro DESMARCADO:


Parametroexibirmatricula3.png

Mensagem de boas vindas

Caso a instituição desejar, poderá acrescentar na tela de login uma mensagem de boas vindas para os usuários.


Telalogin8x.png


O usuário irá clicar no título da mensagem e o sistema irá abrir nova tela apresentando a mensagem cadastrada previamente.


Telalogin9.png


Observação: para colocação deste item na tela, gentileza entrar em contato nosso setor de suporte para auxílio.

Acessar biblioteca

A instituição de ensino poderá acrescentar na tela de login um link de acesso à biblioteca, Acessar biblioteca. E permitir ao usuário acessar a interface de pesquisa de acervo bibliográfico da instituição.


Telalogin10.png


Ao clicar sobre o link, o sistema irá redirecionar para a tela de pesquisa de acervo.


Telalogin11.png


Observação: para colocação deste item na tela de login, gentileza entrar em contato nosso setor de suporte para auxílio.

Parâmetros que impactam na tela de login

Os parâmetros a seguir poderão interferir no funcionamento e apresentação da interface de login.


Parametroautenticacaox2.png


Parâmetros de Autenticação

Autenticação por código ou por CPF

O portal WebGiz permite que o usuário faça o login utilizando o código do registro no ERP-AIX ou o seu CPF.

Caso a instituição deseja que seja solicitado o CPF ao invés do código para acesso ao portal, deverá habilitar os parâmetros a seguir nas configurações do WebGiz.

  • Utiliza CPF para autenticação de alunos.
  • Utiliza CPF para autenticação de responsáveis.
  • Utiliza CPF para autenticação de professores.


Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação.


Parametroautenticacao2.png


Parâmetro(s) MARCADO(S):


Parametroautenticacao3.png


Caso a instituição não habilite os parâmetros, o sistema irá solicitar o código de registro do ERP-AIX.


Parâmetro(s) DESMARCADO(S):


Parametroautenticacao4.png


Utilização de Captcha para acesso

O portal WebGiz poderá exigir que o usuário informe os caracteres apresentados em uma imagem para realizar o login de acesso.

Caso a instituição deseja que seja requisitado o preenchimento do código de caracteres, o Captcha, deverá marcar os parâmetros a seguir nas configurações do WebGiz.

  • Utilizar captcha para autenticação de alunos.
  • Utilizar captcha para autenticação de professores.
  • Utilizar captcha para autenticação de usuários.


Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação.

Parametroautenticacao4x.png


Parâmetro(s) MARCADO(S):


Parametroautenticacao5.png


O usuário tem a opção de ouvir os códigos apresentados na imagem. Para isso, basta clicar no ícone Tocar áudio Captcha, Iconeaudio.png apresentado ao lado da imagem.

Caso o usuário deseja gerar atualizar a imagem apresentada poderá clicar no ícone atualizar imagem , Iconeatualizarcaptcha.png ao lado da imagem.


Parâmetro(s) DESMARCADO(S):


Parametroautenticacao6.png


Nível mínimo de força para alteração de senha

Caso a instituição de ensino deseja exigir que o usuário faça a alteração da senha obedecendo a uma escala de complexidade de senha, deverá configurar os parâmetros a seguir no portal WebGiz.


  • Nível mínimo de força exigido na alteração de senha para alunos
  • Nível mínimo de força exigido na alteração de senha para professores
  • Nível mínimo de força exigido na alteração de senha para usuários


As opções de complexidade são: Não exigir, Muito fraca, Fraca, Média e Forte , esta exigirá letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.


Lembrando que para acessar esta configuração, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com perfil de Administrador do sistema, clicar no menu Geral | Configurações | Configurações Gerais| seção Autenticação.


Parametroautenticacao7.png


Com os parâmetros definidos, quando o usuário clicar para alterar a senha irá apresentar a tela exigindo a alteração conforme complexidade cadastrada previamente.


Parametroautenticacao8.png