Mudanças entre as edições de "Aulas - WebGiz Professor"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Parâmetro para não exibir as turmas encerradas)
(Parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula)
 
(23 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 59: Linha 59:
  
  
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o menu '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor Configurações | sub menu Geral| aba Configurações | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
+
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o menu '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 
 
  
 
::[[Imagem:faltas.digitacao5x.png]]
 
::[[Imagem:faltas.digitacao5x.png]]
Linha 141: Linha 140:
 
   *O sistema irá adicionar automaticamente a '''aula 1 e aula 2''' da disciplina matemática e para a disciplina '''português''' seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).
 
   *O sistema irá adicionar automaticamente a '''aula 1 e aula 2''' da disciplina matemática e para a disciplina '''português''' seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).
  
   
+
====Parâmetro Usa numeração automática no cadastro de aulas====
 +
 
 +
:*Caso a instituição deseja definir como será a geração do número da aula no cadastro das aulas no WebGiz, se será automática ou manual, deverá habilitar o parâmetro '''Usa numeração automática no cadastro de aulas.'''
 +
 
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 
 +
 
 +
::[[Arquivo:numeracaoautomatica.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*Neste parâmetro, o usuário poderá selecionar as seguintes formas para a geração do número da aula:
 +
 
 +
::[[Arquivo:numeracaoautomatica1.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*Ao clicar no ícone '''(?)''' ao lado do campo, o sistema apresenta o que significa cada opção:
 +
 
 +
::*Desativado (manual) - O professor controla manualmente o número das aulas.
 +
::*Sequencial por dia - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada dia.
 +
::*Sequencial por etapa - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada etapa.
 +
 
 +
::[[Arquivo:numeracaoautomatica2.png]]
 +
 
 +
 
 +
------
  
::*Após o cadastramento da aula é possível, através dos ícones mostrados abaixo, '''Editar''', '''Excluir''' e '''Lançar Faltas''':
+
::*Após o cadastramento da aula, o sistema apresentará a '''listagem com as informações das aulas registradas''' e a possibilidade do usuário realizar ações através dos ícones mostrados abaixo, '''Editar''', '''Excluir''' e '''Lançar Faltas''':
  
  
Linha 154: Linha 177:
  
 
::*'''3 - Lançar Faltas'''
 
::*'''3 - Lançar Faltas'''
 +
 +
====Parâmetro Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas====
 +
 +
:*Caso a instituição deseja que o '''professor que está logado''' no '''portal WebGiz''' realize ações através da coluna ''Opções'' '''somente''' nos registros das aulas realizados por ele , '''não apresentando''' as '''opções''' no registro de aulas dos '''professores adicionais''', caso existam professores adicionais associados à disciplina selecionada, deverá habilitar o parâmetro '''Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas.'''
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:codigoprofessorconsistiraula.png]]
 +
 +
 +
:*Com o parâmetro habilitado, o sistema apresentará na listagem a coluna '''Opções''' conforme imagem com exemplo seguir:
 +
 +
:*No exemplo abaixo, a professora é a Lara e o professor adicional é AIX Sistemas. A professora Lara está logada no portal. Ao acessar a tela de cadastro de aulas será apresentada a coluna '''Opções''' com as ações habilitadas '''somente''' para as aulas registradas por ela. A aula do professor substituto, a coluna '''Opções''' apresenta mensagem '''Modo Visual''' e '''não permite ações''' nesta aula.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:codigoprofessorconsistiraula1x.png]]
  
 
====Criar Múltiplas Aulas====
 
====Criar Múltiplas Aulas====
Linha 198: Linha 238:
  
  
:*Com o parâmetro marcado, os botões '''Criar múltiplas aulas, Remover Múltiplas Aulas, Copiar Conteúdo Ministrado, Reorganizar Aulas e Editar Múltiplas Aulas''' ficarão '''invisíveis''' para o(s) professor(es) e além disso, também '''não conseguirá''' incluir novos registros na seção '''Nova aula''' na parte inferior da tela.
+
:*Com o parâmetro marcado, os botões '''Criar múltiplas aulas, Remover Múltiplas Aulas, Copiar Conteúdo Ministrado, Reorganizar Aulas e Editar Múltiplas Aulas''' ficarão '''invisíveis''' para o(s) professor(es) e além disso, também '''não conseguirá(ão)''' incluir novos registros na seção '''Nova aula''' na parte inferior da tela.
 
 
  
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o menu '''Configurações | sub menu Geral| aba Configurações | Seção Portal do Professor''' e marcar a opção.
 
  
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
  
 
::[[Arquivo:impedircriaraulasmultiplas.png]]
 
::[[Arquivo:impedircriaraulasmultiplas.png]]
  
  
*Como é apresentada a tela após marcação do parâmetro acima:
+
*Apresentação da tela após marcação do parâmetro acima:
  
  
 
::[[Arquivo:impedircriaraulasmultiplas1x.png]]
 
::[[Arquivo:impedircriaraulasmultiplas1x.png]]
 +
 +
=====Parâmetro Impedir que o professor adicional remova aulas lançadas=====
 +
 +
:*Com esse parâmetro marcado, '''o(s) professore(s) adicional(is)''' da Disciplina(s) '''não conseguem excluir''' as aulas que o professor titular incluiu.
 +
 +
:*'''Observação''': este parâmetro é marcado automaticamente caso o parâmetro '''Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido)''' seja marcado e faz com que o professor adicional também não possa remover aulas.
 +
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:impedirprofadicional.png]]
 +
 +
=====Parâmetro Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto=====
 +
 +
 +
 +
:*Caso a instituição deseja impedir que o(s) '''professor(es)/usuário(s)''' '''registre(m)''' aulas '''a mais''' que o '''total de aulas previstas''' registrado na '''estrutura curricular''', deverá habilitar o parâmetro '''Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto.'''
 +
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:impedirmaisaulasalemprevisto3.png]]
 +
 +
 +
:*Assim, ao tentar registrar nova aula, o sistema apresenta a mensagem abaixo de impedimento.
 +
 +
 +
:*'''Cadastro de Aulas perfil do Professor:'''
 +
 +
::[[Arquivo:impedirmaisaulasalemprevisto.png]]
 +
 +
 +
:*'''Cadastro de Aulas perfil Coordenador:'''
 +
 +
::[[Arquivo:impedirmaisaulasalemprevisto2.png]]
  
 
====Editar Múltiplas Aulas====
 
====Editar Múltiplas Aulas====
Linha 248: Linha 324:
 
::*Através do botão '''Copiar conteúdo ministrado''' o professor tem a facilidade de '''duplicar/copiar''' os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
 
::*Através do botão '''Copiar conteúdo ministrado''' o professor tem a facilidade de '''duplicar/copiar''' os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
  
::*O professores pode ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele apenas fazer as alterações que necessitar.
+
::*O(s) professor(es) pode(m) ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele(s) apenas fazer(em) as alterações que necessitar(em).
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:webprof_img_020abbbcx.png]]
 +
 
 +
 
 +
 
 +
=====Parâmetro Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina=====
  
 +
:*Caso a instituição permita que o(s) professor(es) realize(m) a '''cópia dos conteúdos''' de uma '''Turma/Disciplina''' de um '''determinado curso''' para uma '''Turma/Disciplina''' de '''outro Curso''' deverá habilitar o parâmetro '''Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina''' no portal WebGiz.
  
::[[Image:webprof_img_020abbbc.jpg]]
+
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 
 +
::[[Imagem:copiarcursodiferentex.png]]
  
 
====Reorganizar Aulas====
 
====Reorganizar Aulas====
Linha 360: Linha 446:
  
 
::[[Imagem:webprof_img_025aa.jpg]]
 
::[[Imagem:webprof_img_025aa.jpg]]
 +
 +
 +
====Parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula====
 +
 +
:*Caso na instituição tenha casos de alunos enturmados '''após''' a data da aula e deseja que seja feito o lançamento automático das faltas para todas as aulas que aconteceram antes da enturmação do aluno, deverá habilitar o parâmetro '''Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula.'''
 +
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o menu '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações | aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:parametrolancarfaltasautoenturmado.png]]
  
  

Edição atual tal como às 17h33min de 31 de maio de 2021

Para que serve?

  • Nesta opção, o professor consulta, inclui, exclui e altera as aulas de suas turmas.


Como fazer?

  • Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Aulas:


Academico.professor2.jpg ou clique no ícone Academico.professor2.atalho.jpg na Barra de Atalhos.


Aulas

Filtros

  • Ao abrir a tela de aulas, o professor deverá:
  • - Definir a Turma.
  • - Informar a Disciplina.
  • - Definir a Subturma: caso não exista subturma o professor terá que selecionar a opção 0 (zero).
  • - Informar a Etapa.
  • Observação: Através do botão Botaoetapas.jpg , localizado ao lado do filtro da etapa, é possível selecionar mais de uma etapa para incluir a aula que será cadastrada.


  • Importante:
  • Filtro Grupo Acadêmico: caso a disciplina selecionada possua Grupo Acadêmico associado no Giz, o sistema irá apresentar o campo Grupo Acadêmico para seleção.


Webprof img 01888x1.jpg


  • Selecionando o grupo acadêmico:


Webprof img 01888xa1.jpg
Parâmetro para não exibir as turmas encerradas
  • Caso a instituição deseja que as turmas que foram encerradas no ERP-AIX não sejam apresentadas na listagem do filtro de turmas da interface de Aulas no WebGiz, primeiramente deverá realizar o encerramento da turma na plataforma através do módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Turmas | aba Dados Gerais e marcar a opção Encerrada na seção Situação da turma.


Faltas.digitacao4x.png


  • Em seguida, deverá habitar o parâmetro Não exibir turmas encerradas no portal WebGiz.


Faltas.digitacao5x.png

Incluir Aulas

  • Para cadastrar a aula, o professor deverá:


  • - Definir a Data da Aula: neste campo, o professor deverá preencher a data da aula conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
  • Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.


  • O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.


Situação 1 - A instituição trabalha com limite de data para subturmas/disciplinas e definiu o período de datas considerando datas inicial e final para a subturma no cadastro da turma, através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.


Escola/Ensino Profissionalizante


Dataaulax1.png


Ensino Superior


Dataaulax12.png



  • No portal WebGiz será apresentada a informação do período da subturma da seguinte forma:


Dataaulax2.png


Situação 2 - A instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas e as datas da sub turma não estão preenchidas.
  • Neste caso, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.


  • Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:


Dataaulax3.png


  • - Informar a Aula: ou seja, o número da aula do dia da disciplina.
  • - Definir o Conteúdo Ministrado: insira o conteúdo a ser ministrado da aula.
  • - Indicar a Tarefa Extra: pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extraclasse.
  • - Definir a Quantidade de Aulas: a quantidade de aulas será contada a partir do número da aula definido (na sequência).
  • - Clicar em Salvar.


  • Observação: Se desejar replicar o conteúdo da aula e as tarefas extras para as demais aulas da disciplina no dia, marque a opção Replicar conteúdo e tarefa extra desta aula para demais aulas desta disciplina no dia.


Webprof img 0199a.jpg


  Exemplo:
   *O professor terá que dar duas aulas de Matemática das 19:00 às 20:40 e das 21:00 às 22:40 aulas de Português no dia 26/06/2019 para a mesma turma. Neste caso, o professor terá que cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da forma abaixo.
  *Para Matemática basta selecionar os campos turma, disciplina (matemática), subturma e etapa, e preencher: 

   *Data da aula: 26/06/2019
   *Número da aula: 1 
   *Conteúdo Ministrado: Aula de aritmética. 
   *Tarefa extra: Trabalho de campo. 
   *Quantidade de aula: 2
  *O sistema irá adicionar automaticamente a aula 1 e aula 2 da disciplina matemática e para a disciplina português seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).

Parâmetro Usa numeração automática no cadastro de aulas

  • Caso a instituição deseja definir como será a geração do número da aula no cadastro das aulas no WebGiz, se será automática ou manual, deverá habilitar o parâmetro Usa numeração automática no cadastro de aulas.


Numeracaoautomatica.png


  • Neste parâmetro, o usuário poderá selecionar as seguintes formas para a geração do número da aula:
Numeracaoautomatica1.png


  • Ao clicar no ícone (?) ao lado do campo, o sistema apresenta o que significa cada opção:
  • Desativado (manual) - O professor controla manualmente o número das aulas.
  • Sequencial por dia - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada dia.
  • Sequencial por etapa - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada etapa.
Numeracaoautomatica2.png



  • Após o cadastramento da aula, o sistema apresentará a listagem com as informações das aulas registradas e a possibilidade do usuário realizar ações através dos ícones mostrados abaixo, Editar, Excluir e Lançar Faltas:


Webprof img 020.jpg


  • 1 - Editar
  • 2 - Excluir
  • 3 - Lançar Faltas

Parâmetro Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas

  • Caso a instituição deseja que o professor que está logado no portal WebGiz realize ações através da coluna Opções somente nos registros das aulas realizados por ele , não apresentando as opções no registro de aulas dos professores adicionais, caso existam professores adicionais associados à disciplina selecionada, deverá habilitar o parâmetro Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas.


Codigoprofessorconsistiraula.png


  • Com o parâmetro habilitado, o sistema apresentará na listagem a coluna Opções conforme imagem com exemplo seguir:
  • No exemplo abaixo, a professora é a Lara e o professor adicional é AIX Sistemas. A professora Lara está logada no portal. Ao acessar a tela de cadastro de aulas será apresentada a coluna Opções com as ações habilitadas somente para as aulas registradas por ela. A aula do professor substituto, a coluna Opções apresenta mensagem Modo Visual e não permite ações nesta aula.


Codigoprofessorconsistiraula1x.png

Criar Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite cadastrar várias aulas ao mesmo tempo no sistema.


Multiplas aulasssa11.jpg


  • Na tela Geração de Aulas deve ser informado o número de aulas que deseja criar e clicar no botão Continuar.


Multiplas aulas1.jpg


  • O sistema exibirá uma nova tela onde deverão ser cadastradas as informações referentes as aulas que serão criadas.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:
  • O sistema irá apresentar a coluna Grupo Acadêmico para seleção.


Multiplas aulas22a.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Multiplas aulas22.jpg


  • Importante:
  • A opção Ocultar Registro permite o NÃO preenchimento da quantidade de aulas informadas anteriormente. Para isso basta ocultar a quantidade que passou do valor, evitando fechar a tela e abrir novamente e assim escolhendo uma nova quantidade de aulas.


Parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido)
  • Caso a instituição não deseja que o(s) professor(es)/usuário(s) registre(m) novas aulas ou remova(m) aulas já lançadas para as turmas que leciona no portal WebGiz, deverá habilitar o parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido).


  • Com o parâmetro marcado, os botões Criar múltiplas aulas, Remover Múltiplas Aulas, Copiar Conteúdo Ministrado, Reorganizar Aulas e Editar Múltiplas Aulas ficarão invisíveis para o(s) professor(es) e além disso, também não conseguirá(ão) incluir novos registros na seção Nova aula na parte inferior da tela.


Impedircriaraulasmultiplas.png


  • Apresentação da tela após marcação do parâmetro acima:


Impedircriaraulasmultiplas1x.png
Parâmetro Impedir que o professor adicional remova aulas lançadas
  • Com esse parâmetro marcado, o(s) professore(s) adicional(is) da Disciplina(s) não conseguem excluir as aulas que o professor titular incluiu.
  • Observação: este parâmetro é marcado automaticamente caso o parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido) seja marcado e faz com que o professor adicional também não possa remover aulas.



Impedirprofadicional.png
Parâmetro Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto
  • Caso a instituição deseja impedir que o(s) professor(es)/usuário(s) registre(m) aulas a mais que o total de aulas previstas registrado na estrutura curricular, deverá habilitar o parâmetro Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto.



Impedirmaisaulasalemprevisto3.png


  • Assim, ao tentar registrar nova aula, o sistema apresenta a mensagem abaixo de impedimento.


  • Cadastro de Aulas perfil do Professor:
Impedirmaisaulasalemprevisto.png


  • Cadastro de Aulas perfil Coordenador:
Impedirmaisaulasalemprevisto2.png

Editar Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite que várias aulas sejam editadas simultaneamente no sistema.


Editar multiplas aulasssx1.jpg


  • Para realizar a alteração, marque as aulas que serão alteradas e clique na opção Editar Múltiplas Aulas.


  • O sistema exibirá a tela Geração de Aulas, permitindo a edição de múltiplas aulas instantaneamente.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:


Editar multiplas Aulas1x.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Editar multiplas Aulas1.jpg

Copiar Conteúdo Ministrado

Webprof img 020abbcca1.jpg


  • Atenção:

  • Através do botão Copiar conteúdo ministrado o professor tem a facilidade de duplicar/copiar os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
  • O(s) professor(es) pode(m) ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele(s) apenas fazer(em) as alterações que necessitar(em).


Webprof img 020abbbcx.png


Parâmetro Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina
  • Caso a instituição permita que o(s) professor(es) realize(m) a cópia dos conteúdos de uma Turma/Disciplina de um determinado curso para uma Turma/Disciplina de outro Curso deverá habilitar o parâmetro Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina no portal WebGiz.
Copiarcursodiferentex.png

Reorganizar Aulas

  • Esta opção permite que a numeração das aulas seja organizada de acordo com a configuração do parâmetro Usar numeração automática no cadastro de aulas.


Reorganizar aulass1.jpg


  • Importante:
  • Para configurar este parâmetro é preciso logar como Administrador, menu Geral| Configurações| aba Configurações gerais.


Reorganizar aulas1.jpg


  • Existem 4 tipos para geração da numeração:
1) Desativado (Manual): No momento do cadastro de aulas a numeração é escolhida, não seguindo nenhum tipo de sequência.
2) Sequencial por dia: A numeração é iniciada em 1 a cada dia cadastrado.
3) Sequencial por etapa: A numeração segue uma sequência dentro da etapa selecionada.
4) Sequencial Único: A numeração tem uma sequência geral dentro do período letivo.


  • Observações importantes:


→ A sequência é por disciplina;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas, as aulas serão organizadas de acordo com o parâmetro, independente da numeração atual;
→ Com o parâmetro marcado e ao tentar cadastrar uma nova aula, independente da numeração escolhida, a sequência gerada será de acordo com o parâmetro;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial Único, independe da etapa selecionada, todas as aulas serão reorganizadas;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial por dia ou Sequencial por etapa, a organização só ocorrerá na etapa selecionada.


Remover Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite excluir uma ou mais aulas ao mesmo tempo.


Removeraulasa.jpg


  • Selecione as aulas que deseja remover.


  • Na tela Remoção de Múltiplas Aulas, o sistema irá apresentar as aulas selecionadas anteriormente somente leitura. Clique no botão Remover para excluir as aulas.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:


Removeraulas1a.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Removeraulas1.jpg

Editar Aulas

  • Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.
  • O sistema permite alterar o conteúdo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.


Webprof img 021a.jpg


  • Exemplo:
  • Alterar Aula


Webprof img 022.jpg

Excluir Aula

  • Para que seja possível ao professor excluir aulas, é preciso que o parâmetro Impedir que o professor remova aulas lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido) esteja DESMARCADO na tela de Configurações do WebGiz.
  • Se a aula precisar ser excluída, você deve clicar no botão |x|. O sistema remove a aula da lista.
  • Tela de confirmação de exclusão da aula.


Webprof img 023.jpg


  • :: Dica:

    Para excluir uma aula, a etapa não pode estar fechada.

Lançamento de Faltas

  • Para lançar as faltas para os alunos clique no ícone no ícone Webprof img 024.jpg.


Webprof img 025aa.jpg


Parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula

  • Caso na instituição tenha casos de alunos enturmados após a data da aula e deseja que seja feito o lançamento automático das faltas para todas as aulas que aconteceram antes da enturmação do aluno, deverá habilitar o parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula.



Parametrolancarfaltasautoenturmado.png