Turmas - Giz Faculdade
Índice
Aba Turma
- Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.
- Assim como no cadastro de Cursos - Giz Faculdade, existem alguns parâmetros fundamentais:
Código da turma: O código servirá para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código poderá ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.
Unidade: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.
Multi-Curso: Quando uma turma é classificada como multi-curso ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma poderão ser matriculadas por alunos de outros cursos.
Multi-série: A turma é considerada multi-série quando disciplinas de períodos diferentes são lecionadas na mesma turma.
- IMPORTANTE: Para visualizar a turma Multi-série na tela de Matrícula, na aba Disciplinas/turmas, a opção Período/Turma/Disciplina deve ser marcada no campo Forma de visualização.
Curso: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
Série/Período/Ano: Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
Habilitação: Ao criar uma turma deve ser associada alguma das habilitações que o curso oferece.
Turno: Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.
Matriz Curricular: Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da matriz curricular que o sistema Giz conhecerá as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.
- Estão disponíveis para seleção somente os anos catálogos que foram cadastrados na Matriz Curricular para o curso/habilitação e série da turma.
Professor e Sala: São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
Banco e Conta Corrente: Nestes campos a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Giz Recebimentos.
Percentual Professor: Nesta opção a instituição pode definir uma percentual para ser considerado sobre o valor de cada débito do aluno.
Horário: Esta opção poderá ser utilizada nos casos em que a instituição possuir turmas em um mesmo turno, porém com horários de aulas diferentes.
Turma Sucessora: Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a Promoção Automática dos alunos.
Utiliza múltiplas turmas sucessoras: Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesmo curso.
Somente turmas sucessoras mesmo curso: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesma habilitação.
Somente turmas sucessoras mesma habilitação: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.
Não considera para geração do Educacenso: Marcado este parâmetro, a turma não será considerada pelo sistema na geração do censo. Isso é útil, por exemplo, para turmas de ex-alunos, que não necessitam ir para o Educacenso.
Aba Dados Gerais
Cancelamento de matrícula - % de matrícula: Nesta opção você deve informar a porcentagem de multa para cancelamento de matrícula.
% de multa por desistência: Nesta opção você deve definir uma porcentagem de multa por desistência no decorrer do período.
Período Letivo: Neste campo você deve informar o período letivo referente à turma.
Mês de Referência para débitos de Matrícula: Nesta opção o usuário poderá definir na turma qual será o mês de referência para débitos de matrícula, para regularização da matrícula, habilitará está opção se no Módulo Recebimentos estiver marcado em Parâmetros | Cadastro | Recebimentos | Baixa de Débitos.
Quantidade de alunos já enturmados: Se o processo de enturmação já foi realizado, informe o número total de alunos já enturmados. Este campo será atualizado pelo sistema após a enturmação manual ou automática dos alunos ou ao desenturmar.
Quantidade Máxima de aulas/dia: Aqui é informada a quantidade máxima de aulas que esta turma tem num dia.
Máximo de alunos: Este parâmetro define o máximo de alunos na turma. O sistema irá emitir uma mensagem no momento da realização das matrículas dos alunos se o número de alunos matriculados ultrapassar o máximo informado neste campo.
Duração da aula: Nesta opção você deve informar a duração da aula.
Carga horária: Nesta opção você deve informar a carga horária da turma.
Data da Turma: Neste campo é definida uma data inicial e final para a turma criada.
Não gera débitos por crédito ou carga horária: Quando esse parâmetro estiver marcado o sistema desconsidera a geração de débitos por crédito ou carga horária para os alunos matriculados nessa turma.
Aulas aos sábados: Nesta opção é marcada se a turma possui aulas ao sábados ou não.
Situação da turma: Nesta opção deve ser marcado a situação da turma. (Confirmada, Adiada , Não Confirmada, Cancelada, Em andamento e Encerrada).
Botão Copiar Turma: Este botão permite Copiar Turmas existentes no sistema, facilitando assim, o processo de criação de várias turmas ao mesmo tempo.
Convênio: Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.
Dados Educacenso
- Id da turma: Neste campo é definido o Id da turma conforme informações do Educacenso.
- Etapa da turma: Neste campo seleciona-se a etapa da turma após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
Linha de ação: Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
Clientela: Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
Aba Inscrição Web
Através desta aba, o usuário poderá divulgar a disponibilidade da turma no Webgiz, durante um período determinado.
Reserva de Matrícula Web
- Divulgar inscrição na web: Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.
- Data Inicial e Data Final: Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.
Observação: Essa turma só vai aparecer para Web Interessados se o parâmetro Divulgar inscrição na web estiver marcado e dentro do intervalo de data inicial e final da turma.
Aba Dados Complementares
- Nesta aba aparecem os campos que foram cadastrados no Cadastro de Domínios. Ou seja, as informações adicionais para dados específicos que serão utilizados nas declarações criadas no Gerador de Documentos.
- Nesta aba só serão exibidos os campos que foram cadastrados anteriormente no grupo Dados complementares da turma, no Cadastro de Domínios. A descrição fornecida no Cadastro de Domínios será a mesma que exibida em Dados Complementares.
- Aqui você atribui valor aos dados que deseja relacionar à turma.
Aba Plano de Pagamento
- Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
- Como associar os planos de pagamentos:
- 1- Clicar no botão Novo que encontra na horizontal da tela;
- 2- Escolher o plano de pagamento clicando na Lupa.
- 3- Em seguida confirmar a inclusão clicando em Ok.
Aba Taxas Extras
- Nesta opção você definir as taxas extras relacionadas à turma.
Aba Disciplinas/Professores
- Nesta opção, o usuário consulta as Disciplinas e os Professores associados à turma e subturma. Esta última, caso a instituição trabalhe.
- O sistema apresenta as colunas: Código, Nome da Disciplina, Subturma e Professor preenchidas de forma automática conforme associação realizada via cadastro Disciplinas por Professor.
- Já as colunas Data de Início e Data de Término, serão preenchidas pelo usuário, caso a instituição deseja determinar o limite de tempo em que as subturmas/disciplinas poderão funcionar nesta turma, evitando que sejam feitos lançamentos pelos professores fora dos limites da turma.
- Importante
- Para habilitar o preenchimento das colunas de Data de Início e Data de Término, será necessário o usuário cadastrar primeiramente o período de data inicial e final da Turma na aba Dados Gerais, no cadastro de Turmas. Em seguida, deverá acessar a aba disciplinas/professores para preenchimento.
- Lembrando que nenhuma subturma/disciplina poderá ocorrer fora do intervalo de datas geral da turma.
Aba Faixas de Horários de Entrada
- Nesta opção o usuário pode definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
Atas de Resultados
- Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na Ata de Resultado Personalizada.