Aulas - WebGiz Professor

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa

Para que serve?

  • Nesta opção, o professor consulta, inclui, exclui e altera as aulas de suas turmas.


Como fazer?

  • Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Aulas:


Academico.professor2.jpg ou clique no ícone Academico.professor2.atalho.jpg na Barra de Atalhos.


Aulas

Filtros

  • Ao abrir a tela de aulas, o professor deverá:
  • - Definir a Turma.
  • - Informar a Disciplina.
  • - Definir a Subturma: caso não exista subturma o professor terá que selecionar a opção 0 (zero).
  • - Informar a Etapa.
  • Observação: Através do botão Botaoetapas.jpg , localizado ao lado do filtro da etapa, é possível selecionar mais de uma etapa para incluir a aula que será cadastrada.


  • Importante:
  • Filtro Grupo Acadêmico: caso a disciplina selecionada possua Grupo Acadêmico associado no Giz, o sistema irá apresentar o campo Grupo Acadêmico para seleção.


Webprof img 01888x1.jpg


  • Selecionando o grupo acadêmico:


Webprof img 01888xa1.jpg
Parâmetro para não exibir as turmas encerradas
  • Caso a instituição deseja que as turmas que foram encerradas no ERP-AIX não sejam apresentadas na listagem do filtro de turmas da interface de Aulas no WebGiz, primeiramente deverá realizar o encerramento da turma na plataforma através do módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Turmas | aba Dados Gerais e marcar a opção Encerrada na seção Situação da turma.


Faltas.digitacao4x.png


  • Em seguida, deverá habitar o parâmetro Não exibir turmas encerradas no portal WebGiz.


Faltas.digitacao5x.png

Incluir Aulas

  • Para cadastrar a aula, o professor deverá:


  • - Definir a Data da Aula: neste campo, o professor deverá preencher a data da aula conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
  • Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.


  • O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.


Situação 1 - A instituição trabalha com limite de data para subturmas/disciplinas e definiu o período de datas considerando datas inicial e final para a subturma no cadastro da turma, através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.


Escola/Ensino Profissionalizante


Dataaulax1.png


Ensino Superior


Dataaulax12.png



  • No portal WebGiz será apresentada a informação do período da subturma da seguinte forma:


Dataaulax2.png


Situação 2 - A instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas e as datas da sub turma não estão preenchidas.
  • Neste caso, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.


  • Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:


Dataaulax3.png


  • - Informar a Aula: ou seja, o número da aula do dia da disciplina.
  • - Definir o Conteúdo Ministrado: insira o conteúdo a ser ministrado da aula.
  • - Indicar a Tarefa Extra: pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extraclasse.
  • - Definir a Quantidade de Aulas: a quantidade de aulas será contada a partir do número da aula definido (na sequência).
  • - Clicar em Salvar.


  • Observação: Se desejar replicar o conteúdo da aula e as tarefas extras para as demais aulas da disciplina no dia, marque a opção Replicar conteúdo e tarefa extra desta aula para demais aulas desta disciplina no dia.


Webprof img 0199a.jpg


  Exemplo:
   *O professor terá que dar duas aulas de Matemática das 19:00 às 20:40 e das 21:00 às 22:40 aulas de Português no dia 26/06/2019 para a mesma turma. Neste caso, o professor terá que cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da forma abaixo.
  *Para Matemática basta selecionar os campos turma, disciplina (matemática), subturma e etapa, e preencher: 

   *Data da aula: 26/06/2019
   *Número da aula: 1 
   *Conteúdo Ministrado: Aula de aritmética. 
   *Tarefa extra: Trabalho de campo. 
   *Quantidade de aula: 2
  *O sistema irá adicionar automaticamente a aula 1 e aula 2 da disciplina matemática e para a disciplina português seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).

Parâmetro Usa numeração automática no cadastro de aulas

  • Caso a instituição deseja definir como será a geração do número da aula no cadastro das aulas no WebGiz, se será automática ou manual, deverá habilitar o parâmetro Usa numeração automática no cadastro de aulas.


Numeracaoautomatica.png


  • Neste parâmetro, o usuário poderá selecionar as seguintes formas para a geração do número da aula:
Numeracaoautomatica1.png


  • Ao clicar no ícone (?) ao lado do campo, o sistema apresenta o que significa cada opção:
  • Desativado (manual) - O professor controla manualmente o número das aulas.
  • Sequencial por dia - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada dia.
  • Sequencial por etapa - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada etapa.
Numeracaoautomatica2.png



  • Após o cadastramento da aula, o sistema apresentará a listagem com as informações das aulas registradas e a possibilidade do usuário realizar ações através dos ícones mostrados abaixo, Editar, Excluir e Lançar Faltas:


Webprof img 020.jpg


  • 1 - Editar
  • 2 - Excluir
  • 3 - Lançar Faltas

Parâmetro Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas

  • Caso a instituição deseja que o professor que está logado no portal WebGiz realize ações através da coluna Opções somente nos registros das aulas realizados por ele , não apresentando as opções no registro de aulas dos professores adicionais, caso existam professores adicionais associados à disciplina selecionada, deverá habilitar o parâmetro Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas.


Codigoprofessorconsistiraula.png


  • Com o parâmetro habilitado, o sistema apresentará na listagem a coluna Opções conforme imagem com exemplo seguir:
  • No exemplo abaixo, a professora é a Lara e o professor adicional é AIX Sistemas. A professora Lara está logada no portal. Ao acessar a tela de cadastro de aulas será apresentada a coluna Opções com as ações habilitadas somente para as aulas registradas por ela. A aula do professor substituto, a coluna Opções apresenta mensagem Modo Visual e não permite ações nesta aula.


Codigoprofessorconsistiraula1x.png

Criar Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite cadastrar várias aulas ao mesmo tempo no sistema.


Multiplas aulasssa11.jpg


  • Na tela Geração de Aulas deve ser informado o número de aulas que deseja criar e clicar no botão Continuar.


Multiplas aulas1.jpg


  • O sistema exibirá uma nova tela onde deverão ser cadastradas as informações referentes as aulas que serão criadas.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:
  • O sistema irá apresentar a coluna Grupo Acadêmico para seleção.


Multiplas aulas22a.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Multiplas aulas22.jpg


  • Importante:
  • A opção Ocultar Registro permite o NÃO preenchimento da quantidade de aulas informadas anteriormente. Para isso basta ocultar a quantidade que passou do valor, evitando fechar a tela e abrir novamente e assim escolhendo uma nova quantidade de aulas.


Parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido)
  • Caso a instituição não deseja que o(s) professor(es)/usuário(s) registre(m) novas aulas ou remova(m) aulas já lançadas para as turmas que leciona no portal WebGiz, deverá habilitar o parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido).


  • Com o parâmetro marcado, os botões Criar múltiplas aulas, Remover Múltiplas Aulas, Copiar Conteúdo Ministrado, Reorganizar Aulas e Editar Múltiplas Aulas ficarão invisíveis para o(s) professor(es) e além disso, também não conseguirá(ão) incluir novos registros na seção Nova aula na parte inferior da tela.


Impedircriaraulasmultiplas.png


  • Apresentação da tela após marcação do parâmetro acima:


Impedircriaraulasmultiplas1x.png
Parâmetro Impedir que o professor adicional remova aulas lançadas
  • Com esse parâmetro marcado, o(s) professore(s) adicional(is) da Disciplina(s) não conseguem excluir as aulas que o professor titular incluiu.
  • Observação: este parâmetro é marcado automaticamente caso o parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido) seja marcado e faz com que o professor adicional também não possa remover aulas.



Impedirprofadicional.png
Parâmetro Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto
  • Caso a instituição deseja impedir que o(s) professor(es)/usuário(s) registre(m) aulas a mais que o total de aulas previstas registrado na estrutura curricular, deverá habilitar o parâmetro Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto.



Impedirmaisaulasalemprevisto3.png


  • Assim, ao tentar registrar nova aula, o sistema apresenta a mensagem abaixo de impedimento.


  • Cadastro de Aulas perfil do Professor:
Impedirmaisaulasalemprevisto.png


  • Cadastro de Aulas perfil Coordenador:
Impedirmaisaulasalemprevisto2.png

Editar Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite que várias aulas sejam editadas simultaneamente no sistema.


Editar multiplas aulasssx1.jpg


  • Para realizar a alteração, marque as aulas que serão alteradas e clique na opção Editar Múltiplas Aulas.


  • O sistema exibirá a tela Geração de Aulas, permitindo a edição de múltiplas aulas instantaneamente.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:


Editar multiplas Aulas1x.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Editar multiplas Aulas1.jpg

Copiar Conteúdo Ministrado

Webprof img 020abbcca1.jpg


  • Atenção:

  • Através do botão Copiar conteúdo ministrado o professor tem a facilidade de duplicar/copiar os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
  • O(s) professor(es) pode(m) ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele(s) apenas fazer(em) as alterações que necessitar(em).


Webprof img 020abbbcx.png


Parâmetro Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina
  • Caso a instituição permita que o(s) professor(es) realize(m) a cópia dos conteúdos de uma Turma/Disciplina de um determinado curso para uma Turma/Disciplina de outro Curso deverá habilitar o parâmetro Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina no portal WebGiz.
Copiarcursodiferentex.png

Reorganizar Aulas

  • Esta opção permite que a numeração das aulas seja organizada de acordo com a configuração do parâmetro Usar numeração automática no cadastro de aulas.


Reorganizar aulass1.jpg


  • Importante:
  • Para configurar este parâmetro é preciso logar como Administrador, menu Geral| Configurações| aba Configurações gerais.


Reorganizar aulas1.jpg


  • Existem 4 tipos para geração da numeração:
1) Desativado (Manual): No momento do cadastro de aulas a numeração é escolhida, não seguindo nenhum tipo de sequência.
2) Sequencial por dia: A numeração é iniciada em 1 a cada dia cadastrado.
3) Sequencial por etapa: A numeração segue uma sequência dentro da etapa selecionada.
4) Sequencial Único: A numeração tem uma sequência geral dentro do período letivo.


  • Observações importantes:


→ A sequência é por disciplina;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas, as aulas serão organizadas de acordo com o parâmetro, independente da numeração atual;
→ Com o parâmetro marcado e ao tentar cadastrar uma nova aula, independente da numeração escolhida, a sequência gerada será de acordo com o parâmetro;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial Único, independe da etapa selecionada, todas as aulas serão reorganizadas;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial por dia ou Sequencial por etapa, a organização só ocorrerá na etapa selecionada.


Remover Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite excluir uma ou mais aulas ao mesmo tempo.


Removeraulasa.jpg


  • Selecione as aulas que deseja remover.


  • Na tela Remoção de Múltiplas Aulas, o sistema irá apresentar as aulas selecionadas anteriormente somente leitura. Clique no botão Remover para excluir as aulas.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:


Removeraulas1a.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Removeraulas1.jpg

Editar Aulas

  • Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.
  • O sistema permite alterar o conteúdo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.


Webprof img 021a.jpg


  • Exemplo:
  • Alterar Aula


Webprof img 022.jpg

Excluir Aula

  • Para que seja possível ao professor excluir aulas, é preciso que o parâmetro Impedir que o professor remova aulas lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido) esteja DESMARCADO na tela de Configurações do WebGiz.
  • Se a aula precisar ser excluída, você deve clicar no botão |x|. O sistema remove a aula da lista.
  • Tela de confirmação de exclusão da aula.


Webprof img 023.jpg


  • :: Dica:

    Para excluir uma aula, a etapa não pode estar fechada.

Lançamento de Faltas

  • Para lançar as faltas para os alunos clique no ícone no ícone Webprof img 024.jpg.


Webprof img 025aa.jpg


Parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula

  • Caso na instituição tenha casos de alunos enturmados após a data da aula e deseja que seja feito o lançamento automático das faltas para todas as aulas que aconteceram antes da enturmação do aluno, deverá habilitar o parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula.



Parametrolancarfaltasautoenturmado.png