Mudanças entre as edições de "Impressão de Histórico"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Modelo Personalizado)
(Aba Principal)
 
(23 revisões intermediárias por 4 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 4: Linha 4:
  
 
==Faculdade==
 
==Faculdade==
 +
  
 
  '''Disponível somente no Sistema Giz Faculdade'''
 
  '''Disponível somente no Sistema Giz Faculdade'''
 +
 +
O histórico escolar dos alunos é um dos principais documentos existentes na instituição. Nele estão as informações sobre, notas, quantidade de faltas e horas cursadas. Este documento poderá ser solicitado pelo aluno por diversas razões.
  
  
 
*A tela de '''Impressão de Histórico''' é utilizada para visualizar e/ou imprimir o '''Histórico Escolar''' dos alunos.
 
*A tela de '''Impressão de Histórico''' é utilizada para visualizar e/ou imprimir o '''Histórico Escolar''' dos alunos.
 
   
 
   
 +
 
*O filtro de '''Curso''' e '''Habilitação''' são obrigatórios.
 
*O filtro de '''Curso''' e '''Habilitação''' são obrigatórios.
  
Linha 26: Linha 30:
 
::*'''Preencher Campo vazio com 'XXX':''' Esta opção coloca automaticamente os caracteres 'XXX' nos campos que não possuem informações.
 
::*'''Preencher Campo vazio com 'XXX':''' Esta opção coloca automaticamente os caracteres 'XXX' nos campos que não possuem informações.
  
::*'''Imprimir os Minutos no Total da Carga Horária:''' Esta opção calcula além das horas, os minutos no somatório da carga horária do histórico escolar.
 
  
 
::*'''Imprimir o Total de Pontos no Concurso Vestibular:''' Esta opção exibe o total de pontos que o aluno obteve no vestibular da instituição. Para ser exibida esta informação, os pontos do vestibular têm que estar inseridos na [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Matr%C3%ADcula_-_Giz_Faculdade#Cursos matrícula].
 
::*'''Imprimir o Total de Pontos no Concurso Vestibular:''' Esta opção exibe o total de pontos que o aluno obteve no vestibular da instituição. Para ser exibida esta informação, os pontos do vestibular têm que estar inseridos na [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Matr%C3%ADcula_-_Giz_Faculdade#Cursos matrícula].
 
::*'''Não Imprimir as Disciplinas Reprovadas:''' Esta opção não exibir as disciplinas que o aluno foi Reprovado.
 
 
::*'''Não Imprimir as Disciplinas em curso:''' Esta opção não exibe as disciplinas que o aluno está cursando. Exibe apenas as disciplinas já cursadas pelo mesmo. Para ser exibida esta informação, o usuário deve fazer o calculo de notas e resultados marcando a opção de Gerar Histórico Escolar.
 
  
::*'''Não Imprimir as Disciplinas a cursar:''' Esta opção não exibe as disciplinas que o aluno ainda vai cursar. Exibe apenas as disciplinas já cursadas pelo mesmo. Para ser exibida esta informação, o usuário deve fazer o calculo de notas e resultados marcando a opção de Gerar Histórico Escolar.
+
 
 
 
::*'''Não Imprimir disciplinas trancadas / canceladas:''' Para que as disciplinas nessa situação não sejam impressas no histórico.  
 
::*'''Não Imprimir disciplinas trancadas / canceladas:''' Para que as disciplinas nessa situação não sejam impressas no histórico.  
+
 
::*'''Permitir todas as habilitações do curso:''' Esta opção permitir imprimir todas as habilitações associadas ao curso.
+
 
 
 
::*'''Exibir  somente a última reprovação do aluno:''' Com este parâmetro o sistema irá mostrar apenas o ultimo registro do aluno em uma determinada disciplina.  
 
::*'''Exibir  somente a última reprovação do aluno:''' Com este parâmetro o sistema irá mostrar apenas o ultimo registro do aluno em uma determinada disciplina.  
  
::*'''Não exibir semestre/ano para disciplinas a cursar:''' Com este parâmetro o sistema os campos anoletivo e semestre não serão exibidos para as disciplinas com situação '''"À cursar"'''.  
+
 
 +
::*'''Não exibir semestre/ano para disciplinas a cursar:''' Com este parâmetro os campos '''Ano letivo''' e '''Semestre''' não serão exibidos para as disciplinas com situação '''"À cursar"'''.  
 +
 
 +
 
 +
::*'''Imprimir os Minutos no Total da Carga Horária:''' Esta opção calcula além das horas, os minutos no somatório da carga horária do histórico escolar.
 +
 
 +
 
 +
::*'''Não Imprimir as Disciplinas Reprovadas:''' Se esta opção for marcada, não serão exibidas as disciplinas em que o aluno foi reprovado.
 +
 
 +
 
 +
::*'''Não Imprimir as Disciplinas em curso:''' Esta opção não exibe as disciplinas que o aluno está cursando. São exibidas apenas as disciplinas já cursadas pelo mesmo. Para ser exibida esta informação, o usuário deve fazer o cálculo de notas e resultados marcando a opção '''Gerar Histórico Escolar'''.
 +
 
 +
 
 +
::*'''Não Imprimir as Disciplinas a cursar:''' Esta opção não exibe as disciplinas que o aluno ainda vai cursar. Exibe apenas as disciplinas já cursadas pelo mesmo. Para ser exibida esta informação, o usuário deve fazer o cálculo de notas e resultados marcando a opção '''Gerar Histórico Escolar'''.
 +
 
 +
 
 +
::*'''Imprimir eletivas somente no condutor específico:''' Esta opção exibe no histórico as disciplinas eletivas, desde que o condutor de dados específico esteja correto no layout do relatório. Em caso de dúvidas com relação às alterações de layout, entre em contato com o Suporte Técnico da AIX Sistemas.
 +
 
 +
 
 +
::*'''Imprimir optativas somente no condutor específico:''' Esta opção exibe no histórico as disciplinas optativas, desde que o condutor de dados específico esteja correto no layout do relatório. Em caso de dúvidas com relação às alterações de layout, entre em contato com o Suporte Técnico da AIX Sistemas.
 +
 
 +
 
 +
::*'''Permitir todas as habilitações do curso:''' Esta opção permite imprimir todas as habilitações associadas ao curso.
 +
 
  
 
::*'''Imprimir Casas Decimais na Nota do Aluno:''' Esta opção imprime o número de casas decimais escolhidas no campo Casas Decimais em todas as notas do aluno.
 
::*'''Imprimir Casas Decimais na Nota do Aluno:''' Esta opção imprime o número de casas decimais escolhidas no campo Casas Decimais em todas as notas do aluno.
+
 
 +
 
 
::*'''Ordenação:''' O relatório pode ser ordenado por '''Ano Letivo''', '''Série (Período)''', '''Nome da Disciplina''', '''Código da Disciplina''' e '''Ordem da Grade'''.
 
::*'''Ordenação:''' O relatório pode ser ordenado por '''Ano Letivo''', '''Série (Período)''', '''Nome da Disciplina''', '''Código da Disciplina''' e '''Ordem da Grade'''.
  
 +
 +
::*'''Não selecionar disciplinas vinculadas a ingressos cancelados/desistentes''': Esta opção exibe no histórico somente as disciplinas do ingresso regular do aluno.
 +
 +
 +
::*'''Imprimir disciplinas que existem somente na matriz curricular''': Com esta opção marcada, serão impressas apenas as disciplinas que existem na matriz curricular.
 +
 +
 +
::*'''Exibir disciplinas cursadas originalmente''': Esta opção quando marcada exibe a disciplina que o aluno cursou da grade dele.
 +
 +
 +
::*'''Exibir equivalente da grade do aluno''': Quando marcada esta opção, o sistema exibe a disciplina que é equivalente da grade do aluno que está fazendo.
 +
 +
 +
::*'''IMPORTANTE''':  Para o funcionamento das opções  '''Exibir disciplinas equivalentes''' e '''Exibir equivalente da grade do aluno''', é necessário que o cadastro das equivalência tenha sido efetuado. Caso não tiver o cadastro, independente das opções marcadas, aparecerá a disciplina que ele está cursando.
 +
 +
 +
::*'''Exportar para repositório de arquivos''':  Ao marcar esta opção, o documento criado poderá ser disponibilizado para download no portal WebGiz.
 +
 +
 +
:::'''Observação''': Esta opção apenas estará ativa nesta tela, se no cadastro de parâmetros os campos, '''Pasta para repositório de arquivos do WebGiz''' e '''Caminho no servidor WebGiz onde estão os arquivos''' estiverem preenchidos no cadastro de [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Par%C3%A2metros_Integra%C3%A7%C3%A3o_-_Sistema_Giz#Configura.C3.A7.C3.A3o_Senhas_Internet Parâmetros].
 +
 +
 +
:::O documento será válido se possuir um código hash. A configuração deste código poderá ser efetuada com o auxílio do setor de suporte. Após a emissão do documento, é necessário validar o código pertencente ao documento, isto poderá ser feito no próprio endereço de acesso ao webgiz da instituição, seguido de /publico.
  
 
====Aba Carga Horária====
 
====Aba Carga Horária====
Linha 60: Linha 104:
  
 
:::*Na tela de [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Digita%C3%A7%C3%A3o_de_Hist%C3%B3rico#Faculdade '''Digitação do Histórico'''] outros dados podem ser definidos para serem inseridos na impressão do histórico, como:
 
:::*Na tela de [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Digita%C3%A7%C3%A3o_de_Hist%C3%B3rico#Faculdade '''Digitação do Histórico'''] outros dados podem ser definidos para serem inseridos na impressão do histórico, como:
 +
  
 
::::*'''Observações:''' como o aproveitamento de créditos, etc;  
 
::::*'''Observações:''' como o aproveitamento de créditos, etc;  
 +
  
 
::::*'''Monografia/Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)''';
 
::::*'''Monografia/Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)''';
  
::::*'''Atividades Complementares''': como as atividades extra-curricular/estágios/horas culturais, etc.
+
 
 +
::::*'''Atividades Complementares''': como as atividades extracurriculares/estágios/horas culturais, etc.
 +
 
  
 
::::*Número de inscrição do aluno no '''Enade'''.
 
::::*Número de inscrição do aluno no '''Enade'''.
  
===Tipos de Relatórios: '''Padrão Curso''', '''Padrão AIX''' e '''Personalizado===
+
 
 +
====Portaria 1095 MEC====
 +
 
 +
 
 +
:*Atendendo a solicitação do '''MEC da portaria 1095 de 25 de outubro de 2018''', deve ser impresso no histórico escolar a '''relação das disciplinas cursadas''', contendo o '''período, carga horária, notas ou conceitos, NOME DOS DOCENTES e a TITULAÇÃO.'''
 +
 
 +
 
 +
:*Para realizar a impressão dos '''docentes/professores com a titulação''', é necessário alguns pré-requisitos:
 +
 
 +
::*Cadastrar as titulações do professor na aba '''Titulação do Professor''' na tela do [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Professores#Aba_Titula.C3.A7.C3.A3o_do_Professor Módulo Registro Acadêmico | Cadastros | '''Professores.''']
 +
 
 +
::*Cadastrar os professores para cada disciplina na aba '''Disciplinas''' na seção '''Professores da Disciplina''' da tela do [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Digita%C3%A7%C3%A3o_de_Hist%C3%B3rico#Aba_Disciplinas_2 Módulo Registro Acadêmico | Histórico Escolar | '''Digitação de Histórico.''']
 +
 
 +
 
 +
:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante:'''</font>
 +
 
 +
::*Também será necessário utilizar o campo '''PROFESSORES_TITULACAO''' do '''pipHistEsc''' dentro da personalização do layout de impressão, ou seja, tipo de relatório '''Personalizado''' (veremos abaixo). Caso tenha alguma dúvida em relação à personalização dos layouts, poderá entrar em contato com o '''suporte da '''AIX Sistemas''' para auxílio.
 +
 
 +
 
 +
:*'''NOTA:''' A apresentação da '''titulação no histórico''' terá a validação no '''ano/semestre de impressão''' do histórico com o '''ano/semestre da obtenção da titulação.'''
 +
 
 +
    Exemplo: Professor obteve titulação em '''01/2019.'''
 +
 
 +
      1) Caso a emissão do histórico seja realizada em '''2018''', a titulação do professor não saíra na impressão.
 +
 
 +
      2) Se a emissão do histórico for feita em '''01/2019''', a titulação sairá na impressão.
 +
 
 +
      3) Caso o aluno realize a emissão do histórico em '''2020''' não sairá titulação referente aos períodos anteriores, ou seja, não saíra do ano/semestre '''2019.'''
 +
 
 +
 
 +
::[[Arquivo:historicotitulacao.jpg]]
 +
 
 +
===Tipos de Relatórios: '''Padrão Curso''', '''Padrão AIX''' e '''Personalizado'''===
  
  
 
:::*a) O '''layout do histórico''' para o tipo '''Padrão Curso''' deve ser editado no cadastro de [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Cursos_-_Giz_Faculdade '''Cursos - Faculdade'''].
 
:::*a) O '''layout do histórico''' para o tipo '''Padrão Curso''' deve ser editado no cadastro de [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Cursos_-_Giz_Faculdade '''Cursos - Faculdade'''].
 +
  
 
:::*b) O '''Tipo Padrão AIX''' gera o modelo criado pela '''AIX Sistemas''' e não permite alterações.
 
:::*b) O '''Tipo Padrão AIX''' gera o modelo criado pela '''AIX Sistemas''' e não permite alterações.
 +
  
 
:::*c) O '''Tipo Personalizado''' habilita o botão '''Layout''', onde o usuário pode criar, alterar e incluir um novo modelo de relatório que melhor o atende.
 
:::*c) O '''Tipo Personalizado''' habilita o botão '''Layout''', onde o usuário pode criar, alterar e incluir um novo modelo de relatório que melhor o atende.
Linha 81: Linha 163:
  
 
::::*'''2)''' Botão abre o editor do layout.
 
::::*'''2)''' Botão abre o editor do layout.
 +
  
 
::'''Exemplo''':
 
::'''Exemplo''':
Linha 126: Linha 209:
  
 
*A tela de '''Impressão de Histórico''' é utilizada para visualizar e/ou imprimir o '''Histórico Escolar''' dos alunos.
 
*A tela de '''Impressão de Histórico''' é utilizada para visualizar e/ou imprimir o '''Histórico Escolar''' dos alunos.
 +
 
   
 
   
 
*O campo '''Curso''' é de preenchimento obrigatório.
 
*O campo '''Curso''' é de preenchimento obrigatório.
Linha 135: Linha 219:
 
===Filtros de impressão===
 
===Filtros de impressão===
  
:*'''Imprimir Ensino fundamental no verso:''' Para impressões de histórico para curso profissionalizantes, o sistema permite imprimir no verso da folha, o histórico do aluno no curso de ensino fundamental.
+
 
 +
:*'''Imprimir Ensino fundamental no verso:''' Para impressões de histórico para cursos profissionalizantes, o sistema permite imprimir no verso da folha o histórico do aluno no curso de ensino fundamental.
 +
 
  
 
:*'''Imprimir ensino fundamental em páginas separadas:''' Desta forma o sistema realiza a impressão em páginas separadas.
 
:*'''Imprimir ensino fundamental em páginas separadas:''' Desta forma o sistema realiza a impressão em páginas separadas.
 +
 
   
 
   
 
:*'''Imprimir Histórico profissionalizante:''' Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso profissionalizante.
 
:*'''Imprimir Histórico profissionalizante:''' Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso profissionalizante.
 +
 
   
 
   
 
:*'''Imprimir Histórico profissionalizante com 6 colunas:''' Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso profissionalizante, disponibilizando 6 colunas de impressão.
 
:*'''Imprimir Histórico profissionalizante com 6 colunas:''' Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso profissionalizante, disponibilizando 6 colunas de impressão.
 +
 
   
 
   
 
:*'''Imprimir Histórico técnico:''' Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso técnico.
 
:*'''Imprimir Histórico técnico:''' Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso técnico.
 +
 +
 +
:*'''Preencher campo vazio com:''' Marcando este parâmetro você deve definir qual caractere vai identificar os campos vazios no histórico.
 +
 +
 +
:*'''Considerar apenas disciplinas aprovadas para soma de carga horária:''' Desta forma o sistema considera apenas as disciplinas aprovadas.
 +
 
   
 
   
 
:*'''Imprimir histórico em ordem de código de disciplina:'''  O sistema emite o histórico ordenando as disciplinas que o aluno cursou pelo código da mesma.
 
:*'''Imprimir histórico em ordem de código de disciplina:'''  O sistema emite o histórico ordenando as disciplinas que o aluno cursou pelo código da mesma.
  
:*'''Imprimir decimais de carga horária:''' No campo destinado a carga horária o sistema imprime a carga horária com duas casas decimais.
+
 
 +
:*'''Imprimir decimais de carga horária:''' No campo destinado à carga horária o sistema imprime a carga horária com duas casas decimais.
 +
 
 
   
 
   
 
:*'''Imprimir nome do aluno na segunda página:''' Marcando esse parâmetro o sistema exibe na segunda página do histórico o nome do aluno.
 
:*'''Imprimir nome do aluno na segunda página:''' Marcando esse parâmetro o sistema exibe na segunda página do histórico o nome do aluno.
 +
 
   
 
   
:*'''Imprimir dados em branco quando não existir:''' Onde não existir dados para serem preenchidos, o sistema exibe em branco o campo destinado.
+
:*'''Imprimir dados em branco quando não existir:''' Onde não existirem dados para serem preenchidos, o sistema exibe em branco o campo destinado.
  
:*'''Preencher campo vazio com:''' Marcando este parâmetro você deve definir qual caractere vai identificar os campos vazio no histórico.
 
 
   
 
   
:*'''Abreviar o texto:"BASE NAC COMUM":''' Marcando este parâmetro o sistema alterar o texto no histórico escolar abreviando a frase BASE NACIONAL COMUM.
+
:*'''Abreviar o texto:"BASE NAC COMUM":''' Marcando este parâmetro o sistema altera o texto no histórico escolar abreviando a frase BASE NACIONAL COMUM.
  
:*'''Considerar apenas disciplinas aprovadas para soma de carga horária:''' Desta forma o sistema considera apenas as disciplinas aprovadas.
 
  
 +
===Tipos de Relatórios: '''Padrão Curso''', '''Padrão AIX''' e '''Personalizado'''===
  
===Tipos de Relatórios: '''Padrão Curso''', '''Padrão AIX''' e '''Personalizado===
 
  
 +
:::*a) O '''layout do histórico''' para o tipo '''Personalizado''' deve ser editado no cadastro de: [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Cursos_-_Giz_Escola '''Cursos Escola'''] ou [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Cursos_-_Giz_Ensino_Profissionalizante '''Cursos - Ensino_Profissionalizante''']
  
:::*a) O '''layout do histórico''' para o tipo '''Personalizado''' deve ser editado no cadastro de: [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Cursos_-_Giz_Escola '''Cursos Escola'''] ou [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Cursos_-_Giz_Ensino_Profissionalizante '''Cursos - Ensino_Profissionalizante''']
 
  
 
:::*b) O '''Tipo Padrão AIX''' gera o modelo criado pela '''AIX Sistemas''' e não permite alterações.
 
:::*b) O '''Tipo Padrão AIX''' gera o modelo criado pela '''AIX Sistemas''' e não permite alterações.
  
:::*c) O '''Tipo Personalizado''' habilita o botão '''Layout''', onde o usuário pode criar, alterar e incluir um novo modelo de relatório que melhor o atende.
+
 
 +
:::*c) O '''Tipo Personalizado''' habilita o botão '''Layout''', onde o usuário pode criar, alterar e incluir um novo modelo de relatório que melhor o atenda.
  
 
::::*'''1)''' Botão inclui um layout;
 
::::*'''1)''' Botão inclui um layout;
  
 
::::*'''2)''' Botão abre o editor do layout.
 
::::*'''2)''' Botão abre o editor do layout.
 +
  
 
::'''Exemplo''':
 
::'''Exemplo''':

Edição atual tal como às 09h16min de 7 de janeiro de 2021


Faculdade

Disponível somente no Sistema Giz Faculdade

O histórico escolar dos alunos é um dos principais documentos existentes na instituição. Nele estão as informações sobre, notas, quantidade de faltas e horas cursadas. Este documento poderá ser solicitado pelo aluno por diversas razões.


  • A tela de Impressão de Histórico é utilizada para visualizar e/ou imprimir o Histórico Escolar dos alunos.


  • O filtro de Curso e Habilitação são obrigatórios.


Sec img 152.jpg


Filtros de impressão

Aba Principal

Sec img 152a.jpg


  • Preencher Campo vazio com 'XXX': Esta opção coloca automaticamente os caracteres 'XXX' nos campos que não possuem informações.


  • Imprimir o Total de Pontos no Concurso Vestibular: Esta opção exibe o total de pontos que o aluno obteve no vestibular da instituição. Para ser exibida esta informação, os pontos do vestibular têm que estar inseridos na matrícula.


  • Não Imprimir disciplinas trancadas / canceladas: Para que as disciplinas nessa situação não sejam impressas no histórico.


  • Exibir somente a última reprovação do aluno: Com este parâmetro o sistema irá mostrar apenas o ultimo registro do aluno em uma determinada disciplina.


  • Não exibir semestre/ano para disciplinas a cursar: Com este parâmetro os campos Ano letivo e Semestre não serão exibidos para as disciplinas com situação "À cursar".


  • Imprimir os Minutos no Total da Carga Horária: Esta opção calcula além das horas, os minutos no somatório da carga horária do histórico escolar.


  • Não Imprimir as Disciplinas Reprovadas: Se esta opção for marcada, não serão exibidas as disciplinas em que o aluno foi reprovado.


  • Não Imprimir as Disciplinas em curso: Esta opção não exibe as disciplinas que o aluno está cursando. São exibidas apenas as disciplinas já cursadas pelo mesmo. Para ser exibida esta informação, o usuário deve fazer o cálculo de notas e resultados marcando a opção Gerar Histórico Escolar.


  • Não Imprimir as Disciplinas a cursar: Esta opção não exibe as disciplinas que o aluno ainda vai cursar. Exibe apenas as disciplinas já cursadas pelo mesmo. Para ser exibida esta informação, o usuário deve fazer o cálculo de notas e resultados marcando a opção Gerar Histórico Escolar.


  • Imprimir eletivas somente no condutor específico: Esta opção exibe no histórico as disciplinas eletivas, desde que o condutor de dados específico esteja correto no layout do relatório. Em caso de dúvidas com relação às alterações de layout, entre em contato com o Suporte Técnico da AIX Sistemas.


  • Imprimir optativas somente no condutor específico: Esta opção exibe no histórico as disciplinas optativas, desde que o condutor de dados específico esteja correto no layout do relatório. Em caso de dúvidas com relação às alterações de layout, entre em contato com o Suporte Técnico da AIX Sistemas.


  • Permitir todas as habilitações do curso: Esta opção permite imprimir todas as habilitações associadas ao curso.


  • Imprimir Casas Decimais na Nota do Aluno: Esta opção imprime o número de casas decimais escolhidas no campo Casas Decimais em todas as notas do aluno.


  • Ordenação: O relatório pode ser ordenado por Ano Letivo, Série (Período), Nome da Disciplina, Código da Disciplina e Ordem da Grade.


  • Não selecionar disciplinas vinculadas a ingressos cancelados/desistentes: Esta opção exibe no histórico somente as disciplinas do ingresso regular do aluno.


  • Imprimir disciplinas que existem somente na matriz curricular: Com esta opção marcada, serão impressas apenas as disciplinas que existem na matriz curricular.


  • Exibir disciplinas cursadas originalmente: Esta opção quando marcada exibe a disciplina que o aluno cursou da grade dele.


  • Exibir equivalente da grade do aluno: Quando marcada esta opção, o sistema exibe a disciplina que é equivalente da grade do aluno que está fazendo.


  • IMPORTANTE: Para o funcionamento das opções Exibir disciplinas equivalentes e Exibir equivalente da grade do aluno, é necessário que o cadastro das equivalência tenha sido efetuado. Caso não tiver o cadastro, independente das opções marcadas, aparecerá a disciplina que ele está cursando.


  • Exportar para repositório de arquivos: Ao marcar esta opção, o documento criado poderá ser disponibilizado para download no portal WebGiz.


Observação: Esta opção apenas estará ativa nesta tela, se no cadastro de parâmetros os campos, Pasta para repositório de arquivos do WebGiz e Caminho no servidor WebGiz onde estão os arquivos estiverem preenchidos no cadastro de Parâmetros.


O documento será válido se possuir um código hash. A configuração deste código poderá ser efetuada com o auxílio do setor de suporte. Após a emissão do documento, é necessário validar o código pertencente ao documento, isto poderá ser feito no próprio endereço de acesso ao webgiz da instituição, seguido de /publico.

Aba Carga Horária

Para o cálculo de carga horária total do aluno você pode selecionar quais situações serão consideradas no cálculo. Caso não selecione nenhuma situação, o sistema irá considerar da maneira que considerava antes.


Sec img 152b.jpg


  • Observação:

  • Na tela de Digitação do Histórico outros dados podem ser definidos para serem inseridos na impressão do histórico, como:


  • Observações: como o aproveitamento de créditos, etc;


  • Monografia/Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);


  • Atividades Complementares: como as atividades extracurriculares/estágios/horas culturais, etc.


  • Número de inscrição do aluno no Enade.


Portaria 1095 MEC

  • Atendendo a solicitação do MEC da portaria 1095 de 25 de outubro de 2018, deve ser impresso no histórico escolar a relação das disciplinas cursadas, contendo o período, carga horária, notas ou conceitos, NOME DOS DOCENTES e a TITULAÇÃO.


  • Para realizar a impressão dos docentes/professores com a titulação, é necessário alguns pré-requisitos:


  • Importante:
  • Também será necessário utilizar o campo PROFESSORES_TITULACAO do pipHistEsc dentro da personalização do layout de impressão, ou seja, tipo de relatório Personalizado (veremos abaixo). Caso tenha alguma dúvida em relação à personalização dos layouts, poderá entrar em contato com o suporte da AIX Sistemas para auxílio.


  • NOTA: A apresentação da titulação no histórico terá a validação no ano/semestre de impressão do histórico com o ano/semestre da obtenção da titulação.
    Exemplo: Professor obteve titulação em 01/2019.
      1) Caso a emissão do histórico seja realizada em 2018, a titulação do professor não saíra na impressão.
      2) Se a emissão do histórico for feita em 01/2019, a titulação sairá na impressão.
      3) Caso o aluno realize a emissão do histórico em 2020 não sairá titulação referente aos períodos anteriores, ou seja, não saíra do ano/semestre 2019.


Historicotitulacao.jpg

Tipos de Relatórios: Padrão Curso, Padrão AIX e Personalizado

  • a) O layout do histórico para o tipo Padrão Curso deve ser editado no cadastro de Cursos - Faculdade.


  • b) O Tipo Padrão AIX gera o modelo criado pela AIX Sistemas e não permite alterações.


  • c) O Tipo Personalizado habilita o botão Layout, onde o usuário pode criar, alterar e incluir um novo modelo de relatório que melhor o atende.
  • 1) Botão inclui um layout;
  • 2) Botão abre o editor do layout.


Exemplo:
Sec img 153e.jpg


Padrão Curso

Frente
Sec img 153a.jpg


Verso
Sec img 153aa.jpg


Modelo Padrão AIX

Frente
Sec img 153.jpg


Verso
Sec img 153bb.jpg


Modelo Personalizado

Frente


Sec img 153b.jpg


Verso


Sec img 153b1.jpg

Giz Escola e Giz Ensino Profissionalizante

Disponível somente no Sistema Giz Escola e Ensino Profissionalizante


  • A tela de Impressão de Histórico é utilizada para visualizar e/ou imprimir o Histórico Escolar dos alunos.


  • O campo Curso é de preenchimento obrigatório.


Sec img 154.jpg


Filtros de impressão

  • Imprimir Ensino fundamental no verso: Para impressões de histórico para cursos profissionalizantes, o sistema permite imprimir no verso da folha o histórico do aluno no curso de ensino fundamental.


  • Imprimir ensino fundamental em páginas separadas: Desta forma o sistema realiza a impressão em páginas separadas.


  • Imprimir Histórico profissionalizante: Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso profissionalizante.


  • Imprimir Histórico profissionalizante com 6 colunas: Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso profissionalizante, disponibilizando 6 colunas de impressão.


  • Imprimir Histórico técnico: Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso técnico.


  • Preencher campo vazio com: Marcando este parâmetro você deve definir qual caractere vai identificar os campos vazios no histórico.


  • Considerar apenas disciplinas aprovadas para soma de carga horária: Desta forma o sistema considera apenas as disciplinas aprovadas.


  • Imprimir histórico em ordem de código de disciplina: O sistema emite o histórico ordenando as disciplinas que o aluno cursou pelo código da mesma.


  • Imprimir decimais de carga horária: No campo destinado à carga horária o sistema imprime a carga horária com duas casas decimais.


  • Imprimir nome do aluno na segunda página: Marcando esse parâmetro o sistema exibe na segunda página do histórico o nome do aluno.


  • Imprimir dados em branco quando não existir: Onde não existirem dados para serem preenchidos, o sistema exibe em branco o campo destinado.


  • Abreviar o texto:"BASE NAC COMUM": Marcando este parâmetro o sistema altera o texto no histórico escolar abreviando a frase BASE NACIONAL COMUM.


Tipos de Relatórios: Padrão Curso, Padrão AIX e Personalizado


  • b) O Tipo Padrão AIX gera o modelo criado pela AIX Sistemas e não permite alterações.


  • c) O Tipo Personalizado habilita o botão Layout, onde o usuário pode criar, alterar e incluir um novo modelo de relatório que melhor o atenda.
  • 1) Botão inclui um layout;
  • 2) Botão abre o editor do layout.


Exemplo:
Sec img 154e.jpg


Modelo Padrão Curso

Frente
Sec img 154b.jpg


Verso
Sec img 154bb.jpg


Modelo Padrão AIX

Frente
Sec img 154c.jpg


Modelo Personalizado

Sec img 154d.jpg