Professores

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Aba Professor

  • Neste cadastro é realizado o registro do professor, auxiliar e/ou gestor escolar da instituição e será utilizado para associar as disciplinas, turmas, horários e unidades ao professor, auxiliar e/ou gestor que está lecionando e/ou administrando. Esta associação é realizada no cadastro de Disciplinas por Professor e no cadastro de Unidades.


  • Para iniciar o cadastro você deve clique no botão Novo.


:: ATENÇÃO:


  • Se no cadastro de Parâmetros | Gerais a Máscara do Professor contiver o caractere U, os professores serão cadastrados por Unidade. Ou seja, o campo U determinará em qual unidade o professor lecionará.


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  • Se na Máscara do Professor não constar o caractere U, a inclusão do novo professor é realizada sem a definição do campo Unidade.


  • Observação: O botão localizado ao lado do campo CEP, poderá ser utilizado para agilizar o preenchimento dos campos de endereço, pois a partir dele o sistema realiza uma busca online por estes dados.


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  • Através do botão Cartão de acesso o sistema possibilita o cadastro e/ou visualização todos os cartões vinculados ao professor.


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  • No campo Assinatura do professor é possível incluir uma imagem com a assinatura do professor. Esta assinatura será utilizada no layout do diário do WebGiz.


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  • No campo Data última atualização o sistema gravará a data em que foi realizada a última atualização na tela.


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:: Dica: O campo abreviatura representa uma sigla que deve ser associada ao professor. Será utilizada em relatórios que abreviam o nome do professor.


Campos relacionados ao Censo Escolar básico

  • A seguir apresentaremos os campos necessários para preenchimento que irão impactar na geração do Censo Escolar básico.


  • Nome: este campo será utilizado para informar o nome do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: recomenda-se não efetuar quaisquer abreviações devido à exportação de dados que efetua validação junto ao sistema da Receita Federal.


  • CEP: este campo será utilizado para informar o CEP de residência do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: para certificar que o CEP informado está correto, após informa-lo, clique no botão de busca de CEP, representado pelo ícone na cor azul que se encontra ao lado do campo.


  • Município: este campo será utilizado para informar o código do Município de residência do professor, auxiliar ou gestor escolar de acordo com a tabela do IBGE Cidades.
  • Observação: este código é definido pelo próprio IBGE no qual a tabela de códigos é também fornecida pelo próprio INEP, onde a AIX Sistemas sempre mantém o sistema atualizado.
  • Caso o seu sistema não possua esta tabela atualizada, gentileza, entrar em contato com o setor de suporte da AIX Sistemas.


  • País Origem: este campo será utilizado para informar o código do País de Origem do professor, auxiliar ou gestor escolar de acordo com a tabela do INEP.
  • Quando a nacionalidade da pessoa cadastrada for Brasileira ou Brasileira - nascido no exterior ou naturalizado, informar o código 76 - Brasil. Caso a pessoa cadastrada não for Brasileira ou Brasileira - nascido no exterior ou naturalizado, deverá ser informado o código do país de origem no qual pode ser pesquisado clicando no ícone da lupa e pesquisando pela descrição do país.
  • Observação: este código é definido pelo próprio INEP no qual a AIX Sistemas sempre mantém o sistema atualizado. Caso o seu sistema não possua esta tabela atualizada, gentileza, entrar em contato com o setor de suporte da AIX Sistemas.


  • E-mail: este campo será utilizado para informar o e-mail do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: para o Censo Escolar, este campo somente é de preenchimento obrigatório para os gestores escolares. Porém, caso o campo seja informado, não ocorrerá nenhum problema durante a exportação.

Aba Documentos Pessoais

  • Possui informações referentes aos documentos e registros de admissão e demissão dos professores, auxiliares e gestores escolares.
  • Deverão ser preenchidos os campos de documentação pessoal como:
  • CPF, Identidade, Órgão Expedidor, Data de Expedição, Naturalidade, Nacionalidade, Certificado de Reservista (caso tenha);
  • Estado de Nascimento, Município de Nascimento, data de nascimento;
  • Departamento no qual está na instituição de ensino, data de admissão, data de demissão, informar se o contrato está ativo ou não, o tipo de vínculo;
  • E informações sobre cônjuge, pai, mãe, título de eleitor, escolaridade, pós-graduação; dados do Conselho Regional e dados bancários.


  • Obs.: O campo MASP se refere a matrícula do servidor público e é individual.


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Campos relacionados ao Censo Escolar básico

  • A seguir apresentaremos os campos necessários para preenchimento que irão impactar na geração do Censo Escolar básico.


  • CPF: este campo será utilizado para informar o CPF do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: necessário que seja informado um CPF válido e que pertença ao professor, auxiliar ou gestor escolar que está sendo cadastrado. Após exportação de dados para o censo escolar, o sistema do INEP irá validar a informação na base da Receita Federal. Caso o professor, auxiliar ou gestor escolar for estrangeiro, não é necessário informar este campo.


  • Naturalidade: este campo será utilizado para informar a naturalidade (Cidade de Nascimento) do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: caso o professor, auxiliar ou gestor escolar for estrangeiro, não é necessário informar este campo.


  • Nacionalidade: este campo será utilizado para informar a nacionalidade do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: neste campo somente deverá ser informada as seguintes nacionalidades: Brasileira, Brasileira - nascido no exterior ou naturalizado ou Estrangeira.


  • Estado Nascimento: este campo será utilizado para informar o Estado de nascimento do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: caso o professor, auxiliar ou gestor escolar for estrangeiro, não é necessário informar este campo.


  • Município Nascimento: este campo será utilizado para informar o código do Município de nascimento do professor, auxiliar ou gestor escolar de acordo com a tabela do IBGE Cidades.
  • Observação: este código é definido pelo próprio IBGE no qual a tabela de códigos é também fornecida pelo próprio INEP, onde a AIX Sistemas sempre mantém o sistema atualizado.
  • Caso o seu sistema não possua esta tabela atualizada, gentileza, entrar em contato com o setor de suporte da AIX Sistemas.


  • Pai: este campo será utilizado para informar o Nome do Pai do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: caso o nome informado for diferente do existente na base de dados da Receita Federal, durante o processo de exportação o INEP informará que a informação enviada está diferente da informação localizada na base da receita e irá desconsiderar os dados enviados. Certifique-se de que o nome está escrito corretamente, sem abreviações.


  • Mãe: este campo será utilizado para informar o Nome da Mãe do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: caso o nome informado for diferente do existente na base de dados da Receita Federal, durante o processo de exportação o INEP informará que a informação enviada está diferente da informação localizada na base da receita e irá desconsiderar os dados enviados. Certifique-se de que o nome está escrito corretamente, sem abreviações.


  • Escolaridade: este campo será utilizado para informar a escolaridade do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Este campo é de preenchimento obrigatório para exportação dos dados.


  • Pós-Graduação: este campo será utilizado para informar se o professor, auxiliar ou gestor escolar possui Pós-Graduação ou não.
  • Observação: este campo somente é necessário ser informado caso o professor, auxiliar ou gestor escolar possuir o nível de escolaridade ensino superior.

Aba Informações Adicionais

  • Nesta opção, o usuário adicionará as horas de coordenação, quantidade de aulas semanais, carga horária semanal, carga horária total e em quais turnos o professor, auxiliar e/ou gestor escolar leciona. Estas informações são de referência no cadastro do professor, auxiliar e/ou gestor escolar.


  • Além do preenchimento dos campos: Cor/raça , Código do professor no INEP; se ele possui Necessidade Especial, Titulação e Dados sobre Curso superior e Anotações a respeito deste profissional.


  • O campo Código de Usuário do Professor é utilizado para associar o professor a um usuário do sistema Giz. Este usuário do professor será utilizado quando a instituição trabalhar com o Giz Professor ou WebGiz Professor.


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  • No botão Cadastrar Usuário o sistema realiza o vínculo do professor como usuário do sistema.


  • No campo Titulação é informada a formação do professor.


Campos relacionados ao Censo Escolar básico

  • A seguir apresentaremos os campos necessários para preenchimento que irão impactar na geração do Censo Escolar básico.


  • Cor/Raça: este campo será utilizado para informar a cor/raça do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: em Censos Escolares de anos anteriores, era permitido informar o código 6 - Não disponha da Informação, no qual não é mais possível informar. Caso possua professores, auxiliares ou gestores escolares com esta opção definida, sugerimos informar a cor/raça correta ou o código 0 - Não declarada.


  • Código do professor no INEP: este campo será utilizado para informar o código do professor, auxiliar ou gestor escolar no sistema do INEP.
  • Observação: esta informação não é de preenchimento obrigatório. Este código é gerado pelo sistema do INEP após ter sido feita a importação do mesmo pela primeira vez no próprio sistema. Caso o professor, auxiliar ou gestor escolar já possua um cadastro no sistema do INEP, o mesmo já possuirá o código e o sistema lhe informará qual é, senão, ele será criado no momento da importação dos dados.


  • Dados Curso Superior - Situação: este campo será utilizado para informar a situação do curso superior do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: caso o professor, auxiliar ou gestor escolar não possuir o ensino superior, completo ou incompleto, este campo não será de preenchimento obrigatório.


  • Dados Curso Superior - Ano Início: este campo será utilizado para informar o ano de início do curso superior do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: caso o professor, auxiliar ou gestor escolar não possuir o ensino superior, completo ou incompleto, este campo não será de preenchimento obrigatório.


  • Dados Curso Superior - Ano Conclusão: este campo será utilizado para informar o ano de conclusão do curso superior do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: caso o professor, auxiliar ou gestor escolar não possuir o ensino superior completo, este campo não será de preenchimento obrigatório.


  • Dados Curso Superior - Tipo de Instituição: este campo será utilizado para informar o tipo de instituição do curso superior do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: caso o professor, auxiliar ou gestor escolar não possuir o ensino superior, completo ou incompleto, este campo não será de preenchimento obrigatório.


  • Dados Curso Superior - Instituição: este campo será utilizado para informar a instituição de ensino do curso superior do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: Caso o professor, auxiliar ou gestor escolar não possuir o ensino superior, completo ou incompleto, este campo não será de preenchimento obrigatório.


  • Dados Curso Superior - Curso: este campo será utilizado para informar o curso superior do professor, auxiliar ou gestor escolar.
  • Observação: caso o professor, auxiliar ou gestor escolar não possuir o ensino superior, completo ou incompleto, este campo não será de preenchimento obrigatório.

Aba Registro de Faltas

  • Nesta opção são registradas as ausências do professor conforme a programação das aulas, podendo ser registradas manualmente.


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Aba Histórico de Disciplinas


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Aba Ocorrências

  • Esta opção pode ser utilizada para registrar as ocorrências do professor.


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Aba Horários

  • Nesta opção, o usuário tem a possibilidade de cadastrar os horários de disponibilidade e indisponibilidade do professor.


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Aba Censo

  • Nesta aba é possível visualizar informações sobre o professor e sobre as turmas para as quais ele leciona. Essas informações irão compor o Censo.


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  • Quadro Dados complementares: este quadro será utilizado para efetuar o preenchimento dos campos que completam as informações necessárias exigidas pelo INEP.
  • Observação: estes campos são de preenchimentos necessários tanto para os professores, auxiliares ou gestores escolares.


  • Quadro Cursos do Docente: quadro utilizado para informar os dados de vínculo dos professores e auxiliares em suas respectivas turmas e disciplinas informando suas funções em cada turma.
  • Observação: esta informação não é necessário o preenchimento para os gestores escolares, a não ser que o mesmo também seja um professor.


  • Botão Atualiza Cursos do Professor: após ter efetuado o preenchimento dos dados cadastrais dos professores e auxiliares em relação aos seus vínculos em suas respectivas turmas e disciplinas, é necessário pressionar este botão para que o sistema efetue a atualização das informações nas suas respectivas tabelas no banco de dados.


  • Quadro de Instruções: este quadro exibe as informações referente às regras de preenchimento de cada campo dos quadros de Dados complementares do Professor, auxiliar ou gestor e dos Cursos do Professor ou Auxiliar.

Aba Área Conhec. CNPQ

  • Nesta aba é possível associar ao professor áreas de conhecimento. Para isso é necessário realizar a importação do arquivo que contém os dados da tabela CNPQ.


  • CNPQ é a sigla de Conselho Nacional de Pesquisa, que atualmente é chamado de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É um órgão público que tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil.


  • A organização das Áreas do Conhecimento na tabela apresenta uma hierarquização em quatro níveis, do mais geral ao mais específico, abrangendo nove grandes áreas nas quais se distribuem as 48 áreas de avaliação da CAPES. Estas áreas de avaliação, por sua vez, agrupam áreas básicas (ou áreas do conhecimento), subdivididas em subáreas e especialidade


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Aba Titulação do Professor

  • Nesta aba, o usuário poderá incluir as titulações que o professor adquiriu.


  • Para realizar a inclusão:
  • Clique no botão Iconetitulação1.jpg para adicionar a titulação.


  • Selecione no campo Ano/Semestre Título o ano/semestre no qual o professor obteve a titulação. O sistema irá abrir janela com os períodos letivos cadastrados no ERP-AIX.


  • Preencha o campo Título com o nome/descrição do título adquirido por exemplo: Especialista, Mestre, Doutor.


  • Clique no botão Iconetitulação3.jpg para gravar.


  • Todos os campos são de preenchimento obrigatório.


  • Observação:
  • Os campos de Data de criação, Data de Alteração e Usuário são inseridos automaticamente de acordo com a data/hora do sistema e o usuário logado que irá fazer a inserção de dados.


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  • Caso deseja excluir a titulação, selecione o título na listagem e clique no botão Iconetitulação4.jpg para remoção.