Cadastros - Athenas3000
Índice
Ativo Imobilizado
O controle do ativo imobilizado no sistema Athenas3000 é a rotina pela qual são controlados os valores patrimoniais da empresa.
Ficha do ativo imobilizado - Cadastro inicial do bem e ficha utilizada para o controle das depreciações.
Descrição do Bem: É importante que seja feita de forma detalhada.
CIAP: É o código para fins de controle do crédito do ICMS gerado na compra do bem.
Produto: Está relacionado ao cadastro de produtos, utilizado na rotina de controle de estoque, portanto deve ser preenchido se a empresa usar essa rotina.
Vida Útil: O bem deve ser informada a quantidade de meses depreciação. Com base na quantidade de meses da vida útil do bem o sistema irá apresentar a Taxa Anual de Depreciação.
Situação do bem: Na data do cadastramento, considerando que data do cadastramento pode ser a data inicial de movimentação de depreciação do bem.
Data da situação: Data referente à situação.
Data de entrada: Entrada do bem na empresa.
Data e Valor: É a aquisição do bem.
Abertura: Contém os dados inicias utilizado para a depreciação efetiva do bem, o item data é a data considerada para o inicio do processo de depreciação.
Valor: Corresponde ao valor sobre o qual a depreciação mensal será calculada.
Valor depreciado: Corresponde ao saldo inicial da depreciação já realizada (depreciação acumulada) no momento do cadastro.
Conta contábil: Conta utilizada para agrupar os bens nos relatórios tipo MAPA DE DEPRECIAÇÃO. Pode ser usada uma conta analítica ou uma conta sintética.
Depreciação Acumulada: Conta ANALÍTICA redutora do ativo imobilizado, que será creditada no momento da contabilização para gerar o lançamento contábil da apropriação.
Despesa de depreciação: Conta ANALÍTICA usada no lançamento contábil.
Conta contábil: Conta utilizada para agrupar os bens nos relatórios tipo MAPA DE DEPRECIAÇÃO. Pode ser usada uma conta analítica ou uma conta sintética.
Depreciação Acumulada: Conta ANALÍTICA redutora do ativo imobilizado, que será creditada no momento da contabilização para gerar o lançamento contábil da apropriação.
Despesa de depreciação: Conta ANALÍTICA usada no lançamento contábil.
Centro de custo: Localização do bem, usado para gerar os mapas de bens por departamento e também para a contabilização de valores por centro de custo.
Maquina de produção: Deve apenas ser selecionado quando o bem for uma máquina utilizada no processo de produção da empresa. Funciona em conjunto com a ficha produção, no caso de instituição de ensino, favor não preencher.
Meses residuais: Refere-se ao período que o bem não será depreciado.
Depreciar no mês seguinte: Marcar essa opção caso a depreciação desse bem se inicie no mês após data informada na opção de data em ABERTURA.
Razão Auxiliar
Razão auxiliar - Ficha utilizada para acumulo dos valores de depreciação dos bem, assim como utilizado para alterar a situação do bem (baixa por: perda, roubo, exaustão, etc.).
Aba Ficha do Razão Auxiliar
Valor do Bem: Valor da aquisição do bem que está sendo utilizado para o calculo da depreciação.
Valor Depreciado: Valor acumulado do bem.
% Depreciado: Percentual que esta sendo depreciado o bem.
Valor Baixado: É o valor referente ao valor à depreciar que por algum motivo foi baixado. (Roubo, Vendas, Perda e outros).
Última Depreciação: Data referente ao último cálculo de depreciação realizada.
Valor à Depreciar: Valor que ainda será depreciado.
Referência para Cálculo: É o próximo período em que o bem será depreciado (mês seguinte).
Ficha do Razão Auxiliar: Traz o histórico do calculo de depreciação mês a mês.
Aba Baixas
O valor na baixa (Resultado) é valor do total do campo Valor à Depreciar.
Quando um bem é baixado através da ficha de baixa, o sistema altera o cadastro inicial para situação e data do bem, para baixado.
Também a alteração das informações na ficha do razão auxiliar.
CIAP
CIAP - É utilizada para o controle do crédito do ICMS gerado na compra do bem, para esse item, se faz necessário o preenchimento de todos os dados referentes a nota de entrada conforme exemplo.
Entrada
Dados do fornecedor e da nota fiscal de entrada referente ao bem, preenchendo inclusive o valor do ICMS destacado na nota.
:: Dica:
Após o cadastro dos dados da nota de entrada, é necessário clicar no botão R para gerar o rateio do valor do crédito do ICMS pelos 48 meses (1/48 por mês). O sistema irá apresentar o cadastro da apropriação mensal do crédito com os valores para cada mês (Sobre o calculo do CIAP existe um manual detalhado do sistema FISCAL).
Perda
Quando o bem é baixado na empresa, por motivo de roubo ou perda, é necessário que seja preenchido também na ficha do CIAP e as informações sobre a baixa ocorrida.
Patrimônio
Patrimônio - Ficha de controle detalhado do bem, onde pode inclusive ser acrescentada a imagem do bem, o local, o responsável, etc.
Numero do patrimônio: É o numero que pode ser impresso na "plaquetinha patrimonial".
Classificação: É o código do grupo de bem ao qual esse item pertence (usado quando a empresa trabalha com o controle de estoque e separa os fornecedores por grupo de materiais fornecidos.
Data do cadastro: É normalmente utilizada a mesma data da entrada do bem no controle patrimonial da empresa.
Para incluir uma imagem do bem, basta clicar no campo fotografia e selecionar a imagem que deverá ser gravada conforme exemplo: