Enviar E-mail

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa

A comunicação entre a instituição e os alunos/responsáveis é uma aspecto de grande importância para o bom funcionamento das atividades na instituição.

  • Esta opção permite ao usuário enviar e-mails para alunos, professores e responsáveis, utilizando os endereços de e-mails cadastrados no sistema.


Bas img 357a.jpg


Configuração de Conexão de E-mail

  • Ainda, para esta opção funcionar é necessário configurar as informações de envio e recebimento (servidor) de e-mail utilizado pela instituição.


E-mail Simples

A opção de envio por e-mail simples é similar à opção convencional, utilizada pelo gerenciador de e-mail que o usuário deve estar acostumado a utilizar. O usuário descreve o texto que deseja enviar e informa o assunto do e-mail. O destinatário pode ser informado de duas formas:


  • 1ª: Informando o e-mail do destinatário no campo Para, na tela de envio de e-mail;


  • 2ª: Clicando no botão Para. Dessa forma, o sistema abrirá a janela Seleção de Destinatários, na qual poderão ser escolhidos as pessoas para as quais a mensagem deverá ser encaminhada, realizando o filtro por unidade, curso, turma, série/período, etc. Pode-se ainda escolher, no caso de envio para responsável, o tipo de responsável.
  • Observação: O envio de mensagem por Tipo de Responsável só está disponível para usuários Giz Escola.


Bas img 359.jpg


  • Clicando no botão Para o sistema abre uma nova janela Seleção de Destinatários onde pode ser escolhidos os alunos para qual a mensagem deve ser encaminhadas, fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.


  • A figura abaixo ilustra o envio de de um E-mail Simples.


Bas img 360.jpg


  • Neste tipo de e-mail o usuário descreve um texto comum no corpo de texto do editor de e-mail e encaminha para as contas de e-mail do filtro configurado na caixa de diálogo.


  • Tipo de destinatário: Possibilita escolher entre aluno, responsável ou ambos para enviar o e-mail. Não disponível para o envio de e-mail do tipo Doc-Mail.


  • Tipo de responsável: Seleção habilita quando o tipo de destinatário for responsável ou ambos, para e-mail do tipo Doc-mail e o tipo de documento para responsável.


  • Considerar somente alunos regulares e matriculados no período: Marcando esse parâmetro serão exibidos no grid de seleção apenas os alunos que estão com situação diferente de regular e pendente no sistema.


  • Ao clicar em Enviar, o sistema abre uma janela com o grid dos alunos e informações complementares de acordo com os filtros realizados, sendo necessário selecionar os alunos que serão inseridos no registro de mensagem. Após clicar em OK o sistema registra os e-mails na fila de envio.


Bas img 360a.jpg

Doc-Mail

  • O Doc-Mail é utilizado quando se deseja enviar mensagens personalizadas para os destinatários. O usuário deve confeccionar primeiro o texto ou documento no Gerador de Documentos. Na opção do destinatário o usuário poderá escolher o documento confeccionado no Gerador de Documentos e enviar para os alunos fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.


  • A figura abaixo ilustra o envio de um Doc-Mail Envio de senha inicial para todos os alunos da instituição. Nesta situação o documento foi confeccionada no gerador de documentos para trazer os dados personalizados dos alunos.


Bas img 361.jpg


  • Observações:
  • Após a configuração do servidor de e-mail é necessário fechar o módulo Básico e abrir novamente para que o sistema possa carregar as novas configurações;
  • Quando a opção Servidor requer conexão de segurança (SSL) estiver marcada está dependerá das DLL´s - libeay32.dll e ssleay32.dll - atualizadas para a garantia de seu uso. Caso não tenha estas DLL´s entre em contato com o suporte da AIX Sistemas.
  • Existem dois tipos de e-mails que podem ser encaminhados pelo serviço de correio eletrônico do sistema Giz: E-mail simples e Doc-Mail.