Envio comunicado extraclasse
Envio de Mensagens para aplicativo ExtraClasse
- O aplicativo ExtraClasse é excelente canal de comunicação com pais e responsáveis. E podemos utilizá-lo para enviar comunicados a um único aluno ou responsável, bem como para todo o corpo discente ou seus respectivos responsáveis de uma única vez.
- Para isso é necessário apenas que seus alunos e responsáveis estejam integrados com o Portal Marketing Digital do aplicativo ExtraClasse.
- O portal do Marketing Digital é acessado pela URL https://www.extraclasse.info/aixmail/ e o login é realizado com uma conta de usuário e senha disponibilizados para os clientes que possuem o aplicativo ExtraClasse.
- É por dentro deste portal que podemos fazer alguns comunicados via E-mail ou Aplicativo ExtraClasse direcionados para os alunos e responsáveis da instituição de ensino. Para isso é necessário fazer inicialmente a carga de dados do Sistema Giz para a plataforma Marketing Digital.
- A carga dos dados é realizada pelo módulo Básico do Sistema Giz. O primeiro passo para isto é fornecer a este módulo o acesso ao Portal do Marketing Digital, informando no grupo de dados Centro Mensagem do cadastro de Parâmetros, o usuário e senha de acesso ao portal Marketing Digital.
- A imagem abaixo ilustra o usuário e senha cadastrados e sendo testados no menu Cadastro| Parâmetros.
- Uma vez cadastrada e testada a autenticação no Marketing Digital pelo cadastro de Parâmetros, a carga de dados inicial é realizada pela opção de menu Utilitários | Mensagens | Carga de dados ExtraClasse.
- Como pode ser visto na imagem abaixo, é possível enviar para o portal Marketing Digital os dados de alunos e de todos os tipos de responsáveis. Podemos aplicar os filtros desejados e exportar desde um único aluno ou responsável, até um lote maior baseado no filtro informado.
- A carga de dados pode ser realizada quantas vezes desejar, quando a pessoa já existir no banco de dados do Marketing Digital, o sistema realiza apenas a atualização dos dados ou situação dos alunos e responsáveis.
- Apesar disso, o sistema possui um procedimento automático de atualização ou inserção dos dados cadastrais dos alunos e responsáveis no banco de dados do Marketing Digital, toda vez que uma edição ou inserção é realizada na tela de Matrícula ou do Cadastro de Responsáveis. A imagem recortada abaixo ilustra o sistema realizando o sincronismo dos dados, após a atualização do telefone de um aluno.
- Os dados de alunos ou responsáveis quando chegam ao Portal do Marketing Digital são tratados como Assinantes. Veja na imagem de exemplo abaixo que todos os dados em que um aluno está associado ao Sistema Giz é exportado para o Marketing Digital e podem ser utilizados como filtros para a seleção de alunos e responsáveis. Aplica-se no Marketing Digital os mesmos filtros de unidade, cursos, turnos, séries, turmas, etc existentes no Sistema Giz.
- Veja na imagem acima o aluno exportado pelo Sistema Giz sendo apresentado no cadastro do Marketing Digital. Todos os assinantes com status ativo podem receber comunicação por E-mail ou aplicativo ExtraClasse.
- Neste tutorial estamos tratando da comunicação com os alunos e responsáveis pelo Aplicativo Extraclasse. Para enviarmos uma comunicação vamos acessar a aba Mensagem, escolher no tipo de comunicação ExtraClasse e escolher a opção de envio Enviar para filtro acadêmico, conforme ilustrado na imagem abaixo.
- Observe que a opção Enviar para filtro acadêmico permite realizar a seleção de alunos, ou responsáveis com base no vínculo acadêmico do aluno no Sistema Giz. Normalmente é a opção mais utilizada. A opção ao lado Enviar para lista fechada permite montar uma lista personalizada, adicionando de forma avulsa determinados alunos e responsáveis e fazer o envio para o grupo composto.
- Um pouco mais abaixo da tela de Mensagem há a área onde o comunicado é confeccionado. Existe um editor que permite formatar texto com edição básica como é visualizado na imagem abaixo.
- O comunicado pode ser um texto simples construído neste editor, ou podemos enviar uma imagem contendo a mensagem desejada. Para incluir uma imagem basta clicar no ícone identificado na imagem acima.
- Uma janela como ilustrado na parte esquerda da imagem abaixo será apresentada. Nesta janela, podemos incluir no campo URL um caminho da internet onde a imagem está armazenada, ou podemos pegar uma imagem existente no computador local, fazer o upload para o Portal do Marketing Digital para utilizar no envio da mensagem. A janela do lado direito da imagem abaixo ilustra o arquivo sendo carregado para dentro do portal Marketing Digital.
- A sequência de números de 1 a 3 representam a ordem das ações para carregar uma imagem para o portal.
- Na sequência 1 (um) o arquivo local é informado para o sistema.
- Sequência 2 (dois) o upload do arquivo é realizado e a imagem é adicionada no repositório do Portal Marketing Digital.
- Sequência 3 (três) o arquivo é enviado para o editor de mensagem para que seja encaminhado ao aluno ou responsável.
- Observe na imagem abaixo que a área do corpo de mensagem recebeu uma imagem. É este conteúdo que será disponibilizado no aparelho celular do aluno ou responsável a partir do aplicativo ExtraClasse.
- Uma vez definido o filtro dos assinantes e o conteúdo a ser encaminhado, clique no botão Enviar para o filtro acadêmico.
- Antes de enviar, o sistema ainda apresentará a lista de assinantes que atendem o filtro especificado. Vide imagem abaixo. Neste momento, ainda é possível desmarcar algum assinante se desejado.
- Se estiver tudo certo, clique no botão Confirmar.
- Veja na imagem abaixo que o sistema apresentará um resumo com os dados da informação encaminhada, como o número de destinatários, quantas mensagens foi enviada com sucesso, quantas mensagens foram enviadas com erros e quantas mensagens o sistema tem informação que foram lidas. O botão Ver permite visualizar o conteúdo enviado na mensagem.
- No exemplo, deste tutorial a mensagem foi enviada para apenas um aluno e consta no sistema que houve sucesso no envio. A imagem abaixo ilustra a mensagem recebida no aplicativo ExtraClasse.
- As mensagens chegam na opção de menu Caixa de Entrada do aplicativo. Ao clicar na mensagem recebida a mensagem completa é aberta para visualização do usuário.