Envio de notificações pelo portal AIX Mail

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  • O Portal AIX Mail (Marketing Digital) é a plataforma pela qual serão enviadas mensagens e notificações para o aplicativo ExtraClasse.


  • Depois de realizar a Carga de Dados, acesse o portal AIX Mail para ter acesso a estatísticas, assinantes (alunos e responsáveis que tiveram as informações exportadas por meio da carga de dados ou que acessaram o aplicativo) e envio de mensagens.


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  • A área de trabalho do AIX Mail é dividida em seis abas.


Aba Dashboard

  • A página inicial do portal é chamada de Dashboard, que é um painel que exibe diversos indicadores.


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  • Responsáveis/Registrados: O campo superior exibe a quantidade de responsáveis que tiveram as informações transmitidas por meio da Carga de Dados e o campo inferior mostra a quantidade de responsáveis que efetuaram login no aplicativo.


  • Alunos/Registrados: O campo superior exibe a quantidade de alunos que tiveram as informações transmitidas por meio da Carga de Dados e o campo inferior mostra a quantidade de alunos que efetuaram login no aplicativo.


  • Android/Dispositivos: O campo superior exibe a quantidade de dispositivos Android cadastrados e o campo inferior mostra a quantidade de dispositivos Android que acessaram o aplicativo.


  • IOS/Dispositivos: O campo superior exibe a quantidade de dispositivos IOS cadastrados e o campo inferior mostra a quantidade de dispositivos IOS que acessaram o aplicativo.


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  • Os indicadores acima exibem a quantidade de mensagens que foram enviadas, a quantidade de mensagens lidas e a quantidade de erros de envio. Mostra também o número de destinatários que selecionaram a opção Não quero mais receber e-mails.


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  • O indicador acima mostra em ordem de popularidade os cinco navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer etc.) mais utilizados pelos usuários cadastrados no aplicativo.


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  • O indicador acima mostra em ordem de popularidade as cinco principais plataformas (Android, IOS etc.) utilizadas pelos usuários cadastrados no aplicativo.


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  • O indicador acima mostra a quantidade de assinantes registrados no aplicativo e a quantidade de inativos. Mostra também a quantidade de usuários que desativaram a conta ou que foram desativados pelo administrador.

Aba Assinantes

  • Os Assinantes são todos os usuários cadastrados no aplicativo, seja os que tiveram as informações exportadas por meio da Carga de Dados, seja os que baixaram e fizeram o cadastro no aplicativo por conta própria.


  • Para cadastrar um novo assinante, clique em Adicionar novo assinante.


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  • Informe o Nome, E-mail e Telefone Celular do assinante e clique em Salvar.


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  • Clicando na opção Importar CSV será possível importar listas de contatos de usuários que estejam salvas em formato CSV (Excel).


  • Clicando na opção Exportar CSV será possível salvar um arquivo CSV (Excel) com os dados dos assinantes cadastrados.


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  • Nesta aba também é possível pesquisar informações sobre alunos e responsáveis já cadastrados no aplicativo. Para isso realize pelo menos um dos filtros disponíveis e clique em Pesquisar.


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  • Serão exibidos os assinantes que correspondem ao filtro realizado.


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  • Ao clicar no assinante desejado, será possível visualizar informações sobre ele.


  • Na aba Dados Gerais serão exibidos o Número de registro, Nome, E-mail e Telefone Celular do assinante.


  • Nesta aba também é possível desativar a conta do assinante, selecionando a opção Inativo e clicando em Salvar.


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  • Na aba Mensagens são exibidas as mensagens enviadas para o assinante. Para ler o conteúdo da mensagem, basta clicar em Ver.


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Aba Listas

  • Nessa aba é possível criar listas específicas para enviar mensagens aos assinantes e editar as listas já existentes.


  • As listas devem ser usadas para enviar mensagens direcionadas somente a um determinado tipo de assinante, como alunos de uma turma ou turno específicos.


  • Para criar uma nova lista, clique em Adicionar nova lista.


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  • Informe um Nome para a lista e informe se ela está ativa ou inativa.


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  • Depois da criar a lista, clique no ícone Icone mais.jpg para inserir assinantes a ela.


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  • Selecione os usuários que deseja acrescentar. Para selecionar mais de um, pressione a tecla Ctrl enquanto clica nos usuários desejados. Para concluir, clique em Adicionar assinantes.


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  • Para visualizar os usuários que fazem parte da lista, clique em Ver membros.


  • Para editar o nome da lista, clique no ícone Icone lapis.jpg.


  • Para remover membros da lista, clique no ícone Icone menos.jpg.


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Aba Mensagens

  • Por meio desta aba será controlado o envio das mensagens aos destinatários determinados.


  • Nesta tela é possível realizar o envio de mensagens por E-mail, SMS e pelo aplicativo ExtraClasse para os assinantes.


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Escrever Mensagem

  • Selecione o tipo de mensagem que deseja enviar e no campo Remetente informe o e-mail e o nome do remetente.


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  • É possível enviar a mensagem de duas formas: para os assinantes selecionados a partir do filtro acadêmico ou para os assinantes membros de uma lista fechada.


  • Enviar para filtro acadêmico: Essa forma de envio consiste em realizar um filtro determinado e enviar as mensagens para os destinatários selecionados por meio desse filtro.


  • O preenchimento dos campos De (e-mail) e De (nome) são obrigatórios.


  • Os filtros devem ser feitos de acordo com a necessidade da escola. No campo Destinatários selecione entre Aluno, Pai, Mãe, Financeiro, Avalista e Acadêmico.


  • Em seguida, informe os filtros de Período Letivo, Unidade, Turno, Curso, Série e Turma.


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  • Após selecionar os filtros, preencha o Assunto, escreva a mensagem no campo Corpo da Mensagem e clique em Enviar para filtro acadêmico. Será aberta uma tela para seleção individual dos e-mails de destino.


OBSERVAÇÃO: Nenhum destinatário será duplicado. Quando o aluno for seu próprio responsável ou estiver enturmado em mais de uma turma, os campos de Responsabilidade e Turma terão as mesmas informações.


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  • Enviar para lista fechada: Essa opção permite o envio de mensagens para uma lista específica (criada anteriormente na aba Listas) e também permite o envio para um destinatário em específico.


  • No campo Assinantes é possível adicionar um por um dos alunos ou responsáveis que receberão a mensagem e no campo Listas é possível selecionar as listas específicas que receberão a mensagem.


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  • Tags: Nesse campo informe palavras-chave relacionadas à mensagem que está sendo enviada.


  • Questionário: Se o seu objetivo for enviar um questionário (anteriormente criado na aba Questionários) para os assinantes, selecione-o neste campo.


  • Enviar questionário para dispositivos que já o tenham respondido anteriormente:


  • Assunto: Informe o assunto da mensagem.


  • Corpo da mensagem: Nesse campo será escrita a mensagem que será enviada. Este campo possui ferramentas de edição padrão que se assemelham a outros editores de texto padrão.


  • Depois de redigir a mensagem é possível enviá-la ou salvá-la como rascunho.


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Rascunhos

  • Quando uma mensagem está sendo redigida, é possível salvá-la como rascunho. Todos os rascunhos que não foram enviados serão exibidos nessa aba.


  • Para apagar um rascunho, selecione-o e clique em Remover rascunhos.


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  • Para ver o conteúdo do rascunho clique em Ver. Se desejar enviá-lo como mensagem clique em Enviar.


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  • Ao selecionar a opção Enviar, o sistema retornará para a tela Escrever Mensagem, já com a mensagem criada. Será necessário inserir os destinatários e o formato de envio.

Enviadas

  • Nessa aba é possível visualizar as mensagens que foram enviadas e as mensagens em que houve erro no envio, além de acompanhar o status de leitura das mensagens pelos destinatários.


  • Aqui também é possível cancelar as mensagens que foram enviadas. Para isso é preciso selecionar as mensagens desejadas e clicar em Cancelar Mensagens. As mensagens canceladas poderão ser restauradas a qualquer momento, caso não tenham sido excluídas definitivamente.


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  • Para visualizar os destinatários selecionados para recebimento de uma determinada mensagem, clique no número abaixo da coluna Destinatários. O sistema exibirá os destinatários e outras informações sobre o envio.


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  • Clicando Pesquisa Avançada é possível realizar a busca de mensagens já enviadas.


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Canceladas

  • Nesta aba é possível visualizar as mensagens que foram canceladas anteriormente na aba Enviadas.


ATENÇÃO: As mensagens excluídas na aba Rascunhos não são encaminhadas para esta tela. Quando removidas, elas serão excluídas definitivamente.


  • Após cancelar uma mensagem é permitido selecioná-la e restaurá-la ou removê-la permanentemente, clicando nos botões Restaurar Mensagens e Remover Permanentemente.


  • Para visualizar a mensagem antes de excluí-la ou restaurá-la, clique no botão Ver.


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Aba Usuários

  • Na abaUsuários serão cadastrados os usuários que terão acesso ao portal AIX Mail. Aqui também são exibidos os usuários já cadastrados.


  • Clicando no botão Editar será possível alterar as informações sobre o usuário ou excluí-lo.


  • Para criar um novo usuário, clique no botão Criar novo usuário.


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  • Informe o Nome, a Unidade, o E-mail e a Senha do usuário. O campo E-mail não pode ser preenchido com um e-mail já cadastrado anteriormente.


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Aba Questionários

  • Por meio do portal AIX Mail é possível criar e enviar questionários e simulados para os alunos e responsáveis por meio do aplicativo ExtraClasse.


Principal

  • Nesta aba serão definidos os parâmetros do novo questionário. Para criá-lo, clique no botão Adicionar novo questionário.


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  • Nome: Informe um nome para o questionário.
  • Descrição: Descreva o tema do questionário. O texto escrito aqui será exibido para o destinatário na sua caixa de entrada.
  • Senha: Informe uma senha para acesso ao questionário pelo destinatário, se for o caso.
  • Abertura: Informe a data e a hora a partir das quais o questionário estará disponível para os destinatários.
  • Fechamento: Informe a data e hora nas quais o questionário se encerrará.
  • Duração: Informe a duração (em minutos) do questionário, ou seja, o tempo que o destinatário terá para respondê-lo, se for o caso.
  • Tipo: Informe se o questionário é um Simulado ou uma Pesquisa.
  • Selecione se deseja enviar para os usuários os resultados do questionário e o relatório de envio, e se deseja que o relatório possa ser repetido em outra ocasião.
  • Atenção: caso o parâmetro Repetível esteja desmarcado no cadastro do questionário, o mesmo será enviado somente uma vez para os usuários.



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  • Clicando no botão Icone lapis.jpg será possível editar as informações do questionário.


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  • Clicando no botão Icone mais.jpg será possível inserir novas questões ao questionário. Para isso você deve informar o Assunto, o Tipo de Resposta, a Fonte, a Descrição, a Dificuldade e a Data de Cadastro. Depois, deve selecionar o questionário ao qual a pergunta será inserida e clicar em Adicionar questões.


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  • Clicando no botão Icone menos.jpg será possível remover questões do questionário. Para isso, selecione a questão que deseja excluir e clique em Remover questões.


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  • Clicando no botão Icone estatisticas.jpg será possível visualizar estatísticas sobre o questionário, como porcentagem de envio, número de destinatários, etc.


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Assuntos

  • Nesta aba criam-se os assuntos que serão associados às perguntas dos questionários. Esse cadastro poderá auxiliar nas buscas avançadas para visualizar quais são as perguntas criadas para um determinado assunto.


  • Para criar um novo assunto, clique em Adicionar novo assunto.


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  • Informe o assunto no campo Nome e, caso haja necessidade, defina uma breve Descrição para este assunto. Clique em Salvar.


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  • Caso seu assunto já tenha sido associado a alguma pergunta, basta clicar no botão que indica o número de questões associadas ao assunto. Serão exibidas as perguntas vinculadas a ele e o tipo de resposta das perguntas.


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Fontes

  • O cadastro de Fontes deverá ser utilizado na criação de simulados. Ao definir uma determinada pergunta para um questionário, o sistema permitirá determinar qual fonte foi utilizada para a criação da pergunta. Este recurso é muito utilizado em questionários de provas/simulados que utilizam questões aplicadas em provas como o Enem.


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  • Para criar uma nova fonte, basta clicar no botão Adicionar nova fonte. Informe a prova ou local do qual a questão foi retirada no campo Descrição e o Ano de referência da fonte.


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Questões

  • Neste último cadastro definiremos as perguntas a serem associadas aos questionários. É preciso definir a pergunta, associar o assunto e a fonte da pergunta e definir as suas opções de resposta.


  • Para adicionar uma nova questão, clique em Adicionar nova pergunta.


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  • O sistema abrirá uma nova tela para que sejam criados os elementos da questão. Vamos ver cada elemento de forma separada.


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  • Pergunta: Nesta opção é criada a pergunta a ser apresentada para o destinatário. Esta tela possui um editor de texto padrão para a criação das perguntas, assim como a tela Escrever Mensagem.


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  • Outras informações: Aqui serão definidas as associações da pergunta. No campo Explicação insira uma breve explicação de como responder a pergunta. Selecione o Assunto e a Fonte da pergunta. Os campos Tempo Previsto e Dificuldade devem ser utilizados quando a pergunta for destinada ao cadastro de um questionário do tipo Simulado. Por fim, defina o tipo de resposta da pergunta entre Aceita somente uma única resposta, Aceita várias respostas ou A resposta será livre.


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  • Respostas: Esse campo é condicional à resposta do campo anterior. Aqui serão inseridas as respostas da pergunta. Novamente será apresentado um editor de textos padrão para criação das respostas.


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