Etapa
As etapas são as fases que compõem processo seletivo. Para cada etapa existente no processo seletivo será necessário informar alguns parâmetros como regra de classificação, regra de distribuição de candidatos, tipo de movimentação financeira que a etapa gera, etc.
As etapas possuem um papel importante no sistema, é a partir das etapas e de outros cadastros associados a elas que são associadas informações importantíssimas para a realização dos processamentos das informações dos candidatos.
Cadastre as etapas existentes no seu processo seletivo informando os seguintes dados:
Descrição: Nome de identificação da etapa.
Tipo: Determine neste campo o tipo da etapa conforme as opções. É necessário e obrigatório, existir pelo menos uma etapa classificada com o tipo Final. O campo Tipo serve para classificar a fase da etapa que está sendo criada. Se o processo seletivo possuir apenas uma etapa, ela obrigatoriamente terá que ser do tipo Final, caso existam outras use os tipos Intermediária e Inicial para a classificação.
Tipo de Chamada: Informe o tipo de chamada a ser utilizada pelo sistema na ordenação dos candidatos excedentes. Existem duas formas do sistema processar a lista dos excedentes:
- Sem reclassificação de excedentes: Utilizando esta opção o sistema irá ordenar os candidatos excedentes obedecendo aos seguintes critérios: O tipo da opção da vaga (priorizando os candidatos que se inscreveram na vaga como 1º opção) e o aproveitamento dos candidatos nos exames.
- Com reclassificação de excedentes: Utilizando esta opção o sistema irá ordenar os candidatos excedentes colocando em mesmo grau de igualdade os candidatos que optaram ou não pela vaga como 1º opção. Nesta opção será considerado basicamente o aproveitamento dos candidatos nos exames.
Regra de Classificação: Associe à Etapa, a regra de classificação que será utilizada pelo sistema para cômputo do aproveitamento dos exames dos candidatos.
Regra de Distribuição: Associe à Etapa a regra de distribuição dos candidatos que será utilizada pelo sistema para a definição do local do exame (sala) dos candidatos.
Nº Seqüencial: Cada etapa deve ser classificada com um número sequencial, esse número sequencial deve ser incrementado na mesma ordem em que as etapas irão acontecer. Se por exemplo, um processo seletivo for realizado em duas etapas a primeira etapa deve ser definida com o sequencial '1' e a outra etapa com o sequencial '2'.
O número sequencial tem uma grande importância para o cadastro de regra de classificação, já que será pelo número sequencial da etapa que o sistema aplicará a Fórmula de classificação.
Número de Parcelas: Informe o número de parcelas que serão geradas pelo sistema na etapa, para o tipo de movimentação financeira que a etapa gera.
Tipo de Movimentação (Necessário informar para geração de boleta): Defina para a Etapa qual o tipo de movimentação financeira que deverá ser utilizada pelo sistema ao receber a inscrição de um candidato.
Data de vencimento da boleto: Informe para a Etapa, a data de vencimento para a boleto (ou 1 boleta) que será gerada pelo sistema no momento da realização da inscrição pelo candidato.
Eis algumas regras que devem ser consideradas na definição das etapas:
- Em caso de utilização de somente uma etapa esta deverá ser de resultado final. Caso esta etapa utilize somente como processo de classificação a soma dos pontos dos candidatos, no cadastro de etapa a regra de classificação pode estar nula, garantindo assim uma melhor performance no processo de classificação.
- Em caso de utilização de mais de uma etapa, a etapa de resultado final não deverá ser classificada, a menos que nela existam provas associadas ou se a regra de classificação utilizar valores específicos dela. Em caso de não utilização de fórmula de classificação, os valores da etapa de resultado (total de pontos e situação de cada candidato) serão de acordo com a última etapa processada.