Grade Curricular

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa

Disponível somente nos Sistemas Giz Escola e Ensino Profissionalizante


A grade curricular é o conjunto dos componentes educacionais do curso que será realizado pelo aluno. O cadastro da grade curricular com o cadastro de disciplinas por professor são os dois principais cadastros de preparação do ambiente de utilização do Giz Secretaria.


A partir destes cadastros o sistema é capaz de imprimir diários de classes, permitir o lançamento de notas e faltas, gerar o quadro de horários do professor, apurar o resultado dos alunos, etc.


Na aba Catálogo a tela exibe duas partes: Cursos e Catálogos.


A parte de cursos exibe uma listagem dos cursos definidos no cadastro de Cursos* e que têm o parâmetro Tem grade curricular habilitado para uso (este item é marcado individualmente para cada curso na aba Curso do referido cadastro*).


Todos os cursos estão ordenados pelo seus códigos e nomes. Na parte dos Catálogos o sistema exibe todos os anos de catálogos que foram criados no cadastro de Disciplinas.


Para vincular o catálogo a um curso com grade curricular, primeiro clique no sinal (+) e escolha o curso e deixe a árvore aberta;


Na parte direita da tela clique no catálogo e arraste o catálogo para o curso desejado e solte. Ao soltar, este catálogo automaticamente estará vinculado ao curso.


Sec img 016.jpg


Para remoção do catálogo que está vinculado ao curso utilize uma das seguintes formas:


1) Uma forma é clicar com botão direito em cima do catálogo, em seguida será aberta uma caixa de diálogo Excluir catálogo. Se existir alguma referência, o sistema emitirá a mensagem: Deseja excluir todas as referências acima citadas? Caso confirme, o catálogo será excluído. Senão, clique em NÃO para abortar a operação.


2) A outra forma é clicar no catálogo vinculado ao curso/habilitação, arraste o catálogo para o lado direito da tela e solte o catálogo. Se existir alguma referência, o sistema emitirá a mensagem: Deseja excluir todas as referências acima citadas? Caso confirme, o catálogo será excluído. Senão, clique em NÃO para abortar a operação;


:: Dica: Para cadastrar ou visualizar a Grade Curricular é preciso selecionar na parte de cursos (esquerda da tela) o ano de catálogo da grade curricular.


Aba Grade Curricular

A Grade Curricular deve ser cadastrada para os cursos que possuem especificações disciplinares.


A Grade Curricular é o relacionamento das disciplinas que possuem ano de catálogo, com o curso a série/ano/período.


A montagem da Grade Curricular é muito importante para se ter o controle de todos os dados atinentes à carga horária de cada disciplina, à quantidade de aulas por semana.


Ao definir um ano de catálogo para a montagem da grade curricular de um curso, está sendo definido o conjunto de disciplinas que podem ser utilizadas para a confecção do currículo, já que o sistema utiliza as disciplinas cadastradas no mesmo ano de catálogo do cadastro de Disciplinas.


No módulo Secretaria é possível criar e utilizar mais de uma Grade Curricular por curso.


Sec img 016aa.jpg


Aba Disciplinas

Para começar, na parte direita da tela são listadas todas as disciplinas do catálogo, as de Base Comum e Diversificada.


Para inserir, o usuário deve marcar uma ou mais disciplinas pressionando o botão CRTL, arrastá-las e colocá-las sobre o período desejado, com isso, as mesmas estarão automaticamente vinculadas ao curso, no entanto, antes do sistema finalizar o vínculo da disciplina no curso é aberto o formulário Confirma as propriedades das disciplinas para a complementação de dados.


Sec img 016a.jpg


Inserindo Disciplinas


Sec img 016f.jpg


Obs: O formulário que confirma as propriedades das disciplinas é o mesmo existente na Aba Propriedades.


Neste formulário são exibidos os parâmetros necessários para definir a confecção da Grade Curricular.


Área da Disciplina: Neste opção deve ser informada a área de conhecimento da disciplina.


Apura Falta: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de frequência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.


Apura Nota: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de notas dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de notas para a disciplina.


Considera para dependência: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema que o aluno poderá fazer dependência da disciplina caso tenha sido reprovado por frequência ou por notas. Obedecendo é claro, o parâmetro de máximo de dependências informadas no cadastro de Cursos.


Considera para o cálculo de resultado final: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema a obrigatoriedade da realização do cálculo de notas e faltas da disciplina para todos os alunos, e a exigência do aproveitamento escolar para aprovação.


Tipo de Nota: O sistema Giz permite realizar o lançamento de notas de três formas distintas:


  • Notas quando a avaliação for realizada com notas numéricas. Exemplo: 8; 13.5 ; 29.


  • Conceitos quando avaliada através de legendas. Os conceitos são definidos no cadastro de Parâmetros. Exemplo: B, MB, F.


  • Aptidão quando a avaliação é feita no conceito de apto/inapto ou sim/não.


Base Comum, Diversificada e Formação Profissional: Neste campo classifique o tipo da disciplina na grade curricular. As disciplinas serão exibidas nos históricos escolares agrupadas em um dos dois tipos.


Duração de cada aula: Informe neste campo o tempo de duração em minutos de cada aula da disciplina. O sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas, caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenha sido habilitado no cadastro de curso.


Ordem de Impressão: Define a ordem em que a Grade Curricular pode ser impressa no Histórico.


:: Dica:

As definições de cada propriedade dos parâmetros serão para todas as disciplinas selecionadas pelo usuário. Caso o usuário defina exceções em algumas disciplinas, estas são definidas por disciplina na Aba Propriedades


Para excluir disciplinas existem duas opções:


ATENÇÃO: Quando for realizar a exclusão de uma disciplina na grade curricular, será obrigatório a digitação/autorização de senha de supervisor acadêmico. Caso não tenha a senha de supervisor acadêmico cadastrado no Giz, a disciplina não será excluída.


Sec img 016g1.jpg


a) Clique com o botão direito do mouse em cima da disciplina. Assim será aberta a caixa de diálogo Excluir disciplina e a disciplina será excluída, caso não haja nenhuma restrição.


Caso tenha restrições é emitida a mensagem Deseja excluir todas as referências citadas acima?. Caso confirme, a disciplina é excluída da grade, se não, a operação é abortada.


b) Clicando na disciplina, arraste-a para o lado direito da tela e solte-a. Caso não haja nenhuma restrição, a disciplina será excluída.


Caso tenha restrições é emitida a mensagem Deseja excluir todas as referências citadas acima?. Caso confirme, a disciplina é excluída da grade, se não, a operação é abortada.


Através do botão Copiar grade é possível copiar a grade de uma série para outra.


Sec img 016g.jpg


Selecione a grade que deseja copiar e clique no botão Copiar grade.


Sec img 016h.jpg


Selecione a série desejada e clique no botão Ok.


Desta forma o sistema realizará a cópia da grade existente para a série selecionada.


Aba Propriedades | Sub aba Propriedades

Sec img 016b.jpg


A Grade Curricular é montada associando as disciplinas do curso em suas respectivas séries e ano de grade. Para cada disciplina incluída na grade curricular devem ser informadas as seguintes propriedades:


Disciplina: Campo para associação da disciplina da Grade Curricular na série do curso. As disciplinas são pesquisadas a partir do Cadastro de Disciplinas.


Período: Campo que identifica o número da série do curso em que se deseja cadastrar a disciplina na Grade Curricular.


Ordem de Impressão: Define a ordem em que a Grade Curricular pode ser impressa no Histórico.


Aulas por semana: Neste campo digite o total de aulas que a disciplina terá por semana.


Créditos: Este campo serve para determinar o número de créditos das disciplinas. Esta informação é importante para a geração de débitos por quantidade de créditos do módulo Giz Recebimentos.


Carga Horária: Neste campo digite o total da carga horária anual da disciplina correspondente.


C. horária virtual: Neste campo digite o total da carga horária virtual de cada disciplina.


Duração de cada aula: Informe neste campo o tempo de duração de cada aula da disciplina. Caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenham sido habilitados no cadastro de Cursos, o sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas.


Apura Falta: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de frequência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.


Apura Nota: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de notas dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de notas para a disciplina.


Considera para dependência: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema que o aluno poderá fazer dependência da disciplina caso tenha sido reprovado por frequência ou por notas. Obedecendo é claro, o parâmetro de máximo de dependências informadas no cadastro de Cursos.


Considera para o cálculo de resultado final: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema a obrigatoriedade da realização do cálculo de notas e faltas da disciplina para todos os alunos, e a exigência do aproveitamento escolar para aprovação.


Disciplina Estágio: As disciplinas estágio são específicas para avaliação do estágio realizado pelo aluno fora da instituição.


:: Dica:

Caso exista aulas teórica e prática para a disciplina, é necessário incluir a mesma duas vezes na grade, ou seja, uma deve ser marcada como Disciplina Estágio e a outra sem a marcação.


Exemplo: Atividades de Futebol, Ballet e Capoeira. Nestas atividades avalia-se o conceito dos alunos, para isso, tem-se uma disciplina chamada Módulo I, onde é informado o conceito para o aluno.


Avaliação de Condutas e Hábitos: Este campo deverá ser ativado caso o curso possua disciplinas que não fazem parte da grade curricular, mas que são avaliadas por critérios conceituais.


Disciplina comportamental: As disciplinas comportamentais são específicas para a avaliação do comportamento dos alunos dentro da instituição. São utilizadas para decrescer a nota dos alunos através das ocorrências disciplinares aplicadas pelo Giz Pedagógico.


Ministrada em Módulos: Este deve ser ativado quando a instituição tiver disciplina ministrada em módulos, ou seja, caso a instituição tenha várias atividades e deseja avaliar essas atividades.


Base Comum, Diversificada e Formação Profissional: Neste campo classifique o tipo da disciplina na grade curricular. As disciplinas serão exibidas nos históricos escolares agrupadas em um dos dois tipos.


Tipo de Nota: O sistema Giz permite realizar o lançamento de notas de três formas distintas:


  • Notas quando a avaliação for realizada com notas numéricas. Exemplo: 8; 13.5 ; 29.


  • Conceitos quando avaliada através de legendas. Os conceitos são definidos no cadastro de Parâmetros. Exemplo: B, MB, F.


  • Aptidão quando a avaliação é feita no conceito de apto/inapto ou sim/não.


Disciplina Principal: A disciplina principal é aquela que engloba duas sub-disciplinas.


Por exemplo:


A disciplina de Língua Portuguesa é principal e composta por duas outras disciplinas que apuram notas separadamente, Literatura e Redação.


Ou seja, existem duas disciplinas (sub-disciplinas) que vão compor a disciplina principal. Quando a disciplina avaliada para a montagem da grade curricular for uma sub-disciplina, o usuário deverá associá-la à disciplina de origem ou principal, digitando o código desta e/ou nome da disciplina neste campo.


Veja abaixo:


Sec img 017.jpg


A Disciplina Literatura é sub-disciplina da disciplina Língua Portuguesa.


Valor proporcional à nota da etapa: Conforme o exemplo acima, a Nota da sub-disciplina Música equivale a 20% (vinte por cento) do total de pontos distribuídos na disciplina principal Língua Portuguesa, ou seja, informe neste campo a porcentagem da nota da sub-disciplina que equivale ao total de pontos distribuídos da disciplina principal.


Grupo de quesitos: o sistema permite incluir um grupo de quesito por disciplina.

Aba Propriedades | Sub aba Aulas/Atividades

Sec img 017a.jpg


Nesta aba são cadastradas todas as Aulas/Atividades da disciplina.


No campo Descrição você pode realizar o cadastro da atividade desejada. Para isso, basta incluir o nome da atividade.


Os campos Descrição e Duração são de preenchimento obrigatório.


No campo Arquivo pode-se adicionar um arquivo a atividade, e esse arquivo será exibido na interface do aluno. Essa interface é um sistema de controle de aulas para auto estudo, onde o aluno necessita de login e senha. Após autenticado ao sistema, o mesmo acessa as atividades das aulas e o arquivo. O sistema é desktop sendo usado somente internamente na instituição.

 

Sec img 017b.jpg


Aba Propriedades | Sub aba Áreas do Conhecimento

Nessa aba é possível vincular várias áreas de conhecimento para uma mesma disciplina.


Para serem exibidas aqui, as áreas precisam ser cadastradas no menu Cadastro | Áreas de disciplinas.


As áreas vinculadas para uma determinada disciplina serão as áreas exibidas no menu Notas | Por área de conhecimento, de acordo com o catálogo, série e curso.


Areasdoconhecimento.jpg


Pela importância da Grade Curricular no sistema Giz é essencial que este cadastro seja realizado com sucesso. Qualquer erro neste cadastro fará com que erros ou resultados inesperados surjam durante a utilização do sistema.


Ao fim do cadastro é importante que seja realizada a impressão da Grade Curricular para conferência.


Sec img 018.jpg


:: Dica:

O relatório de modelo Oficial se apresenta como um ótimo recurso para esta finalidade.


Sec img 019.jpg

Aba Requisitos

Na Aba Requisitos, o usuário inclui por período a carga horária e créditos das disciplinas optativas/eletivas.


Sec img 091ab.jpg

Aba Requisitos do Curso

 Disponível somente no Sistema Giz Faculdade/Matriz Curricular


Nesta aba o usuário informa a quantidade de créditos e carga horária das disciplinas optativas e eletivas que o aluno deve cumprir ao longo do curso, se for o caso. Além disso, deve incluir também a carga horária de atividades complementares e de estágio.


Ao clicar em Calcular C. Horária Total é mostrada a carga horária total do curso de acordo com as informações cadastradas nesta aba e na aba Requisitos.


Sec img 091aaa.jpg