Papel - Processo Seletivo

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa


O conceito de papel é muito importante para o processo seletivo, ele determina as características de usuário dentro do sistema. O papel tem como principal objetivo determinar o perfil dos usuários no sistema, determinando qual é a sua função e "responsabilidade", o que faz e como faz. Podem ser criados diversos papéis dentro do sistema com suas respectivas características e posteriomente quando um usuário for criado este é associado a um ou mais papéis determinando assim o seu perfil.


Um exemplo muito comum de papel pode ser aplicado a pessoa responsável por todo o processo seletivo. Esta pessoa teoricamente precisaria ter acesso completo a todas as funcionalidades do sistema. Vamos chamar o papel desta pessoa de COORDENADOR. Este papel poderia ser definido no sistema com a característica de Administrador para ter acesso inrestrito a todas as funcionalidades do sistema.


Um outro exemplo de papel pode ser da pessoa que auxilia o coordenador em algumas funções do sistema, mas que por exemplo não poderia acessar informações de gabaritos. Esta pessoa poderia ter um papel de AUXILIAR DE CORDENAÇÃO, onde neste papel, restrições de acesso as funcionalidades de gabarito seriam estabelecidas.


Proc img 181.jpg


Neste cadastro é necessário determinar somente a descrição dos papeis que serão utilizados. Ao definir o parâmetro de administrador para um papel, não será permitido definir restriçoes de acesso, automaticamente o papel terá permissão completa no sistema.