Parâmetros Financeiro - Sistema Giz
Índice
Máscaras
Máscaras - Plano de Contas:
- A máscara do Plano de Contas é utlilizada na exportação das informações cadastradas no Sistema Giz para o sistema de contabilidade que a instituição utiliza.
- Se a instituição utiliza o módulo Financeiro também utilizará a máscara do plano de contas para classificar as contas a pagar. Esta máscara é o formato em que o código de uma conta é apresentado. Uma máscara para o plano de contas pode ser criada utilizando os caracteres "9" (número nove) e "." (sinal de ponto).
- Como um plano de contas é criado através da exposição das contas com seus títulos, códigos, funções, agrupamentos e relacionamento entre as contas e os grupos, a máscara do plano de contas é definida conforme a estrutura do plano de contas utilizado pela instituição.
Exemplo:
- 300 Despesas
| +------310 Despesas Pessoais | | | +-------311 Despesas Energia | | | +-------312 Internet por Cabo | +-------320 Despesas Profissionais | | | +-------321 Deslocações
- Considerando a classificação acima, o código para a conta Internet por cabo é 300.310.312. Para que seja possível cadastrar esta conta neste formato, é preciso definir a máscara do plano de contas no seguinte formato: 999.999.999, onde cada agrupamento representa os níveis da classificação da conta.
Atenção:
- Uma vez que a máscara do plano de contas for definida e existir algum cadastro de conta com o formato da máscara, a mesma não poderá mais ser alterada. Tal alteração implica em riscos de problemas nos lançamentos das contas.
Máscara do Centro de Custo:
- Assim como no plano de contas, também se torna necessário definir um formato para o código do centro de custo. O formato do código do centro de custo pode variar muito de instituição para instituição. O formato adequado tem de levar em conta o nível de detalhamento necessário para atender às necessidades específicas de cada instituição. Esta máscara é utilizada para classificar as contas a pagar no módulo Financeiro, onde poderá fazer o rateio das despesas.
Situação padrão para títulos de terceiros
- Neste campo deve ser definido o tipo de situação padrão para os títulos de terceiros utilizados para pagamento dos fornecedores.
- O propósito é que toda vez que um título recebido de alunos for utilizado para efetuar pagamento da instituição, o sistema altere a situação do título para o tipo de situação padrão. A situação do título só pode ser novamente alterada, caso necessário, pelo módulo Recebimentos.
Situação padrão para cheques próprios
- Neste campo deve ser definido o tipo de situação padrão para os títulos próprios da instituição, utilizados para pagamento dos fornecedores.
- O propósito é que toda vez que um título próprio da instituição for utilizado para efetuar pagamento de fornecedores, o sistema determine a situação do título para o tipo de situação padrão.
Usar rateio centro de custo para despesa
- Marcando este parâmetro o sistema possibilita realizar o rateio da despesa entre vários centros de custos.
Parâmetros receita processo seletivo
- Marcando este parâmetro, é possível parametrizar configurações que serão utilizadas em conjunto com a importação de dados via api do processo seletivo, para que os pagamentos realizados pelo candidato na sua inscrição sejam importados também durante o processo de importação do mesmo para realização de sua matrícula.
- As informações que serão utilizadas para o preenchimento destes campos devem ser criados no módulo Giz Financeiro.
- É necessário ser criado:
- Tipo de operação;
- Tipos de documentos: um para pagamentos realizados em boletos e um para pagamentos realizados em cartão de crédito;
- Centro de custos;
- Plano de contas.
- ► É necessário, informar também, em qual conta caixa/banco os lançamentos serão registrados após ter efetuado a importação.
Outros Parâmetros