Pequenas Despesas - Athenas3000
Definição
Às vezes, na instituição temos algumas despesas como padaria e papelaria, por exemplo, que o fornecedor envia, para cada entrega, um recibo simples para registro no Contas a Pagar e no fim do mês envia a Nota Fiscal com toda a movimentação.
Visto que a necessidade do registro dessa operação no Athenas não pode esperar até o final do mês, uma vez que é pago sempre que chega na empresa (semanalmente por exemplo) vamos ver como funciona o registro dessas situações no Athenas.
Movimentação
Registre normalmente os recibos que chegarem do fornecedor na movimentação de contas a pagar/receber. Após registradas todas as movimentações do mês, feche a tela do Contas a pagar/receber e tecle F11 para acessar a função de Caixa para renegociação.
Aparecerá a seguinte tela:
Utilizando a Função de Renegociação
A Função de renegociação serve para unificar todas as movimentações feitas pelas pequenas despesas na nota fiscal que a Instituição recebe no final do mês.
Após teclar F11 na rotina Administrativo, abrirá uma tela onde informaremos o código da pessoa que poderá ser pesquisado pelo botão de pesquisa. Informaremos o tipo de documento que foi utilizado e, principalmente o tipo de conta, se é a pagar ou a receber e por último clicaremos em listar.
Aparecerão todas as transações feitas pela Pessoa/Fornecedor.
Para selecionar as parcelas a serem incluídas na unificação mantenha a tecla CTRL pressionada e selecione com o mouse as parcelas.
Após selecionado clique na opção de renegociar, conforme exemplo e informe os dados referentes a Nota Fiscal no Grid.
Você pode emitir um comprovante ou simplesmente efetivar.
No registro do Contas a pagar/receber os registros que foram feitos anteriormente estarão baixados e sera criado um novo registro conforme exemplo.
Vale ressaltar que poderá ser feita a baixa desse título manualmente como também poderá ser alterado o histórico que esta nele, tudo de acordo com a necessidade do usuário.