Rematrícula On-line - WebGiz Matrícula On-line

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa


  • Antes de tudo é necessário definir os parâmetros de Matrícula On-line no cadastro de Unidades. Este procedimento é essencial para que o aluno consiga efetuar o processo de Rematrícula On-line.
  • Além dos parâmetros deve-se associar um Plano de Pagamentos ao curso para que seja possível gerar os débitos do aluno. Este procedimento também é realizado no cadastro de Unidades.
  • Já no WebGiz Aluno, deve ser escolhida a opção Rematrícula On-line.


Remat1.jpg


Pré-requisitos da Rematrícula On-line:

  • O aluno deve possuir matrícula em período passado.
  • O aluno não pode possuir débitos pendentes de mensalidades/taxas em períodos passados.
  • Turma em períodos anteriores.
  • É preciso parametrizar a Escala de matrículas para o período em que o aluno se matriculará.
  • É preciso verificar se existe disciplinas a cursar (grade de disciplinas).
  • Verificar a quantidade de vagas disponíveis para matrícula no WebGiz através do menu Disciplinas por professor.
  • Cadastrar as turmas sucessoras para cada turma.
  • Verificar o período de matrícula no e a data da turma no cadastro de Turmas.

Atualização dados pessoais

  • Caso a instituição deseja que o aluno atualize suas informações junto à instituição antes de iniciar o processo de rematrícula online, o sistema irá apresentar tela para atualização de dados.
  • O usuário irá verificar as informações e confirmar.
  • Após este processo, o aluno será direcionado para a tela de inclusão de disciplinas.


Atualizaçãodedados1.jpg


Importante:


  • Caso a instituição de ensino trabalhe com a confirmação do Hash/Token para concluir o processo de matrícula/rematrícula, é importante o aluno/usuário preencher o campo E-mail de forma válida, pois será neste e-mail que receberá o token de confirmação.

Disciplinas não Cursadas

  • Será exibido um quadro com as disciplinas não cursadas pelo aluno.
  • Onde:
► As disciplinas que estão nas linhas de cor branca são as disciplinas disponíveis para o aluno se matricular.
► As disciplinas que estão nas linhas cor de rosa são as disciplinas que o aluno não pode se matricular, devido a alguma pendência acadêmica.
► As disciplinas apresentadas nas linhas de cor azul são disciplinas sem oferta no período letivo.
► As disciplinas que apresentam a sigla (D) são disciplinas em dependência.
► As disciplinas com a sigla OPT são disciplinas optativas.
► E as disciplinas com asterisco (*) são disciplinas de turmas multi-curso.


  • Período: mostra qual é a série ou período destas disciplinas.
  • Disciplina: nome das disciplinas.
  • Carga Horária: carga horária das disciplinas informada no Cadastro de Disciplinas.
  • Turma/Subturma: lista as turmas disponíveis para o aluno cursar aquela disciplina.
  • Professor: indica o professor que leciona a disciplina.
  • Horário: horário para realização das aulas.


  • Após selecionar as disciplinas é necessário clicar no botão Adicionar.


Remat2a.jpg


  • É possível efetuar a enturmação de um determinado aluno em uma turma no qual seja do tipo multicurso, após definição nos parâmetros, onde o mesmo interfere no processo de configuração do processo de rematrícula online. Basta conferir em Não consistir grade curricular em turmas multi-cursos:
  • Os campos Professor e Horário podem ser exibidos ou ocultados na tela de rematrícula, conforme marcação nos parâmetros. Basta acessar com o perfil de administrador, no menu Geral | Configurações | Portal do aluno - rematrícula, onde constam os parâmetros:
► Exibir Professor na Rematrícula on-line.
► Exibir Horário na Rematrícula on-line.

Disciplinas matriculadas

  • No quadro Disciplinas matriculadas serão exibidas as disciplinas escolhidas pelo aluno.


Remat4a.jpg


  • Observação:
  • Caso o aluno tenha escolhido alguma disciplina que não seja a correta ou que não queira mais cursar, basta escolher a disciplina e clicar no botão Remover.


  • Os campos Professor e Horário podem ser exibidos ou ocultados na tela de rematrícula, conforme marcação nos parâmetros. Basta acessar com o perfil de administrador, no menu Geral | Configurações | Portal do aluno - rematrícula, onde constam os parâmetros:
► Exibir Professor na Rematrícula on-line.
► Exibir Horário na Rematrícula on-line.

Quadro de Horários

  • Assim que as disciplinas forem escolhidas será exibido o Quadro de Horários (horário este definido em Disciplinas por Professor) exibindo os horários de todas disciplinas selecionadas.


Remat6ax.jpg


Leitura e aceitação do Contrato de Matrícula

  • Após verificar as disciplinas escolhidas e ler o contrato, basta marcar a opção Li e aceito o contrato de matrícula e clicar em Confirmar matrícula para confirmar a matrícula.


Remat6ab.jpg


  • Importante:
  • É obrigatória a visualização do contrato de matricula.
  • A opção Li e aceito não será habilitada para marcação 'até que o contrato tenha sido lido.


  • Caso o usuário tente clicar no botão Confirmar matricula e não tenha lido e aceitado os termos do contrato, será exibida a seguinte mensagem:


Processox.jpg


  • Ao clicar na frase Contrato de matrícula, será exibida a seguinte mensagem:


Processox2.jpg


  • Clicando no botão Emitir contrato será aberta uma nova aba com o contrato emitido.


Processo3x.jpg


  • Ao retornar para a tela de matrícula, o sistema irá habilitar a opção Li e aceito para marcação:


Processo4x.jpg


  • Logo, o usuário irá clicar no botão Confirmar matrícula para conclusão do processo de matrícula online.


  • Importante:
  • Caso a instituição de ensino não trabalhe com confirmação de hash/token para concluir a matrícula online, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela principal apresentando a mensagem sobre matrícula confirmada e opção para que o usuário possa imprimir o contrato das disciplinas matriculadas.


Processo5x.jpg


  • Botão Imprimir Boleto:
  • Caso o parâmetro Exibir impressão de boleto esteja habilitado nas configurações do WebGiz , e no período letivo vigente existirem débitos para o estudante, ao confirmar a matrícula, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela principal apresentando a mensagem sobre matrícula confirmada, a opção para Imprimir o contrato e também a opção para Imprimir boleto.
Processo5ax.jpg


  • Ao clicar no botão Imprimir boleto, será realizado o download, em PDF, do boleto para impressão:


Processo5bx.jpg

Confirmação de matrícula online via hash

  • Caso a instituição de ensino trabalhe com a confirmação do Hash/Token para concluir o processo de matrícula/rematrícula online, ao clicar no botão de Confirmar matricula será exibida a seguinte janela:


Processo6x.jpg


  • O usuário irá clicar no botão Gerar Token e o sistema irá enviar e-mail com o o código de segurança para o e-mail que o estudante cadastrou nos dados pessoais.


Processo7x.jpg


Processo8x.jpg


  • O usuário irá verificar o e-mail e este chegará da seguinte forma:


Processo9x.jpg


  • Importante:
  • O e-mail remetente será o e-mail configurado como e-mail da instituição inicialmente pelo setor de implantação da AIX Sistemas.


  • Após receber o e-mail, o usuário deverá inserir o token na tela de validação conforme abaixo:


Processo10x.jpg


  • Após, o usuário deverá clicar no botão Confirmar para validação da chave.


Processo11x.jpg


  • O sistema irá abrir nova aba com o contrato da matrícula:


Processo3x.jpg


  • Logo, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela principal apresentando a mensagem sobre matrícula confirmada e opção para que o usuário possa imprimir o contrato das disciplinas matriculadas.


Processo5x.jpg


  • Botão Imprimir Boleto:
  • Caso o parâmetro Exibir impressão de boleto esteja habilitado nas configurações do WebGiz , e no período letivo vigente existirem débitos para o estudante, ao confirmar a matrícula, o sistema irá redirecionar o usuário para a tela principal apresentando a mensagem sobre matrícula confirmada, a opção para Imprimir o contrato e também a opção para Imprimir boleto.
Processo5ax.jpg


  • Ao clicar no botão Imprimir boleto, será realizado o download, em PDF, do boleto para impressão:


Processo5bx.jpg

Conclusão matrícula

  • Após clicar em Confirmar matrícula o sistema irá redirecionar para a tela principal no qual exibirá as Disciplinas matriculadas, com as informações sobre as disciplinas escolhidas e o total da carga horária de cada uma.
  • Para imprimir o contrato de matrícula, basta clicar em Imprimir Contrato.


Processo5x.jpg

Contrato de Matrícula

  • Será gerado o contrato de matrícula.


WebAlu img 081a.jpg


  • :: Dica:

  • Para personalização do contrato entre em contato com o Suporte da AIX Sistemas.


  • Após a realização da matrícula, o usuário também poderá emitir o contrato através do menu Matrícula Online | Contrato - Matrícula.


WebAlu img 081ax.jpg

Comprovante Matrícula

  • Após a realização da matrícula, o usuário poderá emitir o comprovante através do menu Matrícula Online | Comprovante - Matrícula.


WebAlu img 081ab.jpg


WebAlu img 081ac.jpg


WebAlu img 081ad.jpg


  • :: Dica:

  • Para personalização do comprovante entre em contato com o Suporte da AIX Sistemas.