Tipo Contábil Adiantamento de Fornecedor - Athenas3000
A opção Utilizar como adiantamento de valor é para os casos em que é feita a contabilização de adiantamento de cliente ou fornecedor, provisionando nas contas patrimoniais. E posteriormente efetuando a baixa nestas contas através de emissão da fatura ou nota fiscal.
Para isto deve-se também definir as contas desta rotina especifíca no campo integração contábil, onde a conta será a utilizada a patrimonial e a sua respectiva contra partida no campo contra partida.
Esta rotina pede a utilização de outra tela acessória, a de encontro de contas.
Configurações
1. Criar um Tipo Contábil de Adiantamento;
2. Informar a Conta Contábil de Adiantamento no cadastro de Fornecedor;
Para o caso de haver contas de adiantamento individualizadas no plano de contas.
3. Ao contabilizar Financeiro se tipo Contábil for de adiantamento o programa irá localizar a conta contábil do fornecedor se esse campo estiver vazio então o programa irá utilizar a conta contábil de adiantamentos informada no cadastro de configurações, caso esta configuração não tenha sido feita então será informado ao usuário e o processo será abandonado;
4. Deve ser cadastrada conta bancária específica para Encontro de Contas e esta conta deve estar relacionada a uma conta contábil que não contabiliza com a contabilidade;
5. Nos lançamentos de Adiantamento (tanto o contas a pagar de adiantamento de fornecedores quanto a sua contra partida em contas a receber) não podem ter rateio de custos, caso seja do interesse do usuário a utilização de rateio de custos (desnecessário), deve-se utilizar contas que não integram com a contabilidade;
6. Conforme o exemplo da tela acima, utilizamos um adiantamento a fornecedor. Para isto inserimos uma conta a pagar e utilizamos o tipo contábil de adiantamento. Liquidamos este lançamento no Caixa/Banco. Este lançamento representa a saída do recurso para o fornecedor.
7. Neste momento deve-se criar um lançamento de contas a receber recíproco a este de contas a pagar. Para isto utilize as teclas CTRL+D ou “botão direito do mouse / Criar Lançamento inverso (Caso de adiantamento)”.
8. Imediatamente aparecerá um botão que liga o lançamento de contas a Pagar ao Lançamento de Contas a Receber.
9. Este lançamento de contas a Receber será utilizado pelo Fluxo de Caixa e pela tela de Encontro de Contas no momento dos abatimentos que serão realizados futuramente;
10. A partir deste momento aguardam-se as entradas de compras ou o registro das contas a pagar para este fornecedor referente às aquisições de bens ou serviços prestados. Sendo assim teremos contas a pagar para este fornecedor e contas a receber provenientes dos adiantamentos efetuados.
11. Ficam ao critério do usuário, os momentos de se realizar o encontro de contas que deve ser realizado conforme a seguir:
12. A partir da tela de Encontro de contas, abaixo, podemos:
- a. Abater total de contas a pagar com o total de contas a receber, liquidando o menor valor total e amortizando no valor total maior, do lançamento com menor vencimento para o lançamento com maior vencimento (mais antigos primeiro);
- b. Abater analiticamente podendo escolher quais lançamentos das contas a receber será abatido com os lançamentos das contas a pagar, do lançamento com menor vencimento para o lançamento com maior vencimento (mais antigos primeiro);
- c. Ou Abater analiticamente podendo escolher quais lançamentos das contas a receber serão abatidos com os lançamentos das contas a pagar, porém pode-se informar um percentual a ser abatido, podendo este percentual utilizar como base as contas a pagar, ou as contas a receber selecionadas.
No exemplo acima se deseja abater das contas a pagar 30% de cada parcela e esse montante amortizado no contas a receber selecionado.
13. Seguindo esses procedimentos a contabilização será executada conforme abaixo: (Os históricos dos lançamentos abaixo são apenas didáticos não sendo ficando a critério do usuário a parametrização deles)
- a. Lançamento de Adiantamento ao Fornecedor:
- b. Lançamento de Abatimento da conta “Fornecedores” com a conta “Adiantamentos”
AS APROPRIAÇÕES DAS COMPRAS NÃO FORAM CITADAS NESSE PROCESSO, POIS ELAS SÃO ORIGINADAS PELA CONTABILIZAÇÃO DO REGISTRO FISCAL.