Mudanças entre as edições de "Enviar E-mail"
Linha 92: | Linha 92: | ||
− | O '''Doc-Mail''' é utilizado quando se deseja enviar mensagens personalizadas para os destinatários. O usuário deve confeccionar primeiro o texto ou documento no Gerador de Documentos. Na opção do destinatário o usuário poderá escolher o documento confeccionado no '''Gerador de Documentos''' e enviar para os alunos fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc. | + | O '''Doc-Mail''' é utilizado quando se deseja enviar mensagens personalizadas para os destinatários. O usuário deve confeccionar primeiro o texto ou documento no '''Gerador de Documentos'''. Na opção do destinatário o usuário poderá escolher o documento confeccionado no '''Gerador de Documentos''' e enviar para os alunos fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc. |
Edição das 10h16min de 21 de junho de 2010
- Esta opção permite ao usuário enviar e-mails para alunos, professores e responsáveis, utilizando os endereços de e-mails cadastrados no sistema.
- Para fazer uso desta opção é necessário configurar as informações de envio e recebimento (servidor) de e-mail utilizado pela instituição.
Botão Opções
Aba Geral:
- Nome: Informe o nome da sua instituição de ensino, este campo será o nome do remetente que aparece no e-mail do destinatário.
- End. Eletrônico: Endereço eletrônico que será usado para enviar as mensagens.
- End. Copia: Endereço eletrônico que será usado para receber uma cópia das mensagens enviadas.
Aba Servidor:
- Informações sobre o servidor:
- Servidor (POP3: endereço de recebimento dos e-mails.
- Servidor(SMTP: endereço de envio dos e-mails.
- Porta do Servidor (POP3): utilizar a porta padrão 110.
- Porta do Servidor (SMTP): utilizar a porta padrão 25.
- Nome da Conta: Nome da respectiva conta.
- Senha: senha da conta.
- Formato do e-mail: escolher a opção TEXTO.
- Itens de autenticação: marque conforme a exigência do servidor da instituição:
- Servidor requer autenticação.
- Servidor requer conexão de segurança (SSL).
Observações:
- Após a configuração do servidor de e-mail é necessário fechar o módulo Básico e abrir novamente para que o sistema possa carregar as novas configurações;
- Quando a opção Servidor requer conexão de segurança (SSL) estiver marcada está dependerá das DLL´s - libeay32.dll e ssleay32.dll - atualizadas para a garantia de seu uso. Caso não tenha estas DLL´s entre em contato com o suporte da AIX Sistemas.
- Existem dois tipos de e-mails que podem ser encaminhados pelo serviço de correio eletrônico do sistema Giz: E-mail simples e Doc-Mail, veja abaixo sobre os eles.
E-mail Simples
É similar a opção convencional utilizada pelo gerenciador de e-mail que o usuário deve estar acostumado a utilizar. O usuário descreve o texto que deseja enviar, anexa um documento, se necessário, informa o assunto do e-mail.
Clicando no botão Para o sistema abre uma nova janela Seleção de Destinatários onde pode ser escolhidos os alunos para qual a mensagem deve ser encaminhadas, fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.
A figura abaixo ilustra o envio de de um E-mail Simples para todos os alunos do 3º período do curso de Contabilidade.
Neste tipo de e-mail o usuário descreve um texto comum no corpo de texto do editor de e-mail e encaminha para as contas de e-mail do filtro configurado na caixa de diálogo.
Doc-Mail
O Doc-Mail é utilizado quando se deseja enviar mensagens personalizadas para os destinatários. O usuário deve confeccionar primeiro o texto ou documento no Gerador de Documentos. Na opção do destinatário o usuário poderá escolher o documento confeccionado no Gerador de Documentos e enviar para os alunos fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.
A figura abaixo ilustra o envio de um Doc-Mail Carta de Devedores para todos os alunos do curso de contabilidade. Nesta situação a carta de devedores foi confeccionada no gerador de documentos para trazer os dados personalizados dos alunos e seus respectivos débitos em aberto.