Mudanças entre as edições de "Centro de Custos"
m (Protegeu "Centro de Custos" [edit=sysop:move=sysop]) |
|||
Linha 69: | Linha 69: | ||
'''Exemplo:''' Tendo como base o centro de custo acima e considerando como exemplo o lançamento de uma conta a pagar referente à aquisição de material de escritório para a empresa matriz, no centro de custo pode ser informado o código 01.001 que é o centro de custo para despesas com o administrativo operacional da empresa matriz. | '''Exemplo:''' Tendo como base o centro de custo acima e considerando como exemplo o lançamento de uma conta a pagar referente à aquisição de material de escritório para a empresa matriz, no centro de custo pode ser informado o código 01.001 que é o centro de custo para despesas com o administrativo operacional da empresa matriz. | ||
[[Category:Giz Registro Acadêmico - Cadastros]] | [[Category:Giz Registro Acadêmico - Cadastros]] | ||
+ | [[Category:Giz Financeiro - Cadastros]] |
Edição das 14h16min de 17 de dezembro de 2008
Giz Ensino Profissionalizante
Disponível somente no Sistema Giz Ensino Profissionalizante
Nesta opção é necessário cadastrar as contas de centro de custos para associar ao cadastro de turmas, para geração do relatório de controle de produção.
:: Dica:
Essa opção, é utilizada pelos clientes da rede FIEMG.
Giz Financeiro
O plano de contas é uma separação detalhada dos tipos de conta, sem ele não é possível lançar contas a pagar ou a receber. O centro de custo é o agrupamento deste plano de contas por área da empresa. Ex.: Administrativo Operacional, Recrutamento e Treinamentos etc.
O propósito básico do centro de custo é o de registrar, determinar e informar os custos operacionais e as condições que ocorreram no curso dos negócios (produtos e serviços) da empresa. Nos centros de custos são registrados os custos gerais da instituição (mão-de-obra, materiais, impostos etc) nos agrupamentos de medidas mais significativos para instituição, para prover dados significativos de custos com presteza suficiente para permitir aos diretores, gerentes e a seus subordinados tomar rapidamente ações corretivas, quando forem encontradas situações desfavoráveis ou quando houver oportunidades favoráveis de mudanças.
Os centros de custos devem ser criados levando em conta o nível de detalhamento necessário para atender às necessidades específicas de cada organização, de modo a permitir um efetivo gerenciamento e um apropriado controle do patrimônio, dos custos e da lucratividade.
Quando você incluir um compromisso a pagar no sistema, você precisa informar um código de centro de custo, que é uma informação muito útil para diferenciar os compromissos no contas a pagar. Todos os meses, você tem que efetuar pagamentos a fornecedores, salários, despesas com escritório, etc. Se você lançar compromissos no contas a pagar e não informar o centro de custos, não vai ter como saber por exemplo quanto gastou para cada conta.
Para cadastrar uma conta de centro de custo é necessário informar a classificação e a descrição para o centro de custo, o código é auto-incrementado pelo sistema. O tipo pode ser analítico ou sintético, obedecendo às regras de contabilidade. Apenas os centros de custos classificados como analíticos permitem lançamentos no cadastro de contas a pagar.
Se você montar um centro de custos eficiente, pode separar cada vez mais a informação tendo relatórios muitos bem detalhados do quanto gastou em cada centro de custo. Por exemplo, se você quiser saber o quanto gastou com despesas administrativas, poderia montar um centro de custos assim:
01 - Custos na Matriz Floresta - (Tipo sintético)
01.001 - Administrativo Operacional - (Tipo analítico)
01.002 - Manutenção do edifício
01.003 - Auditoria e Serviços contábeis
01.004 - Recrutamento e Treinamento
02 - Custos na Filial Brasília
02.001 - Administrativo Operacional
02.002 - Manutenção do edifício
02.003 - Auditoria e Serviços contábeis
02.004 - Recrutamento e Treinamento