Mudanças entre as edições de "Aulas - WebGiz Professor"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula)
 
(90 revisões intermediárias por 5 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 2: Linha 2:
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
  
 +
=Para que serve?=
  
Para visualizar essa opção, acesse o menu '''Acadêmico | Aulas:
 
  
 +
:*Nesta opção, o professor consulta, inclui, exclui e altera as aulas de suas turmas.
  
[[Imagem:academico.professor2.jpg]]
 
ou clique no ícone  [[Imagem:academico.professor2.atalho.jpg]] na Barra de Atalhos.
 
  
 +
=Como fazer?=
  
  
 +
:*Para visualizar essa opção, acesse o menu '''Acadêmico | Aulas:
  
===Incluir Aulas===
 
  
 +
::[[Imagem:academico.professor2.jpg]] ou clique no ícone  [[Imagem:academico.professor2.atalho.jpg]] na '''Barra de Atalhos'''.
  
----
 
  
 +
===Aulas===
  
Ao abrir a tela de cadastro de aula, o professor deve:
+
====Filtros====
  
 +
:*Ao abrir a tela de aulas, o professor deverá:
  
'''1º''' - Definir a  '''Turma'''
+
::*'''1º''' - Definir a  '''Turma'''.
 
   
 
   
 +
::*'''2º''' - Informar a '''Disciplina'''.
 +
 +
::*'''3º''' - Definir a '''Subturma''': caso não exista subturma o professor terá que selecionar a opção '''0 (zero).'''
 +
 +
::*'''4º''' - Informar a '''Etapa'''.
 +
 +
:::*'''Observação:''' Através do botão [[Arquivo:botaoetapas.jpg]] , localizado ao lado do filtro da etapa, é possível selecionar mais de uma etapa para incluir a aula que será cadastrada.
  
'''''' - Definir a '''Disciplina'''
+
 
 +
::*<font size="3" color=#B40404> '''Importante''':</font>
 +
 
 +
:::*Filtro '''Grupo Acadêmico''': caso a disciplina selecionada possua [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Grupo_Acad%C3%AAmico'''Grupo Acadêmico'''] associado no '''Giz''', o sistema irá apresentar o campo '''Grupo Acadêmico''' para seleção.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:webprof_img_01888x1.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*Selecionando o grupo acadêmico:
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:webprof_img_01888xa1.jpg]]
 +
 
 +
======Parâmetro para não exibir as turmas encerradas======
 +
 
 +
:*Caso a instituição deseja que as '''turmas''' que foram '''encerradas''' no '''ERP-AIX''' '''não sejam''' apresentadas na listagem do filtro de turmas da interface de '''Aulas''' no WebGiz, primeiramente deverá realizar o encerramento da turma na plataforma através do '''módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Turmas | aba Dados Gerais''' e marcar a opção '''Encerrada''' na seção '''Situação da turma'''.
 +
 
 +
 
 +
::[[Imagem:faltas.digitacao4x.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*Em seguida, deverá habitar o parâmetro '''Não exibir turmas encerradas''' no portal WebGiz.
 +
 
 +
 
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o menu '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 
 +
::[[Imagem:faltas.digitacao5x.png]]
 +
 
 +
====Incluir Aulas====
 +
 
 +
:*Para cadastrar a aula, o professor deverá:
 +
 
 +
 
 +
:*'''1º''' - Definir a '''Data da Aula:''' neste campo, o professor deverá preencher a data da aula conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
 +
::*Esta data deve estar compreendida entre as datas de '''início e fim''' delimitadas conforme as situações a seguir.
 +
 
 +
 
 +
:*O portal WebGiz irá apresentar a informação do '''período de datas''' ao lado do campo conforme configuração desejada.
 +
 
 +
 
 +
::'''Situação 1''' - A instituição trabalha com limite de data para '''subturmas/disciplinas''' e definiu o '''período de datas''' considerando '''datas inicial e final''' para a '''subturma''' no '''cadastro da turma''', através do ERP-AIX no '''módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores''' conforme tela abaixo.
 +
 
 +
 
 +
::'''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Turmas_-_Giz_Escola#Aba_Disciplinas.2FProfessores Escola/Ensino Profissionalizante]'''
 +
 
 +
 
 +
::[[Arquivo:dataaulax1.png]]
 +
 
 +
 
 +
::'''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Turmas_-_Giz_Faculdade#Aba_Disciplinas.2FProfessores Ensino Superior]'''
 +
 
 +
 
 +
::[[Arquivo:dataaulax12.png]]
 +
 
 +
 
 +
::*Neste caso, o sistema considera o '''período de data da subturma''' e a data '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Etapas do período no cadastro de Etapas]''' será ignorada.
 +
 
 +
 
 +
::*No '''portal WebGiz''' será apresentada a informação do '''período da subturma''' da seguinte forma:
 +
 
 +
 
 +
::[[Arquivo:dataaulax2.png]]
 
   
 
   
  
'''3º''' - Definir a Sub-turma: caso não exista sub-turma o professor terá que selecionar a opção '''0 (zero).'''
+
::'''Situação 2 -''' A instituição realizou a definição do período de '''datas ''' no '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Etapas cadastro de Etapas]''' do ERP-AIX, através módulo '''Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas''' e as datas da '''sub turma''' '''não estão preenchidas'''.
 +
 
 +
::*Neste caso, o sistema irá se basear no '''período de data da etapa''' e esta será exibida.
 +
 
 +
 
 +
:*Nesta segunda situação, '''portal WebGiz''' apresentará a informação da seguinte forma:
 +
 
 +
 
 +
::[[Arquivo:dataaulax3.png]]
 +
 
 +
 
 +
::*'''2º''' - Informar a '''Aula''': ou seja, o número da aula do dia da disciplina.
 +
 
 +
::*'''3º''' - Definir o '''Conteúdo Ministrado''': insira o conteúdo a ser ministrado da aula.
 +
 
 +
::*'''4º''' - Indicar a '''Tarefa Extra''': pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extraclasse.
 +
 
 +
::*'''5º''' - Definir a '''Quantidade de Aulas''': a quantidade de aulas será contada a partir do '''número da aula''' definido (na sequência).
 +
 
 +
::*'''6º''' - Clicar em '''Salvar.'''
 +
 
 +
 
 +
:*'''Observação''': Se desejar replicar o conteúdo da aula e as tarefas extras para as demais aulas da disciplina no dia, marque a opção '''Replicar conteúdo e tarefa extra desta aula para demais aulas desta disciplina no dia'''.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:webprof_img_0199a.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
  '''Exemplo:'''
 +
    *O professor terá que dar duas aulas de '''Matemática''' das '''19:00 às 20:40''' e das '''21:00 às 22:40''' aulas de '''Português''' no dia '''26/06/2019''' para a mesma turma. Neste caso, o professor terá que cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da forma abaixo.
 +
 
 +
  *Para '''Matemática''' basta selecionar os campos '''turma, disciplina''' (matemática), '''subturma e etapa''', e preencher:
 
   
 
   
 +
    *'''Data da aula:''' 26/06/2019
 +
    *'''Número da aula''': 1
 +
    *'''Conteúdo Ministrado:''' Aula de aritmética.
 +
    *'''Tarefa extra:''' Trabalho de campo.
 +
    *'''Quantidade de aula:''' 2
 +
 +
  *O sistema irá adicionar automaticamente a '''aula 1 e aula 2''' da disciplina matemática e para a disciplina '''português''' seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).
 +
 +
====Parâmetro Usa numeração automática no cadastro de aulas====
 +
 +
:*Caso a instituição deseja definir como será a geração do número da aula no cadastro das aulas no WebGiz, se será automática ou manual, deverá habilitar o parâmetro '''Usa numeração automática no cadastro de aulas.'''
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:numeracaoautomatica.png]]
 +
  
'''4º''' - Definir a '''Etapa'''.
+
:*Neste parâmetro, o usuário poderá selecionar as seguintes formas para a geração do número da aula:
  
 +
::[[Arquivo:numeracaoautomatica1.png]]
  
[[Image:webprof_img_018.jpg]]
 
  
 +
:*Ao clicar no ícone '''(?)''' ao lado do campo, o sistema apresenta o que significa cada opção:
  
'''5º''' - Definir a '''Data da Aula:''' deve estar compreendida entre as dadas de '''início e fim''' da etapa.
+
::*Desativado (manual) - O professor controla manualmente o número das aulas.
 +
::*Sequencial por dia - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada dia.
 +
::*Sequencial por etapa - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada etapa.
  
 +
::[[Arquivo:numeracaoautomatica2.png]]
  
'''6º''' - Definir o '''Número da Aula''': é o número da aula do dia, da disciplina.
 
  
 +
------
  
'''''' - Definir o '''Conteúdo Ministrado''': insira o conteúdo a ser ministrado da aula.
+
::*Após o cadastramento da aula, o sistema apresentará a '''listagem com as informações das aulas registradas''' e a possibilidade do usuário realizar ações através dos ícones mostrados abaixo, '''Editar''', '''Excluir''' e '''Lançar Faltas''':
  
  
'''8º''' - Definir a '''Tarefa Extra''': pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extra-classe.
+
::[[Image:webprof_img_020.jpg]]
  
  
'''- Definir a Quantidade de Aulas''': a quantidade de aulas será contada a partir do '''número da aula''' definido (na sequência).
+
::*'''1 - Editar'''
 
   
 
   
 +
::*'''2 - Excluir'''
 +
 +
::*'''3 - Lançar Faltas'''
 +
 +
====Parâmetro Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas====
 +
 +
:*Caso a instituição deseja que o '''professor que está logado''' no '''portal WebGiz''' realize ações através da coluna ''Opções'' '''somente''' nos registros das aulas realizados por ele , '''não apresentando''' as '''opções''' no registro de aulas dos '''professores adicionais''', caso existam professores adicionais associados à disciplina selecionada, deverá habilitar o parâmetro '''Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas.'''
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:codigoprofessorconsistiraula.png]]
 +
 +
 +
:*Com o parâmetro habilitado, o sistema apresentará na listagem a coluna '''Opções''' conforme imagem com exemplo seguir:
 +
 +
:*No exemplo abaixo, a professora é a Lara e o professor adicional é AIX Sistemas. A professora Lara está logada no portal. Ao acessar a tela de cadastro de aulas será apresentada a coluna '''Opções''' com as ações habilitadas '''somente''' para as aulas registradas por ela. A aula do professor substituto, a coluna '''Opções''' apresenta mensagem '''Modo Visual''' e '''não permite ações''' nesta aula.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:codigoprofessorconsistiraula1x.png]]
 +
 +
====Criar Múltiplas Aulas====
 +
 +
:*Esta opção permite cadastrar várias aulas ao mesmo tempo no sistema.
 +
 +
 +
::[[Image:multiplas_aulasssa11.jpg]]
 +
 +
 +
:*Na tela '''Geração de Aulas''' deve ser informado o número de aulas que deseja criar e clicar no botão '''Continuar.'''
 +
 +
 +
::[[Image:multiplas_aulas1.jpg]]
 +
 +
 +
:*O sistema exibirá uma nova tela onde deverão ser cadastradas as informações referentes as aulas que serão criadas.
 +
 +
 +
:*Disciplina '''com''' grupo acadêmico associado:
 +
 +
::* O sistema irá apresentar a coluna '''Grupo Acadêmico''' para seleção.
 +
 +
 +
::[[Image:multiplas_aulas22a.jpg]]
 +
 +
 +
:*Disciplina '''sem''' grupo acadêmico associado:
 +
 +
 +
::[[Image:multiplas_aulas22.jpg]]
 +
 +
 +
:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante:'''</font>
  
10º - Clicar em '''ADICIONAR.'''
+
::*A opção '''Ocultar Registro''' permite o NÃO preenchimento da quantidade de aulas informadas anteriormente. Para isso basta ocultar a quantidade que passou do valor, evitando fechar a tela e abrir novamente e assim escolhendo uma nova quantidade de aulas.
  
  
[[Image:webprof_img_019.jpg]]
 
  
 +
=====Parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido)=====
 +
 +
 +
:*Caso a instituição '''não''' deseja que o(s) '''professor(es)/usuário(s)''' '''registre(m)''' novas aulas ou '''remova(m)''' aulas já lançadas para as turmas que leciona no portal WebGiz, deverá habilitar o parâmetro '''Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido).'''
 +
 +
 +
:*Com o parâmetro marcado, os botões '''Criar múltiplas aulas, Remover Múltiplas Aulas, Copiar Conteúdo Ministrado, Reorganizar Aulas e Editar Múltiplas Aulas''' ficarão '''invisíveis''' para o(s) professor(es) e além disso, também '''não conseguirá(ão)''' incluir novos registros na seção '''Nova aula''' na parte inferior da tela.
 +
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
::[[Arquivo:impedircriaraulasmultiplas.png]]
 +
 +
 +
*Apresentação da tela após marcação do parâmetro acima:
 +
 +
 +
::[[Arquivo:impedircriaraulasmultiplas1x.png]]
 +
 +
=====Parâmetro Impedir que o professor adicional remova aulas lançadas=====
 +
 +
:*Com esse parâmetro marcado, '''o(s) professore(s) adicional(is)''' da Disciplina(s) '''não conseguem excluir''' as aulas que o professor titular incluiu.
 +
 +
:*'''Observação''': este parâmetro é marcado automaticamente caso o parâmetro '''Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido)''' seja marcado e faz com que o professor adicional também não possa remover aulas.
 +
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:impedirprofadicional.png]]
 +
 +
=====Parâmetro Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto=====
 +
 +
 +
 +
:*Caso a instituição deseja impedir que o(s) '''professor(es)/usuário(s)''' '''registre(m)''' aulas '''a mais''' que o '''total de aulas previstas''' registrado na '''estrutura curricular''', deverá habilitar o parâmetro '''Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto.'''
 +
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:impedirmaisaulasalemprevisto3.png]]
 +
 +
 +
:*Assim, ao tentar registrar nova aula, o sistema apresenta a mensagem abaixo de impedimento.
 +
 +
 +
:*'''Cadastro de Aulas perfil do Professor:'''
 +
 +
::[[Arquivo:impedirmaisaulasalemprevisto.png]]
 +
 +
 +
:*'''Cadastro de Aulas perfil Coordenador:'''
 +
 +
::[[Arquivo:impedirmaisaulasalemprevisto2.png]]
 +
 +
====Editar Múltiplas Aulas====
 +
 +
 +
:*Esta opção permite que várias aulas sejam editadas simultaneamente no sistema.
 +
 +
 +
::[[Image:editar_multiplas_aulasssx1.jpg]]
 +
 +
 +
:*Para realizar a alteração, marque as aulas que serão alteradas e clique na opção '''Editar Múltiplas Aulas'''.
 +
 +
 +
:*O sistema exibirá a tela '''Geração de Aulas''', permitindo a edição de múltiplas aulas instantaneamente.
 +
 +
 +
:*Disciplina '''com''' grupo acadêmico associado:
 +
 +
 +
::[[Image:editar_multiplas_Aulas1x.jpg]]
  
'''Exemplo:'''
 
 
  
O professor terá que dar duas aulas de Matemática das '''19:00 às 20:40''' e das '''21:00 às 22:40''' aulas de Português no dia '''02/05/2007''' para a mesma turma. Neste caso o professor terá que cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da seguinte forma:
+
:*Disciplina '''sem''' grupo acadêmico associado:
 
  
Para matemática basta selecionar os campos '''turma, disciplina''' (matemática), '''sub-turma e etapa''', e preencher:
 
 
  
'''Data da aula:''' 02/05/2007
+
::[[Image:editar_multiplas_Aulas1.jpg]]
  
 +
====Copiar Conteúdo Ministrado====
  
'''Número da aula''': 1
 
 
  
'''Conteúdo Ministrado:''' Aula de teste
+
::[[Image:webprof_img_020abbcca1.jpg]]
 
  
'''Tarefa extra:''' Trabalho de campo
 
 
  
'''Quantidade de aula:''' 2
+
:*<p><font size="3" color=#FF0000>'''Atenção:'''</font></p>
 
  
O sistema irá adicionar automaticamente a '''aula 1 e aula 2''' da disciplina matemática e para a disciplina português seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).
+
::*Através do botão '''Copiar conteúdo ministrado''' o professor tem a facilidade de '''duplicar/copiar''' os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
 
  
Após o cadastramento da aula é possível através dos ícones (links) Editar, Excluir e Lançar Faltas, conforme imagem abaixo:
+
::*O(s) professor(es) pode(m) ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele(s) apenas fazer(em) as alterações que necessitar(em).
  
  
[[Image:webprof_img_020.jpg]]
+
::[[Image:webprof_img_020abbbcx.png]]
  
  
'''1 - Editar'''
 
 
  
'''2 - Excluir'''
+
=====Parâmetro Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina=====
  
 +
:*Caso a instituição permita que o(s) professor(es) realize(m) a '''cópia dos conteúdos''' de uma '''Turma/Disciplina''' de um '''determinado curso''' para uma '''Turma/Disciplina''' de '''outro Curso''' deverá habilitar o parâmetro '''Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina''' no portal WebGiz.
  
'''3 - Lançar Faltas'''
+
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações| aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
  
 +
::[[Imagem:copiarcursodiferentex.png]]
  
<p><font size="3">'''Atenção:'''</font></p>
+
====Reorganizar Aulas====
  
  
Através do botão '''Copiar conteúdo ministrado''' o professor tem a facilidade de '''duplicar/copiar''' os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
+
:*Esta opção permite que a numeração das aulas seja organizada de acordo com a configuração do parâmetro '''Usar numeração automática no cadastro de aulas'''.
  
  
O professores pode ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele apenas fazer as alterações que necessitar.
+
::[[Image:Reorganizar_aulass1.jpg]]
  
  
[[Image:webprof_img_020a.jpg]]
+
:*<font size="3" color=#FF0000>'''Importante:''' </font>
  
 +
::*Para configurar este parâmetro é preciso logar como '''Administrador''', menu '''Geral| Configurações| aba Configurações gerais.'''
  
===Editar Aulas===
 
  
----
+
::[[Image:Reorganizar_aulas1.jpg]]
  
  
Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.
+
:*Existem 4 tipos para geração da numeração:
 
  
O sistema permite alterar o conteudo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.
+
::1) '''Desativado (Manual)''': No momento do cadastro de aulas a numeração é escolhida, não seguindo nenhum tipo de sequência.
 
  
[[Imagem:webprof_img_021.jpg]]
+
::2) '''Sequencial por dia''': A numeração é iniciada em '''1''' a cada dia cadastrado.
  
 +
::3) '''Sequencial por etapa''': A numeração segue uma sequência dentro da etapa selecionada.
  
Exemplo:
+
::4) '''Sequencial Único''': A numeração tem uma sequência geral dentro do período letivo.
 
  
Alterar Aula
 
 
  
[[Imagem:webprof_img_022.jpg]]
+
:*'''Observações importantes:'''
  
  
===Excluir Aula===
+
::→ A sequência é por disciplina;
  
----
+
::→ Ao clicar em '''Reorganizar Aulas''', as aulas serão organizadas de acordo com o parâmetro, independente da numeração atual;
  
 +
::→ Com o parâmetro marcado e ao tentar cadastrar uma nova aula, independente da numeração escolhida, a sequência gerada será de acordo com o parâmetro;
  
Se a aula precisa ser excluída, você deve clicar no botão |x|. O sistema remove a aula da lista.
+
::→ Ao clicar em '''Reorganizar Aulas''' utilizando o parâmetro '''Sequencial Único''', independe da etapa selecionada, todas as aulas serão reorganizadas;
 
  
Tela de confirmação de exclusão da aula.
+
::→ Ao clicar em '''Reorganizar Aulas''' utilizando o parâmetro '''Sequencial por dia''' ou '''Sequencial por etapa''', a organização só ocorrerá na etapa selecionada.
  
  
[[Imagem:webprof_img_023.jpg]]
 
  
 +
====Remover Múltiplas Aulas====
  
<p align="justify">
+
:*Esta opção permite excluir '''uma ou mais aulas''' ao mesmo tempo.
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> ''' Para excluir, a etapa não pode estar fechada'''
 
  
  
===Lançamento de Faltas===
+
::[[Arquivo:removeraulasa.jpg]]
  
----
 
  
 +
:*Selecione as aulas que deseja remover.
  
Existe três telas de lançamentos de faltas:
 
 
  
1 - Acessando pelo menu '''Cadastro | Aulas''', fazer o filto da turma, disciplina e etapa. Em seguida, clicar no ícone [[Imagem:webprof_img_024.jpg]].
+
:*Na tela '''Remoção de Múltiplas Aulas''', o sistema irá apresentar as aulas selecionadas anteriormente somente leitura. Clique no botão '''Remover''' para excluir as aulas.
  
  
[[Imagem:webprof_img_025.jpg]]
+
:*Disciplina '''com''' grupo acadêmico associado:
  
  
2 - Acessando pelo menu '''Turmas | Disciplina''', ir na linha da disciplina que deseja lança faltar e clicar no ícone de atalho [[Imagem:webprof_img_027.jpg]]; faça o filtro pela data que deseja fazer o lançamento das faltas.
+
::[[Arquivo:removeraulas1a.jpg]]
 
  
[[Imagem:webprof_img_026.jpg]]
 
  
 +
:*Disciplina '''sem''' grupo acadêmico associado:
  
3 - Acessando pelo menu Turmas | Disciplina, ir na linha da disciplina que deseja lança faltar e clicar no ícone de atalho [[Imagem:webprof_img_028.jpg]]; é visualizado todas as aulas cadastradas para a etapa selecionada.
 
  
 +
::[[Arquivo:removeraulas1.jpg]]
  
[[Imagem:webprof_img_029.jpg]]
+
===Editar Aulas===
  
 +
:*Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.
  
Na coluna '''Aula''', marcando o check box e clicando em '''Gravar''', o programa inclui a falta para o aluno. O sistema faz o cálculo automático das colunas TOTAL FALTAS na etapa, TOTAL FALTAS no período e a porcentagem de frequência.
+
:*O sistema permite alterar o conteúdo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.
 
   
 
   
  
As aulas PREVISTAS são digitadas pela Secretaria. As aulas DADAS são calculadas de acordo com o número de aulas lançadas no sistema.
+
::[[Imagem:webprof_img_021a.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*Exemplo:
 +
 +
::*Alterar Aula
 
   
 
   
  
Ao marcar a falta para os alunos, caso o professor não tenha gravado essas informações, ele pode desfazer esses lançamentos clincando no botão '''Limpar'''.  
+
::[[Imagem:webprof_img_022.jpg]]
 +
 
 +
===Excluir Aula===
 +
 
 +
:*Para que seja possível ao professor excluir aulas, é preciso que o parâmetro '''Impedir que o professor remova aulas lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido)''' esteja DESMARCADO na tela de [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz Configurações] do WebGiz.
 +
 
 +
:*Se a aula precisar ser excluída, você deve clicar no botão '''|x|'''. O sistema remove a aula da lista.
 
   
 
   
 +
:*Tela de confirmação de exclusão da aula.
 +
 +
 +
::[[Imagem:webprof_img_023.jpg]]
 +
 +
 +
<p align="justify">
 +
:*<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> ''' Para excluir uma aula, a etapa não pode estar fechada'''.
 +
 +
===Lançamento de Faltas===
 +
 +
 +
::* Para lançar as faltas para os alunos clique no ícone no ícone [[Imagem:webprof_img_024.jpg]].
 +
 +
 +
::[[Imagem:webprof_img_025aa.jpg]]
 +
 +
 +
====Parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula====
 +
 +
:*Caso na instituição tenha casos de alunos enturmados '''após''' a data da aula e deseja que seja feito o lançamento automático das faltas para todas as aulas que aconteceram antes da enturmação do aluno, deverá habilitar o parâmetro '''Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula.'''
 +
 +
 +
:*Lembrando que para ativar esse parâmetro no portal WebGiz, o usuário deve fazer o login como '''Administrador''' do sistema, acessar o menu '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | sub menu Configurações | aba Configurações Gerais | Seção Portal do Professor]''' e marcar a opção.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:parametrolancarfaltasautoenturmado.png]]
 +
  
 
----
 
----

Edição atual tal como às 17h33min de 31 de maio de 2021

Para que serve?

  • Nesta opção, o professor consulta, inclui, exclui e altera as aulas de suas turmas.


Como fazer?

  • Para visualizar essa opção, acesse o menu Acadêmico | Aulas:


Academico.professor2.jpg ou clique no ícone Academico.professor2.atalho.jpg na Barra de Atalhos.


Aulas

Filtros

  • Ao abrir a tela de aulas, o professor deverá:
  • - Definir a Turma.
  • - Informar a Disciplina.
  • - Definir a Subturma: caso não exista subturma o professor terá que selecionar a opção 0 (zero).
  • - Informar a Etapa.
  • Observação: Através do botão Botaoetapas.jpg , localizado ao lado do filtro da etapa, é possível selecionar mais de uma etapa para incluir a aula que será cadastrada.


  • Importante:
  • Filtro Grupo Acadêmico: caso a disciplina selecionada possua Grupo Acadêmico associado no Giz, o sistema irá apresentar o campo Grupo Acadêmico para seleção.


Webprof img 01888x1.jpg


  • Selecionando o grupo acadêmico:


Webprof img 01888xa1.jpg
Parâmetro para não exibir as turmas encerradas
  • Caso a instituição deseja que as turmas que foram encerradas no ERP-AIX não sejam apresentadas na listagem do filtro de turmas da interface de Aulas no WebGiz, primeiramente deverá realizar o encerramento da turma na plataforma através do módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Turmas | aba Dados Gerais e marcar a opção Encerrada na seção Situação da turma.


Faltas.digitacao4x.png


  • Em seguida, deverá habitar o parâmetro Não exibir turmas encerradas no portal WebGiz.


Faltas.digitacao5x.png

Incluir Aulas

  • Para cadastrar a aula, o professor deverá:


  • - Definir a Data da Aula: neste campo, o professor deverá preencher a data da aula conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
  • Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.


  • O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.


Situação 1 - A instituição trabalha com limite de data para subturmas/disciplinas e definiu o período de datas considerando datas inicial e final para a subturma no cadastro da turma, através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.


Escola/Ensino Profissionalizante


Dataaulax1.png


Ensino Superior


Dataaulax12.png



  • No portal WebGiz será apresentada a informação do período da subturma da seguinte forma:


Dataaulax2.png


Situação 2 - A instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas e as datas da sub turma não estão preenchidas.
  • Neste caso, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.


  • Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:


Dataaulax3.png


  • - Informar a Aula: ou seja, o número da aula do dia da disciplina.
  • - Definir o Conteúdo Ministrado: insira o conteúdo a ser ministrado da aula.
  • - Indicar a Tarefa Extra: pode ser registrado, caso o professor tenha definido alguma tarefa extraclasse.
  • - Definir a Quantidade de Aulas: a quantidade de aulas será contada a partir do número da aula definido (na sequência).
  • - Clicar em Salvar.


  • Observação: Se desejar replicar o conteúdo da aula e as tarefas extras para as demais aulas da disciplina no dia, marque a opção Replicar conteúdo e tarefa extra desta aula para demais aulas desta disciplina no dia.


Webprof img 0199a.jpg


  Exemplo:
   *O professor terá que dar duas aulas de Matemática das 19:00 às 20:40 e das 21:00 às 22:40 aulas de Português no dia 26/06/2019 para a mesma turma. Neste caso, o professor terá que cadastrar duas aulas para matemática e duas aulas para português, da forma abaixo.
  *Para Matemática basta selecionar os campos turma, disciplina (matemática), subturma e etapa, e preencher: 

   *Data da aula: 26/06/2019
   *Número da aula: 1 
   *Conteúdo Ministrado: Aula de aritmética. 
   *Tarefa extra: Trabalho de campo. 
   *Quantidade de aula: 2
  *O sistema irá adicionar automaticamente a aula 1 e aula 2 da disciplina matemática e para a disciplina português seguirá o mesmo exemplo. Caso prefira lançar uma aula de cada vez, basta deixar a opção quantidade de aula = 1 (um).

Parâmetro Usa numeração automática no cadastro de aulas

  • Caso a instituição deseja definir como será a geração do número da aula no cadastro das aulas no WebGiz, se será automática ou manual, deverá habilitar o parâmetro Usa numeração automática no cadastro de aulas.


Numeracaoautomatica.png


  • Neste parâmetro, o usuário poderá selecionar as seguintes formas para a geração do número da aula:
Numeracaoautomatica1.png


  • Ao clicar no ícone (?) ao lado do campo, o sistema apresenta o que significa cada opção:
  • Desativado (manual) - O professor controla manualmente o número das aulas.
  • Sequencial por dia - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada dia.
  • Sequencial por etapa - numeração sequencial, de 1 a n, reiniciada a cada etapa.
Numeracaoautomatica2.png



  • Após o cadastramento da aula, o sistema apresentará a listagem com as informações das aulas registradas e a possibilidade do usuário realizar ações através dos ícones mostrados abaixo, Editar, Excluir e Lançar Faltas:


Webprof img 020.jpg


  • 1 - Editar
  • 2 - Excluir
  • 3 - Lançar Faltas

Parâmetro Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas

  • Caso a instituição deseja que o professor que está logado no portal WebGiz realize ações através da coluna Opções somente nos registros das aulas realizados por ele , não apresentando as opções no registro de aulas dos professores adicionais, caso existam professores adicionais associados à disciplina selecionada, deverá habilitar o parâmetro Considerar código do professor consistir aula existente no cadastro de aulas.


Codigoprofessorconsistiraula.png


  • Com o parâmetro habilitado, o sistema apresentará na listagem a coluna Opções conforme imagem com exemplo seguir:
  • No exemplo abaixo, a professora é a Lara e o professor adicional é AIX Sistemas. A professora Lara está logada no portal. Ao acessar a tela de cadastro de aulas será apresentada a coluna Opções com as ações habilitadas somente para as aulas registradas por ela. A aula do professor substituto, a coluna Opções apresenta mensagem Modo Visual e não permite ações nesta aula.


Codigoprofessorconsistiraula1x.png

Criar Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite cadastrar várias aulas ao mesmo tempo no sistema.


Multiplas aulasssa11.jpg


  • Na tela Geração de Aulas deve ser informado o número de aulas que deseja criar e clicar no botão Continuar.


Multiplas aulas1.jpg


  • O sistema exibirá uma nova tela onde deverão ser cadastradas as informações referentes as aulas que serão criadas.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:
  • O sistema irá apresentar a coluna Grupo Acadêmico para seleção.


Multiplas aulas22a.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Multiplas aulas22.jpg


  • Importante:
  • A opção Ocultar Registro permite o NÃO preenchimento da quantidade de aulas informadas anteriormente. Para isso basta ocultar a quantidade que passou do valor, evitando fechar a tela e abrir novamente e assim escolhendo uma nova quantidade de aulas.


Parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido)
  • Caso a instituição não deseja que o(s) professor(es)/usuário(s) registre(m) novas aulas ou remova(m) aulas já lançadas para as turmas que leciona no portal WebGiz, deverá habilitar o parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido).


  • Com o parâmetro marcado, os botões Criar múltiplas aulas, Remover Múltiplas Aulas, Copiar Conteúdo Ministrado, Reorganizar Aulas e Editar Múltiplas Aulas ficarão invisíveis para o(s) professor(es) e além disso, também não conseguirá(ão) incluir novos registros na seção Nova aula na parte inferior da tela.


Impedircriaraulasmultiplas.png


  • Apresentação da tela após marcação do parâmetro acima:


Impedircriaraulasmultiplas1x.png
Parâmetro Impedir que o professor adicional remova aulas lançadas
  • Com esse parâmetro marcado, o(s) professore(s) adicional(is) da Disciplina(s) não conseguem excluir as aulas que o professor titular incluiu.
  • Observação: este parâmetro é marcado automaticamente caso o parâmetro Impedir que o professor adicione novas aulas ou remova aulas já lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido) seja marcado e faz com que o professor adicional também não possa remover aulas.



Impedirprofadicional.png
Parâmetro Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto
  • Caso a instituição deseja impedir que o(s) professor(es)/usuário(s) registre(m) aulas a mais que o total de aulas previstas registrado na estrutura curricular, deverá habilitar o parâmetro Impedir que o cadastro de aulas exceda o número de aulas previsto.



Impedirmaisaulasalemprevisto3.png


  • Assim, ao tentar registrar nova aula, o sistema apresenta a mensagem abaixo de impedimento.


  • Cadastro de Aulas perfil do Professor:
Impedirmaisaulasalemprevisto.png


  • Cadastro de Aulas perfil Coordenador:
Impedirmaisaulasalemprevisto2.png

Editar Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite que várias aulas sejam editadas simultaneamente no sistema.


Editar multiplas aulasssx1.jpg


  • Para realizar a alteração, marque as aulas que serão alteradas e clique na opção Editar Múltiplas Aulas.


  • O sistema exibirá a tela Geração de Aulas, permitindo a edição de múltiplas aulas instantaneamente.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:


Editar multiplas Aulas1x.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Editar multiplas Aulas1.jpg

Copiar Conteúdo Ministrado

Webprof img 020abbcca1.jpg


  • Atenção:

  • Através do botão Copiar conteúdo ministrado o professor tem a facilidade de duplicar/copiar os conteúdos das aulas, já que o mesmo ministra conteúdos iguais em diversas turmas.
  • O(s) professor(es) pode(m) ainda, duplicar as aulas do semestre passado, cabendo a ele(s) apenas fazer(em) as alterações que necessitar(em).


Webprof img 020abbbcx.png


Parâmetro Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina
  • Caso a instituição permita que o(s) professor(es) realize(m) a cópia dos conteúdos de uma Turma/Disciplina de um determinado curso para uma Turma/Disciplina de outro Curso deverá habilitar o parâmetro Permitir cópia de aulas entre turmas de cursos diferentes para a mesma disciplina no portal WebGiz.
Copiarcursodiferentex.png

Reorganizar Aulas

  • Esta opção permite que a numeração das aulas seja organizada de acordo com a configuração do parâmetro Usar numeração automática no cadastro de aulas.


Reorganizar aulass1.jpg


  • Importante:
  • Para configurar este parâmetro é preciso logar como Administrador, menu Geral| Configurações| aba Configurações gerais.


Reorganizar aulas1.jpg


  • Existem 4 tipos para geração da numeração:
1) Desativado (Manual): No momento do cadastro de aulas a numeração é escolhida, não seguindo nenhum tipo de sequência.
2) Sequencial por dia: A numeração é iniciada em 1 a cada dia cadastrado.
3) Sequencial por etapa: A numeração segue uma sequência dentro da etapa selecionada.
4) Sequencial Único: A numeração tem uma sequência geral dentro do período letivo.


  • Observações importantes:


→ A sequência é por disciplina;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas, as aulas serão organizadas de acordo com o parâmetro, independente da numeração atual;
→ Com o parâmetro marcado e ao tentar cadastrar uma nova aula, independente da numeração escolhida, a sequência gerada será de acordo com o parâmetro;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial Único, independe da etapa selecionada, todas as aulas serão reorganizadas;
→ Ao clicar em Reorganizar Aulas utilizando o parâmetro Sequencial por dia ou Sequencial por etapa, a organização só ocorrerá na etapa selecionada.


Remover Múltiplas Aulas

  • Esta opção permite excluir uma ou mais aulas ao mesmo tempo.


Removeraulasa.jpg


  • Selecione as aulas que deseja remover.


  • Na tela Remoção de Múltiplas Aulas, o sistema irá apresentar as aulas selecionadas anteriormente somente leitura. Clique no botão Remover para excluir as aulas.


  • Disciplina com grupo acadêmico associado:


Removeraulas1a.jpg


  • Disciplina sem grupo acadêmico associado:


Removeraulas1.jpg

Editar Aulas

  • Após lançar as aulas, é possível alterar os dados da mesma.
  • O sistema permite alterar o conteúdo ministrado somente se a etapa não estiver fechada.


Webprof img 021a.jpg


  • Exemplo:
  • Alterar Aula


Webprof img 022.jpg

Excluir Aula

  • Para que seja possível ao professor excluir aulas, é preciso que o parâmetro Impedir que o professor remova aulas lançadas. (Se marcado o professor adicional também ficará impedido) esteja DESMARCADO na tela de Configurações do WebGiz.
  • Se a aula precisar ser excluída, você deve clicar no botão |x|. O sistema remove a aula da lista.
  • Tela de confirmação de exclusão da aula.


Webprof img 023.jpg


  • :: Dica:

    Para excluir uma aula, a etapa não pode estar fechada.

Lançamento de Faltas

  • Para lançar as faltas para os alunos clique no ícone no ícone Webprof img 024.jpg.


Webprof img 025aa.jpg


Parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula

  • Caso na instituição tenha casos de alunos enturmados após a data da aula e deseja que seja feito o lançamento automático das faltas para todas as aulas que aconteceram antes da enturmação do aluno, deverá habilitar o parâmetro Lançar faltas automaticamente para alunos enturmados após data da aula.



Parametrolancarfaltasautoenturmado.png